quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Salário do DIEESE


De tempos em tempos vem o DIEESE e diz: - "O salário mínimo deveria ser de..." O valor atualizado agora seria de R$ 1.994,00. Neste valor está se levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ser 4,29 vezes maior que o piso vigente, de R$ 465,00. Mas aí vem sempre a discussão. Como se pagaria este valor? Uma pessoa que ganha hoje cinco salários iria para quase dez mil reais. Vige! Nossa economia precisaria estar num nível muito avançado para atingir esse patamar salarial. Pensar em um salário mínimo de dois mil reais está hoje para nós mais ou menos como acertar uma mega-sena. Por aí! Não precisaria tanto vale isso, vale aquilo, bolsa isso, bolsa aquilo.

Com informações do JC on-line.

Bom Humor


Olha só o que o artista Kleber Bone fez para ilustrar a pintura da Praça Dom Moura na época do Festival. É com bom humor que a gente faz também uma cidade melhor.

Agradecimento de Eliane Simões


Recebi agora a pouco uma mensagem da professora Eliane Simões, presidente da AESGA - Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns. Simpática, ela elogia o blog e agradece os votos recebidos em nossa enquete. Transcrevo:


Ronaldo,

Como sempre o seu blog é muito bom, isento e eclético. Sei o que acontece em Garanhuns de uma maneira inteligente e descontraída. Acesso todos os dias. Aproveito para agradecer aos que votaram em mim na enquete dos secretários mas divido os bônus com a minha equipe, sem ela nada aconteceria, com nossos alunos que nos impulsionam a buscar o melhor que podemos, dentro de nossas limitações, para atender aos anseios de conhecimento que têm. E a Garanhuns que me adotou como filha e que por mais que me esforce jamais contribuirei o suficiente para agradecer por tudo que me propiciou (inclusive meus três filhos, fora os que adotei como filhos do coração.) Um abraço e obrigada pelo carinho.

Eliane Simões Vilar

História Política Nacional Rapidinha


Lula do PT é eleito e reeleito vencendo o PSDB, mas foi na sua quarta tentativa que obteve sucesso. Desde a redemocratização e o voto direto para presidente, no próximo ano teremos a primeira eleição sem o garanhuense pleiteando o cargo. Antes dele foi uma sigla química FHC, também por oito anos. Fernando Henrique foi ministro da economia de Itamar, lançou o plano real e por isso se elegeu. O plano que deu certo e o povo votou. Itamar era vice de Collor, aquele que foi defenestrado antes que acabasse seu mandato. Era pra ser o super-homem, o caça-marajás, não caçou ninguém, deu um golpe econômico na poupança, abriu o mercado para o produto estrangeiro, embananou-se com o congresso e por conta da operação Uruguai foi pro beleléu. Antes tinha Sarney, outro vice que assumiu, de forma indireta foi eleito pelo colegiado do congresso. Tancredo morre e ele assume, e depois de planos e mais planos, concessões e mais concessões, fica mais um ano e... Vamos voltar a fita e lembrar 1989. Primeira campanha presidencial direta. era a sucessão de Sarney. Um clássico nacional. Candidatos históricos. Lula, Collor, Ulysses, Brizola, etc. Sarney não confiava em nenhum deles. E todos eles faziam uma campanha de oposição ao maranhense. Eis que surge uma oportunidade de última hora, a candidatura de Sílvio Santos, ele mesmo, o dono do baú, substituiria "Correa" um candidato fantasma que aparecia segundos na TV. Aí, Collor, temendo perder votos no povão, onde tinha sua maior intensidade de votos para o "homem do auditório", não titubeou e em rede nacional, atacou duramente Sarney, de quem hoje é o seu mais raivoso e mais fiel defensor. Quem mudou? Sarney? Collor? Nós? Vale lembrar que na época, as classes formadas pelas pessoas mais esclarecidas votavam nos outros, acredito que ainda hoje é assim. Isso não mudou! Trago um interessante video indicado pelo Audálio, no blog do Noblat. Vamos recordar pelas próprias palavras de Collor. Falar nisso... Vocês lembram o debate contra Lula? Como aquele homem raivoso e insano jogou na discussão política a vida pessoal de Lula? Agora vejam.. Collor, candidato ao governo de Alagoas, e pasmem, pode ter o apoio dos ex-opositores figadais.


Acessem o link do blog do Noblat

Automóveis Antigos


Era Festival de Inverno e em plena Avenida Rui Barbosa uma jóia rara se mostrava aos pedestres e donos de outros veículos, que por mais novos que fossem e esbugalhados de tecnologia, renderam-se aos encantos de um "Automóvel Antigo". Passou levando todos os olhares. Vi que outro dia teve um desfile em Caruaru e em Gravatá teve um encontro. Não entendo porque Garanhuns ainda não tem seu evento que poderia trazer colecionadores e patrocinadores de todo o país. Mas teria que ser grande! (Desculpem-me, é que penso grande mesmo!). Outro dia, meu amigo Betinho me disse que tinha um projeto pronto para um Festival assim. Conversei com um dono de uma relíquia dessas e ele se mostrou motivado, assim como os amigos que tem e que também possuem esses brinquedos de gente grande. E olhe que Garanhuns tem muita gente que faz desse hobby um grande investimento. Sem contar o know-how em eventos, temos o Festival dos Jipeiros, o das motos, etc. Quem sabe tenhamos de bicicleta! (por que não?) Imaginem lá no Parque Euclides Dourado, um final de semana com bicicross, trilha, mountain bike, skate, música underground, pop tecno, grafitistas, dj´s, etc)

Lá vem tu com tuas ideias de novo, né, Ronaldo! ?!? (brilha muitcho no curíntia!)

Enquete - Novos vereadores

Vamos lá! Queremos saber agora como avaliam o aumento dos vereadores nas câmaras municipais. A PEC dos vereadores está pra ser votada na câmara dos deputados e é grande a expectativa. Argumentos a favor: Não cria novas despesas, pois as câmaras têm um percentual fixo da receita do município, independente do número de vereadores. Assim teríamos mais representantes do povo na casa legislativa. Argumentos contra: Aumenta sim a despesa, são mais cargos, mais gente, mais salários, etc. Dinheiro que poderia ser investido de outra forma. E você? É a favor ou contra? Vote!

Constituinte Estadual - 20 Anos

Recebemos em mãos documentos e fotografias históricas do ex-deputado José Cardoso em dois momentos importantes, quando do falecimento do Rei do Baião Luiz Gonzaga, partiu de Zé a homenagem da Assembléia Legislativa, em outro, na constituinte estadual, no ano seguinte à Constituição Federal, Pernambuco entregou à sociedade a sua carta política. Neste momento era também deputado Ivo Amaral. Na foto, Todos os constituintes estaduais. Olhem bem, vocês reconhecerão pelo menos uns dez. Vamos citar alguns para ajudar na identificação: José Cardoso, Newton Carneiro, Mendoncinha, Clodoaldo Torres, Severino Cavalcanti, Joel de Hollanda. Não procurem Ivo Amaral, ele é o que aparece somente os cabelos, à direita de quem olha. (clique na imagem para ampliar).
obs. Não sei se posso revelar a fonte. Na dúvida, mantenho a discrição.

Centro de Reabilitação Dr. Fernando Rezende

Acabo de receber convite da prefeitura para prestigiar a inauguração das novas instalações do Centro de Reabilitação Dr. Fernando Rezende. Rua Cônego Benigno Lira, 151 - Centro (Rua da quadra do SESC), neste dia 6, às 19h30min.

Repercussão do Blog

Gente..... hehehehe... O comentário na cidade ontem foi nossa enquete! Recebi ligações, e-mails, onde passei as pessoas comentavam e diziam que - "Há pouco falava com fulano sobre o blog...". Quanto a enquete que suscitou essa movimentação digo que ao final gostei do resultado. Sempre tive essa visão sobre a profª Eliane da AESGA e é bom ver que mais pessoas comungam da minha opinião, que mesmo com um trabalho voltado para a educação de nível superior em Garanhuns, é reconhecida pelo todo da sociedade. Outros secretários foram também bem votados, mas não podemos deixar de dizer que nesse atual momento da administração pública existe um certo descontentamento generalizado. Não voltarei, ao menos por enquanto, a tocar no assunto da enquete passada, bola pra frente e vida que segue. Pensei em duas enquetes para substituir, uma mais amena e outra que pode dar o que falar novamente. E aí? Partimos para frivolidades (que palavrinha, Ronaldo!) ou vamos à luta?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.