domingo, 16 de agosto de 2009

Lula - Garoto-Propaganda de Garanhuns


Estávamos na internet lendo sobre a próxima Copa do Mundo e pensando sobre como Garanhuns poderia aproveitar este evento internacional que chama a atenção de bilhões de pessoas no mundo! Será que poderíamos trazer uma seleção européia para fazer daqui sua casa? As televisões acompanham o dia-a-dia dos principais times e os grandes jogadores. Nosso clima é frio e isso poderia ser destacado a um país frio europeu. Mas aí despertamos para nosso principal garoto propaganda, o próprio presidente Lula. Como estamos tratando esse ícone? Temos algo em Garanhuns que faça essa homenagem? É inacreditável que ainda não tenhamos o memorial do maior filho ilustre dessas terras. Além de ser presidente da república o nosso conterrâneo vive batendo recordes de aprovação popular. E não temos um produto turístico para aproveitar esse fenômeno? Digo isso porque Lula vive defendendo Garanhuns e diz pra todo mundo em todo canto que é de Garanhuns. Faz eternas referências. Ele chegou a pedir a Joseph Blatter, presidente da FIFA, que Garanhuns fosse uma sede da copa do mundo, claro que brincando, Lula adora fazer piada! Mas uma sede de uma seleção em sua fase preparatória nós poderíamos sim. Imaginem a Suíça ou a Holanda por aqui! Aí a gente aproveitava para difundir esse nosso inverno europeu. Assim ficou misturado a questão da Copa do Mundo com o presidente garoto-propaganda, mas muitas seleções teriam a curiosidade e Lula poderia indicar e financiar a estadia de uma grande seleção por aqui. Voltando ao presidente, algumas questões, pensem e questionem conosco:
.
a) Em cima da mesa de Lula tem cartões postais de Garanhuns para ele oferecer a todas as autoridades que o visitam? (Antes de dizer que ele não poderia, respondam-nos se alguém já perguntou a ele se ele gostaria, o presidente gosta de quebrar protocolos)
.
b) Temos na sala do presidente obras dos artistas garanhuenses?
.
c) Existem quadros, pôsteres, banneres com nossos pontos turísticos nas paredes do Palácio do Planalto? (De novo, antes de dizer que não pode, perguntem se alguém já se interessou em perguntar.)
.
d) Já fizemos alguma propaganda dizendo - "Garanhuns, Terra do Presidente Lula."?
.
e) Porque não fazer um livro (book) - em artigo luxuoso - papel especial, imagens impressionantes, com o histórico dos nossos pontos turísticos e pedir pra Lula fazer a apresentação do livro, para servir de souvenir de presente de Garanhuns e da presidência da república? (Se nos apoiassem!)
.
f) Aliás, que tipo de presente estamos oferecendo às autoridades e artistas que visitam Garanhuns? O que já demos ao presidente? Como podemos retribuir todo o carinho que o presidente tem por nossa terra e nossa gente. (Que não seja homenagem no Festival de Inverno, é bom, mas é passageiro)
.
O fato é que se deixarmos para explorar a imagem de Lula para depois que ele deixar a presidência nós perderemos o impacto de termos o nosso filho no grau maior do executivo nacional. Os dias passam e continuamos com a impressão que estamos perdendo a grande oportunidade de criarmos uma vitrine inigualável, Lula tem tudo para se tornar um mito, principalmente para os nordestinos, que viriam de todas as partes conhecer a história do retirante que mudou para melhor a vida dos seus conterrâneos.
.
Na foto: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ator mirim do filme "Lula - O Filho do Brasil", Felipe Falanga, em encontro na tarde desta quinta-feira (23). Felipe está no elenco da cinebiografia do presidente, que também conta com a atriz Gloria Pires. O encontro aconteceu em São Paulo. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)

Imagem do frio garanhuense



o Wagner Marques do blog agendagaranhuns.blogspot.com capturou belas imagens do frio da nossa cidade esta semana. Deixo aqui um aperitivo, se quiserem mais, prestigiem esse blog muito interessante, tem também muitas outras informações. (Aliás o domingão também está frio!)
Na foto: Esplanada Cultural Guadalajara

Nestlé arrenda antiga Parmalat



A notícia da saída da Bom Gosto de Garanhuns com o arrendamento para a Nestlé pegou muita gente de surpresa em nosso município e no estado. Este blog deu em primeira mão e a notícia está correndo agitando Garanhuns. Confira a informação completa no post um pouco mais abaixo. Recebemos a informação da Eris, que feliz da vida, mandou pra gente divulgar. Aproveito e peço a todos para suprirem este espaço de informações. Mandem que a gente publica.

Dom Fernando ensinou português a João Paulo II


Encontramos parte de uma interessante entrevista de Dom Fernando Guimarães à equipe da Zenit e que está no site "exsurge". Transcrevo.
.
Uma conversa descontraída: assim foi a entrevista, realizada e publicada pela equipe de Zenit, com o bispo de Garanhuns (PE), D. Fernando Guimarães. Sua Excelência foi professor de língua portuguesa do papa João Paulo II! Entre as perguntas feitas por Zenit à D. Fernando, duas me chamaram a atenção:
.
– (…) o Papa dedicava muita atenção à realidade que visitava?
– Dom Fernando Guimarães: Sim. Isso me impressionou muito. Lembro-me de um episódio. Estávamos vindo do sul do Brasil para o nordeste –visitamos naquela viagem o país inteiro, do norte ao sul– e me lembro que fizemos uma escala técnica em Sergipe, porque o embaixador do Brasil junto à Santa Sé naquela época era natural de lá. Quando estávamos já com o avião baixando para aterrissar, eu recebi um aviso do monsenhor Stanislaw, dizendo que o Papa me chamava para ir a sua cabina.
O Papa me disse: “Fernando, eu percebo que as casas dos pobres daqui não são iguais às que a gente viu no sul. Quais são as diferenças?” Do avião ele viu os mucambos do nordeste. No sul ele tinha visto as pequenas casas de madeira. Ele estava vendo pela primeira as casas de barro e de teto de palha. O Papa queria que eu explicasse como é que o pobre nordestino vivia. Eu, sendo nordestino, expliquei para ele. Até o pouso eu pude falar da situação de pobreza no nordeste. João Paulo II tinha uma sensibilidade enorme. Depois, no momento de fazer o pequeno discurso, ele saiu com umas improvisações. Disse: “Senhor, o teu povo passa fome”. Isso não estava no texto oficial. Era a reação dele à realidade que enxergava com os próprios olhos.

– O Papa foi ágil em aprender o português?
– Dom Fernando Guimarães: Sim. (…) No encontro privativo com os bispos, ao final da visita (a primeira viagem apostólica do papa ao Brasil, em 1980), tinham preparado que alguns bispos falassem, o que não estava previsto no programa. O Papa não tinha nenhum texto preparado para essa ocasião. Foram cinco ou seis intervenções em que os bispos manifestaram suas preocupações e anseios, com temas precisos e delicados. Eu estava no fundo da sala, ao lado de monsenhor Stanislaw, e indiquei que o Papa respondesse em algum idioma que ele dominava bem, como o espanhol, o francês, ou mesmo o italiano, que quase todos os bispos compreendem bem, dada a delicadeza dos temas.
O Papa tinha pedido ao início papel e lápis para fazer anotações. Quando terminaram as intervenções, João Paulo II se levantou e disse em português: “os senhores vão compreender que eu não tenho condições de responder neste momento, mas, por favor, me dêem os textos por escrito que eu vou estudar com calma em Roma e darei as respostas. No entanto…” E aí começou, em português, uma reflexão séria, teológica, pastoral. Ponto por ponto, ele falou pouco mais de 20 minutos, sem um texto escrito. Apesar de vários ‘italianismos’ na estrutura, que não foram propriamente erros, se ele cometeu nesse tempo uns quatro ou cinco erros de português, isso foi muito. Erros que não atrapalharam em nada a compreensão do que ele estava dizendo. Quando ele terminou de falar, eu, do fundo da sala, pensava comigo: “meu Deus, estou vendo a realidade do Espírito Santo”.

link: http://exsurge.wordpress.com/tag/cnbb/

PR promove encontro regional em Capoeiras



Repercutiu na capital dos pernambucanos e foi notícia dos principais jornais o encontro regional do Partido Republicano em Capoeiras neste domingo. Aliás, Roberto Almeida já vinha destacando a dimensão do evento político organizado pelo prefeito Dudu. Aí, fomos procurar informações e vejam o que encontramos: O blog do Inocêncio Oliveira. Pois é! É o médico matuto do sertão utilizando a rede mundial de computadores para se comunicar com seus seguidores e estava lá na sua agenda para este domingo:
.
Domingo – 16/08/09
06:00h – Deslocamento para Garanhuns
10:00h - Participação no IV Encontro Regional do PR em Capoeiras
13:oo - Almoço
15:00h - Inaugurar 2 lombadas, acompanhado do Presidente do DER, Dr. Eugênio Moraes, na entrada de S. João, a pedido do Pároco da cidade e lideranças do município.
17:00h - Atender lideranças políticas de Paranatama, Saloá e Caetés na Residência do Sr. Gedécio Barros
Visita ao ex- Prefeito de Garanhuns, Sr. Bartolomeu Quidute.
.
Aliás, recebemos a informação que a ida de Bartolomeu para o PR vem junto com o convite de lançar-se candidato a deputado estadual.

Baile de Formatura da Primeira Turma de Direito


Um espetáculo! A sociedade garanhuense prestigia seus filhos que se formam no curso de direito da FDG / AESGA. O mundo acadêmico se encontrou numa grande homenagem a esses novos bacharéis que depois de cinco anos de esforço e estudo podem empunhar seus diplomas. O orgulho é maior pelo respeito que a instituição de ensino vem adquirindo ao longo dos anos pelos resultados dos seus estudantes. Pois é, noite de sábado e uma grande confraternização com cheiro e gosto de Garanhuns, no Metroplaza, organizada pelo Studio C, que com criatividade e profissionalismo conseguiu dar um charme ainda mais especial a esta noite inesquecível, principalmente para os jovens formandos. Viva!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.