quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Festival de Teatro de Garanhuns

Sábado, 10/10
19h00 Solenidade de Abertura
Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante
20h00 Filme Noir (Adulto – 1ª sessão)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Domingo, 11/10
16h00 A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina (Rua)
Local: Parque Ruber van der Linden
20h00 Filme Noir (Adulto – 2ª sessão)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Segunda, 12/10
15h00 Vade Retro (Rua)
Local: Pátio interno do Colégio Diocesano de Garanhuns
16h00 Lançamento do Livro “Pregando Peças”, do autor Carlos Janduy
Local: Auditório do Colégio Diocesano de Garanhuns
20h00 Mais um Tiquin de Nóis (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Terça, 13/10
11h00 Palhaçada – Histórias de um Circo sem Lona (Infância e Juventude)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
15h00 Histórias de Pingos de Chuva (Infância e Juventude)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
20h00 Flores, Amores e Frustrações - Coletivo de Teatro (SESC Garanhuns) (Adulto)
Local: Salão de Eventos SESC Garanhuns

Quarta, 14/10
11h00 Mamulengo Tomé
Local: Espaço Cultural Luiz Jardim – Centro
20h00 Flores, Amores e Frustrações - Coletivo de Teatro (SESC Garanhuns) (Adulto)
Local: Salão de Eventos SESC Garanhuns

Quinta, 15/10
16h00 Palestra com Ivonete Melo – SATED/PE
Tema: Profissionalização dos agentes da cena
Local: Salão de eventos - SESC Garanhuns
20h00 Grupo Represa (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sexta, 16/10
10h00 Pinóquio e suas Desventuras (Infância e Juventude)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
20h00 Que Muito Amou (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sábado, 17/10


14h00 Mesa Redonda: Produção Teatral Pernambucana – Desafios para o novo milênio
Convidados: José Manoel Sobrinho, Galiana Brasil, Leidson Ferraz, Ivonete Melo,
Teresa Amaral, Marcus Rodrigues, Carlos Janduy, Elias Mouret, Jorge Clésio,
Maria Rita Freire Costa. Mediação: Lílian Ferreira
16h00 Lançamento do Livro “Memórias da Cena Pernambucana 4”
Do Jornalista e Ator Leidson Ferraz
Local: Salão de eventos SESC Garanhuns
20h00 Enamorados – A demanda do Amor (Adulto)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado
23h00 Festa de Encerramento com os “Valvulados e convidados”
Local: Escritório Bar

Enquete - Resultado Segmentos Econômicos


De alguns anos para cá um dos setores econômicos que mais teve investimentos foi o da educação em Garanhuns, principalmente o ensino superior, com implantações de cursos e novas faculdades. As que já estavam estabelecidas em Garanhuns como UPE e AESGA trouxeram cursos muito interessantes como Psicologia, Direito e os recentes anunciados Medicina e Engenharia. Ainda tivemos a vinda da Universidade Federal Rural com excelentes cursos e finalizando, temos funcionando na cidade várias instituições de ensino à distância, como a EADCON, que vem também formando novos profissionais em diversas áreas. Nossa população sentiu esse progresso e nossos e-leitores reponderam positivamente em nossa enquete. Em segundo lugar ficou a economia leiteira e logo atrás o nosso turismo. Os menos votados foram os segmentos de nossa agricultura e indústria. Nossos e-leitores não estão vendo muitos investimentos nos setores ou desconhecem o que está sendo feito. Fico com a primeira. Vamos ao resultado:
. Total de 51 votos.
Quais os principais polos econômicos você destacaria em Garanhuns? (Marque até três opções)
Universitário - 29 votos (56%)
Bacia Leiteira - 25 votos (49%)
Turismo - 22 votos (43%)
Médico - 17 (33%)
Cultural - 16 (31%)
Comercial - 11 (21%)
Educ. Profissional - 7 (13%)
Prestação de Serviços - 5 (9%)
Outros - 3 (5%)
Agricultura - 2 (3%)
Industrial - 1 (1%)

Informações sobre o Festival Jovem Guarda


Vem aí, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2009, o 2º Festival da Jovem Guarda, que traz para o palco da Esplanada Guadalajara artistas ícones da MPB. Na programação dia 9, a festa conta com o 1º lugar do 4º FEMUARTE 2009, Paulinho Groove, a animação de Gilberto e Banda e o cantor romântico Wando. Sábado dia 10, Os Pholhas, o cantor Benito di Paula e Joanna, para embalar os apaixonados. No domingo, dia 11, véspera do feriado, sobem ao palco para apresentar seus grandes sucessos os grupos: Super Oara, Anjo Dourado, Golden Boys e o mais esperado The Fevers. Os shows acontecem a partir das 21 horas. Na área da Praça Guadalajara em Garanhuns é montada uma superestrutura moderna com palco, camarim, 109 camarotes com dois pisos, todo reformulado, banheiros e serviço de alimentação. Serão distribuídos na Praça Guadalajara, 17 tendas de alimentação para o público em geral e ainda praça de alimentação coberta com mesas e cadeiras com 10 chalés. O artesanato regional ganha espaço e oferece arte e bom gosto para quem quer levar um pouco da arte de Garanhuns, 50 artesão participam da Feira de Artesanato que funcionará das 17 h às 23h durante o evento na praça. A coordenação e produção levam a marca da empresa Bicho Eventos. O público vai estar diante de um cenário alegre e jovem. A marca do disco de vinil, com flores e cores vibrantes representarão a época da Jovem Guarda e também a beleza da cidade das flores.
Na área de comunicação visual, imagens em alta definição serão exibidas no telão com vídeos da cidade das flores. O público também vai poder conferir essas imagens na tenda “Espaço para todos”, próximo a praça de alimentação e ainda no Blog do Festival Jovem Guarda, www.festivaljovemguarda.blogspot.com.
Segundo o Deputado Estadual Izaías Régis, idealizador do evento, o público que vem este período a Garanhuns é diferenciado desenvolvendo ainda mais o turismo.
Devemos ter um ambiente muito parecido com Festival de Inverno, como na foto deste post.
.
com informações da assessoria de imprensa da ACIAGAM

D. Fernando Guimarães está na França


O nosso Bispo Diocesano viajou a Lisieux, na França, onde presidirá no final de semana as festas de Santa Teresinha do Menino Jesus, a convite do Bispo de Bayeux-Lisieux, Dom Pierre Pican, e do Reitor do Santuário, Mons. Bernard Lagoutte. Durante os seus anos de serviço no Vaticano, Dom Fernando costumava passar parte de suas férias anuais trabalhando como voluntário no santuário de Santa Teresinha, para o atendimento de confissões e acolhida dos peregrinos, estabelecendo assim uma profunda relação de amizade com as Carmelitas descalças do convento onde viveu a Santa e também com a equipe de Capelães que assistem pastoralmente aquele Santuário. O programa das festas prevê, no sábado dia 26 de setembro, às 20h30, a procissão com a Urna que contem os restos mortais da Santa de Lisieux, do Carmelo ao Santuário, onde ela permanecerá por toda a noite, em vigília de oração. No domingo, dia 27 de setembro, às 10h30, Solene Pontificial da festa de Santa Teresa do Menino Jesus, presidido por Dom Fernando Guimarães, e concelebrado pelo Bispo de Bayeux-Lisieux e demais Prelados presentes. Após a Santa Missa, um almoço festivo reunirá as autoridades civis e eclesiásticas presentes. Às 15h30 da tarde, uma solene procissão pelas ruas da cidade trará a Urna das relíquias da Santa do Santuário à Catedral de São Pedro, onde serão cantadas as Vésperas solenes. A Urna permanecerá na Catedral, e vigília de oração. À noite, é transportada de maneira privada para o seu lugar definitivo, no Carmelo de Lisieux.
.
com informações do site da Diocese de Garanhuns

Camila Oliveira - Rainha da Primavera




IDH de Caetés


O meu compadre jornalista Roberto Almeida traz em seu blog dados sobre o IDH de vários municípios do Agreste Meridional e aponta que a vizinha Caetés tem o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo entre todas as cidades, mais ainda que Jucati, que é menor e mais pobre. Trazendo isto para as administrações públicas, são frequentemente comparadas Garanhuns e Caetés, quando se quer fazer um elogio ao trabalho do ex-prefeito de lá Zé da Luz. Mas os números não dizem isto. O IDH mede os serviços oferecidos de saúde, educação, assistência social, etc. Não se pode usar a pobreza como desculpa para a falta de investimentos sociais que melhorem significativamente esses índices, pois existe pobreza que é comum a praticamente todos os municípios da região, mas sabemos que existem recursos específicos para isto. Outro fator de ponderação é a falta de investimentos federais. Aqui em Garanhuns existe o debate se perdemos a oportunidade de buscar verbas de Lula para o progresso do município nestes oito anos, então Caetés também, pois a terra do presidente poderia, se não buscar indústrias, ao mesmo ter melhorado seu IDH, oferecendo à sua população mais que o mínimo exigido para chamarmos alguém de cidadão. Ao se comparar, devemos partir de dados concretos e referências estatísticas e não apenas a superfície das administrações. Vejamos o exemplo de Capoeiras, Nenêm recebeu a prefeitura com IDH com 0,633 e entregou a Dudu com 0,593, vamos ver se a população, ao final da gestão do empresário atacadista, vai ter melhorado sua qualidade de vida. É simples assim! Ou não?
.
foto: O Globo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.