quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Enquetes que não fecham 100%


Vamos tentar explicar nossas enquetes que ao final ultrapassam o total de 100%. Isto acontece com as enquetes em que existe a possibilidade de se marcar mais de uma opção. Exemplo: De um universo de 83 votos eu preciso saber qual percentual não votaria em fulano de tal. Na eleição verdadeira, as pessoas não deixam de votar em apenas uma pessoa, pelo contrário, votam em apenas uma, e deixam de votar em todas as outras. E mais, de um universo de cinco, seis ou sete candidatos sempre vai haver alguém que votaria em dois, três, quatro, cinco candidatos, então nesse caso não devemos nos preocupar em fechar 100%. Nenhuma pesquisa que possibilite se votar em várias alternativas vai bater 100%. Peguem os índices oficiais de rejeição dos candidatos a presidente nos institutos de pesquisa. Serra e Dilma estão batendo na faixa de 40%. Heloísa Helena, Marina e Ciro têm na faixa de 20%. Porque? O que se quer saber é... a cada 100 pessoas quantas não votam em cada um deles. Então a estatística é vista sobre outro ângulo percentual que fecha os cem por cento. Se 40% não votam em Serra, então se sub-entende que 60% votam nele. Então fecha 100% assim, se 22% não votariam em Marina Silva para presidente, entendemos de forma subjetiva que 78% do nosso e-leitor votaria nela sim. Se 24% têm rejeição a Aécio Neves, podemos aceitar que 76% não têm rejeição ao seu nome. Vale salientar que as enquetes não têm valor científico e servem apenas para mostrar um entendimento superficial do nosso blog.

O Festival Jovem Guarda também tem Blog


No próximo post passo para vocês a programação completa do Festival Jovem Guarda. A enquete aqui do lado recebeu mais de 30 votos somente nesta quinta-feira. Agora o Eduardo Macedo me manda um e-mail dizendo que está finalizando o blog do festival e informa que vai haver uma premiação para a melhor frase sobre o festival da Jovem Guarda, os contemplados poderão conhecer o camarim do seu ídolo e assistir ao show em cima do palco, numa visão privilegiada. Legal! (Esse negócio de blog tá demais, né não?!)

Conservatório Pernambucano de Música promove Oficinas Musicais


Lembram que pedimos oficinas de artes no Centro Cultural? Não sei se foi por isso, mas alguma coisa foi feita. E de fato muito interessante como poderão conferir na matéria que recebemos da assessoria de imprensa municipal. Somente acho que não deveríamos trabalhar esses cursos como oficinas, mas como um curso mesmo sistematizado e agregado a outros afins. Na minha humilde proposta seria a EMA - Escola Municipal de Artes, que funcionaria manhã, tarde e noite no Centro Cultural, que não teria Secretarias Municipais funcionando lá dentro, e faríamos uma homenagem aos artistas garanhuenses, por exemplo, música popular (Escola Mestre Dominguinhos), música clássica (Escola Ronaldo Wrigth), artes plásticas (Escola Armando Rocha), e por aí vai. A logomarca poderia ser uma ema (animal) cantando e dançando (que acham?). Mas vamos ao teor da matéria titulada no post.
.
Nos dias 3 e 4 de outubro, acontece, a partir das 8 horas, nas dependências do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante uma série de oficinas musicais, ministradas por profissionais que integram o Conservatório Pernambucano de Música.
As oficinas contemplam atividades nos seguintes instrumentos: violão, guitarra, bateria, teclado, baixo elétrico, saxofone e trompete. Estarão disponíveis 10 vagas para cada oficina, sendo direcionadas a músicos de bandas, bem como a estudantes de música, não importando o nível musical de cada participante.
As inscrições, totalmente gratuitas, serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, na secretaria de Cultura, que fica localizada nas dependências do Centro Cultural.
O encerramento dos trabalhos no domingo, dia 4 de outubro, a partir das 15 horas, acontecerá de forma especial, com um show, que contará com a participação dos alunos das oficinas. Na mesma oportunidade haverá a entrega dos certificados de participação.

Enquete - Nem um nem outro


Está se encaminhando para termos um segundo turno das eleições presidenciais entre Serra e Dilma. O primeiro é o líder das pesquisas e a segunda tem o apoio do presidente Lula e por consequência, a força da máquina administrativa. Mas um fato chama a atenção, a resistência da população aos dois nomes. É enorme a rejeição de ambos, o que anima o segundo pelotão a imaginar possibilidades. Chegando um terceiro candidato ao segundo turno, são reais as chances de vitória. Vamos ao resultado da nossa enquete, que estudou como se comportaria nosso e-leitor. Tivemos 83 votos no total.
.
Em qual desses presidenciáveis você não votaria de jeito nenhum? (o e-leitor pode escolher quantas alternativas quiser)
.
José Serra - 45 votos - 54%
Dilma Roussef - 42 votos - 50%
Aécio Neves - 20 votos - 24%
Cristovam Buarque - 19 - 22%
Marina Silva - 19 - 22%
Ciro Gomes - 18 votos - 21%
.
Como podem ver a rejeição de Dilma e Serra é quase um empate técnico, como também é do restante dos candidatos. Vale lembrar que aqui não temos a opinião do "povão", que será influenciado pelos programas populares. De todos a menor rejeição é de Ciro Gomes, que analiso tem muito a crescer e se torna séria ameça a tirar de Dilma a vaga de enfrentar Serra no segundo turno das eleições presidenciais.

É preciso ter bom senso... de humor!

Qual seria a melhor legenda para esta foto?
a) Sei não. Acho que vou ter que arrumar outra pessoa para esta cadeira.
b) Sentar aí? Tu com esse sovaco suado
c) Olhos nos olhos... Quero ver o que você faz...
d) (O cara de camisa azul diz) Por que não me avisaram que era camisa branca?
e) (Alguém na frente discursando) Eeeeeeei! Prestem atenção!

AESGA anuncia curso de Engenharia



Acabou o suspense! Confirmado. Olha aí nossa Notícia!
A profª Eliane Simões acaba de nos passar a informação que foi autorizado o Curso de Engenharia Civil para a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns. Sem dúvida, mais uma conquista para a educação garanhuense e em especial aos que fazem aquela casa de formação. Uma conquista que ganha ainda mais repercussão quando pensamos em nossos jovens que não mais precisarão se deslocar para outros centros, afastando-se de suas famílias e sociedade. Uma conquista de dividendos econômicos, muitos dos futuros alunos devem vir de cidades prósperas da região, fazendo funcionar nossa economia local. E pensemos no futuro, esses engenheiros moldando a cara do nosso progresso e muitos conduzindo a construção de um amanhã melhor. Que mais cursos superiores possam enriquecer nosso polo universitário que neste momento vive um momento de expansão!

De parabéns Garanhuns! Parabéns Eliane e a todos que edificarão o novo curso de Engenharia.

Qual o objetivo deste blog?

A pergunta é do nosso leitor Gustavo. Transcrevo: (em vermelho, minhas anotações)

Caro Ronaldo, sou um admirador de Garanhuns e através de um amigo fique conhecendo seu trabalho. Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, (obrigado) Garanhuns precisava de um espaço que abordasse os problemas da cidade, e seu blog, veio preencher essa lacuna.
Se me permite gostaria de tecer uma crítica e questioná-lo sobre um detalhe que me chama atenção. (esteja à vontade)
A crítica é apenas uma observação quanto ao aspecto político que você dá ao blog.
Não sei qual o objetivo dele, mas percebo que você aborda vários assuntos, entretenimento (adoro teatro, cinema, música, ler, escrever, etc), cultura (escrevo e componho), hábitos sociais, futebol (sou metido a comentarista esportivo), principalmente política, ou seja, uma grande mistura. (minha história com política vai desde os tempos de DA da UPE, quando participei de encontro da UNE em São Paulo até as recentes campanhas políticas, inclusive na de governador tive a oportunidade de apresentar seus comícios, quando fazia parte do seu partido aqui em Garanhuns. Já apresentei debates num pool de emissoras de rádio entre os candidatos a prefeito, aliás foram três fogueiras que pulei. Crônicas políticas em jornal e rádio, muitas amizades no meio, outros trabalhos em campanhas políticas e por aí vai! )
Quando leio me pergunto: Afinal qual o objetivo desse blog? (Gustavo, digo sempre que é um blog de informação e debate sobre assuntos que impactam Garanhuns)
Entro nele para me atualizar sobre Garanhuns, mas ao lê-lo só encontro notas “políticas”. (Semana passada foi fogo mesmo, mas acho que essa semana já demos uma relaxada, né?!)
É como se sua atenção fosse voltada apenas para os políticos principalmente os da terra.
Sinceramente, não gosto dessa mistura de política com jornalismo (humm?!). A fronteira ética no trato do assunto é frágil e de difícil manutenção. (não entendi o que você quis dizer).
Bem acabei dando um contexto político ao meu comentário, mas antes que você ache que escrevo a mando de algum deles, (se você escreveu duas linhas e ficou com esse receio, imagina eu que escrevo um blog! Mas isso nunca mexeu comigo não. Sei que muita gente sempre acha que você vai pender pra um lado, aí relaxa e goza, como aliás já nos mandou a loira paulista). apresento-me para não deixar dúvida. Meu nome é Gustavo Farias sou empregado público e tenho 32 anos.
Mas isso é apenas um ponto de vista pessoal de quem formou uma opinião baseada em observações e leituras diversas sobre o assunto. (Temos observado que as pessoas que acompanham o blog são leitores costumeiros)
Quanto ao questionamento, é mais uma curiosidade. Por que suas enquetes nunca fecham em 100%? Qual a base teórica você usa? Fiquei curioso. (Gustavo, geralmente nossas enquetes oferecem a oportunidade de se votar em mais de uma alternativa. Se fosse apenas um voto teria que bater 100% realmente. Se fossem 50 votantes, teria que fechar 50 votos. Mas quando deixamos o arbítrio da escolha a leitura deve ser diferente do resultado. Por exemplo, nesta que encerramos agora, de 83 votos no total, 45 não votariam de Zé Serra para presidente, ou seja, 54% dos nossos e-leitores não votariam no candidato. Você não achou que eu estava manipulando, não é? Nem tenho como, o máximo que posso fazer depois de postada a enquete é votar, como todo mundo!)
Queria dizer-lhe que não tenho a pretensão de me intrometer no seu trabalho, longe de mim isso. Apenas participo ativamente dos blogs que freqüento, buscando sempre interagir com os jornalistas, entendendo como pensam e estabelecendo afinidades ideológicas. (Esteja à vontade e será sempre bem vindo, como todos esses amigos que estão prestigiando este trabalho.)
Só com essa compreensão sinto-me a vontade em acompanhar e indicar o seu trabalho a outros amigos (indique mesmo, manda o link.)
Atenciosamente,
Gustavo Farias
.
E aí? Qual o objetivo deste blog para você? Reconheço que sou um cara eclético, como aliás me apresento. Mas acho que o legal é justamente isso. Quando o leitor entra aqui nunca sabe o que pode encontrar. Ou melhor, sabe o que vai encontrar, - A seriedade sorrir!

Festival de Teatro de Garanhuns


Andréa Amorim no Jô Soares - Por ela Mesma


A gravação do Programa do Jô foi, literalmente, um sonho! A van da Globo veio nos pegar às 8 horas da manhã aqui em Campinas. Somente quando eu vi o carro, foi que acreditei e me dei conta que realmente iria ser entrevistada pelo Jô...rsrs. Quando chegamos na Globo, confesso que tive vontade de chorar, mas segurei! Fomos muito bem recebidos e tratados com muito profissionalismo, carinho e respeito. Primeiro passamos o som e eu conheci e conversei com os produtores do programa. Depois fomos almoçar. À tarde, fomos direto pra maquiagem e cabelo. Logo depois, gravamos o musical já com a plateia lotada. Foi uma troca de energia inesquecível. A música que escolhi para esse momento foi "Milagre", do meu terceiro disco – música que apareceu na "Garagem do Faustão" em maio desse ano. Depois veio o grande momento – a entrevista!
Fiquei um pouco nervosa, mas pedi pra meu anjo ficar do meu lado o tempo todo e me tranquilizar. Finalmente, Jô me chamou: “Andrea Amorim - a Nina Hagen do Nordeste”. Eu respirei fundo e segui em frente!
A entrevista foi baseada na minha história. Procurei ser eu mesma e o mais natural possível. Falei muito bem de Garanhuns, dando uma ênfase aos festivais de música e de inverno.
No final da entrevista, a plateia fez o conhecido AAAAAAAAAAAAAAAAA, aí respirei mais fundo ainda, aliviada...rsrs
Quando saí do estúdio, agradeci a Deus e chorei, chorei, chorei...por ter conseguido alcançar mais uma benção, mais um MILAGRE!
O resultado a gente confere no dia 24. Se Deus quiser!
Conto com vocês, sempre!

Resenha - Qui 17

Dia da Compreensão Mundial
Dia de São Roberto Belarmino- Nascido na Toscana, passou alguns anos na Bélgica. Brilhante intelectual, refutou perfeitamente os erros do protestantismo nas suas "Controvérsias".
Dia do Transportador Rodoviário
Dia Nacional do Cego
.
Aniversariantes
1941
- Fernando Gabeira - político
1955 - Marina Lima - cantora e compositora
1960 - Damon Hill ex-Piloto de F-1
1962 - Fátima Bernardes jornalista brasileira.
1970 - Edilson ex-Jogador de Futebol (atacante)
.
Fato histórico
1971
Carlos Lamarca, ex-capitão do Exército e dirigente da VPR e MR-8, é assassinado no interior da Bahia, juntamente com José Carlos Barreto, o Zequinha

Engenharia - Alexandre Lakiss


Ronaldo, excelente noticia.
Garanhuns através da Competentissima Eliane Simões está cada vez mais se destacando no cenario educacional.
Parabens para Prof.ª Eliane Simões
.
Alexandre Lakiss - Engenheiro

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.