segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Casas Populares - Mais dor de cabeça



Nesta segunda-feira o reporter Paulo Fernando esteve confirmando no programa Combate da 87 FM sobre denúncias de que alguns moradores das novas casas do Conjunto Habitacional Lula 1, como vem sendo chamada a vila do governo federal para a população carente do município, estariam construindo muros altíssimos, fazendo reformas nas casas, e até demonstrando serem proprietários de automóveis. A denúncia partiu de Antonio Bezerra, líder do movimentos dos sem-teto, a Pereira Filho, que de imediato pediu para Paulo Fernando ir confirmar. Não que queiramos o mal das pessoas, queremos mais é que todos tenham sucesso na vida e possam fazer suas conquistas, mas segundo o líder dos sem-teto, Antonio Bezerra, que em entrevista a Fernando Rodolfo no jornal da Sete 2ª edição, ratificou tudo que havia dito, que aquelas casas seriam para quem de fato é pobre e não teria onde morar, pessoas que foram cadastradas e atenderam a um pré-requisito. De fato é preciso se observar as características do projeto social das casas e a que população venha atingir, e mais, não basta entregar, deve-se fazer um acompanhamento, pois muita gente que pode ganhar a casa sem esforço pode depois querer se desfazer por quaisquer dois tões. Um trabalho de assistência social. Por outro lado, deve-se entender quem já está lá também, não deixa de ser um patrimônio e todos querem protegê-los com muros. Fica uma discussão e uma necessidade de aprimorar a questão da entrega das próximas casas. Vale lembrar que os sem-teto estão acampados no terreno da Universidade Federal, próximo ao finado prédio do Bom Pastor. Como os nossos radialistas não têm como mostrar as imagens, estamos aqui apenas locupletando o excelente trabalho de ambos, trazendo imagens de algumas casas, fotografas por Paulo Fernando.

Políticos de Garanhuns - Enquete


Ficamos com a impressão que os políticos garanhuenses estão longe da população. Não falo de suas ações e gestões, não é esse o mérito da questão, mas eles mesmos, suas presenças físicas. Andar nos bairros, conversar com as pessoas, esse tipo de atitude. Principalmente se fazer presente nos bairros mais periféricos e populosos. Muitos deles confiam essa parte de contato aos seus assessores, e deles recebem as informações que julgam necessárias. É nesse canal de interpretação popular que acreditamos estar havendo ruído. Não basta ficar no centro da cidade e esperar que a cidade passe por si, falta buscar o cidadão no seu meio, ouvir a população na sua necessidade. Talvez seja isso que dificulte muitas vezes para criar uma simpatia popular, integrar-se à rotina de sua gente. Oferecer uma resposta imediata sem interlocutores e sem audiências. Quantas vezes o assessor para puxar o saco dirá que "está tudo em ordem" e o mundo estará desabando. A responsabilidade é diretamente do político, principalmente daquele que tem mandato eletivo. O assunto deste blog é justamente este, pedir aos políticos que escutem sua gente, vocês não sabem o que o povo precisa, quem sabe é ele próprio! Assim, para mostrar uma realidade ou para me desmentir é que estamos lançando esta enquete sintomática. Acreditamos que os nossos políticos estão longe da população, e você o que acha? Você acha que os políticos de Garanhuns ouvem a população? (Não gostaríamos de generalizar, mas esse é um problema que acreditamos existir nos vários lados da política garanhuense.)

20ª Missa do Vaqueiro acontece em Garanhuns



De 25 a 27 de setembro acontecerá em Garanhuns, mais uma edição da tradicional Missa do Vaqueiro. O evento pretende reunir 5.000 vaqueiros vindos de diversas cidades e terá início sempre a partir das 18 horas.
Na programação: missa, cavalhada profissional e amadora, desfiles e shows com bandas de Forró Pé-de-Serra (dias 25 e 26) e no dia 27/09, a dupla Givaldo Gino e Zé Inaldo e Djair e Banda, fazendo o encerramento.
Além das apresentações musicais, acontecerão provas do Marmeleiro pendido, Cerca de vara, dentre outras, para os vaqueiros; bem como, premiações para o vaqueiro mais velho e o mais jovem, o vaqueiro mais equipado, a Amazona mais trajada, dentre outras. Serão oferecidas premiação do 1º ao 10º lugar, com Garrotes, Carneiros e Troféus para os vaqueiros que participarão das Cavalhadas.
com informações da secretaria municipal de comunicação.

.
Agora comigo: Poxa, tempo que passa sem respeito! 20 anos da Missa do Vaqueiro. Lembro da primeira! É importante lembrar sempre de quem faz cultura em nossa cidade, e aí recordamos Heleno Gino e Ivone Leão, este segundo, em sua morte deu origem a nossa Missa do Vaqueiro. Infelizmente as pragas de bandas de forró se alastraram tomando todo o espaço musical nordestino, hoje tocam de Carnaval a Natal, e nossas vaquejadas, que no passado reverenciavam esses artistas sertanejos, hoje são cópias dos palcos armados das festas populares. A música de vaquejada, fosse aboio ou forró de vaquejada de Claudio Rios, Karavéia e Alcymar Monteiro perderam espaço. Por isso, que esta missa seja um grito em favor da tradição e que possam ter o apoio sempre de quem gerencia nossa cultura.
A música "Filho sem sorte" é na verdade dessa dupla homenageada. Heleno Gino e Ivone Leão, nossa lembrança e saudação!
.

Enquete - Os melhores do Festival Jovem Guarda

Com 75 votos dos nossos e-leitores, chegamos aos melhores do Festival Jovem Guarda, aqueles que prometem levar mais público para a Esplanada Cultural Guadalajara e por isso existe uma expectativa maior. Pedimos para cada e-leitor escolhes três dos nomes colocados e o resultado, que não tem valor de pesquisa científica, colocamos agora:
.
The Fevers - 44 votos
Benito di Paula - 33 votos
Joanna - 32 votos
Pholhas - 23 votos
Wando - 19 votos
Super Oara - 16 votos
Gilberto e Banda - 13 votos
Golden Boys - 12 votos
Paulinho Groove - 9 votos
Anjo Dourado - 5 votos
.
Bem, todos foram votados, e isto é bom. Devemos ter noites de música popular, daquelas que a praça canta junto. Fevers é a cara daquela geração adolescente dos anos 70. Seus sucessos ainda hoje embalam as festas nos momentos das recordações. Benito di Paula faz parte do primeiro time do autêntico samba. Suas músicas fazem parte de um repertório muito rico e o fato da há muito tempo não vir por essas bandas podem nos proporcionar um reencontro com o artista e com seus clássicos respeitados. Joanna vai e volta à mídia, tem andado mais longe agora. Tem repertório para embalar os apaixonados. Mesma coisa de Wando, que dizem, em vez de jogar calcinhas já deve estar jogando anáguas. Brincadeira a um músico que tem grandes sucessos nacionais. Gilberto e Banda, Super Oara, Anjo Dourado e Paulinho Groove entram na grade de programação como artistas locais, mas têm condição de fazer shows memoráveis com qualidade. Pholhas tem tocado pela região mas faltava vir a Garanhuns e Golden Boys, talvez o mais próximo realmente da Jovem Guarda na programação, decepcionou nos votos o que deve agradar com sua qualidade vocal, dos irmãos que dão um show, aliás, há muito tempo!
E devo dizer novamente, quero ver um grande show do Benito di Paula, um extraordinário músico que precisa ser resgatado. Se ele está se sentindo desprestigiado no sul do país, que venha então morar e voltar sua carreira ao nordeste, somos um povo acolhedor a artistas populares.

A hora do blog na 7 Colinas FM


Jonas Lira, um dos mais respeitados radialistas do interior de Pernambuco, além do bom gosto musical tem também uma criticidade ímpar, que faz o que diz ganhar repercussão imediata. Foi assim num momento histórico quando fez um minuto de silêncio na FM 7 Colinas, quando do anúncio de uma programação de Festival de Inverno com a inclusão da banda Saia Rodada, esse grito calado fez a sociedade rediscutir para onde estava caminhando o nosso festival. Agora, Jonas, antevê o impacto dos blogs na cidade e lança na programação da rádio que responde pela programação, um espaço chamado "A hora do Blog", e faz uma panorâmica sobre o que os blogueiros estão digitando por aí, ou por aqui! É claro que agradecemos a inovação de Jonas, principalmente vindo de quem vem. Um abraço, companheiro!
.
A hora do blog..de segunda a sexta. às 11h da manhã.
.

Decadência do futebol nordestino


Com algumas raras exceções como o ASA de Arapiraca que está comemorando, a maioria dos clubes nordestinos estão na pindaíba. O problema é maior quando analisamos a situação dos grandes clubes, aqueles que detêm as maiores torcidas do Nordeste. Comecemos por Pernambuco, onde Sport e Náutico lutam contra o rebaixamento. O Santa Cruz então, nem se fala, pena na quarta divisão. Em Alagoas, os tradicionais CRB e CSA viram na última década os títulos estaduais serem disputados por equipes como ASA, Coruripe, Corinthians (alagoano), etc. Na Paraíba, apenas o Campinense tem projeção nacional atualmente, mesmo assim está na zona de rebaixamento da série B. Igualmente a América e ABC, tradicionais rivais no Rio Grande do Norte que também fazem companhia na degola ao Fortaleza, último colocado da segunda divisão brasileira. Ou seja, os quatro últimos colocados da série B nacional são todos nordestinos. Em estados como Piauí, Maranhão e Sergipe, o futebol não consegue passar da terceira divisão. Até no Norte do país, onde Remo e Paysandu sempre apareciam bem, há algum tempo nem se fala mais deles. No Ceará, o Ceará está bem. Mas na Bahia, o Bahia decepciona. A torcida está revoltada pois o time é apenas o 15º colocado. O Vitória é o único time do Nordeste que está fazendo bonito na primeira divisão, assim mesmo não consegue se aproximar dos líderes. Dois problemas sociais se veem diretamente a isto, o crescimento das torcidas no nordeste de times do sul do país e os investimentos que passam a ser cada vez menores. Vamos aos poucos perdendo nossa identidade. Os grandes clubes brasileiros esmagam os clubes nordestinos investindo em craques, com seus jogos na televisão, e os comandantes do futebol não veem que são os clubes ditos menores que na maioria das vezes criam em suas categorias de base os grandes jogadores que no futuro darão visibilidade ao futebol brasileiro. Outro fator a ser considerado é a falta de estrutura e profissionalismo dos clubes nordestinos, muitas vezes servem como degrau para visibilidade de pessoas alheias ao futebol.

Abrigo lança campanha


O Abrigo São Vicente de Paula, no último sábado, lançou uma campanha que visa angariar verba para troca do telhado da instituição, qua atualmente abriga mais de 50 velhinhas. As doações podem ser feitas também em material que será utilizado na nova coberta do prédio. Vale lembrar que estamos também iniciando a semana do idoso, e alguns eventos marcarão a passagem desses dias, pricipalmente chamando a atenção para nossa responsabilidade social de cuidar dos mais velhos. Também continuam as doações para a construção do Abrigo São Lázaro, que visa oferecer um lar digno aos velhinhos do sexo masculino em nossa cidade. O Lions Clube Cidade das Flores estará com uma campanha e um evento para angariar recursos e despertar a solidariedade da nossa sociedade.

Promessas vãs


Era o ano de 2006 e num evento, acho que na AGA ou no Círculo Militar, não lembro, foi lançado um projeto intitulado "Garanhuns Maior", onde se apresentava uma série de investimentos do município em obras dos mais variados segmentos. Mais de 6 milhões de reais beneficiariam nossa população. Dentre elas estava a pavimentação e drenagem da Travessa Sílvia Raquel, segundo acesso da Vila José Bernardino Texeira, que beneficiaria aos moradores da localidade e da Lacerdópolis. Assim como não saiu esta obra pode ser que não tenham sido realizadas muitas outras. Consegui a notícia completa da época na internet e repasso para vocês, pode ser que mais daquelas promessas tenham servido somente para ganhar os aplausos das pessoas presentes naquela solenidade e ainda não tenha saído do papel, que aliás, deve estar mofado em alguma gaveta. Aquela travessa ganhou o nome da minha irmã, Sílvia Raquel Gonçalves de Carvalho, coloquei seu nome no google e ele me presenteou com esta matéria da época. Colocar este post é homenagear uma pessoa que me deu tanto carinho e dedicou muito do seu tempo a fazer nossa família feliz. Sendo também um raio de luz naquela comunidade. O que posso fazer neste momento é pedir respeito à sua memória e exigir que não se utilizem do seu nome para ditar promessas vãs.
.
23 de janeiro de 2006
.
Luiz Carlos apresenta obras na ordem de 6 milhões de reais
Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@garanhuns.pe.gov.br
.
O primeiro ano de governo Luiz Carlos foi marcado por uma série de ações de manutenção dos bens públicos, investimentos maciços na saúde no social, na educação, e adequações da máquina administrativa a realidade política nacional e, sobretudo, pela formatação de diversos projetos e busca de recursos junto aos governos estadual e federal. Nesse, segundo ano, o prefeito Luiz Carlos de Oliveira resolveu investir forte em infra-estrutura e apresentou na última quarta-feira, 18, em solenidade realizada nos salões da AGA, o projeto "Garanhuns Maior", composto por uma série de obras estruturadoras, que já estão sendo realizadas em vários pontos do Município.
Na ocasião, o governante local revelou ao público presente que serão investidos cerca de R$ 6.300,000,00, em obras de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem de ruas, recuperação de terminais de passageiros, reformas em escolas, construção de Posto de Saúde, implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, reforma da Ceaga, construção do Instituto de Lacticínios e revisão do Plano Diretor do Município. "Garanhuns se tornará um verdadeiro canteiro de obras e estaremos, inclusive, gerando emprego e movimentando o setor comercial, além, é claro, de beneficiar milhares de famílias em praticamente todas as localidades de Garanhuns", revelou o prefeito, quando apresentava o seu cronograma de ações.
.
Esgotamento Sanitário
As obras na área de esgotamento sanitário contemplarão inicialmente todo o bairro José Maria Dourado, conhecido por Brahma. Na localidade será construída uma estação de tratamento,...
.
Pavimentação e Drenagem
Mais de 2 milhões de reais serão investidos em obras de pavimentação e drenagem de ruas na cidade. Ao todo serão 43 ruas beneficiadas pela municipalidade. As ordens de serviço das ruas Vereador José Câmara Guimarães (Aloísio Pinto), Serra Branca (Magano); São Luiz (São José); Visconde de Suassuna (São José); Timbaúba (São José) e José Armando Machado (Brahma), além de trechos da Av. Barão de Nazaré e da rua Francisco Branco, ambas no bairro São José, e a avenida Radialista Flauberto Elias, no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab III), que será totalmente asfaltada, foram assinadas pelo prefeito Luiz Carlos e terão as suas obras iniciadas nos próximos dias.
Já as obras de pavimentação e drenagem das ruas Profª. Cecília Meireles, Manoel Luiz de França, trecho da rua 28 de Julho, todas no Indiano, além da Travessa Sílvia Raquel Gonçalves de Carvalho (Vila do Quartel); rua Francisco M. da Silva e trecho da avenida Manoel Dias de Abreu (Lacerdópolis), bem como a rua Mauro de Souza Lima e a travessa Santa Quitéria, ambas no Jardim Petrópolis, já têm recursos assegurados e dependem somente das assinaturas de contratos com construtoras.
Caso semelhante aos trechos das ruas Ascenso Ferreira...O bairro Francisco Figueira (Cohab II) também será beneficiado com as ações de pavimentação e drenagem de águas servidas. As ruas Lauro Cysneiros Alemão; Profª Edísia Mendonça Fonseca Vieira; Antônio Machado Correia; Antônio Liberato, Zacarias de Freitas e João Z. de Oliveira receberão a infra-estrutura desejada por seus moradores. A comunidade de Manoel Chéu também terá pavimentada as ruas das Rosas e das Margaridas. "Investiremos R$ 2.291, 950, 27 nessas obras, sendo que do total, mais de 1,9 milhão de reais serão oriundos dos recursos do Município e o restante através de repasses federais, junto ao Ministério das Cidades", revela o prefeito Luiz Carlos.
.
Recuperação de Terminais de Passageiros
.
Os terminais de passageiros da Praça Irmãos Miranda e da Cohab I serão totalmente revitalizados. Na Irmãos Miranda o piso receberá uma nova paginação...
.
Reforma de Escolas Municipais
.
As escolas municipais Julião Capitó (Iratama); José Ferreira Sobrinho (São Pedro); Creche Ranser Oliveira (Magano) e José Brasileiro Vila Nova (Aloísio Pinto) serão amplamente reformadas...
.
Se não se pode fazer, é melhor não dizer que vai!
A reportagem completa está no link abaixo:

Resenha - Seg 21


Dia da Árvore
Dia da Tia
Dia de São Mateus Apóstolo e Santa Ifigênia
Dia do Fazendeiro
Dia do Idoso
Dia dos Portadores de Deficiência Física
Dia do Radialista
Início da Primavera
.
Aniversariantes
1947 - Paulo Coelho Escritor esotérico
1947 - Stephen King Escritor de ficção com várias obras adaptadas para o cinema
1967 - Ingra Liberato Atriz, estreou ao 18 anos na novela Ana Raio e Zé Trovão
1975 - Popó pugilista brasileiro.
.
Há seis anos falecia minha irmã Sílvia Raquel, princesa da quadrilha e grupo Cultural Arrasta-Pé, da Vila do Quartel. Tinha 21 anos e uma simpatia encantadora!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.