domingo, 6 de setembro de 2009

Vem aí: O Novo Blog do Ronaldo Cesar


Amigos,
Estamos na fase final da produção do nosso novo blog. Mais ágil e interativo, o blog do Ronaldo Cesar contará com album de fotos jornalísticas e eventos, materiais em áudios, para você ouvir informações e entrevistas, contaremos também com um espaço de venda de produtos culturais de Garanhuns, e muito mais. Aguardem!
Enquanto isso, você que tem interesse em divulgar sua marca e seu produto em nossa nova página, pode pedir a visita de nossos representantes.
Envie e-mail para: ronaldo.vox@hotmail.com
. blog do Ronaldo Cesar, informação e debate responsável! Acredite no projeto e anuncie.

Vale a Pena Ler de Novo



Dom Fernando ensinou português a João Paulo II
.
Encontramos parte de uma interessante entrevista de Dom Fernando Guimarães à equipe da Zenit e que está no site "exsurge". Transcrevo.
.
Uma conversa descontraída: assim foi a entrevista, realizada e publicada pela equipe de Zenit, com o bispo de Garanhuns (PE), D. Fernando Guimarães. Sua Excelência foi professor de língua portuguesa do papa João Paulo II! Entre as perguntas feitas por Zenit à D. Fernando, duas me chamaram a atenção:
.
– (…) o Papa dedicava muita atenção à realidade que visitava?
– Dom Fernando Guimarães: Sim. Isso me impressionou muito. Lembro-me de um episódio. Estávamos vindo do sul do Brasil para o nordeste –visitamos naquela viagem o país inteiro, do norte ao sul– e me lembro que fizemos uma escala técnica em Sergipe, porque o embaixador do Brasil junto à Santa Sé naquela época era natural de lá. Quando estávamos já com o avião baixando para aterrissar, eu recebi um aviso do monsenhor Stanislaw, dizendo que o Papa me chamava para ir a sua cabina.
O Papa me disse: “Fernando, eu percebo que as casas dos pobres daqui não são iguais às que a gente viu no sul. Quais são as diferenças?” Do avião ele viu os mucambos do nordeste. No sul ele tinha visto as pequenas casas de madeira. Ele estava vendo pela primeira as casas de barro e de teto de palha. O Papa queria que eu explicasse como é que o pobre nordestino vivia. Eu, sendo nordestino, expliquei para ele. Até o pouso eu pude falar da situação de pobreza no nordeste. João Paulo II tinha uma sensibilidade enorme. Depois, no momento de fazer o pequeno discurso, ele saiu com umas improvisações. Disse: “Senhor, o teu povo passa fome”. Isso não estava no texto oficial. Era a reação dele à realidade que enxergava com os próprios olhos.

– O Papa foi ágil em aprender o português?
– Dom Fernando Guimarães: Sim. (…) No encontro privativo com os bispos, ao final da visita (a primeira viagem apostólica do papa ao Brasil, em 1980), tinham preparado que alguns bispos falassem, o que não estava previsto no programa. O Papa não tinha nenhum texto preparado para essa ocasião. Foram cinco ou seis intervenções em que os bispos manifestaram suas preocupações e anseios, com temas precisos e delicados. Eu estava no fundo da sala, ao lado de monsenhor Stanislaw, e indiquei que o Papa respondesse em algum idioma que ele dominava bem, como o espanhol, o francês, ou mesmo o italiano, que quase todos os bispos compreendem bem, dada a delicadeza dos temas.
O Papa tinha pedido ao início papel e lápis para fazer anotações. Quando terminaram as intervenções, João Paulo II se levantou e disse em português: “os senhores vão compreender que eu não tenho condições de responder neste momento, mas, por favor, me dêem os textos por escrito que eu vou estudar com calma em Roma e darei as respostas. No entanto…” E aí começou, em português, uma reflexão séria, teológica, pastoral. Ponto por ponto, ele falou pouco mais de 20 minutos, sem um texto escrito. Apesar de vários ‘italianismos’ na estrutura, que não foram propriamente erros, se ele cometeu nesse tempo uns quatro ou cinco erros de português, isso foi muito. Erros que não atrapalharam em nada a compreensão do que ele estava dizendo. Quando ele terminou de falar, eu, do fundo da sala, pensava comigo: “meu Deus, estou vendo a realidade do Espírito Santo”.

E agora FAMEG?

Senti um certo desalento em Garanhuns depois de anunciada a instalação do curso de medicina em Caruaru pela Universidade Federal. Esses últimos dias foram difíceis de assimilar. Um momento em que há um sentimento de perda. Roberto Almeida em seu blog fala desse desapontamento. O Wagner Marques no blog agenda Garanhuns também traz informações com esse tema. O Salustiano lá de Minas Gerais torce que a FAMEG não reabra. E a coisa pegou também esta semana lá na Federal Rural, onde estudantes fizeram manifestação pedindo melhorias na estrutura. Quanto a medicina, devemos ser fortes e continuar acreditando, o desânimo pode ser a entrega. Vejam bem, o que falta é a autorização do MEC, neste momento não se discute as condições infra-estruturais da faculdade e estas já foram abalizadas por muitos profissionais. Este é um momento de pressão popular e política para que o MEC possa conceder essa autorização. Agora, uma alternativa existe, o curso poderia ser assimilado por uma instituição pública em Garanhuns. Se a FAMEG aceita fazer parte da AESGA - Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, não precisaríamos da autorização do ministério da educação, a que temos do conselho estadual já seria suficiente por ser um órgão competente para autorizar o funcionamento de um curso superior em uma faculdade pública. Talvez fosse o caso de buscarmos as alternativas mais viáveis e interessantes para a sociedade garanhuense nesse instante.

Resenha - Dom 06


Dia do Alfaiate - profissão em extinção devido a comercialização das roupas prontas. Em Garanhuns alguns missionários continuam na profissão. Entre eles, destacamos Ely.
Dia do Barbeiro - homem que rapa ou apara barbas e corta cabelos. Espalhados em vários salões pela cidade, os barbeiros comemoram este dia, ou melhor, talvez nem saibam que este dia especial existe.
.
Aniversariantes
1897 - Di Cavalcante - pintor artista plástico
1917 - Leônidas da Silva - ex-jogador de futebol
1933 - Mino Carta - jornalista
.
Fatos históricos
1922 Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada.
1966 Assassinado o primeiro-ministro sul-africano, Hendrik Verwoerd, em pleno Parlamento
1969 Morre o jogador de futebol Arthur Friedenreich, primeiro grande ídolo do esporte no Brasil,

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.