terça-feira, 25 de agosto de 2009

Resenha - Qua 26


Dia de São Zeferino
Dia do Despachante Policial
Dia Nacional do Catequista

.
Aniversariantes
1906
- Albert Sabin Médico e biólogo, desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite.
1943 - Dori Caymmi cantor e compositor.
1972 - Thalia cantora.
1980 - Macaulay Culkin ator
1743 - Antoine-Laurent Lavoisier - Nascido em Paris, foi o fundador da Química moderna. Os elementos oxigênio e hidrogênio tiveram seus nomes atribuídos por ele.
1498 - Michelangelo -Escultor, pintor, arquiteto e poeta do Renascimento italiano, foi um dos maiores artistas de todos os tempos.
.
Dia de hoje na história
1997 - A Justiça liberta Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha. Ele fora condenado em agosto de 1967 a 351 anos de prisão.
1978 - O cardeal Albino Luciani de Veneza é eleito Papa João Paulo I. Ele morre de ataque cardíaco 33 dias mais tarde.
1933 - O governo nazista alemão promulga uma lei permitindo ao Estado “esterilizar” todos os portadores de alguma deficiência física.
1920 - A 19º Emenda para a Constituição dos Estados Unidos, garantindo às mulheres americanas direito de voto, entra em vigor.
1914 - É fundado o Palestra Itália, que posteriormente, em função da Grande Guerra Mundial, passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras.
1346 - O canhão foi usado pela primeira vez na Batalha de Crecy, durante a Guerra dos Cem Anos. Foi decisivo para que um exército inglês de 50 mil soldados derrotasse seu adversário francês de 100 mil homens.
1999 - Ocorre a marcha popular dos 100 mil, em Brasília, em oposição ao governo federal de Fernando Henrique Cardoso.

Ceguinho do Piado - 2 anos sem a sua sanfona



Há cerca de cinco, seis, sete anos, inventei de gravar um Cd com minhas composições. Levei uns rabiscados para Roberto Lima que consertou uma coisas, deu sentido a outras e me entregou uns arranjos. Vimos pelo perfil de cada canção que músico de Garanhuns poderia interpretá-la, e assim foram 14 músicas. Os amigos que tiveram acesso ao CD elogiam, devem ser para não perder a amizade (rsrsrs). Em breve, quem não ouviu vai poder conferir, vamos disponibilizar na nova página deste blog uns produtos de nossos artistas para venda. Mas voltando à gravação. Bem, tudo pronto, faltavam os músicos, eu queria algo com qualidade e lembro que numa noite/madrugada no estúdio, Roberto Lima (um dos grandes arranjadores que já vi na vida), diz-me - Ronaldo, vamos botar o Ceguinho do Piado pra fazer as "frases" das músicas que levam sanfona. Eu não sabia o que era isso, só me preocupava que ficasse bonito e fosse barato, esse negócio de mexer com cultura custa dinheiro e geralmente os incentivos públicos não vão para a produção, vão para os mesmos ralos das pessoas que já sabem o caminho. Eu não sabia, aliás, nunca soube. Aí, no outro dia, vou buscar João Rufino, sanfoneiro véio, conhecido dos "assustados" da região e respeitado em todo o Agreste. De Venturosa pra cá, o homem era o rei das festas. E o danado era cego. Eu, nascido sadio, com toda a juventude pra aprender a tocar alguma coisa, vou morrer com esse trauma. Conheci Reginaldo, um dos maiores sanfoneiros da história da música nordestina, e que será motivo de outra manifestação da minha parte. Chegamos no estúdio, Roberto solta parte da música pronta e deixou o resto com João. Aí danou-se, Deus tirou a visão do homem porque ele enxergava a vida com o ouvido. Magnífico. Um passeio por músicas que eu havia feito e que nem eu sabia que eram tão bonitas. (perdoem-me a modéstia!). Foram oito, talvez nove músicas que contaram com a sanfona do Cego do Piado, apelidado de João Rufino, ou vice-versa. Tenho muito a agradecer na vida (e vocês sabem disso), estou vivendo já nos créditos, talvez por isso valorize tanto a amizade e a família. Algumas coisas vou lembrar até o dia em que Deus me queira aqui, e um desses momentos será sem dúvida, o Cego do Piado tocando em sua sanfona as minhas canções. Hoje Marcos Cardoso nos avisa que há dois anos ele nos deixou, a festa no céu deve estar boa. (Mas num tenho pressa de ir não!). A benção, Mestre João Rufino!

Albino e Helena em Brasília


Ó Paí, ó!

Os empresários José Luiz Albino e Helena dos restaurantes Terraço e Varanda, estiveram em Brasília representando Garanhuns em um evento que lançou um novo projeto de turismo nacional. Acompanhando o casal foi também Gerlane do Sebrae. O encontro contou com a participação de três ministros, secretários e outros assessores. Apenas dois restaurantes foram convidados para a solenidade. O "Maria das Tranças" de Belo Horizonte, que foi inaugurado pelo então presidente Juscelino Kubitschek e o "Terraço", de Albino e Lena, que representaram a Terra de Lula. A gente se sente bem quando somos representados por gente da gente num negócio desses, principalmente pela simplicidade do casal que investe no entrenimento de Garanhuns, suprindo a falta de eventos e clubes.

Especialista fala da Internet como mídia de Informação



Os jornais impressos estão perdendo leitores para a internet. Isto é um fato. A saída é a inovação. A internet é ágil, dinâmica e com visual jovem. Os leitores estão se habituando a ler inclusive seus jornais e revistas na internet. O blog do Ronaldo Cesar está justamente criando um novo hábito em Garanhuns, o da leitura diária. Outros blogs como o do jornalista Roberto Almeida estão trilhando este mesmo caminho. Outros sites já buscaram em nossa cidade criar este laço perene com o leitor, mas não houve continuidade. O próximo passo é a profissionalização, estamos criando um novo blog, mais ousado, completo e com publicidades, que farão possível levarmos o projeto à diante. Vejam abaixo matéria divulgada no portal do Jornal do Commercio.

A partir do diagnóstico de vários jornais mundiais, a professora Bella Palomo, da Universidade de Málaga, na Espanha, fez um alerta aos jornais impressos na manhã desta segunda-feira (24), no Recife: há que adaptar seus produtos às novas necessidades do público sob pena de desaparecer. O aviso foi dado pela especialista durante curso oferecido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. do portal JC.
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2009/08/24/receita-para-crise-no-impresso-e-inovacao-diz-especialista-197567



Notícias do Sete de Setembro - parte 1 de 3



Chegando próximo ao dia 7 de Setembro, quando tradicionalmente existe a eleição para a diretoria executiva do clube profissional de Garanhuns, existe a expectativa se o atual presidente Célio Cabral contiuará à frente da associação ou se renunciará, como havia afirmado há alguns meses. Muitos torcem pela continuidade dos que estão hoje comandando o alvi-verde garanhuense. Caso desista, nomes como o do dr. Julio Cesar (com o apoio do atual comando), do presidente da Câmara Silvio Sabino (ex-presidente do Sete) e do vereador Geraldo Lucena estão sendo citados como prováveis candidatos ao posto. Nos próximos dias teremos novidades, até porque precisamos pensar já no time da próxima temporada, mas isto será assunto para a continuidade do assunto Sete de Setembro.

Botequim Palace - sábado


Natal dos Sonhos


COMUNICADO

Em virtude da realização do Natal dos Sonhos 2009, realizado através da parceira firmada entre a Prefeitura de Garanhuns, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio do Projeto AESGA Recicla, estamos realizando a campanha de arrecadação de material reciclável.
Para garantir o sucesso desta Festa de Garanhuns contamos com a colaboração de todos na doação de garrafas tipo pet, para iniciarmos a confecção dos artigos de decoração do nosso Natal.

PONTOS DE COLETA:
· AESGA (Guarita)
· FERREIRA COSTA CENTER (Térreo e Estacionamento)

Serviços: Mais informações através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 230. Contato - Maria Eugênia
.com informações da assessoria de imprensa da AESGA.

Acessos fora de Garanhuns


Gente, nesta segunda-feira tivemos 125 acessos! Se vocês olharem no mapinha de contagem de acessos verão que temos gente que está nos acompanhando em diversas cidades pelo país. São garanhuenses viajando e que estão usando esta página para ficar informado. Outros estão morando por lá, mas fazem o mesmo. Ou ainda, gente que digitou a página errado e entrou aqui sem querer (rsrsrs). Gostaríamos de saber quem está nos acessando longe, feito o Wellington lá no Amapá ou a Vânia em Belo Horizonte. Mande-nos no e-mail. Quem é você e de onde nos acessa. Até aí nos Estados Unidos, onde já temos 12 acessos. Tem gente na Califórnia lendo os matutos de Garanhuns. Estamos esperando no e-mail e agora deixamos todo mundo curioso, vamos falar bem de quem está longe da gente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.