sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Deu no Pinga-fogo do JC

Na coluna da jornalista Ana Lúcia Andrade, pinga-fogo, do Jornal do Commercio desta sexta-feira estava lá a nota:
Mais um que cai na minirreforma de Caruaru
José Queiroz faz novos ajustes na equipe. sai o executivo da Educação, Maurismar Torres. Tony Galvão, executivo da fazenda, assume. E Carlos Veras o substitui. A expectativa é que as mudanças deem certo, pois a meta é cumprir um calendário de obras até o fim do ano como a construção de três colégios.
.
Bem, vê-se que Caruaru tem pressa. Em menos de 9 meses o prefeito José Queiroz tem feito mudanças na equipe para acelerar o trabalho. É aquela história de trocar os bons pelos ótimos e os ótimos pelos excelentes.

O blog das feras do xadrez


Garanhuns sempre teve uma galera do xadrez muito atuante. Jairo, Paulinho Jorge, Bayron, entre outros. Agora recebemos do Paulinho um pedido para divulgar o blog do clube de xadrez de Garanhuns. Fazemos isso com muito carinho. Gosto de mexer as peças, embora esteja meio enferrujado e não tenha nível pra encarar esses Karpovs do Agreste. Meus filhos também, principalmente o mais velho, de quem já não ganho mais. Está aí! Acessem o blog e mais, visitem o clube. Tem sempre alguém pra te ensinar a jogar ou praticar com você esta arte milenar. Cliquem sobre o link abaixo!
.
.

Tigre com uma mão na taça


O Tigre/Natto, clube de futsal de Garanhuns, tem tudo para conquistar o primeiro turno do campeonato pernambucano da categoria profissional adulto, neste sábado, na quadra do SESC. Trata-se da segunda partida da final, ou seja, jogo de volta, e ao Tigre/Natto basta o empate, já que no primeiro jogo na capital goleou o Santa Cruz pelo marcador elástico de 8 a zero. Promessa de casa cheia para vibrar com o time garanhuense. Mais uma mostra que quando se dá oportunidades e se investe, os resultados aparecem. Sempre estivemos ao lado daqueles que fazem o desporto em Garanhuns, nas oportunidades que tivemos principalmente nos comentários em rádio, sempre deixamos claro que muitas vezes os resultados adversos eram frutos mais de fora da quadra do que mesmo dos jogadores que ali estavam, agora está aí dada a prova. Parabéns Tigre/Natto! Estaremos no meio da torcida amanhã vibrando com suas jogadas contra o meu santinha, que traz uma equipe desmotivada pela incompetência de uma diretoria que inviabilizou a participação do clube coral no regional brasileiro da Bahia, e por isso foram afastados de competições nacionais por dois anos. Até no futsal, o Santa colhe frutos de uma má administração.

Bem Vinda, Faculdade de Engenharia



Recebemos do empreendedor Givaldo Calado, este texto sobre a nossa cidade universitária. Transcrevemos:
.
Ronaldo,
Você nos remete para muito longe. Para a campanha por uma Garanhuns Universitária. Talvez até para mais longe. Para a década de 50, quando um estadista, contemplando a nossa beleza, nos saudou: Garanhuns, cidade universitária! E nós só tinhamos três colégios. O XV de Novembro, o Diocesano e o Santa Sofia. Hoje, que bênção! Que perspectiva para nossos filhos! E para nós mesmos que desejamos os nossos filhos e netos pertinhos de nós, tamanhas as opções do estudo de nível superior. Estamos construindo ou reconstruindo a nossa cidade? Seja como for, eu diria com Carlos Lacerda que para se construir/reconstruir uma cidade, é preciso amá-la. E é isso que temos feito ao longo de tanto tempo, todos nós, amantes de Garanhuns. E, cá para nós. Nada mais fácil do que amar Garanhuns. Bem vinda, portanto, a Faculdade de Engenharia de Garanhuns!
Um forte abraço.
Givaldo Calado de Freitas
.
foto: Te vi na Net

Izaías teve reunião em Brasília pela FAMEG


Recebemos este e-mail da assessoria do deputado Izaías Regis.
.
A defesa da Faculdade de Medicina de Garanhuns – Fameg foi um dos assuntos discutidos em Brasília pelo deputado Izaías Régis – PTB. Na última quarta-feira (16/09), o deputado Izaías Régis – se reuniu com Rodrigo Teixeira, do gabinete do ministro da Educação Fernando Haddad, Dra Rosilene, advogada da Fameg e alguns alunos da Instituição de Ensino para uma discussão em defesa do funcionamento da Fameg. O objetivo da reunião foi ressaltar a importância do funcionamento da Faculdade que pretende formar médicos que servirão a população de município e todo Agreste Meridional. Esmeraldo Malheiros, secretario do conselho jurídico da MEC, que também se reuniu com o deputado Izaías, afirmou que existe uma grande possibilidade da Fameg voltar com suas atividades pois nenhum curso superior, bem avaliado pelo MEC, deve ser fechado no Brasil. A Fameg foi à primeira faculdade privada de ensino da Medicina instalada no Interior do Estado, e dispõe de uma ampla e moderna estrutura, a rede física da Instituição é composta por sete salas de aula; um auditório com capacidade para 200 pessoas; biblioteca; laboratórios de histologia; anatomia; bioquímica; embriologia e informática, além de uma área administrativa bastante funcional.

Eliane Simões fala ao Blog


Estivemos conversando com a profª Eliane Simões sobre a AESGA, a sua expectativa sobre o curso de engenharia civil anunciado aqui no blog, também sobre as dificuldades da gestão financeira da AESGA e claro, puxamos assuntos políticos. Disse-nos que não pensa em disputar cargo político. Fez questão de deixar bem claro que não faz parte dos seus planos e nos pediu para agradecer aos especuladores mas que não está disposta a deixar a educação, onde se realiza e se sente bem. Eliane dividiu as conquistas da AESGA com sua equipe e, principalmente, com o Prefeito Luiz Carlos, de quem disse atender a sua política de extensão universitária municipal. Vejamos o texto enviado pela professora Eliane.
.
Oi Ronaldo.
Primeiro devo agradecer o fato de estar sempre informada das coisas da nossa terra. É verdade, Obama chuta uma bola ou Michele pega desajeitadamente um enxadeco e finge fazer uma horta e o Brasil todo sabe e vê. O que é nosso que é bom...
Foi maravilhoso saber que Andrea esteve no Jô. Olha, isso é só o começo. Acompanho a luta , a vontade e a garra dessa menina. Nunca desistiu e serve de exemplo. Quando acreditamos no nosso potencial, temos um foco e buscamos, as coisas acontecem. Força Andrea, você vai longe! Parabéns para Garanhuns que presenteia o Brasil com um talento promissor e parabéns para a mamãe Núbia.
Quanto a engenharia, é uma conquista de Garanhuns, fruto de um trabalho de equipe e acontece dentro do pensamento do governo de Luiz Carlos de Oliveira de fazer crescer Garanhuns também através da educação de ensino superior.
Como vocês alunos sabem, os nossos cursos nascem e prosperam financiados apenas pelas mensalidades. Todas as despesas de manutenção, construção, compras de livros, equipamentos, pagamentos de professores e funcionários, fornecedores, etc é resultado dessa parceria alunos/Aesga. Que fique bem definido que a LDB, que é uma lei Federal , explicita que o poder municipal nao deve arcar com nossas despesas, já que temos recursos próprios. TODAS as Autarquias Municipais de Ensino em Pernambuco trabalham da mesma forma. Não significa que o governo municipal esteja alijado do processo de crescimento da AESGA. Pelo contrário, o crescimento faz parte do programa de expansão universitária municipal, , determinado pelo prefeito Luiz Carlos. Minha tarefa e da equipe da AESGA é de cumprir as determinaçoões do chefe do executivo. Que não hajam dúvidas que faço apenas o trabalho para o qual fui convocada pelo prefeito Luiz Carlos, com a confiança que o mesmo depositou em nossa equipe. Como cidadã de Garanhuns tenho por obrigação apoiar toda iniciativa de crescimento universitário, nos colocando ao lado das nossas co-irmãs UPE e UFRPE e todas as demais que vierem para a região. O Curso de Engenharia é portanto, fruto do poder municipal.
Não temos ainda as salas e não temos nenhuma doação política. Até o momento temos apenas o compromisso de Guilherme Ferreira Costa , por iniciativa dele, de nos ajudar na implantação dos laboratórios. Ele e Eduardo, comprometidos que são com nossa cidade e região. Até o momento desconhecemos outras parcerias mas receberemos qualquer contribuição de braços abertos. Ah! Ronaldo não esqueça de avisar a todos que não penso e não pensarei em me candidatar a nada. Sou e permanecerei professora. Só entendo de educação. Na sala de aula me realizo enquanto profissional e como pessoa. Também não fundarei nenhuma faculdade e não tenho participação na EADCON, rejeito convites para outras instituições e não pretendo sair de Garanhuns. Estou assumindo um cargo político que pertence ao prefeito do município e onde ficarei até quando atender às expectativas funcionais do mesmo.
Concluindo, gostaria de expressar minha vontade e da equipe da AESGA de continuar contribuindo para esse crescimento universitário da nossa cidade nesta missão nos dada pelo prefeito Luiz Carlos e dizer que meus alunos me renovam e minha meta continua sendo aprender a cada dia.
Obrigada pelo carinho com que me trataram no blog!
Eliane
.
Coerente, acredito que pelas suas palavras fica claro que não devemos dar margem a esse tipo de especulação, orgulhando-nos de uma gestora de sucesso em nossa educação superior.

Resenha - Sex 18


Dia dos Símbolos Nacionais
Segundo a LEI N. 5.700, De 1o De Setembro De 1971
CAPÍTULO I
Art. 1º - São Símbolos Nacionais:
I - a Bandeira Nacional;
II - o Hino Nacional;
III - as Armas Nacionais; e
IV - o Selo Nacional.
.
Dia da Televisão - Iniciou-se em 1950, com a frase ''está no ar a PRF-3 TV Tupi de São Paulo, a primeira estação de televisão da América Latina'', dita por Walter Foster; foi o pontapé inicial da transmissão inaugural da Tupi.
Dia de Santa Sofia e São José de Cupertino - confessor
Santa Sofia é a Viúva e Mãe das Santas Virgens Fé, Esperança e Caridade
Semana da Comunidade
.
Aniversariantes
Gabi Araújo - Estudante de direito (Lagoa do Ouro)
1905 - Greta Garbo Atriz
1970 - Frank Aguiar musico, cantor e compositor brasileiro.

Porto Digital em Garanhuns

Um dos principais produtores de Tecnologia da Informação do país, o Porto Digital de Recife esteve representado ontem em Garanhuns no Sebrae, quando especialistas ministraram palestras sobre a TI voltada para o perfil do nosso produtor da bacia leiteira da região. Segundo Guilherme Calheiros reforça que a parceria com o SEBRAE facilitou nesse contato com os empresários para este repasse que visa aprimorar o controle tecnológico da nossa produção. Daqui, o Porto Digital estará seguindo para outras regiões de produção em Pernambuco, como Caruaru e Santa Cruz do Capiberibe.

Miracica recebe fábrica de beneficiamento de caju


O Governo do Estado através do Pró-Rural e apoiada por várias instituições afins, estará investindo 170 mil reais numa fábrica de beneficiamento de caju no distrito de Miracica, que nos últimos anos tem aumentado sua produção e se tornado um centro de produção respeitado na região. A comunidade entra com uma contrapartida de 10% do valor total, e esta quantia já foi utilizada para a compra do terreno onde será levantada a fábrica. A previsão é que comece a funcionar já no início de 2010, aproveitando a próxima safra. O beneficiamento valora o produto, através de doces, passas, etc. A informação nos foi passada pelo Luciano Andrade no Jornal da Sete, 1ª edição. A próxima FeCaju promete ser ainda mais animada!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.