segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Turistas no Cristo do Magano


Tem ficado cada vez mais difícil as pessoas visitarem um dos cartões postais de Garanhuns, o Cristo do Magano. Os meninos e adolescentes que ficam por ali esperando especialmente turistas para tirar-lhes uns trocados a título de informações turísticas têm prejudicado que essas pessoas apreciem o esplendor natural da paisagem. Existe um guarda de plantão de dia, mas que não dá vencimento de tanta criança. Durante o Festival de Inverno uma viatura da polícia militar esteve de plantão no local e dificultou o acesso das pessoas que iam tão somente em busca de dinheiro, quer fossem crianças ou adultos. Deu resultado, a visitação estava tranquila e movimentada. Agora, que fazer se não dá pra disponibilizar patrulhamento especial para o local o dia todo? É simples, vou dar a dica. (lápis e papel na mão). Fazer uma campanha para que as pessoas apreciem o por-do-sol do Cristo do Magano, será mais fácil controlar a visitação com segurança das 16h às 18h. Ainda dá pra funcionar alguma coisa e coloca um músico lá pra tocar "As quatro Estações" de Vivaldi, como aliás já tem em João Pessoa, no ponto mais ao ocidente da América. Não é nenhum demérito imitar o que está dando certo. Se alguém quiser ir em outro horário estará assumindo o risco, mas alguma coisa tem que ser feita para garantir a visitação com traquilidade! Às vezes não é nem dinheiro que falta, é criatividade e iniciativa.
crédito foto: Hilton Marques

Final da Enquete - Deputado Estadual



O blog tem um perfil de e-leitor diferenciado. Somos formadores de opinião, com alguma formação cultural. Partindo dessa base, adicionamos que temos pessoas que gostam do meu trabalho de escrita e considerações. Pronto, podemos ir ao resultado.



Total 47 Votos



1. Izaías Régis...........08 votos
....Outro candidato....08 votos
3. Adolfo Lopes.........07 votos
....Zé da Luz.............07 votos
....Nenhum...............07 votos
6. Silvino Duarte........04 votos
7. Alberto Feitosa......03 votos
8. Almir Penaforte......02 votos
9. Claudiano Martins....01 voto
10. Sem votação - Aurora Cristina / João Guido / Leonardo Dias / Marcantônio Dourado

O que representam esses votos?

Izaías majoritário e deve continuar assim. Tem o apoio da prefeitura (será que terá integral?), e vem fazendo eventos e festivais no município e região que o deixam próximo à população, buscará transformar isto em votos. O fato de 8 pessoas demonstrarem o voto em outro candidato, fora os citados na enquete, demonstra dois fatores: Não acreditar nos nomes daqui e/ou compromisso com candidatos de outras regiões. Zé da Luz chegou a emparelhar na reta final e acabou atrás somente por um voto. Mostra que tem força como opção a Izaías, devem chegar os dois muito fortes, principalmente se não se concentrarem somente em Garanhuns. Adolfo surpreendeu positivamente. Tem boa aceitação entre as pessoas de classe média. Empatou com Zé da Luz, o problema é entrar no "povão", mas teve sete mil votos pra prefeito e é um bom começo. Sete votos para "ninguém", nenhum candidato merece esse voto. É a desilusão que deve anular muitos votos no próximo ano, aliada ainda ao fato de que para estadual são 5 números para digitar e ainda tem o voto para presidente, governador, senadores, federal e... estadual. 04 pessoas votaram em Silvino. O ex-prefeito anda analisando o quadro político e sabe que não pode errar, vislumbra voltar à prefeitura e o sucesso ou insucesso nessas eleições podem ser decisivos, mesmo assim para quem não foi pra rua ter 4 votos demonstra estar ainda com boa aceitação. 3 votos para Alberto Feitosa que terá o apoio do prefeito de Capoeiras em Garanhuns e região. Esses votos nele nos dizem que Garanhuns sentirá o efeito dos municípios circunvizinhos, assim candidatos como Marcantônio Dourado, Claudiano e Leonardo Dias, vêm aqui catar uns bons votos também. Ainda temos candidatos de Recife que têm apoio de lideranças políticas locais. Quanto mais votos tiverem, mais tiram dos daqui. Almir Penaforte, vice-prefeito, teve 2 votos. Aliás, estou sabendo que o blog está sendo bem lido por pessoas da prefeitura. Almir não poderá mais se candidatar ao executivo, deve estar pensando mesmo sobre sua continuidade política. Se lançaria candidato à Assembléia? Teria o apoio de parte da prefeitura? Bateria de frente com Izaías? É difícil, não impossível. João Guido e Aurora Cristina não foram votados e acredito que por motivos diferentes. Guido nunca se lançou numa aventura política, não é conhecido da população e precisaria encontrar ainda seu espaço político. Aurora Cristina sempre foi a parceira política do marido Silvino, assim chegou a ser deputada. Neste momento em que Silvino não tem mandato, as pessoas apostariam nele numa eleição. Ela está bem fazendo sua faculdade de direito e não sei se estaria disposta novamente a entrar numa campanha.

Outros nomes poderiam estar na enquete somo o vereador Sivaldo Albino. Estaremos observando e tão logo o quadro esteja mais claro, vamos voltar a postar novamente esta enquete. Como disse Roberto Almeida, infelizmente o texto deve ser curto e claro aqui no blog, pois poderíamos continuar uma explanação. Mas fiquem com suas considerações e, se quiserem, podem comentar.

BR 423 Duplicada


Mais do que qualquer trabalho social ou obra levantada na cidade, o prefeito de Garanhuns Luiz Carlos de Oliveira sabe que ficará marcado como o prefeito que fez a BR 423 ser duplicada, seria a grande marca de sua administração para o futuro. Em todas as suas falas Luiz Carlos esbanja otimismo quanto a sua realização e agora, depois da conversa com o presidente no último dia 15, tem dito para todo mundo que Lula se comprometeu com a obra. Seria a duplicação da BR 423 no trecho de Garanhuns a São Caetano. Uma grande notícia para um início de segundo mandato sem grande repercussão.

Reproduzo abaixo matéria da Folha de Pernambuco de 02/08/2009.


2/8/2009
BR-423 terá licitação para obras

A reunião do prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há pouco mais de duas semanas, rendeu bons frutos à cidade agrestina. Sonho antigo da região, a duplicação da BR-423 está cada vez mais perto de dar as caras. Depois de mais de um ano e meio de lacuna após a elaboração de um estudo de viabilidade pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Governo do Estado abrirá uma licitação, no dia 22 de setembro, para empresas interessadas em criar o projeto executivo para a reforma da rodovia. O ato foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira. São mais de oito mil veículos circulando por dia, no trecho de 80 quilômetros entre São Caetano e Garanhuns. Cerca de outras 30 cidades serão beneficiadas com a duplicação. A parte a ser reformada está entre o entroncamento da BR-104/232 com o da BR-424/PE-218. Todo o trecho da BR-232 que segue até São Caetano já está duplicado. Para o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, a obra será importante para a expansão do Agreste Meridional. “Quando a fábrica da Perdigão começar a funcionar, o fluxo de automóveis tende a aumentar. Nossa expectativa é de que novos investimentos cheguem à região. Se não houvesse a duplicação, a cidade estaria condenada ao isolamento”, analisou. O prefeito foi à Brasília, no último dia 15, para uma audiência com o presidente Lula. O último estudo para a duplicação foi realizado em fevereiro de 2008. Segundo ele, Lula assegurou uma verba de R$ 30 milhões para obras de infraestrutura no município, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Até o fim do ano, Garanhuns entregará um projeto ao Ministério do Turismo, que terá como objetivo a reestruturação de avenidas e parques, além da intenção de dar visibilidade às Sete Colinas. O prefeito ainda admitiu o desejo de ampliar a rede hoteleira e confirmou a chegada de uma empresa de call center que irá gerar 600 empregos diretos para breve. Quanto à criação de novos eventos devido à duplicação da BR-423, o gestor asseverou que a hora é de consolidar as iniciativas já existentes. Durante dois dias, a reportagem tentou falar com o secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira, mas não obteve êxito.
Por Folha de Pernambuco

Dinheiro para Cultura


Recebi uma informação de que a Secretaria de Cultura teria disponibilizado no orçamento do município para o ano de 2009 uma verba superior a 6 milhões de reais, que seria utilizada tanto no incremento de atividades artísticas quanto na abertura de espaços culturais, como a Casa dos Museus e a Casa de Souto Filho, ao lado do antigo Forum, que seria a Casa de Lula, com mostra das coisas do menino de Garanhuns que virou presidente. Seria um ponto de visitação para nós e para os turistas. Ali, comprado pelo município, está funcionando a Autarquia Municipal de Trânsito. Pode ser que esteja funcionando provisoriamente, mas depois que acostuma... Quem sabe pudesse funcionar com um Memorial de Garanhuns, os vultos da nossa história. (Acho que ando meio nostálgico!)
Em tempo: Se alguém tiver a informação do valor exato ou alguém da própria secretaria puder nos passar, nossos (e)leitores agradecem.

A casa da Praça Dom Moura, em Garanhuns, onde Souto Filho recebia seus correligionários e amigos. A construção mantém os traços originais. (Marconi Glauco)

Pequenas observações

O Mal da Vaca Caída, como vem chamada a doença misteriosa no rebanho de Garanhuns, vem preocupando governantes e criadores. As perdas já ultrapassam 200 mil reais.
Reclamações na Ronda Policial da Rádio Jornal contra as entregas das farmácias de Garanhuns. Trata-se de um desrespeito ao consumidor, principalmente quando se trata da necessidade urgente, quando se tem alguém doente em casa. O problema é ainda pior quando é uma criança. Você liga para reclamar e do outro lado a resposta é sempre a mesma. A moto já saiu!
Lula dá aumento ao bolsa-família. 10%.
Começam as aulas. Vida que segue.
Semana dos pais.
E o Santinha?!?! Bem, o meu Santinha tá arriscando passar seis meses no seguro-desemprego.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.