terça-feira, 14 de julho de 2009

Blog do Roberto Almeida


Meu compadre Roberto é um danado. Homem de raízes. Inquieto e inteligente está sempre formulando ideias e nos trazendo questionamentos que nos dizem respeito, ao nosso cotidiano e tudo mais que nos impacta. Depois de deixar seu nome registrado nos grandes meios de comunicação da capital, escrita e falada, e ainda de assinar na Secretaria de Imprensa do estado e na Assembléia Legislativa, eis que volta pra sua terra e sua gente. Garanhuns e Capoeiras, ora lá, ora cá. Nesta volta, nasce o "Correio Sete Colinas", informativo quinzenal que vem traduzindo nossa história para as páginas de jornal. Não fosse esse matuto, não teríamos esse espaço perene de debate e informação. Roberto reformulou também o radiojornalismo, na época tínhamos como referencial "A Cidade em Foco" na rádio jornal, aliás, jornalismo era coisa de rádio AM. Lembro também do Grande Jornal Meridional com Luciano Andrade. Então na 7 Colinas FM nasce o Jornal da Sete. O Sucesso foi absoluto, de uma forma sintética, bem diferente do gênero Ronda Policial do nosso saudoso Aluísio Alves. De imediato conquistou a classe média e formadores de opinião. Veio depois a proposta da Marano e lá se foi Roberto. Outro jornal no mesmo horário e o da Sete continuou lá. Saindo da Marano, volta pra Sete Colinas e em outro horário, criando mais um espaço, ao meio-dia. E o da Marano continuou lá. Hoje, Roberto não está no rádio, tenho certeza que está fazendo falta. Homem fundamental na formação de muitos profissionais que hoje militam na imprensa garanhuense. Mas este post foi justamente para falar que Roberto não para. Agora vejo-o com um blog e com uma vontade de mudar o mundo que deve ser latente na veia de novos jornalistas. Mas Roberto é isto, um escritor nato, que entende de muita coisa e sua opinião é aceita por muita gente. Apaixonado por futebol, música (de qualidade), política, seus filhos, sua esposa, seus amigos. Tenho certeza que todas as suas paixões estarão inexoravelmente (queria usar esta palavra) em seu blog. Acessem e leiam Roberto Almeida.

Homenagem a Toinho Alves


Nesta quinta-feira Garanhuns e seu Festival de Inverno estará vivenciando um dos mais belos momentos da sua história, uma justa e grande homenagem ao seu filho TOINHO ALVES, o violoncelo do Quinteto Violado. Aliás, Toinho era muito mais, cantor, compositor, arranjador e um defensor da música nordestina de qualidade. Disse o velho Gonzagão que foi do grupo a mais bela versão do hino nordestino "Asa Branca". Toinho faleceu em sua casa no ano passado, pouco antes do FIG. Acredito que até falhamos em não dedicar-lhe uma homenagem já no ano passado. Deus tarda mas não falha e este festival é todo dele... e do Quinteto Violado, que abre a programação nesta quinta-feira com um grande show e a participação de vários nomes da nossa música. E o Quinteto fará também, no segundo sábado, um instrumental no Pau-Pombo. Aquele palco tem a cara de Toinho, um dos seus maiores incentivadores, senão o maior. Ano passado saí pedindo a todos para que o Festival deste ano fosse a ele dedicado. Agora, peço mais, se assim me permitirem, vamos começar a dar nomes aos nossos palcos. No Pau-Pombo teríamos o "Palco Quinteto Violado". O do forró seria outro, quem sabe "Reginaldo do Acordeon". Gonzaga de Garanhuns batizaria o palco da Cultura Popular. O palco da Esplanada Cultural Guadalajara, claro, seria "Mestre Dominguinhos". Sempre fazendo conotação a nomes da nossa história cultural.

Cursos preparatórios para concursos - EADCON

O sistema educacional EADCON estará relizando cursos preparatórios para os concursos da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Banco Central e para o exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Como a cada concurso as concorrências aumentam, muitos procuram complementar o conhecimento com cursos preparatórios específicos, pois os professores estão capacitados e os assuntos abordados são direcionados para as provas. As aulas começam agora em julho. Informações na própria EADCON, no mesmo prédio da AESGA.

A fera de receita federal e Mução











Que o Brasil é o país da contradição e da contravenção a música já diz. Coisas inacreditáveis acontecem. O jornalista Claudio Humberto relata que a outrora secretária Lina Vieira, comandante maior da Receita Federal, demitida semana passada, segundo ele, por trombar com a Petrobras (devido mudanças contábeis fiscais que diminuíram substancialmente os impostos pagos pela estatal) pode virar a musa da CPI da Petrobras, que deve sair esta semana. Ela sabe das coisas. Agora, sabiam os senhores e senhoram que a elegante senhora é mãe do Mução. Pera aí, Ronaldo! Aquele Mução da Estação Sat, que conta pilhérias e faz trotes com as pessoas. Pois é, ele mesmo. E por falar em Estação Sat, como faz falta mais uma rádio na cidade!

Programação do FIG


Porque será que sempre fico com a impressão que o Festival de Inverno começa e ninguém sabe direito a programação dos polos e os shows que acontecerão? Por mais que se diga que o FIG é maior que suas atrações e que é mais importante divulgar a cidade que os grandes nomes que vêm, esta verdade falseia quando nós mesmos da comunicação titubeamos sem saber dar uma informação. E isto se repete a cada ano. Digam-me. Alguém viu um folder, um banner, um panfleto, um anúncio na TV, um out-door, um carro de som ou o que quer que seja divulgando o festival? Isto faz com que não se envolva a população local. Não basta anunciar lá fora, porque o turista na maioria das vezes acaba por procurar com gente daqui, parentes e amigos, maiores informações. As rádios tem seus programas voltados ao Festival com entrevistas, músicas, etc. Mas é pouco, teria que ser como uma propaganda mesmo, tocando o dia todo. Nossa cidade precisaria divulgar o FIG com mais antecedência e melhor. Agora Caruaru começa a invadir o mês de julho com seu forró e mostrou que conseguiu fazer mais de 40 dias de festa, e nós? Vamos sempre esperar terminar lá pra divulgar a nossa? Ainda cho que poderíamos ter atividades em Garanhuns durante todo o inverno. Saber divulgar o inverno de Garanhuns. Se a estação mais fria do ano dura três meses e em Garanhuns dura muito mais, porque somente utilizamos dele como atrativo turístico durante 10 dias? Mas isso é material para outro post.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.