terça-feira, 21 de julho de 2009

Enquetes... Enquetes... Enquetes...


Agradeço aos amigos que estão me enviando e-mails, telefonando ou parabenizando pelo blog quando nos encontramos por aí. Ter colocado a enquete foi um primeiro passo para a interatividade, assim a gente começa uma participação de vocês. Esta enquete está surpreendendo e chegando ao seu final. Depois temos várias sugestões para ouvir vocês. Podemos ver as intenções de voto para deputados estadual ou federal, senadores, presidente, governadores, gestões municipal, estadual e federal. Terceiro mandato de Lula. E outros temas como Gripe Suína, Festival de Inverno, problemas urbanos, etc. Continuo aceitando sugestões. Podem comentar ou enviar via e-mail.

Página oficial do FIG

O Studio C e a Bluenet dispõem da página oficial do Festival de Inverno de Garanhuns. Confiram a programação, informações e várias fotos dos vários polos e palcos do mega-evento.

www.fig.com.br

Blocos Líricos no Festival - Um Verdadeiro Carnaval Fora de Época


Sempre procuro ver os blocos líricos que vêm a Garanhuns durante o Festival de Inverno. Um espetáculo de cores e música ao gosto da cultura popular pernambucana. Os frevos canções são de pura poesia e as melodias são maravilhosas. Ouvir uma multidão cantar junto os clássicos do nosso carnaval é prova de amor ao nosso estado. Os corais entoando frevos como Evocação Nº 1, Último Regresso, Madeira que cupim não rói, É de fazer chorar, etc, mexem com qualquer apaixonado por nossa cultura e pelos antigos carnavais. E nosso festival tem sempre trazido blocos para apresentações no palco da cultura popular ou para cortejos por nossas ruas. Nomes como Claudionor Germano, Getulio Cavalcante, Expedito Baracho, entre outros, enriquecem a nossa programação e nos fazem sentir desfilar pelas ruas de Recife e Olinda acompanhando o Bloco da Saudade, Bloco das Flores, Flor da Lira, etc. Na noite de domingo tivemos um grande espetáculo de rara beleza e de paixão pernambucana.

Enquete pau a pau


Pois é.. Quem diria? Com quase 20 votos a disputa na enquete para presidente mostra que os candidatos do PSDB têm a preferência dos leitores do nosso blog. E Dilma Roussef, candidata de Lula é apenas a terceira colocada. Ciro Gomes é o quarto colocado. Assim, os candidatos de oposição à Lula mais diretamente têm mais votos que os de situação e aqui em Garanhuns de todos os candidatos, talvez Aécio seja o que tenha menos exposição e mesmo assim lidera a enquete ao lado de Serra. Dizer a esta altura do campeonato que as pessoas desconhecem que Dilma é candidata do Palácio do Planalto seria fechar os olhos para uma realidade: Não será fácil trabalhar sua imagem como uma candidata popular. Ficam algumas indagações: Caso não seja candidato, quanto dos seus votos Aécio repassa para Zé Serra? Outra. Caso haja uma aproximação de Dilma nas pesquisas, Serra abriria mão de uma candidatura a presidente continuando no governo de São Paulo? Mais. Ciro pode deixar a candidatura nacional pela disputa em São Paulo? Outra. Tanto Lula com sua Dilma quanto Serra sonham em vencer a campanha no primeiro turno, e aí? Quem tem mais chance de liquidar a fatura num jogo só? Serra que está na frente ou Dilma com o apoio Lulístico? Aécio pode deixar o PSDB se não for o candidato e ir para o PMDB, como muita gente sonha e ter um apoio branco de Lula? Conjecturas que levam discussões em mesas de bar. rsrsrsrs.

Encerraremos nossa enquete nesta quarta-feira. Convidem seus amigos e votem!

Salários dos representantes públicos

Li numa reportagem que uma prefeita num estado pobre como é o Maranhão tem um salário que é duas vezes o do Presidente Lula. A mulher recebe mensalmente mais de R$ 20 mil. Um absurdo! Aí fiquei curioso para saber aqui quanto ganham os representantes do poder público municipal. Vou solicitar e passarei aqui no blog os salários do prefeito, vice, secretários e vereadores. Complementando a informação lá do Maranhão, a cidade é Timon.

Nossos ídolos ainda são os mesmos




Na programação da Esplanada Cultural Guadalajara aconteceu subitamente uma mudança no seu perfil. A concepção durante muitos anos seria de unir o novo e o experiente. Era o de juntar grandes nomes da música nacional com outros que antecipávamos o seu sucesso. Isto aconteceu com Vanessa da Mata, Zeca Baleiro, Chico César, Lenine, etc. Que hoje fazem parte do primeiro time da MPB, quando vieram mostrar seus primeiros trabalhos ainda não tinham a visibilidade nacional que hoje desfrutam. Outros nomes eram as figurinhas carimbadas. Neste ano a concepção mudou, são poucas as apostas e os nomes veteranos estão mais distantes do primeiro time, alguns já passaram por ele mas hoje não têm mais esse destaque nacional. O jornalista Roberto Almeida na coletiva de lançamento da programação chegou a defini-los como artistas em "fim de carreira". Nomes como Odair José, Wanderléa, Moraes Moreira, Jorge Ben Jor, Rita Lee... Segundo ele estão mais próximos do final que do sucesso que tiveram outrora, e não é demérito, é constatação. Não que não possam estar no Festival de Inverno, podem sim, mas não lhes deve ser dada a responsabilidade de serem os "grandes nomes" do evento porque não têm mais o impacto na mídia nacional que um dia tiveram. Precisaríamos ter novos nomes como Vander Lee, por exemplo, e essa banda Cachorro Grande que veio, mas que no contexto fica quase como exceção. Temos um público turista jovem que vem ver Maria Rita e O Rappa, mas não curte muito do que está aí. Além disso tem hora que fica parecendo um Festival feito por gente de Recife, com gente de Recife e para gente de Recife. Olhemos a programação e descobriremos que nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não. Nos outros palcos e polos precisamos investir em nomes conhecidos para levar público sem desmerecer os que lá se apresentam. Mas o auge do palco pop foi no ano que teve Los Hermanos, Pitty e Lobão. Deu público pra todo mundo e até as bandas iniciantes tocaram pra mais gente do que tocam hoje. A mesma coisa já aconteceu no instrumental, palco já pisado por Xangay, Elomar, João Donato, Yamandú Costa e tantos outros. Algo precisa ser repensado com responsabilidade e sem política, somente culturalmente falando e gerencialmente exposto.

Publicidade do Festival

Sempre que se abre um canal de diálogo entre os realizadores do Festival e a imprensa questiona-se a falta de divulgação com antecedência do nosso evento. Mas acredito que não se dá a atenção devida a esta observação. Agora há pouco li no JC uma crítica quanto a falta de divulgação que estaria diminuindo o público da Catedral, em especial de uma apresentação que não tinha nem metade das cadeiras ocupadas. Pode ser que vindo de um grande veículo de comunicação da capital essa observação ganhe repercussão. Daqui, nossas críticas e elogios não reverberam, vai ver acham que não entendemos de Festival. Mas é público e notório que nosso público teve um decrécimo nos últimos quatro... cinco anos... Alguns bons acertos como a ambientação do Parque Euclides Dourado contrariam alguns erros como a falta de publicidade e bons nomes nacionais em outros palcos, como já fora no passado. Uma boa avaliação seria interessante mas o que existe de fato depois do FIG é uma juntada da imprensa pra bater palma para o que deu certo, principalmente a segurança. Esta avaliação não pode ser somente numa sala fechada no Recife ou feita aqui por quem não entende de Festival.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.