quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Resenha - Qui 20


Dia do Vizinho - Vivemos dias de muita insegurança - física e patrimonial. Só se pensa em instalação de câmara de vídeo, agentes de vigilância, guaritas de segurança, automóveis blindados e outras coisas do gênero. Em pensar que huve um tempo em que vizinhos conversavam na porta de casa. Hoje nem se conhece mais quem mora ao lado.
Dia de São Bernardo
Dia do Caçador
Dia do Maçom
.
Dia de hoje na história
1914 - Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças alemãs ocupam Bruxelas, na Bélgica.
1975 - O compositor baiano Caetano Veloso lançou dois discos simultaneamente: Qualquer coisa e Jóia - marcos da música nacional
1940 - O revolucionário comunista russo Leon Trotsky foi assassinado no México por agentes de Josef Stalin, ex-companheiro e então ditador da União Soviética
1969 - O furacão "Camille" assola a costa sul dos EUA, deixando mais de 190 mortos.
1977 - A nave americana Voyager II foi lançada para explorar outros planetas. Antes de sair do sistema solar, ela passou por Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio
1991 - Uma multidão protestou contra o golpe que derrubou o líder soviético Mikhail Gorbachov por um dia. O povo abraçou o prédio do Parlamento com bandeiras da Rússia
.
Aniversariantes
1936 - Pedrinho Mattar Músico (pianista)
1945 - José Wilker ator.
.
com informações do portal "que dia é hoje."

Marina Morena Marina


O efeito Marina no planalto foi devastador como as serras elétricas que derrubam as árvores amazônicas (comecei bonito! rsrsrsrs). Mas a verdade é que caiu por terra a condição de eleição plebiscitária que Lula queria dar a eleição presidencial. Dilma seria Lula e Serra seria FHC. Ele iria comparar os governos e o povo votaria na candidata dele. Simples assim! Para isso foi tratando de ir desmotivando aqueles que pensavam em se aventurar na campanha federal, principalmente Ciro Gomes. Para o cearense Lula chegou a oferecer o apoio petista para o governo de São Paulo. Ciro balançou. Mas Alckmin tem lá seus 40%, Ciro não passou de 15%. Murchou! Aí, eis que surge uma morena invocada, ex-ministra do meio ambiente do próprio Lula, lá das bandas do Acre, cheia de argumentos verdes e defesa da floresta, por isso foi convidada pelo Partido Verde para investir numa campanha à presidente. A Obama de saias do Brasil. No governo Lula ela não acredita mais, mas sua história de 30 anos no PT pesou na balança. Mas não deu. Ela vai pra briga mesmo. Uma mistura de Chico Mendes com Heloísa Helena. Aí muda tudo, a eleição não vai mais pela linha do cordão encarnado e cordão azul. Vai ser plural. Ciro gostou da ideia e partiu com tudo de novo com sua campanha presidencial. Argumento fácil. Vai ser uma luta pra ver quem chega no segundo turno contra Serra, este já tá lá. Se a candidatura de Dilma não empolgar, pode acontecer de um desses nomes ganhar a condição de candidato de Lula num eventual segundo turno. Agora, como a porteira abriu, podem vir até mais candidatos. Cristóvam Buarque, já se pré-candidatou a vice de Marina. Para Serra o que muda? E Aécio? A oposição deve estar estudando o quadro, mas o fato é que Marina entra mais no eleitorado de Dilma, aquele que é meio petista mas não topa com a candidata de Lula, pois acreditam que deveriam ter participado de um processo democrático assembleísta de escolha do nome. A trajetória de Marina é de luta, parecida com a de Lula. Veio do norte, parecida com a de Lula. É cara de gente sofrida, feito a de Lula. Representa uma região pobre do país. E Lula até poderia dizer, nunca antes na história desse país tivemos uma candidata feito Marina. Agora, o que a difere de Heloísa Helena? dois pontos: fator novidade e a argumentação, Heloísa pagou o preço de ser radical demais. Marina também é, mas o povo ainda não sabe. E a questão para a senadora: O Brasil não é somente discutir meio-ambiente, se ela conseguir discutir embasadamente os problemas brasileiros, pode ser uma devastação nos votos do planalto central.

Frustrações garanhuenses

Duas notícias deixaram perplexos os mundos da cultura e dos esportes de Garanhuns. A primeira foi o cancelamento do Festival de Literatura - FLIG. Outro foi o anúncio que o jovem piloto garanhuense Cayan Chianca estaria fechando patrocínio com a prefeitura de...Caruaru! É isto mesmo!
No primeiro caso, o seu idealizador e realizador João Marques culpou a prefeitura e o deputado Izaías Régis pela falta de apoio para seu evento deste ano, e afirmou que havia cem mil reais destinados a sua realização. O jornalista Roberto Almeida aponta alguns erros ao longo dos últimos FLIG´s, afirmando ter se tornado um encontro de escritores de Recife que vinham passar o final de semana na cidade, mas a verdade é que não se poderia deixar de fazer o evento deste ano, deveríamos sim, procurar um meio de torná-lo viável, incrementar seu apelo turístico e socializar sua realização, não personificando o evento.
Quanto a Cayan Chianca, o jovem campeão do kart, que tem levado o nome de Garanhuns a grandes jornais do país pelas suas conquistas e que demonstra ter futuro no esporte que abraçou, não entendemos os motivos que o levaria a deixar de representar sua cidade natal. E por não conhecê-los, não emitirei ainda opinião, somente a frustração de ver um legítimo vencedor levantar outra bandeira. Estarei entrando em contato com Jânio e Jaimilson, pai e tio do garoto, e aqui exporei os motivos da controvérsia.

Nova Dimensão realiza ação social



Neste dia 20 de agosto a professora Vilma Paiva estaria comemorando aniversário. Para marcar a data e homenagear esta grande amiga, o Centro Educacional Nova Dimensão estará "batizando" com o seu nome, o auditório do colégio.

Naquela casa de ensino está sendo vivenciado o projeto "Diga Não à Fome", como uma forma de trabalhar a conscientização do jovem, desde o dia 10, na semana do estudante, até este dia 20, quando acontecerá uma grande gincana durante todo o dia. As atividades serão realizadas no 71º BI e no final do dia, as atividades e o encerramento acontecerão no próprio colégio.
Neste quinto ano da Gincana Estudantil os alunos estão engajados em recolher gêneros alimentícios para distribuição com a população carente do município.
(Eugênio e equipe fazem um excelente trabalho neste sentido e a verdade é que a cada ano cresce a ação social do Nova Dimensão). Parabéns!

Acessos no blog

Amigos, estamos muito felizes e queremos compartilhar este novo dia. Em 18 de agosto tivemos 110 acessos. Uau! Pontanto em dez dias dobramos nossa média de visitação diária! De coração, Agradecemos!

Caruaru expande sua infra-estrutura


A sociedade caruaruense se mobiliza para conseguir que a ferrovia transnordestina passe por aquela cidade, o que seria um ramal de escoamento produtivo para a região e a certeza de grandes investimentos. Vale lembrar que o gás veicular já passa por Caruaru, outro distrito industrial está sendo desenvolvido, shopping colocado em funcionamento, BR sendo duplicada, o seu São João já conta com 40 dias (otimizando seu maior evento), criação de meios de comunicação, etc. São medidas de desenvolvimento infra-estrutural em vários segmentos econômicos. Há muito já não podemos comparar os nossos municípios, mas fica uma lição, não podemos fazer de Garanhuns o samba de uma nota só! Ou temos um projeto de crescimento em leque, que vise a expansão da infra-estrutura de Garanhuns ou vamos daqui a 20, 30 anos, ser um bairro daquele município, onde as pessoas poderão trabalhar lá e vir à Garanhuns como um passeio a uma cidade bonita, mas que expulsará seus filhos mais capacitados pela falta de oportunidades. Para não parecer retórica vamos repensar nosso perfil agro-industrial. Tornar-nos de fato o referencial da bacia leiteira do estado também no beneficiamento produtivo e fazendo com que as grandes industrias que estão vindo para o estado se interessem de vir para este polo. Assim temos que investir e ter um projeto que possa englobar todo o segmento pensando na cidade que queremos no futuro, impactando nossas feiras agropecuárias e intensificá-las, apoio ao pequeno e médio produtor rural, incentivo fiscal e doação de terrenos, estudar como funcionam aquelas regiões do sul desenvolvidas do país que são produtoras de produtos alimentícios nessa área de atuação. Pensemos num parque industrial lácteo e empresas afins. Quem sabe? Podemos não saber o que fazer mas sabemos que algo precisa ser feito! Mas como disse no começo, lá na Capital do Forró, a sociedade se mobiliza!

Programação - Festival Jovem Guarda


Romildo Lins, presidente de divisão do Lions, sempre atento ao Blog, manda-nos a programação do Festival Jovem Guarda, confirmada pelo Paulo André da Bicho Eventos, contratante dos artistas. Vamos lá!
.
Período: 9 a 11 de outubro de 2009.
.
Sexta - 09/10
Paulinho Groove
Gilberto e Banda
Wando
.
Sábado - 10/10
Golden Boys
Benito di Paula
Joanna
.
Domingo - 11/10
Super Oara
Pholhas
The Fevers

Força Blogueiros - Carlos Eugênio


“Os blogs vem se tornando importantes mecanismos de comunicação. Seja no campo político, seja na esfera social ou até mesmo àqueles que investem na discussão e/ou apresentação de suas idéias. Seja qual for a finalidade, o Blog é importante no processo de formação de opinião dos seus leitores. Trata-se de uma ferramenta que conquistará mais espaço e importância com o passar do tempo. Até lá, tem um longo caminho a percorrer, desde a criação, a atualização, a divulgação até a popularização. Mas vale o esforço, afinal, as maiores vitórias, sempre vieram com muita luta. Força blogueiros”.
. Carlos Eugênio é Secretário de Comunicação Social e Esportes da Prefeitura Municipal de Garanhuns

Resenha - Qua 19


São João Eudes - 1601-1680
Fundou a Congregação de Jesus e Maria e a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor - "Irmãs do Bom Pastor"
.
Dia Mundial da Fotografia
Dia do Artista de Teatro

.
Dia de hoje na história
1981 A emissora paulista TVS, do empresário Silvio Santos, entrou no ar
1934 Adolf Hitler, chanceler da Alemanha e líder do Partido Nacional Socialista, foi eleito presidente do país
1976 Uma bomba explodiu na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Outra bomba foi encontrada na Ordem dos Advogados do Brasil, também no Rio. A Aliança Anticomunista Brasileira assumiu os atentados
1979 Os cosmonautas soviéticos Vladimir Lyakov e Valery Ryumin bateram o recorde de permanência no espaço: 175 dias
1994 Morre o cientista americano Linus Pauling. Pacifista e importante nome das ciências, ganhou o Nobel de Química, em 1954, e o Nobel da Paz, em 1962, por sua luta contra a proliferação das armas atômicas.
2001 O piloto alemão Michael Schumacher consegue garantir matematicamente seu quarto título mundial de Fórmula I, após ganhar o Grande Prêmio da Hungria.
.
Aniversariantes
1849 - Joaquim Nabuco político e escritor pernambucano, figura importante do movimento abolicionista.
1883 - Gabrielle "Coco" Chanel estilista.
1898 - Francisco de Morais Alves cantor.
1946 - Bill Clinton ex-presidente dos EUA.
1963 - Marcos Palmeira ator.
1978 - Ana Paula Tabalipa Atriz de cinema e TV

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.