terça-feira, 28 de julho de 2009

Excelente comentário informativo sobre Toinho Alves e o Festival de Inverno


Hoje tive a felicidade de ler um comentário no post que fiz sobre Toinho Alves do Quinteto Violado, homenageado deste ano no FIG. Conta o texto detalhes do surgimento do Festival. Numa época em que aparece gente querendo assumir a ideia, é importante que a história surja cada vez mais verdadeira. Infelizmente não está assinada, portanto peço ao amigo que comentou que possa nos dar a satisfação de agradecer-lhe. Irei reproduzir aqui o texto comentado.
Ronaldo!
Como companheiro de Toinho Bolão, durante a década de sessenta, sinto-me na obrigação de revelar um ocorrido. Trata-se da idéia do Festival de Inverno que foi emitida por Toinho, exatamente em 1988, na esquina da casa de Loya, ou seja, entre a praça Dom Moura e início da rua Afonso Pena. Onde se encontravam: Ivo Amaral, Bastinho, Fernando Campos e outros, quando cheguei e fui informado que se tratava de um show do Quinteto Violado e seus convidados a ser apresentado na Praça Guadalajara.
Porém, Toinho já havia revelado a idéia da realização de um festival de música em Garanhuns. Perguntado se topava empreender mais uma apresentação do Quinteto, lembrei que, alguns dias antes, haviamos eu e Hélio Amorim, patrocinado uma apresentação do Quinteto no Teatro Alfredo Leite que, por sinal, optamos pela bilheteria e não fomos bem sucedidos financeiramente.O que nos fez desistir da função de empresário musical.
(Anônimo)

Primeira Turma de Direito


A AESGA - Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns está formando sua primeira turma de Direito, um orgulho incomensurável para nossa região. Já se vão cinco anos quando tivemos a primeira aula e agora já temos gente nossa passada no exame da OAB. Vivemos durante décadas com os cursos de administração e formação de professores, e só! Hoje vemos um polo universitário em desenvolvimento. A AESGA que congrega faculdades irmãs. Temos a UPE com seus cursos públicos, inclusive psicologia, e no alto do mundaú um novo prédio abriga uma pujante universidade federal rural. Outras faculdades de ensino à distância mostram que podem concretizar o sonho do curso superior com qualidade, como é o caso da EADCON, que funciona no mesmo prédio da AESGA. Que venham mais cursos e que vençamos a batalha pelo curso de medicina. Fico feliz e sinto-me bem cada vez que atravesso o portão da faculdade, é um mundo que se abre de possibilidades e oportunidades, e que bom que podemos contar com os cursos mantidos em Garanhuns por uma autarquia municipal. Nunca devemos deixar de estudar, aliás muitos amigos já estão desenvolvendo seus mestrados, doutorados, etc... Espero ter a força de trilhar o mesmo caminho!

Noite de encerramento do FIG

Antes de concluir a nossa enquete sobre as atrações do FIG 2009, já destacamos o fraco desempenho das bandas que encerraram o festival. Se formos somar os votos das bandas de cada dia, acho que vai dar o sábado como a mais fraca das dez noites. Isto deixa claro, ao menos pra mim, que em termos de programação, tivemos a mais desprestigiada noite de encerramento do FIG dos últimos anos. A enquete termina hoje e ainda dá tempo de muita gente votar. É muito bom ver que não existe parcialidade e todos estão sendo votados de acordo com a qualidade de suas apresentações, uns mais, outros menos. E já batemos nosso recorde novamente. Neste momento conto 29 votos.

FLIG - Festival de Literatura


Recebo informações do meu amigo Wagner Marques (Agenda Garanhuns) sobre o FLIG. O Festival de Literatura, idealizado pelo poeta João Marques que este ano chega à sua quarta edição, acontecerá entre os dias 10 e 13 de setembro (meu aniversário de casamento). Com apoio da prefeitura, o FLIG tem realização da Academia Pernambucana de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste e Academia de Letras de Garanhuns, da qual João é presidente. Como Garanhuns está sendo conhecida como a Cidade dos Festivais, é de se esperar que todos os órgãos culturais do poder público possam contribuir para o sucesso do evento.

crédito da foto: vou ficar devendo, peguei na Net. Se alguém souber pode informar, pois é belíssima.

Canais Interativos do Blog


Quando pensamos em um espaço assim queríamos que fosse quase uma conversa entre amigos sobre os mais variados assuntos. Fico muito feliz quando vejo um novo rosto entre os seguidores e pessoas que me ligam dizendo que estão chamando seus amigos para acessarem o blog. Estamos aos poucos criando o hábito. Veio então a enquete, quando estamos perguntando alguma coisa sobre nossa cidade, nossa cultura e nossa política. Vamos agora, dia 30, fazer o primeiro sorteio de prêmios aos amigos do blog. Consistirá da seguinte forma. Pelo primeiro prêmio do jogo do bicho da quinta-feira ao meio-dia, os dois últimos números, a famosa dezena, vai para aquele "seguidor" pela ordem crescente. Ou seja, o primeiro tem a dezena 01, o segundo 02, e assim sucessivamente. Como temos 18 seguidores neste exato momento e der acima de 19, descemos para o segundo prêmio, e assim até termos o ganhador. Estamos escolhendo o presente para que seja algo significativo. Mas, acredito que dos canais interativos, o mais importante é o comentário. Concordando ou discordando, você também tem uma opinião e gostaríamos de conhecê-la. Comente, é rápido e fácil. Abaixo de cada Post (texto) há o link pra sua opinião. O comentário complementa um pensamento, une ideias e torna o espaço muito mais democrático. O Tiago Valença deu sua opinião e sugestão de programação para o festival em 2010. O Wagner da Agenda Garanhuns, elogiou e falou do seu blog. A Marília Jaqueline, que continua escrevendo maravilhosamente, discordou de mim, e fez uma exposição histórica e social do mundo dos blogs, está no post "blogs...blogs...blogs...". Minha professora Anna Cecília preocupou-se com as articulações obscuras do poder. Glória Medeiros concordou comigo que a publicidade do Festival está falha e o público diminuindo. Alcindo Menezes alertou para o que disse Rita Lee, quando se mostrou chateada com os passos dados por Lula ultimamente ao aliar-se com nomes da política retrógrada, além de conclamar a população a pensar com criticidade. O Post sobre Petrúcio Amorim suscitou quase um debate. Um contra outro a favor. E é isso que é interessante, escutar e entender as contradições. Se não quiser expor para todo mundo, ainda aceito seu e-mail, prometo manter em segredo o autor da opinião. O importante é mantermos este diálogo. Por aqui, vou tentando fazer minha parte! E sou muito grato pelas palavras que ouço dos meus amigos! Aliás, quero ver a cara de cada um, aqui do lado como seguidor do blog, é rapidinho e não dói! rsrsrsrs.

O Secretário João Paulo

O ex-prefeito do Recife João Paulo conseguiu a façanha de vencer as correntes políticas do PT e alguns nomes conhecidos na legenda para emplacar seu secretário do orçamento participativo, outro João, como candidato à sua vaga na prefeitura da capital. Depois, fê-lo prefeito diante uma oposição já abalada pela perda do comando do estado. Aí, ele pensou: Eu tenho a força! Primeiro quis um ministério, depois a coordenação da campanha de Dilma, a candidata do "Cara". Nem uma coisa nem outra. Lançou-se ao senado, depois se deslançou. Intrigas dentro do seu próprio partido balançavam seu prestígio. Sem nenhum poder pela frente pra chamar de seu e diante um início de João da Costa preocupante, surge Eduardo e lhe oferece o rumo que faltava. Agora ele é Secretário de Articulação Regional. Era o que precisava para começar sua peregrinação ao interior. Terá alguns meses pela frente para se articular. Depois ele escolhe, pode continuar secretário, virar senador ou deputado federal, ou ainda pode vir aquela vaguinha sonhada em Brasília. Mas olha, o que quer mesmo João Paulo é voltar pra prefeitura do Recife nos braços do povo e depois o Palácio do Campo das Princesas, porque agora ele não pode por respeito a Lula e Eduardo. Se pudesse o candidato seria ele.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.