sábado, 5 de setembro de 2009

DIA REGIONAL DE APOIO À FAMEG

Está aí, uma proposta de data para não ficarmos cada um nos seus quadrados reclamando da falta de mobilização. Então vamos lá, pra quem quiser criar uma comissão para organizar o DIA REGIONAL DE APOIO À FAMEG. Dia 27 de Setembro.. Com uma grande manifestação, começando com passeata começando na BR 423, em frente à faculdade, passando pelos três grandes hospitais de Garanhuns, de forma silenciosa (mostrando a falta que novos médicos fazem) e encerrando na Esplanada Cultural Guadalajara com participações inclusive de artistas. A ideia é de todos um pouco, e peguei um bocado de uma conversa com Betinho. Vamos mostrar que queremos de verdade, não apenas os estudantes fazendo sua zuada particular! Se for de interesse, e como sei que este blog está sendo acompanhado por pessoas que tem esse poder da mobilização, espero que possamos fazer uma grande festa democrática apolítica! Os órgãos estudantis, secundaristas e universitários, imprensa, comércio e indústria, políticos, classe médica e seus órgãos representativos, etc
.
27 de Setembro, domingo - às 14 horas... (eis aqui uma proposta!)
.
Como diria Chapolin Colorado, sigam-me os bons!

Deu no Blog do Magno Martins

Boa notícia: Caruaru ganha curso de Medicina da UFPE
.
Caruaru terá, finalmente, a partir do segundo semestre do ano que vem, o primeiro curso de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Protocolo nesse sentido foi assinado, há pouco, pelo governador Eduardo Campos (PSB) e o reitor Amaro Lins, em cerimônia que contou com a presença do secretário de Saúde, João Lyra Neto; do prefeito de Caruaru, José Queiroz(PDT), e seu vice Jorge Gomes, além do deputado federal Wolney Queiroz(PDT).
O primeiro vestibular será realizado em junho de 2010. O número de vagas vai depender do projeto que será discutido e elaborado pela UFPE, Estado e Prefeitura de Caruaru. A Prefeitura doará o terreno para extensão do campus da UFPE e o Estado entrará com a infraestrutura. Inicialmente, o hospital regional será adaptado para servir de hospita-residência para os universitários. Em dois anos e meio, segundo João Lyra, o Estado bancará uma unidade apenas para servir de residência para os universitários.
.
Agora comigo - Complemento dizendo que o ministro da educação Fernando Haddad já deu total apoio. Bem, a notícia reverberou em vários meios de comunicação, e vejam, é a UFPE. Não é Faculdade Privada, daquelas que visam lucro e que estariam emperrando juridicamente o funcionamento da FAMEG. Mas, por outro lado, vejam o fator político. Quem ganha com esse funcionamento da faculdade de medicina lá? Enquanto aqui os políticos saíram chamuscados com o imbróglio criado com a suspenção das aulas, segundo enquete do nosso blog, em Caruaru, os políticos estampam as páginas dos jornais. Mas o que impedirá de termos a FAMEG e a UFPE no Agreste? Elas podem se tornar grandes instituições de formação de profissionais da medicina. Campo para expansão no interior do estado tem bastante! Mas...Vamos continuar sem uma grande mobilização? As pessoas que me encontram na rua cobram como se este espaço tivesse esse poder. Cada um tem uma ideia. Já escrevi que acho que essas visitas a Brasília não podem ser mais somente políticas, têm que ter o apoio social, a sociedade organizada tem que clamar, temos que ir pras ruas, o coro unido, o grito da povão. Meu amigo Betinho pede uma grande mobilização dos jovens na praça, com música, atrevimento, ousadia como era nossa juventude, pintar de novo a cara, cantar e cobrar! Audalio, sinto, está angustiado, cada dia tem uma nova notícia pra mim. A cada post sobre a Fameg o nosso e-mail recebe várias mensagens. Sandro, lá em Recife tá quase explodindo de vontade de vir gritar. Alcindo sempre nos explica. Marcelo da ClinMed quer informações. É que todos entendem a importância de sustentar essa conquista! Izaías marcou uma audiência com o ministro, tem que levar Garanhuns na sua voz e tem que trazer o ministro aqui!. Mas, mais uma vez, quero também pedir aos que fazem a FAMEG, que entendam esse chamamento, e abram as portas, não para a sociedade e órgãos de Garanhuns, mas para o povão, participem do nosso cotidiano, sintam-se povo como a gente, agora e para sempre, amém!

Prédio do Bom Pastor gera debate

Esta semana colocamos uma imagem atual do prédio do antigo convento do Bom Pastor, e três mensagens e comentários recebidos qualificaram e enriqueceram o post. Tenente Cândido, Fernando Henrique (FH Studios), filho do Tenente Firmo e o próprio deputado Izaías Régis tocou no tema na tribuna da Assembléia Legislativa do estado. O primeiro a dissertar foi meu amigo Cândido, hoje diretor do Hospital Municipal, que discorda do meu questionamento: Porque deixamos isso acontecer? diz ele:
.
Vale salientar que nós não deixamos acontecer. Aconteceu por obra e graça de uma má administração estadual - na época - que alojou a Polícia Militar no lugar e não proveu manutenção. O próximo escombro será o Hotel Monte Sinai.
.
E Fernando Henrique complementou, avançando na história do prédio quando estava cedido à Polícia Militar. Transcrevo:
.
Concordo com depoimento feito do amigo Cândido. Meu pai (Ten. Firmo) destacou muitos anos de seu serviço neste estabelecimento. E vivi muitos dos meus melhores momentos neste local. Em 2001 foi feito um projeto para sua melhoria pelos alunos da faculdade de adm. de garanhuns - faga, onde pude estar presente, sendo um dos alunos. Cheguei a chorar ao entrar neste lugar vendo tanto abandono de tantas histórias e vitórias alcançadas no período passado. Isso podemos chamar de falta de atenção e interesse por parte de nossos políticos de época que estavam preocupados com outros lucros no momento. O mesmo irá acontecer com hotel monte sinai. Uma vez que é a unica localidade a se ter vista da área industrial de garanhuns. Tambem fizemos um projeto apresentado ao professor José Carlos, hoje diretor da Faga. O mesmo seria sede de um centro de convenções em nossa cidade que tanto precisa. Se for colocar aqui o que sinto quanto a isso nao vou parar tão cedo. O batalhão não tem culpa pois os policiais tem mais o que fazer na segurança de nossa cidade. Na verdade faz pena fazer uma visita ao batalhão. Outro ponto esquecido é a rosa dos ventos que ninguém toma uma providência, na chegada de nossa querida garanhuns. Gostaria de pelo menos parte de uma resposta de tantas coisas jogadas fora em nossa cidade. Será que terá o mesmo destino de nosso castelo próximo ao quinze de novembro? Hoje poderia ser um belo restaurante ou um lindo ponto de visita pela sua história. JA ERAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!! Obrigado pela oportunidade nos dada.
Fernando Henrique Espiúca Xavier
.
As palavras do deputado Izaías sobre o Bom Pastor e nosso blog estão num post logo abaixo.

Resenha -Sáb 05



Dia da Amazônia - uma data que, há um bom tempo, não inspira comemorações. Ao contrário: a devastação crescente na região é a bandeira dos ambientalistas.
.
Aniversariantes
José Maria - eletricista de automóvel - aposentado (meu pai!)
Saulo Seabra - Master Ferro Garanhuns
Marcos Antonio - Radialista (de Garanhuns, está em Maceió)
Andrea Libério - Professora (ex-CEAC Fundac)
1908 - Josué de Castro - Sociólogo pernambucano
1939 - Clay Regazzoni Piloto automobilístico de F-1 de 1970 a 1980
1940 - Rachel Welch Atriz e "sex- symbol" cinematográfica
1946 - Fred Mercury cantor e musico africano (nascido na Tanzania) naturalizado inglês. Líder da banda Queen.
1969 - Leonardo - ex-Jogador de Futebol,campeão do mundo pela Seleção Brasileira
1981- Marcelo Adnet - VJ da MTV
.
fatos históricos
05/09/1997
Morre na Índia Madre Teresa de Calcutá. Religiosa mundialmente famosa pela ajuda às populações carentes, foi Prêmio Nobel da Paz em 1979.
05/09/1995
Parlamento cubano permite que empresas estrangeiras operem em Cuba sem a obrigação de se associar ao Estado.
05/09/1995
Apesar dos apelos internacionais, a França realiza testes atômicos no Atol de Mururoa.
05/09/1972
Nas Olimpíadas de Munique, atletas israelenses são seqüestrados e massacrados por terroristas palestinos integrantes do grupo Setembro Negro.
05/09/1972
A Polícia Federal proíbe a publicação de notícias sobre a Anistia Internacional.
05/09/1969
No Brasil, uma Junta Militar institui a pena de morte, banimento e prisão perpétua para crimes políticos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.