sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vale a Pena Ler de Novo


Estamos reprisando alguns post´s que achamos muito importantes para ficarem lá para trás. Alguém que esteja descobrindo o blog agora talvez não tenha a paciência de querer ler tudo que foi escrito até agora, mas estando aqui novamente fica mais fácil. Este que agora ganha o replay nasceu de um comentário sobre um post que fiz sobre Toinho do Quinteto Violado, e volta agora porque o garanhuense estaria aniversariando amanhã. Para homenagear o artista, seu grupo estará com o espetáculo "Caravanas" em Serra Talhada.

Conta o texto detalhes do surgimento do Festival. Numa época em que aparece gente querendo assumir a ideia, é importante que a história surja cada vez mais verdadeira. Infelizmente não está assinada, portanto peço ao amigo que comentou que possa nos dar a satisfação de agradecer. Irei reproduzir aqui o texto comentado.

Ronaldo!

Como companheiro de Toinho Bolão, durante a década de sessenta, sinto-me na obrigação de revelar um ocorrido. Trata-se da idéia do Festival de Inverno que foi emitida por Toinho, exatamente em 1988, na esquina da casa de Loya, ou seja, entre a praça Dom Moura e início da rua Afonso Pena. Onde se encontravam: Ivo Amaral, Bastinho, Fernando Campos e outros, quando cheguei e fui informado que se tratava de um show do Quinteto Violado e seus convidados a ser apresentado na Praça Guadalajara.
Porém, Toinho já havia revelado a idéia da realização de um festival de música em Garanhuns. Perguntado se topava empreender mais uma apresentação do Quinteto, lembrei que, alguns dias antes, haviamos eu e Hélio Amorim, patrocinado uma apresentação do Quinteto no Teatro Alfredo Leite que, por sinal, optamos pela bilheteria e não fomos bem sucedidos financeiramente.O que nos fez desistir da função de empresário musical. (Anônimo)

Inaugurado Abrigo Municipal

A Prefeitura Municipal de Garanhuns inaugurou hoje o abrigo municipal para crianças e adolescentes. Estas crianças do município estavam no abrigo da FUNASE (antiga FUNDAC) em desacordo com o estatuto da criança e do adolescente. Prestigiaram este momento várias autoridades, entre elas destaco a juíza Dra. Karla Fabíola e a promotora Dra. Marinalva Severina, que foram alicerces deste momento. De Recife, além de dr. Fernando que representou a instituição estadual, estava também presente a sra. Raquel Araújo, com quem tivemos o prazer de trabalhar à época em que estivemos respondendo pelo abrigo do CEAC. Muitas outras pessoas contribuíram para que hoje a prefeitura entregasse a essas crianças um espaço provisório enquanto uma equipe técnica interprofissional busca a melhoria das condições de vida de sua família ou do tratamento jurídico adequado a destituição do pátrio poder. Sobre a casa inaugurada hoje, constitui-se num exemplo de serviço público entregue à população, com total adequação ao bem estar dos novos moradores e às exigências do estatuto da criança e do adolescente. Esperamos que o serviço agora dispensado pelos novos profissionais que assistirão esses meninos e meninas resultem nos objetivos esperados pela sociedade, principalmente no resgate e recuperação social das famílias envolvidas.

João Paulo na Marano


O secretário estadual João Paulo concedeu entrevista a Marcos Cardoso na Manhã Total da Rádio Marano. Ao final, o radialista informou ao petista ex-prefeito da capital sobre a enquete deste blog que demonstrou uma preferência do nosso e-leitor pelo seu nome. João agradeceu a Garanhuns, disse também que a escolha do seu nome passa pela discussão do partido mas que essa liderança o deixa mais à vontade para se colocar como pré-candidato. Agradecemos a Marcos Cardoso o apoio que está dando ao blog e utilizá-lo como instrumento de informação numa entrevista tão importante.

Show de Lácteos em... Olinda


Pois é, falamos em outro post, mas vamos aprofundar agora. Garanhuns precisa focar seus objetivos econômicos, não podemos viver esperando somente pelas benesses turísticas. Estamos expandindo nossos cursos de formação de mão de obra com escolas profissionalizantes, inclusive federais, e cursos superiores em várias áreas, principalmente a agropecoindustrial (existe essa palavra?), com a vinda da Universidade Federal Rural. Bem, temos que alavancar o investimento na produção. Essa expansão se dá com um projeto que possa abranger e receber eventos e empresas do setor, criando verdadeiramente um polo autosustentável. O fato da Nestlé ter se aliado à Bom Gosto é bom para Garanhuns, trará mais visibilidade, basta saber aproveitar o momento. Algumas empresas de fora podem pensar, se a Nestlé foi pra lá é porque é bom! Vamos promover feiras, seminários, simpósios, festivais, e tudo que possa atrair os olhares. Só em pensar que tivemos o Show de Lácteos em Garanhuns que se realizava durante o Festival de Inverno e deixamos escapar sem esboçar reação, dá um sentimento de frustração. Neste final de semana este grande evento demonstrativo da produção pernambucana de leite e seus derivados acontece em Olinda no evento Agrinordeste. São mais de 20 empresas. O próprio Jornal do Commercio que tenho em mãos cita os municípios de Bom Conselho, Venturosa, Gravatá e São Bento do Una, "entre outros". Cadê Garanhuns? Não tem Garanhuns porque "esqueceram". Temos que nos impor, mostrar nosso potencial. Botar o ovo e cacarejar. (essa história de botar o ovo ficou meio feio pra mim, não foi?). Bem, por lá, os estandes estão lotados, a visitação é intensa, gente de todo país querendo saber o que está sendo produzido por aqui. E o evento puxa outros investimentos na caprinocultura, apicultura, floricultura, fruticultura, turismo rural, etc.

Gravatá realiza Festa da Estação


Acontece este final de semana em Gravatá a Festa da Estação que faz parte do Circuito de Festivais Pernambuco Nação Cultural, antigo Circuito do Frio, que este ano se expandiu e conta com 12 eventos no estado. Em Gravatá a festa começou ontem com diversos palcos e manifestações culturais. Entre as atrações, ontem tivemos O Rappa e Elifas Junior. Hoje, sexta, Joanna e Sirano e Sirino. Amanhã, Alcione encerra a programação. Vários palcos e apresentações prometem animar a cidade durante o final de semana, Cultura Popular, Shows de bandas marciais, Cortejos de blocos carnavalescos, Museus, Fórum de cultura, Palestras, Oficinas, etc.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.