sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vem aí: O novo blog do Ronaldo Cesar

Amigos,
Estamos na fase final da produção do nosso novo blog. Mais ágil e interativo, o blog do Ronaldo Cesar contará com album de fotos jornalísticas e eventos, materiais em áudios, para você ouvir informações e entrevistas, contaremos também com um espaço de venda de produtos culturais de Garanhuns, e muito mais. Aguardem!
Enquanto isso, você que tem interesse em divulgar sua marca e seu produto em nossa nova página, pode pedir a visita de nossos representantes.
Envie e-mail para: ronaldo.vox@hotmail.com
. blog do Ronaldo Cesar, informação e debate responsável! Acredite no projeto e anuncie.

Enquete - FAMEG, de quem é a culpa?



Garanhuns acordou hoje com o anúncio de uma faculdade de medicina em Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco, anunciada pelo governador Eduardo Campos. E nossa pergunta: E a FAMEG? Ficamos todos com a impressão de estarmos sendo ludibriados, enganados e esmagados pelo poder. Vemos nossa faculdade de medicina com as portas fechadas e perguntamos a você, nosso e-leitor, de quem é a culpa? E tivemos estas respostas:
26 votos - 55 % - dos políticos de Garanhuns
20 votos - 42% - dos empresários pernambucanos concorrentes na área da educação
15 votos - 31 % - dos donos da própria faculdade
11 votos - 23 % - da prefeitura de Garanhuns
10 votos - 21 % - do Ministério da Educação
09 votos - 19 % - do Governo Estadual
08 votos - 17 % - da burocracia e da sociedade garanhuense
.
Vemos claramente que o episódio manchou a imagem dos políticos de Garanhuns, mas é claro que ainda dá tempo de se redimir. Outro fator importante, todas as alternativas foram votadas, o que mostra que todos têm sua parcela no fechamento da FAMEG. Ainda sou daqueles que sonham com uma grande mobilização popular, mas queria sentir uma contrapartida da faculdade, uma aproximação com a sociedade, participar das atividades da cidade, esta mais presente em nosso cotidiano para que a população possa senti-la como de fato sendo de Garanhuns.
.
foto de Wagner Marques.

Muita água passando embaixo da ponte

Uma reunião com todos os secretários e o prefeito do município Luiz Carlos pode gerar a primeira onda de mudanças na administração pública, neste segundo governo reeleito. Alguns observadores apostam que este momento de denúncias e marcação cerrada da oposição pode gerar uma mudança maior que simplesmente o afastamento dos envolvidos nas denúncias. Uma sindicância foi aberta para apurar a irregularidade e buscar a punição administrativa dos responsáveis. Mas o prefeito pode aproveitar para fazer uma faxina em outras áreas que estariam precisando de uma nova atitude na administração. A princípio, o intuito deverá ser blindar a imagem do prefeito, mostrando-o como interessado em buscar e punir os culpados, caso a sindicância aponte-os. A questão da CPI deverá ficar pra próxima semana também. Agora vem um feriadão por aí! Mais três ou quatro dias úteis como esses últimos e a zuada seria ainda maior! Fernando Rodolfo tem sido mais uma vez o mais contundente nas críticas e o histórico de desavenças com o prefeito Luiz Carlos, inclusive com processos na justiça, deixa-no ainda mais vigoroso no intuito da descoberta de novas irregularidades e ávido pela investigação desta.

Pedido de CPI na Câmara de Vereadores

Os cidadãos Eraldo Ferreira e Jarbas Brandão entraram com pedido de CPI na Câmara de Vereadores para a apuração por parte do poder legislativo da irregularidade apontada na denúncia de que a Prefeitura Municipal pagou por uma obra não construída, a ponte do Sítio Baraúnas. O vereador Silvio Sabino, presidente da Casa Raimundo de Morais, está pedindo informações ao poder executivo, que é o primeiro passo investigativo. A CPI deverá ser o assunto da cidade na próxima semana. É bom lembrar que a situação, os parlamentares que apoiam a administração municipal são a grande maioria dos componentes da edilidade.

Izaías reivindica obras para Garanhuns


Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 04/09/2009.
.
O abandono do antigo Convento Bom Pastor e o fechamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), em abril deste ano, preocupam o deputado Izaías Régis (PTB), que voltou a repercutir a insatisfação dos moradores da cidade. “São obras importantes. Em relação ao convento, a população defende que a área seja recuperada em prol da Universidade Federal Rural de Pernambuco ou para fins turísticos. Queremos saber de quem é o imóvel. Se for da Diocese, angariaremos fundos para recuperá-lo”, frisou. O prédio, construído há mais de 50 anos, recebeu, na gestão passada, R$ 220 mil, do total de R$ 1,5 milhão, para o projeto de arquitetura e recuperação da capela. Quanto à Fameg, o petebista citou a enquete realizada em um blog da cidade, visando avaliar a quem a população atribui a responsabilidade pelo não funcionamento da unidade de ensino. O levantamento mostrou que 56% dos internautas responsabilizam os políticos. “Tudo recai sobre os políticos, mas não é bem assim”, respondeu, acrescentando que terá audiência, entre os dias 14 e 15 deste mês, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar o assunto. O 2º vice-presidente da Alepe, Antônio Moraes (PSDB), destacou o empenho de Régis em defesa da Fameg. “Sou testemunha de suas viagens a Brasília e, nos Anais da Casa, há vários pronunciamentos do parlamentar sobre o tema.” O Conselho Regional de Educação autorizou o funcionamento, mas falta a permissão do Ministério da Educação.

Régis volta a defender Fameg
.
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 01/09/2009.
O funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) voltou a ser defendido, ontem, no Legislativo. Em abril passado, a Justiça Federal determinou a suspensão das aulas na unidade de ensino de Pernambuco, após acatar ação impetrada pela União e pelo Ministério Público Federal. O 1º vice-presidente da Alepe, deputado Izaías Régis (PTB), explicou que o fechamento se deve à falta de autorização do Ministério da Educação (MEC). “No dia 20 de setembro, está marcada uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, quando será discutida uma solução”, ressaltou.
O petebista lembrou que a Fameg foi a primeira faculdade privada de ensino da Medicina instalada no Interior do Estado. “O funcionamento da instituição é a garantia de novos médicos para reforçar o quadro em Pernambuco. Nos próximos oito anos, a Fameg formará mil profissionais, que também reforçarão o sistema de saúde de Garanhuns”, contabilizou, acrescentando que o governador Eduardo Campos (PSB); o secretário estadual de Educação, Danilo Cabral; o ministro das Relações Institucionais, José Múcio; também apoiam a reabertura da Fameg.
A faculdade é mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e tem autorização do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para funcionar. No entanto, por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o credenciamento, reconhecimento e supervisão de cursos superiores são de responsabilidade da União.
.

Agora comigo: O blog da cidade citado pelo deputado em seu pronunciamento é este. Quem sabe da próxima vez ele possa dizer "no blog do Ronaldo Cesar" (rsrsrs). E mais, essa audiência com o ministro poderia ser acompanhada do Trade Educacional de Garanhuns. Poderiam acompanhar a vista alguns prefeitos da região, os diretores do colégios Diocesano, CMA, Santa Sofia, XV de Novembro, Joana D'arc e Nova Dimensão. Também os presidentes e diretores das faculdades e Autarquia, instaladas em Garanhuns, AESGA, Rural, UPE, etc., os diretores de cursos técnicos, principalmente do sistema 4S. E fechando esta comissão, um representação da sociedade civil organizada. Nesse momento precisamos mostrar o quão importante é este empreendimento educacional para nossa região. Talvez tenha sido essa posição de capitão da mobilização que parte da sociedade tenha esperado da sua atuação.

Blog Repercute na Assembléia


Este blog motivou um novo depoimento do deputado Izaías Régis na tribuna da Assembléia Legislativa do Estado. Isto demonstra que estamos num constante aprimoramento da discussão dos temas pertinentes ao nosso município e região. (olha só! Na Assembléia!) Dois assuntos de relevância aqui expostos, a FAMEG e o prédio do Bom Pastor foram citados pelo deputado, e principalmente a questão da nossa enquete que está chegando ao final, em que mais da metade dos nossos e-leitores culpam os políticos de Garanhuns pela suspensão das atividades na Faculdade de Medicina. Izaías se angustia com essa visão generalizada que tudo que acontece de errado é culpa dos políticos. No próximo post estaremos trazendo parte do depoimento do deputado!

Resenha - Sex 04


Dia da Lei de Eusébio de Queiroz - Os senhores de escravos não se conformaram com a abolição da escravidão e com o fato de não terem sidos indenizados. Sentindo-se abandonados pela Monarquia passaram a apoiar a causa republicana, surgindo os chamados Republicanos de 13 de Maio (chamada assim por causa da data em que a Lei Áurea foi assinada).
Dia do Farmacêutico
Dia do Serventuário
- É o profissional que literalmente serve num ofício ou num cartório.
.
Aniversariantes
1927 - Antonio Carlos Magalhães - Político Baiano (in memorian)
1941 - Marilena Chauí - Pedagoga
1964 - Robson Caetano - Ex-atleta
1970 - Igor Cavalera - Roqueiro
1981 - Beyoncé - Cantora
.
Fato histórico de 4 setembro
1850
Lei no. 581 Estabelece medidas para a repressão do tráfico de africanos no Império de Dom Pedro.
1929 O dirigível aelmão Graf Zeppelin completava uma viagem ao redor do mundo
1939 Canadá e África do Sul declararam guerra à Alemanha
1970 Salvador Allende tornou-se o primeiro Presidente marxista eleito na América Latina ao vencer as eleições no Chile
1999 A ONU anunciou o resultado do referendo realizado em Timor Leste: 79,5% da população votou pela indepêndencia

Prefeito instaura sindicância


O prefeito Luiz Carlos retornou de Brasília onde estava acompanhando o lançamento do programa Saneamento para Todos, que faz parte do PAC, e disponibilizará para Garanhuns uma verba em torno de 20 milhões de reais para investimento em obras de esgotamento sanitário. Mas o que seria uma boa notícia para Garanhuns acabou sendo ofuscada pela denúncia do vereador Sivaldo Albino, que vocês já acompanharam no blog e está sendo amplamente difundida pelos meios de comunicação. Pois bem, nesta quinta-feira, reuniões definiram as primeiras estratégias da defesa da prefeitura e coube ao prefeito Luiz Carlos instaurar uma sindicância para apuração dos fatos denunciados e a posterior adoção das medidas administrativas legais cabíveis, segundo a nota oficial datada desse dia 03 de setembro. Vale lembrar que a denúncia foi também encaminhada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.