sábado, 8 de agosto de 2009

Monumento "Rosa dos Ventos"

Estarei voltando a este tema no futuro, mas falarei agora porque acho oportuno. Foi intencional que coloquei o Monumento Rosa dos Ventos entre as atrações turísticas de Garanhuns. Até o momento não tem votos. Mas não deveria ter. Abandonado da forma que está, quem votaria? Mas vejam, vou tocar no assunto que estou tentando escrever. Para quem chega a Garanhuns, a única entrada aprazível é para quem chega de Recife. O "Rosa dos Ventos" é esquecido. O anel viário de quem chega de Arcoverde seria belíssimo, onde comumente chamamos de viaduto, se tivesse o tratamento que teve o pórtico de entrada. E lá embaixo, quem vem de Alagoas por Bom Conselho, vê somente um giradouro descuidado. O Monumento Rosa dos Ventos é uma edificação que retrata a chegada do Século XX. Duas paredes peralelas fazem a volta sobre o centro formando, para quem vê, o número 20 em algarismos romanos. Mas deixem isso pra lá, ninguém dá importância a isso mesmo. Qualquer dia alguém vai lá e derruba! Não falei da história do Monumento porque de fato...NÃO SEI! Mas como bom curioso que sou, vou procurar saber, e aí fofoco pra vocês!

Baixinha Braba!


Ninguém tem discordado mais de mim ultimamente que a baixinha Marília. Ela tem o dom de ver o caleidoscópio pelo fundo (rsrsrs! gostasse dessa?!?!?). Uma das características da doutora escritora formada em direito é o poder da contra-argumentação, o que já lhe dá o emprego de auxiliar no meu escritório de advocacia. kkkkkkkk. Seus últimos comentários têm defendido o fim das Câmaras de Vereadores. Vejam esse e...(se possível) discordem dela! (ahhhhh)

Sobre a questão de número de vereadores...

Reflexão ainda mais importante é pensar em como se dá a representatividade.
Quase tudo que ocorre no município é de logo ligado ao poder Executivo, o que, ao menos num primeiro momento, faz crer que a importância das ações do legislativo é bem reduzida.
Por outro lado, a função precípua de um legislativo - legislar - é muito pequena e ainda menos aproveitada. Repare só que a competência legislativa municipal é ínfima, apenas para assuntos locais e, via de regra, são aproveitadas as leis estaduais e federais para suprir essas lacunas. Pois bem, pra me convencer que é justificável a existência de um poder legislativo municipal, os vereadores vão ter de rebolar, como dizia lá aquele samba antigo...
E aí?!?! (ajudem-me, discordem...discordem...discordem...)

A Crise dos 40 de Sandro


Um dos textos mais interessantes postados neste blog foi, sem dúvida, do meu amigo de cultura popular, Sandro Gama. No dia em que completava 40 anos, Sandro esplanava a amargura de ver sua Garanhuns inerte no tempo. Seu texto foi escrito poucos dias depois de um Festival de Inverno. Terminado o evento, ele foi embora, e nós... ficamos! Ficamos e esperamos encontrá-lo melhor no próximo ano, até lá, prometemos ficar onde estamos. Sandro faz parte de um êxodo de jovens que deixaram Garanhuns em busca de melhores perspectivas. Eu (e muitos amigos) continuamos aqui, fazendo o cotidiano, vendendo o almoço pra comprar a janta. Se fôssemos citar nossos amigos, prósperos amigos, que foram atrás do que Garanhuns deixou de oferecer por décadas, a lista teria nomes que hoje fariam uma cidade muito melhor. Infelizmente vemos muito do nossos destinos serem traçados por quem não entende da vida da gente. Sandro viveu uma cidade que eu ainda estava aprendendo, quando ele ensinava, eu aprendia. Fui presidente de diretório acadêmico, cheguei até a ir para encontro nacional da UNE (longíquos anos de Gustavo, Paulinho, Murilo e Wellington). Mas, tô falando dele, qualquer dia conto minhas histórias. Vejo um mundo que se abre nas faculdades de Garanhuns e uma vontade enorme de gente que não se entrega. Os comentários abaixo são de pessoas que têm sua importância e vicência sócio-econômica em Garanhuns, e por isto são importantes sob qualquer ponto de vista, além de assumirem suas próprias palavras. O texto auto-biográfico de Sandro provocou até o momento 4 comentários, e por considerá-los complementares ao seu pensamento, peço a permissão de todos pra transcrevê-los.

Vana disse...
Sandro,
Não vejo as crises como maus momentos, mas como reflexão, perspectiva, mudança, crescimento.E sem isso, não vamos a lugar nenhum. Portanto, curta sua crise dos 40 e se prepare para as que virão, 41, 42,43,44... Elas são a esperança ardente que os sonhos, os quereres e as crenças são POSSÍVEIS!

Alexandre Marinho disse...
Amigo Sandro,
Acho que não estás em crise, porque sempre foste um pessoa alegre (num bom sentido) e de bem com a vida, além de teres uma família maravilhosa.
O problema é quando refletimos sobre os últimos quarenta anos em nossa cidade... parece que há 40 anos estamos parados, apenas com alguns avanços pontuais.
Eu creio porém que a nossa sociedade está com um nó na garganta que não tem tamanho. Tenho esperança de que as próximas eleições municipais sejam um marco divisor na cidade. Algo como o que aconteceu com Bartó.
Salvo engano, se ainda sei ler um pouco o que a nossa população tá querendo, o povo tá doido pra dar uma grande virada de mesa... porque as decepções com os nossos dirigentes tem sido uma constante.
E só espero que saibamos canalizar nossas energias para um projeto que tire nossa cidade do atoleiro político em que estamos.
Acho que a tua, a minha e a nossa crise dos 40 é um reflexo de tudo isso.
Abraços.

Alcindo disse...
Ronaldo e Sandro, para vocês que estão entrando nos quarenta, eu que já estou avistando o final desta década vou logo avisando, só há crise se você acreditar nela, quanto a Garanhuns, não vamos desistir dele nunca, é só imaginar como poderia ser que será!

Audalio disse...
Caro Sandro, apesar de já estar com 43 (graças a Deus!)continua na crise dos quarenta! Talvez pelos mesmos motivos, a nossa geração, apenas em alguns momentos (no governo de Dr. bartó) teve oportunidade de influenciar, de resto continuamos as velhas buchas de canhão, fomos usados na juventude, espero que na meia-idade sejamos respeitados, ou no máximo nos omitamos. Mas a fé, o amor e a esperança não passarão,afinal no dizer de F.Pessoa "valeu a pena? tudo vale a pena se a alma não é pequena". Saudações tricolores sempre. Audálio.

Indagações pertinentes

Em recente comentário, nosso companheiro Antonio Cândido nos remete algumas indagações. Vejam só, pois considero que talvez ainda não analisamos sobre essa perspectiva o governo do nosso conterrâneo Lula.
1. Questão primeira. Continuamos vítimas do preconceito da Esplanada dos Ministérios por sermos nordestinos?
2. Questão segunda. Lula tem maior identificação com São Bernardo do Campo ou com Garanhuns? Isso interfere no que poderia fazer por nós? Faz diferença Lula ser de Garanhuns?
3. Questão terceira. Cândido afirma que projetos existem em Brasília. Quais são? O que está sendo pedido por Garanhuns? Quem pediu? Pra quem pediu? É bom sabermos para que a sociedade saiba cobrar, assim seríamos parceiros de quem está fazendo as solicitações.
Pensemos nisso! Quanto a Cândido, é bom saber que estamos sendo prestigiados por pessoas do seu conhecimento e preocupação com nossa cidade!

Studio C - Faz e acontece!


Ficamos felizes de ver prosperar gente que tem perspectiva. Não podemos nos cercar pelas porteiras de Garanhuns, o mundo está aí para ser conquistado! Recebemos notícias do sucesso de um parceiro, que apoia nossas iniciativas (doidices) e assim a gente vai pensando e despertando a criatividade em eventos e serviços em Garanhuns. Falamos do Studio C, um povo ousado, produtor de criatividade. Pois bem, Diz-nos Helder, feliz da vida, que aceitou nosso desafio e nos escreveu sobre o momento em que vive o Studio C. Transcrevo:

olá Ronaldo,

Né que estou lendo teu blog, está muito legal, bem interativo!
Estou mandando noticías da nossa empresa que queria compartilhar com você, que além de parceiro, você é amigo. Esta semana fomos selecionados pelo Sebrae Nacional para fazer uma matéria no Canal Futura como "case" de sucesso. Será um programa para quem está iniciando uma empresa, a idéia do Sebrae veio depois que Ganhamos o Prêmio Destaque Empresarial Estadual, nunca nenhuma empresa tinha ganhado este Prêmio no agreste meridional e entre 947 empresas do estado ficamos em terceiro lugar e somos apontado para novamente este ano ganhar este tão valioso reconhecimento.
Aproveito para também dizer que esta semana estará sendo feita pelo Studio C, a primeira Formatura de Direito de Garanhuns. Portanto, dizemos que santo de casa faz milagres sim! e que além desta formatura temos cerca de 20 formaturas agendadas entre o Agreste eo Sertão até 2012 (Garanhuns. Arcoverde e Belo Jardim). Isso é fruto dos investimentos feitos ao longo de 14 anos que temos aqui em Garanhuns queria compartilhar com você esta alegria!!!
estou muito feliz!!!

abraço amigo!

Hélder Carvalho
Diretor
(Agora é comigo!) Olhem aí! Estão vendo? Cada vez vindo mais gente, e trazendo mais gente e assim nós vamos fazendo diferente. Proporcionando uma discussão responsável, sem sensacionalismo e inteligente!

E você? Tem algo a nos dizer? Estamos aguardando!
Foto: Projeto Botequim (realização da nossa equipe VOX)

Cadê o projeto?

Gosto de informação. Acordamos e o despertador nos oferece notícias. Bem, uma pessoa bem informada vive melhor (ou se angustia!). O jornal falado, mesmo editado, é mais espontâneo, o entrevistado fala de improviso. E entre frases e frases, a gente cata umas verdades que nos remetem à reflexão. Luciano da Marano perguntou ao ministro de Lula que esteve visitando o Castainho nesta sexta-feira, sr. Edson Santos, qual a possibilidade de asfaltar o acesso àquela comunidade quilombola. Inadvertidamente o ministro relatou ser importante a obra, que inclusive beneficiaria outras comunidades, mas que precisaria ter o projeto, pois somente ele daria as condições técnicas e investimentos a serem feitos. Depois do projeto, veria em quais ministérios poderia viabilizar a verba orçamentária. Bem, cadê o projeto? Não tem projeto? O ministro não sabia que tinha projeto? Ou de fato não tem projeto? Faz tempo que ouço falar nesse asfaltamento, pensei que tivesse adiantado esse negócio. Aí, vem a reflexão. Fica uma impressão danada que não conseguimos mais investimentos e obras para Garanhuns com Lula presidente por... Falta de Projetos! Por mais que se tenha feito (ou não), dá-se a impressão que não soubemos pedir, e pedir muito! Ou será somente uma reflexão solta na fala improvisada de um ministro da república?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.