segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Record X Globo - e a sua opinião



Nova enquete! O Brasil assiste, literalmente, a um embate midiático das duas maiores emissoras de televisão em investimentos do país, e isto em horário nobre. A ética e os interesses obscuros viraram temas de discussões de norte a sul. A Globo registrou o trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal que está investigando o desvio das doações da Igreja Universal para seus administradores e para a rede de televisão do Bispo Edir Macedo. A Record contra-atacou mostrando as relações da Globo com o poder, com a ditadura e da parcialidade naquele fatídico debate Collor X Lula. Uma com histórico de induzir seu espectador politicamente para permanecer com seu status quo e a outra ligada a uma igreja acusada de desvio de doações para um crescimento de uma rede de televisão com o objetivo de tornar-se a maior do Brasil, com a isenção de impostos em suas contribuições e utilizando uma legião de fiéis para defesa de seus interesses. No meio ou embaixo dessa contenda, encontram-se nós, povo brasileiro. Você tem opinião formada? De que lado você está? Vote em nossa enquete. Tenho minha opinião, mas deixarei para o resultado da enquete para não parecer estar sendo tendencioso na votação.

Final da Enquete - Senadores da República


Ouvimos a opinião e pedimos as sugestões de votos dos nossos e-leitores para vermos dos pré-candidatos de Pernambuco, quais seriam os donos das duas vagas no próximo pleito. Vamos ao resultado, antes lembrando nosso perfil de e-leitor. Garanhuense, classe média (?!?!), formação cultural, etc. Portanto, não temos a voz do "povão". Mas acredito que não será muito longe desse resultado. Agora vamos lá, foram 64 votos, assim distribuídos.
.
João Paulo 21 votos 32%
Armando Monteiro / Marco Maciel 19 votos 29 %
Nenhum 13 votos 20%
Sérgio Guerra 10 votos 15%
Fernando Bezerra 9 votos 14%
Outro 5 votos 7%
.
Cada um pode fazer suas considerações, mas algumas situações reveladas pela pesquisa são fatos inconstestáveis. João Paulo deverá ser o senador mais votado de Pernambuco. É o candidato que mais se identifica com Lula, tem densidade eleitoral na capital e é um nome que desperta esperança no interior do estado. Nunca fez nada por Garanhuns e está na primeira colocação. Também não é desprezível a presença silenciosa de Marco Maciel. Senador candidato à reeleição, longe dos holofotes, sejam benéficos ou maléficos, permanece presente na aprovação da população. Terá a difícil missão de vencer a chapa fechada de Eduardo e seus senadores. Por outro lado pode ser tornar a prioridade da campanha da oposição. Armando Monteiro mostra disposição de brigar por uma das vagas. Aqui aparece em empate com Marco Maciel, assim devem se manter até o final da campanha, acredito que brigam pela segunda vaga. Garanhuns tem a representação forte de Izaías Régis para Armando. Sérgio Guerra aparece muito aquem da disputa. Mas se pensarmos bem, sua primeira eleição se deu muito pela força de Jarbas ao governo do estado. Como presidente nacional do PSDB tem a responsabilidade de dirigir o partido nas eleições presidenciais, onde Serra aparece como favorito. Fernando Bezerra, que é apenas um candidato "reserva" aparece com bons votos. Somando-se os votos que devem ser anulados com os que pretendem não votar em nenhum desses devemos chegar a uma margem de 30% de votos inválidos.

Novas informações sobre a Nestlé / Bom Gosto

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Ornilo Lundgren, reuniu a imprensa para passar novas informações sobre a chegada da Nestlé em Garanhuns. Segundo seu contato com pessoas da Bom Gosto, empresa que assumiu a Parmalat no início do ano, a Nestlé está chegando em Garanhuns não assumindo toda a fábrica, mas arrendando apenas a parte de produção de iogurtes e produtos afins. O beneficiamento do leite continua com a Bom Gosto. Portanto a informação do Diario de Pernambuco está comprometida e deve ser retificada. Ao todo entre 14 e 20 empregos administrativos deverão ser gerados, enão mais os 250 que imaginávamos. Não é aquilo que queríamos mas torcemos que a Nestlé descubra Garanhuns e possa num futuro próximo aumentar seu investimento em nossa região.

Quase 6 milhões para o turismo de Garanhuns


Está na página da internet do Ministério do Turismo, o repasse feito em Garanhuns, pelo ministro Luis Barreto, para investimento na infra-estrutura visando melhorar a nossa atividade turística. Essa assinatura deu-se no auditório da AESGA, quando da passagem do ministro por nossa cidade. É muito dinheiro que se aplicado com ousadia e responsabilidade pode realmente incrementar esse setor econômico em Garanhuns. Transcrevo:

Garanhuns diversifica turismo e recebe R$ 5,87 milhões para infraestrutura
Em visita à cidade, ministro Barretto autorizou repasse de recursos para melhorias em pavimentação e revitalização urbana

Garanhuns (29/07) – Do litoral ao sertão, Pernambuco é um inventário de turismo a céu aberto. Em visita a Garanhuns (PE) na tarde desta quarta-feira (29), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, defendeu junto aos 25 prefeitos da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codean) a concentração de investimentos dos governos para o interior do estado. A medida visa fortalecer a regionalização do setor, uma das diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, e ampliar as perspectivas de diversificação das fontes de emprego e renda dos municípios do semi-árido nordestino.

De acordo com Barretto, as praias pernambucanas são destinos reconhecidos nacional e internacionalmente, mas desta vez, “o esforço é para consolidar e tornar referência os atrativos de cidades interioranas em desenvolvimento e com vocação para o turismo”. Na ocasião, o ministro formalizou o apoio da Pasta a quatro projetos estruturantes em Garanhuns, destinando R$ 5,87 milhões para pavimentação asfáltica em diversas vias municipais e reforma da Praça Irmão Miranda. “O Nordeste cresceu o dobro da média brasileira nos últimos anos, e nosso objetivo é contribuir para promover esse índice desenvolvimento nas microrregiões, por meio de ações que favoreçam a inclusão social e ajudem a diminuir as diferenças regionais”, esclareceu.

A parceria do Ministério do Turismo com Garanhuns foi celebrada pelo prefeito Luiz Carlos de Oliveira. “Este é o início da concretização de um antigo sonho da população, de fazer do turismo a principal base do crescimento municipal e de ampliar a participação das atividades ligadas ao setor na movimentação financeira da cidade”, afirmou. Oliveira lembrou, ainda, que a Administração trabalha com diversos projetos para induzir o aumento do fluxo turístico na região – um deles é o Festival de Inverno de Garanhuns, que reuniu 500 mil pessoas em 10 dias de festa, ampliando as possibilidades de crescimento do setor. “O Festival inclui a cidade no calendário e no circuito das maiores festas populares e de turismo do Brasil”, definiu.

O mapa do turismo pernambucano vem se solidificando e ampliando desde que o setor se organizou “sobre a multiplicidade de referências que congrega”, segundo avaliação do Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco, Sílvio Costa Filho. “Pernambuco não é só praia. É o nosso clima, nossa gastronomia, artesanato, música, nossas paisagens e nossas manifestações populares. Foi para ressaltar essa diversidade que criamos o projeto Pernambuco conhece Pernambuco”, explicou. O programa foi lançado pelo governo do estado em 2008, em espelho à campanha nacional elaborada pelo Ministério do Turismo, “Se Você É Brasileiro, Está na Hora de Conhecer o Brasil”. Atualmente contempla 72 cidades em todo o território estadual, com a proposta de incentivar as viagens intermunicipais por meio da formatação de roteiros focados em diferentes segmentos do turismo - religioso, histórico e cultural estão entre os temas já contemplados. O projeto também estimula a formação de redes de cooperação no setor.

CONHECENDO A CIDADE
O ministro Luiz Barretto fez um rápido “tour” pela cidade. Ele conheceu o Relógio das Flores, construído para firmar semelhança entre a “Suíça Pernabucana”, Garanhuns, e a cidade de Genebra, na Suíça, centro-oeste europeu, onde está localizado o famoso Flower Clock. Com 4 metros de diâmetro e totalmente esculpido em flores e plantas, o relógio garanhuense foi criado em 1979 e está localizado na Praça Tavares Correia.

As afinidades entre o país suíço e a “suíça pernambucana” incluem também o clima ameno que caracteriza a cidade encravada entre sete colinas. No topo de uma delas, está localizado o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ponto turístico também visitado pelo ministro Barretto. O templo de oração e fé é uma réplica fiel do santuário de Schoenstatt, na Alemanha, e constitui peça importante dos roteiros de turismo religioso da porção agreste pernambucana.

Para além do clima e do turismo, a cidade é nacionalmente conhecida por ser a terra natal do presidente Lula. Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Caetés no ano de 1945, à época ainda distrito de Garanhuns.

Procon em Garanhuns



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), estará recebendo, através da parceria firmada junto a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), a primeira unidade do Órgão em Garanhuns.
A sede do Procon Estadual será instalada nas dependências da Autarquia Municipal e contará com o apoio da Faculdade de Direito de Garanhuns, através do Núcleo de Práticas Jurídicas Dr. Urbano Vitalino de Melo Filho.
O titular da pasta de Direitos Humanos, dr. Aguinaldo Barros,acrescenta ainda que, após a inauguração, tem início à capacitação dos profissionais, para que sejam iniciadas as suas atividades. Segundo informações da direção do Procon em Pernambuco, através da assessora Eri Vasconcelos, o governador Eduardo Campos deverá estar presente a Inauguração que ainda não tem data confirmada.

O PROCON: O Procon é um órgão brasileiro de defesa do consumidor, que tem a missão de manter a harmonia nas relações de consumo, defender os consumidores de possíveis danos causados, registrar reclamações de consumidores, educar e orientar sobre o consumo adequado de produtos e serviços, fornecer informações aos consumidores sobre os seus direitos e deveres, além de proteger o consumidor e garantir justiça na efetivação de seus direitos.
.

Com informações da assessoria de comunicação da AESGA.

Professora Vilma Paiva é homenageada






Recebemos mensagem do Prof. Eugênio Sobrinho (meu amigo, meu irmão), e é com alegria e emoção pela enorme saudade, que fazemos questão de colocar aqui neste espaço. Transcrevo:

O CENTRO EDUCACIONAL NOVA DIMENSÃO ESTÁ AGRADECENDO A PREFEITURA E A CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUNS, A HOMENAGEM FEITA A PROFESSORA VILMA PAIVA PEREIRA, ATENDENDO A SOLICITAÇÃO DO EX-VEREADOR PAULO DA MUCHILA, TRANSFORMADA NA LEI Nº 3580/2008, E QUE, POR SEU INTERMÉDIO, A MESMA TEVE SEU NOME COLOCADO NO LOGRADOURO PROJETADO, COM INÍCIO À RUA ANTÔNIO MOREIRA DA COSTA, NA COHAB II, ENTRE AS QUADRAS “A”, “B” e “C”, ÁREA DESTINADA A SER PRAÇA, E TÉRMINO NO LOGRADOURO PROJETADO, LOCALIZADO NO LOTEAMENTO MORADA NOBRE, NO BAIRRO FRANCISCO SIMÃO DOS SANTOS FIGUEIRA, E QUE AGORA PASSOU A SE CHAMAR RUA PROFª VILMA PAIVA PEREIRA.
NA DATA DO ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DA PROFESSORA VILMA PAIVA PEREIRA, EM 20/08, A MESMA SERÁ HOMENAGEADA PELO CENTRO EDUCACIONAL NOVA DIMENSÃO, ONDE O AUDITÓRIO DO COLÉGIO, COM JUSTIÇA, RECEBERÁ O SEU NOME.
.
Agora comigo: Homenagens verdadeiras e justas. Temos certeza que Garanhuns se irmana ao colégio nesta grande prova de carinho. Vilma foi uma grande amiga, professora, fundadora do Colégio Nova Dimensão, incentivadora e ativa participante dos eventos em Garanhuns e uma grande "pariceira". Temos certeza que ela está torcendo por a gente. Pessoas como Vilma, cheia de energia, vitalidade, criatividade, vontade de ver as coisas acontecerem estão fazendo muita falta em nosso dia-a-dia. Quanta Saudade, Amiga!
Parabéns à Câmara Municipal pela sensibilidade.
.
Eugênio e Zé Maria, façam desse blog um espaço de divulgação das coisas do colégio!
Na foto: Vilma com alguns dos seus amigos. E um ano depois, eu, Wilk e Robson sentindo o vazio da sua presença física!

Resenha - Seg 17


São Jacinto, Confessor - Nascido perto de cracóvia, foi recebido na Ordem dos Pregadores pelo seu próprio fundador, São Domingos de Gusmão. Formou a província polonesa da Ordem dominicana e pregou na Rússia e na Prússia. É considerado o Apóstolo da Polônia.

Comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.
Dia do Porco
Dia Nacional da Indonésia - País insular do sudeste da Ásia, capital Jacarta,língua oficial indonésio.
Dia Nacional do Gabão - País da África equatorial, capital Brazaville, língua oficial francês
.
Dia de hoje na história
1987 A tenista Steffi Graf tornou-se a número 1 do mundo. Aos 18 anos, ela venceu a campeã Martina Navratilova
1977 O escritor Jorge Amado lançou o romance Tieta do Agreste, uma das obras mais vendidas do autor baiano
1987 O poeta Carlos Drummond de Andrade morreu, aos 75 anos, de parada cardíaca.
.
Aniversariantes
1934 - João Donato - Músico (pianista) de jazz, participa do movimento da Bossa-Nova, já esteve no Festival de Inverno
1945 - Paulinho Tapajós Músico e compositor; primeiro sucesso: "Andança", vencedor do III Festival Internacional da Canção" (1968) da TV GLOBO, na voz de Beth Carvalho
1951 - Elba Ramalho cantora.
1952 - Nélson Piquet piloto automobilistico tri-campeão da fórmula 1
1960 - Robert De Niro ator.
1960 - Sean Penn ator.
1963 - Zezé di Camargo cantor e compositor.
1972 - Ed Motta cantor.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.