quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ainda podia ser pior

Se você gosta de uma boa leitura cotidiana, e imagino que goste, tenho o prazer de indicar o blog da Marília Jaqueline, aquela garotinha do Diocesano, poetisa que lançou um livro aos 15 anos que eu, um pouco mais velho, apaixonei-me num instante. Como podia aquela menina ter aquela visão de mundo e a delicadeza da literatura? Bem, aquela menina virou uma mulher, é bem verdade que não cresceu (Né, baixinha!), terminou o curso de Direito, tá fazendo pós, mora em Recife e sua escrita continua fina e sincera. Um pé em Jupi e o outro no mundo. Leiam! O título deste post é o endereço para decifrá-la.

Classificação Geral dos Melhores do FIG

Rita Lee 20 votos (Foi o grande show do Festival)
Maria Rita 15 votos (Canto e encanto, uma nova musa da MPB)
Nação Zumbi 11 votos (15 Anos do movimento Mangue Beat. Memorável)
.....O Rappa 11 votos (Um grupo com cara de encerramento do FIG)
Quinteto Violado 10 votos (Valeu a emoção e a homenagem a Toinho Alves)
.....Jorge Ben Jor 10 votos (Swing, mas a última noite merecia mais!)
Del Rey 08 votos (A brincadeira com as músicas do Roberto Carlos deu certo!)
Lenine 07 votos (Tem tanto a cara do FIG que não conta como artista nacional)
.....Moraes Moreira 07 votos (Um show cronológico de sua carreira, a galera queria mais frevo!)
.....Edu e Maraial 07 votos (Têm seu público! incendiaram com música e polêmica o FIG)
11° Astros do Carnaval 06 votos (votei nesse! O brilho das fantasias, a poesia, a música, etc)
.....Cordel Fogo Encant 06 votos (Grande show! Pagou o preço da morgação do meio de semana)
13° Leo Noronha 05 votos (Chegamos ao mais votados de Garanhuns! Música comportada)
.....Paulo Diniz 05 votos (Adorei! Música de barzinho, repertório de barzinho, etc)
.....Banda Flash 05 votos (Uma boa jovem guarda tocada por quem entende)
.....Moendas de PE 05 votos (Tem garanhuense pra todo gosto, aqui é côco e dos bons)
.....Andrea Amorim 05 votos (Acho que tá meio gritado, mas é Pop e eu ficando velho!)
18° Fernanda Abreu 04 votos (Bom show, mas sem impacto, nem divulgação)
.....Alex Revoredo 04 votos (gosto de ver o baixinho cantar, montou bom grupo!)
.....Nostalgia 04 votos (Um baile, fez seu papel de movimentar a praça)
.....Matingueiros 04 votos (Está aqui porque poucas pessoas conhecem. Um espetáculo!)
22° Paulinho Groove 03 votos (Um grande intérprete na abertura, depois dele veio o FIG)
.....Cachorro Grande 03 votos (Vai virar sucesso nacional e a gente vai dizer que já viu no FIG)
.....Silvério Pessoa 03 votos (Um nome regional no meio dos nacionais e locais. Dejá vu)
.....Sílvia Machete 03 votos (Acrobacia no palco e orégano na calcinha. Ao menos marcou)
26° Edilza 02 votos (Figurinha carimbada no FIG. Quero ver os da gente lá!)
.....Wanderléa 02 votos (Tá aí! Dois votinhos pra um nome principal de uma noite!)
.....Os Valvulados 02 votos (Tocou em todo canto no FIG! Talvez esteja tocando demais!)
29° Lula Queiroga 01 voto (O que falta pra esse cara arrebentar? Mas tem que descansar do FIG)
.....Mombojó 01 voto (É bom! Mas a galera tá querendo Del Rey)
.....Audejan 01 voto (A música de Audejan tem a atmosfera lúdica do Pau-Pombo)
.....Odair José 01 voto (Alguém ainda vai defender a escalação de Odair? Com todo respeito)
.....Cabruera 01 voto (Tocou depois de Maraial. Aí nem era esse público e o seu se escondeu)
.....Orq. Contemp Olinda 01 voto (É bom, mas não marca, falta o artista interagindo, era outro palco)
.....Faces do Subúrbio 01 voto (Mais uma das bandas da overdose da capital)
.....Michelly dos Anjos 01 voto (Linda voz, cantou muito bem, mas faltou o show, o espetáculo)
.....Mundo Livre 01 voto (Foi a última banda Mangue Beat, aí ninguém aguentava mais!)
38° Geraldo Maia 00 voto (Show todo autoral com artista e música desconhecida do público, deu nisso!)
.....Terreiro Cibernético 00 voto (Tem que fazer zuada no palco e fora dele pra galera conhecer)
.....Di Melo 00 voto (O imorrível! Imoral com horrível! Na noite de encerramento)
Quero ressaltar o quanto foi democrática essa escolha. Quase todos receberam votos, por isso não vejo que essa mostra possa ter sido tendenciosa a algum grupo ou artista. Acho que é exatamente isso que está aí. Espero ter contribuído para o público e o Festival.

Nova Enquete - Agora é pra Deputado Estadual



Já está no ar a nova enquete do blog. Agora a briga é feia! rsrsrs. Pegando carona no que meus companheiros de comunicação andam pesquisando e divulgando nos últimos dias, cito Rodolfo, Marcos Cardoso e Roberto Almeida, coloco aqui alguns nomes que têm ou podem ter expressivas votações em nosso município e região. Izaías Régis, candidato a reeleição dispensa apresentação, mas vai ter que dividir o palanque governista com Zé da Luz. Silvino Andrade tem a possibilidade de sair a estadual ou federal, atendendo pedido de Sérgio Guerra, dando palanque em Garanhuns à oposição estadual. Pode optar ainda por Aurora Cristina, esta já experimentou o gostinho de ser deputada e hoje é estudante de direito, aliás, minha colega. Nomes como Claudiano Martins e Marcantônio Dourado sempre têm votos em Garanhuns. Alberto Feitosa contará com o apoio de Dudu, prefeito de Capoeiras, e pelo trabalho da sua família e assessores em Garanhuns deve lhe passar bons votos. Leonardo Dias é o herdeiro político do pai, Romário Dias, vamos ver se será dos votos. Dois nomes têm sido cogitados, João Guido, o que muita gente ainda não acredita, mas de repente, vai que homem entra. E Adolfo Lopes, que foi candidato a prefeito e conquistou muita gente com sua forma precisa de se expressar. Perdeu voto por conta do voto útil na reta final. Posso ter deixado de citar algum nome, mas fui pelo que anda sendo dito por aí. Nomes como Zaqueu, Sivaldo e Bartolomeu foram sugeridos mas não demonstram neste momento a intenção de se candidatar. Caso aconteça de alguém manifestar interesse, estaremos oferecendo este espaço. Para Garanhuns o ideal seria menos candidatos e mais densidade para tentarmos fazer uns dois ou três representantes. Mas como vivemos num país democrático todos têm o arbítrio de votar e ser votado. Portanto vamos exercitar nossa cidadania na nova enquete do blog.

O Quinteto em quinto - Alô, Alô W/Toinho


5° QUINTETO VIOLADO / JORGE BEN JOR - 10 VOTOS

Não vi a homenagem a Toinho Alves na abertura do Festival como um show. É diferente! Era o Quinteto Violado recebendo seus amigos para relembrar um grande amigo. O nosso povo entendeu isso e deu ao Quinteto esta excelente colocação. Ao seu lado, Jorge Ben Jor, o cara de lá, com seu balanço tradicional, meio samba, meio black music. Foi o grande nome da noite de encerramento, mas não foi assim... uma Brastemp. O nome da noite de encerramento tem que fechar com chave de ouro um evento multicultural. Acho que Jorge Ben Jor fez o seu melhor, mas não era pra ser no sábado.
crédito foto: Lucas Galvão / http://www.fig.com.br/

O Pop Rock daqui e o de lá

3° NAÇÃO ZUMBI / O RAPPA - 11 VOTOS

O Resultado não surpreende. A Nação já preparava um grande show em homenagem aos 15 anos do disco que mudou a história musical pernambucana "Da Lama ao Caos" - Manifesto de movimento Mangue Beat. Participações muito especiais de BNegão, Otto, Fred 04 e Arnaldo Antunes (Que, poxa vida!, poderia ter vindo com show solo!). E "O Rappa" é um nome nacional, daqueles de dia de encerramento. Fez um show prejudicado por problemas técnicos mas nem por isso deixou de fazer sua música pra delírio de quem curtiu e depois votou aqui. Vida longa ao Pop Rock nacional, e que bom ver a Nação Zumbi expirando vitalidade!
crédito foto: Hilton Marques www.fig.com.br

Maria Rita Lee - O Festival das Ritas



1° RITA LEE - 20 VOTOS
2° MARIA RITA - 15 VOTOS

Mais que simplesmente terem ficado na frente da enquete, esse resultado nos diz diretamente que é artista deste quilate que o povo quer ver no Festival. Rita Lee esteve à frente da enquete desde o primeiro instante, terminou com 20 votos e se tornou o grande nome do FIG. Uma senhora que embala adultos que relembram seus tempos de mutantes ou que diverte uma juventude com temas de novela. Foi assim, todo mundo cantou junto naquele que foi o grande show do festival pelo que me dizem meus amigos do blog. A distância para Maria Rita acabou por ser grande, cinco votos, mas Maria Rita também se distanciou dos demais, teve 15 votos. Grande intérprete que já deixou de ser apenas a filha da Elis Regina para despontar no primeiro time da música popular brasileira. O Festival se rendeu ao talento das duas, de diferentes gerações, mas fiéis à fina estampa dos grandes festivais já vivenciados em 19 anos de história.

Enquete encerrada - Melhores do Festival

Vamos ao resultado da nossa enquete. Como ela dá margem a várias interpretações, vamos aos poucos tentando entender o que disse nosso leitor do blog. Tentar dividir em blocos as interpretações e esperamos que aqueles que gerenciam o nosso evento multicultural possam compreender essa voz da coletividade. (Sinceramente acho difícil, eles sempre acham que sabem o que a gente quer e precisa!). Antes, explico como se deu nossa pesquisa. É bom lembrar que não tem cunho científico, trata-se da opinião dos leitores deste blog, que imagino ser gente esclarecida, de bom gosto (obg!), que entende de música e de festival. Foram colocados todos os shows que tivemos na Esplanada Guadalajara, se algum foi esquecido não foi por intenção. Cada leitor pôde votar em cinco das 40 apresentações, colocados na enquete ordem cronológica às suas apresentações. As opiniões que darei a seguir são fundamentadas em minha vivência de festival, embora não seja muita, mas também das conversas acerca do que pode render mais no maior e mais eclético palco do nosso evento. Foram 39 eleitores, mais que qualquer outra pesquisa de opinião divulgada até o momento. Portanto, vamos lá!

Eu estive lá - Jovens tardes de domingo


Inexplicável esse esporte bretão. 22 homens correndo de um lado pra outro, chutando uma esfera de couro e milhões de pessoas sofrendo ou vibrando se ela ultrapassa uma área específica que fica entre três tubos de canos de ferro. Os objetivos são claros, colocar a bola lá e não deixar que coloquem cá. Ninguém pode usar as mãos, exceto o derradeiro, que pode impedir esse ato extremo segurando a bola. Pois é, não é pra se entender mesmo. Nem tudo é em si exato e preciso. E o futebol é isto! Quem nunca sentiu esse toque lúdico que continue com sua lucidez ou aventure-se a perder o senso e a razão. Mas é bom torcer, vibrar, sentir a emoção de um estádio pulsante. A gente vai ficando com a cara do time que a gente torce porque é natural que cada time tenha as feições da sua torcida. Mas nem sempre é assim. Vejam meu santinha, que ressurgirá das cinzas. Quarenta mil pessoas vão ao Arruda para ver esse time voltar aos dias de glória, e esse dia tarda! Perde novamente, aí muda tudo pra continuar tudo do mesmo jeito. Quem dera pudéssemos voltar num toque de mágica àquela tarde de 26 de novembro de 2005. O Santa foi disparado o melhor time da segunda divisão, perdeu o título para o Grêmio no último minuto, do segundo tempo, por causa de um apagão histórico que deu no Náutico, que com dois ou três jogadores a mais, perdeu dois pênaltys com a bola rolando e ainda conseguiu perder o jogo e sua vaga na primeira divisão do ano seguinte. Eu estive lá, vi meu santa vencer a Portuguesa de virada, numa partida de mexer com as emoções de qualquer torcedor, que mesmo depois de alguns anos, recorda com saudade o tempo que passou. O tempo passa tão depressa mas em mim deixou, jovens tardes de domingo, tantas alegrias, velhos tempos, belos dias. Recentemente estive no Maracanã (tem coisas na vida que não dá pra morrer sem vivenciá-las!) e vi apalermado 80 mil pessoas cantando em uníssono para o seu time - "Eu / sempre te amarei / Onde estiver, estarei / Ó meu Mengo". A música era o tema da Vitória que marcava nossas manhãs de domingo nas muitas emoções que me deu meu amigo Ayrton Senna do Brasil. Peço permissão para alterar o último verso da paródia pra colocar a declaração ao meu santinha. - Ó meu Santa! Como entender essa paixão? Na dor, o sentimento de carinho floresce com maior brilho, pela necessidade daquele que sofre! Avante Santa! Tem um estado torcendo por você e esta torcida, que não te abandonará! Nunca!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.