domingo, 2 de agosto de 2009

Recordando José Cardoso

Neste domingo fui presenteado com a boa lembrança do ex-deputado José Cardoso. Ao postar sobre os 20 anos da morte de Luiz Gonzaga. Um atento leitor me pediu o discurso do deputado em 1989, quando do acontecimento. Achei muito propício para o momento, mas infelizmente fiquei devendo. Em outro comentário, imagino que a mesma pessoa, já que preferiu não se identificar, lembra dos 20 anos da constituição estadual (diria meu professor Clínio, Decorrente), quando dela participaram além de José Cardoso, também Ivo Amaral. Dois ícones da história política de Garanhuns, de uma época em que existia um certo romantismo. Em outro post mandei um abraço pra Roberto Cardoso, e devo a esta família, a primeira oportunidade de escrever publicamente, quando comecei há algum tempo, (vou olhar quanto) na Gazeta de Garanhuns, sempre com música e cultura, depois de enxerido parti pra outros assuntos, principalmente política. Depois apareceu Roberto Almeida que me ofereceu um espaço no Correiro Sete Colinas e Givaldo Calado, que me deixou fazer rádio do jeito que eu queria, sempre com ousadia e criatividade. Estes que sempre foram marcas do meu jeito de ser. Por isso meu domingo foi isto, fui a Zé dos Caibos, onde em um encontro de sanfoneiros fizemos uma homenagem ao Rei do Baião e ainda essa tempestade de recordações. Quanto ao meu leitor bk><>><>, continue participando e nos mandando essas considerações, e se puder, identifique-se, pois me parece ter muita história pra contar. (Deu vontade de escrever sobre Cristina Tavares. Fica pra outro momento.) Gente, procurei uma fotozinha sequer de José Cardoso na internet e não achei nenhuma...

Buraco adolescente

O nosso seguidor Franklin brinca com um assunto sério: Um buraco fazendo aniversário na COHAB II. É verdade! Morei por dez anos naquela comunidade e aquele perene problema é irresolvível (rsrsrsrs). São buracos de todas as grandezas que estragam o chão entre a rua 1 e a 39, principais ruas do bairro, e acesso ao Castainho. Vale lembrar que por ali tem duas ruas, uma do município e outra do estado. Uma não existe de fato e a outra tem mais buraco que tábua de pirulito. Esse cruzamento recebe as chuvas e toda a areia que descem pela via principal, que é justamente por onde descem os ônibus da São Cristóvão. O Flanklin diz que pode ser que aconteça uma festinha de aniversário, acho que tem que ser grande, o buraco é quase debutante. Alguém deve pensar - se esperou até agora, espera mais um pouquinho. Mas quem tem seus veículos, comprados a muito custo, financiados em 60 vezes, pagando quase R$ 3 no litro de gasolina, impostos em dia, fica vendo todo dia aqueles buracos, ora secos, ora empoçados, e se perguntando por que não se resolve de uma vez, em vez de meros paliativos de caminhões de metralha e carroças de barro. Bem, se formos fazer bolos pra buracos, vai faltar trigo!

Cores Políticas


No Jornal do Commercio deste domingo, o prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, foi acusado de mandar pintar a Academia das Cidades, obra do governo estadual, com as cores da sua campanha eleitoral. Humberto Costa, secretário das Cidades, mandou assessores à cidade, que constataram a irregularidade e mandaram repintar nas cores originais do projeto. Tudo isto, queria o prefeito, aproveitar a intensa movimentação do final de semana da Missa do Vaqueiro. Esse tipo de atitude do prefeito de lá é considerado uma arbitrariedade ao sistema político eleitoral. Não seria permitido aos eleitos utilizarem de logomarcas, cores, slogans, desenhos, ou o que quer que fosse que remetesse aos seus partidos e campanhas políticas, mas na prática a teoria é outra. O desrespeito não tem cor. Em Águas Belas, onde o ex-prefeito Numeriano Martins tinha a logomarca da prefeitura com uma letra "N" bem grande para lembrar seu nome, deu lugar a oposição de Genivaldo do PT, mas nem por isso mudou o sentido arbitrário, a nova logomarca tem umas estrelinhas, claro que fazendo referência ao partido do prefeito. Em João Alfredo, de Severino Cavalcanti, a prefeitura que era amarela amanheceu vermelha e azul, e acabou por colorir vários prédios públicos do município. E Garanhuns? De repente praças e prédios públicos ganharam as cores desunidas azul e laranja. Até já foram mais, pra falar a verdade, mas ainda proliferam pela cidade. Até o Centro Cultural por pouco não não virava uma enorme propaganda política colorida. Agora para finalizar: Alguém lembra as cores das campanhas políticas de Garanhuns?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.