sábado, 18 de julho de 2009

Política no FIG

Li no blog do meu compadre Roberto Almeida que o prefeito já teria escolhido seus candidatos à sua sucessão. Mário B. Filho prefeito e Moura, primo de Lula, vice. Olhei no calendário quando será a eleição, 2012, ou seja, daqui pra lá tem mais três campeonatos brasileiros e dá tempo do meu santinha voltar à série A do Brasileiro. Nesse caminho ainda tem eleição pra governador, deputados estadual e federal, senador, presidente da república, conselho tutelar, presidente da câmara, síndico de prédio, etc. Esta antecipação toda demonstra que o prefeito está se sentindo muito bem na condução do processo político da situação. E a impressão que dá é que Garanhuns neste festival só tem um lado. Alinhados, no terceiro piso dos camarotes estão governo do estado, prefeitura municipal e o deputado Izaías Régis. A oposição estadual, se apareceu, entrou muda e saiu calada! como se fala na gíria. E em Garanhuns parece que está faltando a liderança das oposições. Devem, ao contrário do prefeito, vendo 2012 muito longe e talvez 2010 ainda não tenha motivado. Se eu pedir para você, leitor deste blog, falar o nome de 10 políticos que você viu ou ouviu nesses dias, provavelmente todos eles serão da base aliada do governador. Aliás, vou fazer um questionamento e voltarei a este tema em outro post: Quem é hoje a principal liderança de oposição em Garanhuns? Se alguém tiver uma opinião, esteja à vontade para comentar.

Espaço de artesanato

Ficou muito legal o espaço de artesanato criado no prédio da aciagam na Av. Rui Barbosa. Os expositores também estão animados com o lugar e a infra-estrutura oferecida. Lanchonete, banheiros, música "ao vivo", criando um ambiente acolhedor. Vale destacar que há diversidade de ofertas e que os artesãos recebem até cartão de crédito. Que chique!!! Situado no mesmo prédio onde funcionava a escola de música de Izaías Régis, aliás quando fiz referencia ao seu nome, meu interlocutor fez questão de deixar bem claro que ele somente cede o espaço e é o mentor da ideia mas que toda a coordenação é de responsabilidade dos artesãos, entendi que o objetivo seria desvencilhar da imagem do deputado. Fazem bem! Com mais este espaço Garanhuns vai se tornando uma cidade de artesanato reconhecidamente de qualidade e com características próprias. Temos vários outros espaços e nosso público consumidor desse produto cresce a cada ano.

Todos os polos, palcos, crenças, cores...


Descubra o Festival na sua plenitude. Não se resuma a um espaço, a um segmento cultural, a um grupo de pessoas... Conheça gente. Troque experiências. Permita-se descobrir diferentes formas de pensar. Aplauda. Grite. Vislumbre um mundo que se descortina a cada Festival de Inverno. Se nunca foi no Casarão de Ferreira Costa, vá... Se nunca viu as obras dos nossos artesãos, conheça. Agora. Não deixe que seu primeiro dia depois do FIG seja igual ao último antes dele começar. Tire a virgindade (rsrsrs) do conhecimento dos segmentos culturais que você nunca viu. Não dói conhecer (tatuagem dói!). Se nunca foi ao circo, vá! Se não viu o sol amanhecer no palco do forró, compre uma "percata" nova e chame a "nega véia". Ou melhor, percata nova faz calo. Teatro. Dança. Instrumental. Virtuosi e música clássica. Cinema. Tem mais. Tem mais. Tem mais. Artistas mambembes. Crianças no parque. Cortejos de troças carnavalescas. Num festival colorido não deixe que seus dias passem em branco. Curta o Festival de Inverno na sua diversidade e em tudo que ele deixa pra gente. Pra sempre!

Cadê a Neblina?!?!


Garanhuns tem no mínimo quatro a cinco meses de inverno por ano, de uma forma rigorosa. O que pra muita gente é diversão para outros e sofrimento. Existem campanhas que buscam diminuir esta dor como a promovida todo ano pela Unimed - Agreste Meridional e seus parceiros. Participe! Mas não era sobre isso que ia falar! Estamos com frio, chuva, neblina e o kit completo do inverno desde meados de maio. Na semana passada a neblina tomava conta da cidade todas as manhãs e tardes, entrando por noite e madrugada. Um espetáculo natural! Mas eis que começa o Festival de Inverno e... nada... Sexta e sábado de sol... Já aconteceu também outros anos... O que não deixa de ser também outro espetáculo da natureza.

Sábado de Festival

Os dois sábados de Festival de Inverno, principalmente o de encerramento, são nossos principais dias do ano. Fosse Recife seria o sábado do Galo, fosse Caruaru seria o 23 de junho. Isto se faz pela força do evento, econômica e cultural. É impressionante como Garanhuns se transforma durante este período, gente de todo canto e das mais diferentes tribos. Só de olhar a gente diz - "Não é daqui". Esta experiência e troca de energia faz com que a cidade respire os ares do FIG mesmo depois de passado, isto dura meses. A multiculturalização do evento, embora muita gente ainda falta descobrir que o festival não é somente música, traz diferentes formas de pensar e de agir, quebra um cotidiano de um município que sai do marasmo para mergulhar num mundo colorido de cultura. Agora pensem tudo isso ao mesmo tempo e agora, num único instante, de forma absurdamente contagiante. Bem, isto é um sábado de Festival de Inverno!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.