quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Resenha - Qui 13


Dia do Economista
Dia do Pensamento
Dia do Cachorro Louco .
Dia Internacional dos Canhotos
- Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes (claro, né!) - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles.
Dia dos Encarcerados - O dia-a-dia dos encarcerados nos presídios do país é, muitas vezes, deprimente. Todos reconhecem que a maioria das instalações penitenciárias estão superlotadas. Em algumas delegacias, a taxa de ocupação aloca a cada detento menos de um metro quadrado. Devido à superlotação, muitos deles dormem no chão de suas celas, às vezes no banheiro, próximo ao buraco do esgoto. Isto já é tão casual que já não causa espanto. As pessoas não aceitam uma TV numa cela ou uma geladeira, mas se calam diante das situações indignas que passam os encarcerados.
Dia do Azar - Mês escolhido para homenagear a cultura popular (dia 22/8 é o Dia do Folclore), agosto é conhecido como mês "do azar", "do desgosto", e "do cachorro-louco" . Segundo o folclorista Mário Souto Maior, a superstição de mês azarento surgiu com os romanos para homenagear o imperador Augustus. Ano após ano, uma série de fatos associados a infortúnios marcou este mês, transformando-o no "mês do desgosto". Para as portuguesas, casar em agosto era "azar certo". Elas tinham um motivo para não gostarem deste mês, pois era a época em que os namorados (ou maridos) marinheiros viajavam à procura de novas terras e muitos não retornavam. Uma crença européia explica que no oitavo mês do ano, "as bruxas estão soltas". Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesma mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio". A palavra superstição deriva de superstituosos e primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem nasceu na data de hoje (13/08), não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte. A superstição e o azar estão ligados apenas a acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Fonte: Portal são Francisco.
.
Dia de hoje na história
1945 O Congresso Mundial Sionista pediu a entrada de cerca de um milhão de judeus na Palestina
1992 As Nações Unidas classificaram como crimes de guerra as ações de limpeza étnica executadas pelos sérvios
1998 Os bancos suíços aceitaram indenizar o Congresso Mundial Judaico pelo ouro depositado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial
1992 O Japão pede perdão a milhares de mulheres coreanas que foram utilizadas como escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial
.
Aniversariantes
1899
Alfred Hitchcock diretor inglês conhecido como "O Mestre do Suspense", faleceu em 1980
1927 Fidel Castro presidente Cubano
1962 Marcello Novaes ator brasileiro.
1951 Beto Guedes Músico (violonista), cantor e compositor


(com informações do site: que dia e hoje)

Viva o Parque Ruber Van der Linden!


Enquete encerrada. Pontos turísticos maravilhosos que têm nossa cidade. Não vamos mais falar de 7 maravilhas, na verdade precisamos admirar todas elas. Com 86 votos de nossos e-leitores, o primeríssimo lugar ficou com o Parque Ruber Van der Linden, o nosso Pau-Pombo. É de fato um espetáculo. Um encontro esplendoroso da benção natural de Deus com o paisagismo humano. Um espaço lúdico, místico, religioso, ecológico, etc. Vamos apreciar esse parque e conferir-lhe o valor que merece. O parque tem vários apelos turísticos que o fizeram o mais votado. É parque, é lazer, é verde, é Festival de Inverno, é público, é bem localizado, á apaixonante... Que esta votação sirva para que possamos agir mais por aquele mundo verde convidativo. Estaremos colocando a votação final e falar um pouco dessa que foi uma grande enquete!

foto de um ângulo diferente: Cremilda Lopes - internet (parabéns!)

Jovem Guarda em Outubro


O Festival Jovem Guarda que aconteceria em setembro agora tem nova data, 09 a 11 de outubro. As atrações continuam as mesmas já divulgadas anteriormente. Joana, Benito di Paula, The Fevers, Pholhas, Golden Boys, Wando, Super Oara, além de artistas de Garanhuns. Expectativa de grande público, principalmente pelo apelo popular de muitos dos nomes. Como existem sempre eventos para os jovens festeiros, esta Jovem Guarda atrairá um público mais maduro, e esperamos que venham também de outras cidades. Isso depende de divulgação! Espalhem pros seus amigos que moram fora!

Na foto: Benito di Paula (pode não ter nada a ver com Jovem Guarda, mas que vai ser muito bom recordar seus grandes sucessos, isso vai!)

Praça pintada


Foi tema de um "post" a Praça Dom Moura pintada de um lado e o outro ainda por fazer, em pleno sábado de encerramento do Festival de Inverno. Agora vamos dizer que ficou bem melhor assim, prontinha. É certo que o ideal seria uma melhoria urbanística, quando chove fica um lameiro só e a parte de alvenaria está precisando de reparos. Esta praça é uma das melhores localizadas de Garanhuns. As cores estão perfeitas! Com cara de praça e sem apologia política!

Bom dia, Suellen!

Como vai? Olha, a Marília é minha amiga já há alguns anos, tem discordado de mim nesse blog, às vezes pra não perder a ranhez, mas não tinha ainda questionado minha imparcialidade, aliás, sempre destacada nos comentários. Você sim! E eu achei isso muito bom. Esperava que isto acontecesse por que acho natural. Explico. Voltei ao texto que você comentou "Indústrias para Garanhuns" e fiz um exercício de escrita e leitura, onde eu poderia ter deixado essa impressão? Três políticos são citados, Fernando Bezerra Coelho, Armando Monteiro e Zé da Luz. Como o primeiro não tem votos em Garanhuns, poderia ser um dos outros dois, ou mais alguém, se você leu entrelinhas. Continuemos, os dois citados são questionados sobre suas ações para Garanhuns. Citamos a importância nacional de Armando com a CNI e sua votação em nossa cidade, sendo o deputado majoritário, aquele que tem mais votos, tornando-se o mais importante representante. Se não ficou claro, era isso que eu queria dizer, e questiono se ele não poderia conseguir para Garanhuns um presente ao final de sua gestão na entidade nacional, conseguir que uma dessas fábricas que estão indo para outras cidades viesse para dar emprego a nossa gente. Zé da Luz também é questionado. Pergunto: Se ele tem essa amizade tão próxima com o presidente e o governador, porque não conseguiu transformar em benefícios para Garanhuns? Tem que esperar ser eleito? E que todos os nossos representantes pleiteiem (é assim que se escreve?) junto ao governo do estado já que temos uma rara adesão município/estado/união como parceiros, trazendo FBC para a discussão e usando nossa força política de todos eles unidos.
Bem, outros representantes políticos aqui em outros posts, também já foram questionados, mas não entenda quando fizermos críticas ou elogios como ser parcial, pois vamos fazer desse espaço um local responsável de discussão, então se for para elogiar, devemos elogiar sim! Você e eu!
E concluindo, leia sempre tudo consultando seu senso crítico, não existe imparcialidade na informação. Dos pequenos jornais que subexistem com o apoio do poder público às grandes redes de comunicação do país, todos têm seus interesses particulares. Não estou defendendo isso, mas que existe, existe! Ao final de cada informação, indague-se: Porque ele deu essa informação? O que ele quer que eu pense? E volto a dizer, qualquer meio de informação, seja internet ou redes de televisão. Estou buscando ser imparcial, mas é claro que eu tenha minhas predileções, todos têm! Você tem! Mas prometo não demonstrar, está bem? Esse blog tem a intenção de se tornar comercial, como todos os blogs dos jornalistas do país, e nem por isso perdem sua isenção. (E olha que não preciso de diploma para isto!) A intenção desse blog é ser um agente da discussão. Aqui em Garanhuns já trabalhei e fiz campanha política para muitos homens públicos. Ideologicamente ou profissionalmente. Apresentei e coordenei os três debates entre os candidatos a prefeito por um pool de emissoras, e olha que na época eu era filiado ao PT, admiro o trabalho do promotor Alexandre Bezerra, tinha um programa na rádio de Givaldo e fazia o guia de Bartolomeu, e quem ganhou foi Luiz Carlos. Hoje tenho por todos respeito e acredito que entendem meu trabalho. Faço isto por que gosto! Sempre gostei! Mais. Fui a voz de Eduardo Campos em Garanhuns, apresentei seus eventos fechados e comícios, nunca escondi isso. Acredito que podemos fazer mais por Garanhuns, não fazendo campanha antecipada três anos e meio, claro que não, é sugerindo, sendo um parceiro crítico da administração municipal, cobrando, incentivando, discutindo e trazendo todos para o debate. E nunca tive minha idoneidade questionada (pelo menos não publicamente! rsrsrs), mas é natural que isso aconteça. Por isso agradeço a você por questionar. Questione tudo e todos. Seja intrigante. Aprofunde-se no debate. É isto que queremos, estas pessoas com vontade de inquirir. Percebo que somos daqueles que acham que não existe mudança sem participação popular. Beijo pra você, e como disse no título, Bom dia Suellen!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.