segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Resenha - Ter 25


Dia do Soldado - Instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.
Dia do Feirante - Um dos exemplos de trabalhadores simples, mas que sem eles a sociedade não existiria. Geralmente pessoas humildes que ganham seu sustento comercializando sua própria produção ou vendendo produtos de agricultores pequenos.
Dia Nacional do Catequista
.
Aniversariantes
1803 - Duque de Caxias - militar, governador do Maranhão. Presidente do Rio Grande do Sul. Patrono do Exército Brasileiro.
1930 - Sean Connery - ator.
1949 - Tony Ramos - ator.
1959 - Bernardinho - Técnico da seleção de volei masculino.
1970 - Cláudia Schiffer - modelo.
1971 - Fernanda Takai -cantora do Pato Fu
.
Dia de hoje na história
1978 O Vaticano expôs pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo
1940 A União Soviética incorporou a Estônia, a Letônia e a Lituânia ao grande império comunista
1961 Jânio Quadros renunciou ao cargo de presidente da República, depois de 6 meses no poder
1988 Um grande incêndio destrói o centro histórico de Lisboa, em Portugal
1989 Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chegou a Netuno

Rádio Marano - 24 anos atrás - Por P.A.


O Paulo André nos manda um interessante histórico da época da fundação da Rádio Marano. Transcrevo:

Ronaldo,
apenas como lembrança, eu que estava aos efervescentes 15 aninhos de idade, era o operador de aúdio da Rádio Marano Fm, no exato momento de sua inauguração. Vale lembrar alguns amigos que faziam parte da equipe 24 anos atrás. Operadores de Audio: Terezinha Sobral, Socorro Sobral, Paulo Andre, Jorivaldo, Cicero Duarte. Gerente de Programação: Rinaldo Melo. Discotecária: Madalena. Gerencia Comercial: Helio Amorim e Fátima Amorim. Locutores: Roberto Sampaio e Rinaldo Melo. Redatores: Marcos Cardoso e Henrique Rodrigues. Serviços Gerais: Graça. Vigilantes: Zé Vigia e Seu Emidio (In Memoriam). Tínhamos ainda os locutores que faziam a locução gravada (Roberto Rami e Tony Torres,entre outros.
A ideia foi só reviver a história. Acho que realmente chegando aos 40, vamos ficando naturalmente saudosos.
Um abraço. PA.

Comentários Excluídos

Amigos,
Como forma de garantir a continuidade do blog e a sua real intenção de promover um debate responsável, não estaremos mais aceitando comentários anônimos depreciativos. Acredito que assim estaremos prestigiando aqueles que têm argumentos e coragem para expô-los, aliás, como nós do blog (rsrsrs). Os post´s anônimos que venham a ser considerados inapropriados serão excluídos. Fazemos isto porque consideramos o comentário do nosso leitor como parte fundamental do nosso site, e essa opinião deve ser também conhecida e respeitada.

Rádio Marano - 24 Anos


Era 1985 e Garanhuns ganhava sua segunda rádio FM. Hoje, tempo passado, e não vemos Garanhuns sem essa importante fonte de divulgação cultural e cotidiana. Garanhuns, região e Pernambuco passam obrigatoriamente pelas ondas da Rádio Marano de Garanhuns. Ondas potentes levam o som de Garanhuns a terras distantes sempre com a qualidade que acostumamos a ouvir, graças ao trabalho missionário dos que fazem a emissora. Um abraço a Marcos, Tony, Dalton, Arnaldo, Ednaldo, Guiomar, Luciano e aos "aderentes" (rsrsrs) que constituem a rádio, e claro, à família Tinoco pelo empreendimento.

Carros Antigos



Estivemos na semana passada participando de um encontro distrital do Lions em Caruaru. Aconteceu no auditório do Shopping Difusora, que manteve suas características, aliás igualzinho ao daqui de Garanhuns. Passeando pelo shopping, deparamo-nos com uma mostra de carros antigos, e imaginamos pertencerem a Mario B. Filho, que possui exemplares em perfeito estado de conservação. O Magazine Pérola estará inaugurando uma loja âncora naquele espaço de compras.

Já expomos neste blog uma ideia sobre um grande Festival de Automóveis Antigos.

Mobilização pela FAMEG


Postei agora a pouco sobre a mobilização pela FAMEG, mas confesso que ainda acho tímida pela importância que a unidade de ensino superior terá para nossa região. Acredito que poderíamos convocar a população, a região, os políticos da região, e todos aqueles que serão impactados pela sua permanência. O Carlos César Capitó concorda e nos manda uma interessante convocação. Transcrevo:
.
Caro Ronaldo, acabei de ler sobre a FAMEG no seu blog e acho que deveria ser feita uma mobilização de âmbito regional, pois é benefício para toda região, imagine 120 médicos por ano em uma região tão sofrida como a nossa, tem que haver uma conscientização da população, prefeitos e vereadores das cidades vizinhas quanto aos beneficios que essa faculdade trará a nossa região.
.
E o Leandro Ferreira acaba de nos postar o seguinte:
.
Quero parabenizar todos que estão lutando a favor da Faculdade de Medicina de Garanhuns, sendo eles pais, alunos, funcionários e cidadãos que querem ver sua cidade se desenvolvendo, crescendo.
Caruaru já tem crescido o bastante com o que era pra ser nosso. Não podemos permitir que nossa cidade perca mais um grande investimento que trará crescimento e desenvolvimento para nossa cidade.
FAMEG já!!!!
.
Bem, acho que está faltando o "grito de guerra", alguém que faça essa mobilização e que possa repercurtir nos meios de comunicação nacional, para mostrar a voz das ruas que anseiam pelo desenvolvimento de uma região.

Novidades sobre a FAMEG


O processo que envolve a FAMEG está no STF - Supremo Tribunal Federal, última instância para a decisão sobre o destino da Faculdade de Medicina de Garanhuns, e deverá ser discutido em breve, podendo ser antes de um mês. Agora é tudo ou nada, ou abre de vez as portas sem questionamentos ou encerra suas atividades. Algumas manifestações na cidade mostram uma solidariedade ao curso superior, inclusive tivemos carreata e passeata. Carros estão circulando pela cidade com faixas lembrando a mobilização. Vereadores de Garanhuns estarão visitando em Brasília os deputados federais para pedir apoio. A própria faculdade coletou declarações de apoio da sociedade civil organizada e instituições, até nossos post´s no blog em que declaramos publicamente a solidariedade de instituições afins estão sendo juntadas para ratificar o apoio social. A professora Eliane Simões, presidente da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns fez um importante texto em que defende a mobilização popular e política pela permanência da FAMEG, e esta declaração também deve fazer parte da defesa da instituição de ensino que fez surgir em Garanhuns a NOSSA Faculdade de Medicina. Aqui, pelo blog, ficamos mais uma vez felizes em poder contribuir, de alguma forma com este projeto de ensino superior.

BOTEQUIM PALACE - DIA 29


Relembrar Garanhuns

Numa época em que fica difícil distinguir programas partidários e os políticos trocam de sigla sem questionamentos éticos, vamos relembrar uns dias em que só de olhar para a cara de determinados homens e mulheres a gente já sabia o que eles defendiam.
Foto: Passagem de Brizola por Garanhuns, em discurso ao lado de Cristina Tavares, Zé Cardoso, Carlão do sindicato, Fernando Lyra, entre outros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.