quarta-feira, 7 de outubro de 2009

É preciso ter bom senso... de humor!

Qual a melhor legenda para esta foto?
a) Te pego na escola e encho a tua bola com todo meu amor...
b) Amor, I love you... Amor, I love you...
c) Enquanto vocês aí falando de política...
d) Vejam só... As Quatro Estações de Vivaldi
e) Escuto o que quero sem precisar abrir mala de carro

O desabafo da assessora

Como Assessora do deputado Izaías Régis, sinto-me na obrigação de tecer algumas considerações acerca de comentários a respeito do dep. Izaías Régis.

Nós que colaboramos com ele no gabinete para ajudar no desenvolvimento da cidade de Garanhuns, ficamos decepcionados e tristes quando lemos alguma crítica injusta sobre sua pessoa. Aprendemos a respeitar as opiniões de todas as pessoas desde que sejam justas e fundamentadas. Sei que todas as críticas são necessárias. São com elas que aprendemos a melhorar e a crescer. Senão vejamos:

Se possível, gostaria que essas mesmas pessoas que falam tão mal dos festivais, organizados pelo dep. Izaías Régis, explicassem melhor, - através dos blogs, ou das rádios, ou dos jornais, - qual o trauma que essas festas já lhe causaram? Já visitaram a rede hoteleira (hotéis, pousadas, albergues, etc) e perguntaram aos comerciantes do ramo se eles são beneficiados e lucram com esses eventos? Fora eles (os hoteleiros), já perceberam que também são beneficiados, os bares, restaurantes, as casas de lanches, os cabeleireiros, as manicures, os taxistas, os supermercados, os mercadinhos, o comércio ambulante e/ou informal e a rede de lojas do comércio da cidade, entre outras infinidades de beneficiados. Se vocês perceberem, as cidades circunvizinhas de Garanhuns também lucram com isso. Poderia também dizer que os festivais trazem cultura e entretenimento. Vocês lembram também que são através desses festivais que alguns artistas da região têm tido grandes chances de crescerem na mídia tanto de Garanhuns e região quanto em nível nacional? Não precisarei dizer os nomes desses artistas, pois com certeza vocês com um pouquinho de boa vontade saberão quem são. Caso contrário, os blogueiros sempre bem informados lhes dirão. Que mal há num festival tão sadio quanto o Festival da Jovem Guarda? Se vocês são muito jovens, já perguntaram as pessoas que aproveitaram bem os anos 80 e 90, - o que eles acham desse festival? E o Femuarte? Quanta riqueza de cultura, quantos valores revelados, quantos turistas circulando na região? Já pensaram nisso antes de falar tão mal de um representante que em parceria com o dep. Federal Armando Monteiro só quer o melhor para a sua cidade. Esses dois deputados parceiros ajudaram a instalar o SENAI, a UFRPE, o antigo CEFET (está em construção com o nome IFPE), vive lutando em Brasília pela FAMEG. Desde o primeiro mandato, o deputado Izaías Régis vem tentando implantar o Curso Superior de Enfermagem no Campus da UPE. Existem também as unidades móveis de saúde que trabalham na prevenção de câncer de mama e próstata que o dep. Izaías Régis, em parceria com o SESI, sempre tem levado prá Garanhuns para atender a população carente que não conseguem atendimento na rede pública. Vocês sabiam? Nós temos como comprovar. Existem também os Centros de Saúde que atendem na ACIG. Vocês sabiam? Vocês conhecem algum representante político que fez ou faz por Garanhuns o que o deputado Izaías Régis vem fazendo? Desafio-os a dizer os nomes dos políticos e as devidas realizações/obras feitas em Garanhuns.
Prá encerrar esse desabafo, informo-lhes que é de autoria do deputado Izaías Regis a Lei nº 13.634, de 21 de novembro de 2008 que “Considera o Festival de Inverno de Garanhuns como Patrimônio Turístico e Cultural do Povo de Pernambuco”, portanto bem antes da lei da dep. Terezinha Nunes – vocês sabiam??????? Alguém comentou ou parabenizou-o sobre isso? Claro que não!!!!!
Existe o site da Assembleia para que vocês possam acompanhar os trabalhos que o deputado Izaías Regis vem fazendo por Garanhuns e por algumas cidades do Agreste Meridional. Criamos, também um blog para divulgação de todos os trabalhos, pronunciamentos e principalmente, mostrar o que a cidade de Garanhuns tem de melhor para o Brasil e para o mundo.

Sugerimos a essas pessoas que elas podem continuar criticando, mas antes de criticar que sejam bem informadas daquilo que querem dizer e o que a cidade de Garanhuns mais precisa no momento é de sugestão de como melhorar a vida dos munícipes. O deputado Izaías Régis ficará muito satisfeito em receber sua opinião para ajudar a desenvolver o município, através do e-mail: izaiasregisneto@gmail.com. Vamos trabalhar juntos?

www.alepe.pe.gov.br (Gabinete Virtual – deputado Izaías Régis)

http://www.izaiasregis.blogspot.com/ (Blog)

FÁTIMA FARIAS
ASSESSORA PARLAMENTAR

Leitores do blog


A responsabilidade do blog cresce à medida que vamos descobrindo novos leitores. Esta semana o promotor Alexandre Bezerra nos elogiou pelo trabalho. Afirmou ler todos os dias. Hoje, em uma reunião, a secretária Gabriela Valença falou pra todo mundo sobre nosso blog. Outros amigos mais antigos do blog mandam mensagens, comentam e nos mandam informações no e-mail. Na FDG, colegas comentam todos os dias sobre os posts. Gosto quando vejo um novo comentário de um novo leitor, que vem somar a todos aqueles que já expuseram uma opinião. É assim, o blog vai pegando no dia-a-dia. Gente daqui e gente de longe. Amigos como o Marco Antonio em Maceió, Romildo do Lions, Dedé Seixas, David Melo e Luciano André. Para ilustrar, vejam essa mensagem no orkut:
.
Amigo Ronaldo,
Eu ainda não conhecia seu blog, entrei quando você me mandou a mensagem e gostei bastante.. Garanhuns precisa de notícias e locais pra debate em tempo real. Parabéns pela iniciativa e ficarei acompanhando e participando!! Grande abraço e sucesso... Jorginho Ramos (ex-secretário de turismo, filho do ex-deputado federal José Tinoco)

Imprensa Solidária para o Natal dos Sonhos


Em uma agradável reunião com Eliane Simões e sua equipe da AESGA e a Secretária Gabriela Valença que gerencia o Turismo de Garanhuns, junto à imprensa da nossa cidade, foi mostrado o projeto do Natal de Luz, Magia e Responsabilidade Social que visa criar o clima de dezembro relembrando os nossos antigos natais com luzes, cores e agora, trabalhando também a questão ambiental, utilizando produtos reciclados, principalmente garrafas PET. Muitos profissionais da comunicação estiveram presentes e puderam expor suas propostas para termos um natal digno de nosso município. A anfitriã Eliane Simões falou sobre a participação da entidade com o AESGA RECICLA, depois Gabriela expôs todo o projeto, como deverão ficar nossas praças, mostrando a ideia das suas adoções, inclusive pedindo sugestões. Os comunicadores se comprometeram a participar, levando aos seus ouvintes e leitores, o incentivo de voltarmos a ornamentar nossas casas e prédios comerciais. Criar dentro de nossas casas aquela magia que existia e que sentimos falta, e é justamente por nossa casa que devemos começar. Acreditamos que todos devem fazer sua parte. Vale ressaltar que até no Festival de Inverno sentimos a falta da ambientação da cidade ao evento, e isto se dá numa vitrine, numa árvore, numa iluminação, num arranjo de porta, numa música, etc.

Para que o projeto obtenha êxito, é necessário neste momento, uma campanha por garrafas PET, essas de refrigerantes de 2 litros. Faça sua parte, deixe suas garrafas na AESGA ou nos pontos de coleta.

Oficinas de Música


Acabou a banda Manoel Rabelo. Acabou a Escola de Música. Mas...

.

O Conservatório Pernambucano de Música, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns realiza, gratuitamente, no período de 9 a 11 de outubro, capacitação para músicos de Garanhuns e municípios circunvizinhos, através do Projeto Bandas de PE. Oficinas de formação são parte da programação que será desenvolvida no Colégio Diocesano de Garanhuns.
As atividades têm início na sexta-feira, dia 9, com aulas de regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e bombardinho e percussão. Cada turma será formada por 20 pessoas. As inscrições já podem ser realizadas na Secretaria de Cultura do município, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Para abrilhantar o Projeto, também será realizada apresentação do Concerto do Quinteto Brasil, e da banda formada pelos alunos e dirigida pelos alunos do curso de Regência. “Com a iniciativa espera-se que os alunos sejam multiplicadores da experiência. Eles serão as pontes entre a teoria ministrada e a prática do dia-a-dia”, finaliza o presidente do Conservatório Pernambucano, Sidor Hulak.
.
Povo, Se tem isso, tem demanda! Concordam? Então porque não pensar na EMA (Escola Municipal de Artes)? É mais fácil trazer de fora que investir no daqui? Ah, é com verba do estado? Então que venha pra nossa escola de música, de teatro, de cinema, de literatura, de artes plásticas... E que seja permanente, esse negócio de oficina o cabra não aprende, apenas pega "dicas" e "macetes". Na verdade o projeto é até interessante, mas é passageiro, efêmero! Vou repetir o texto daquele post em que expusemos a ideia.
.
O Centro de Cultura Alfredo Leite Cavalcante, que abriga o Teatro Luis Souto Dourado, foi sempre pra nós o CENTRO CULTURAL, na maioria das vezes nem usamos os nomes dos homenageados, é Centro Cultural e pronto! Mas de uns tempos pra cá o que era Centro Cultural (estou repetindo de propósito) virou um centro administrativo. Duas secretarias dão expediente ali, uma de frente para outra, utilizando espaços que antes abrigaram um museu e uma biblioteca. Poderia servir de desculpa dizer que são as secretarias de Turismo e Cultura, e que por isso o Centro Cultural teria o perfil de abrigá-las. Ledo engano! Enquanto os turistas visitam o ponto turístico e cultural da cidade, a maioria das pessoas que estão no local estão resolvendo problemas administrativos, e muitas vezes fazendo reclamações. O lugar fica congestionado e foge completamente do ambiente lúdico que deveria ter. Se é Centro Cultural teria que viver como Centro Cultural. Poderíamos ter escolas de canto, teatro, artes plásticas, música, literatura, funcionando manhã, tarde e noite. Seria a EMA - Escola Municipal de Artes. Gente, vamos exercitar os neurônios senão eles paralizam! Não dá pra viver uma cultura somente de eventos, temos que viver a cultura do cotidiano! As salas têm que voltar ao seu real motivo, exalar cultura, com exposições de fotografias, esculturas, quadros, acervos históricos, lançamentos de livros, etc. Tem mais. O teatro pode dá lugar a uma tela e fazermos uma espécie de Teatro do Parque com exibições de filmes culturais a preços simbólicos em horários alternativos. Seria interessante até para formar público cinéfilo e atender a demanda de quem procura entretenimento na cidade. Tem mais? Tem! Então lasca Ronaldo! Lasca Ronaldo! Temos que ter programação no teatro que hoje é mais usado para eventos e shows de humoristas que para peças de teatro, se é teatro é teatro, ou inventei a roda? Temos que incentivar nossos dramaturgos e teatrólogos a produzirem e assumirem o compromisso de temporadas de apresentações. Buscar formas de trazer os espetáculos que estão em Recife e Maceió para subirem a ladeira do agreste. Até música o Teatro LSD (Luis Souto Dourado) já expeliu de qualidade. Lembro de Oswaldo Montenegro, Belchior, Adriana Calcanhotto, Leila Pinheiro, Guilherme Arantes, entre outros. A maioria trazida pelos meninos d'O Bicho. Hoje só se fazem shows se for com valores estratosféricos com apoio federal e que seja para 50 mil pessoas. E quem gosta de música intimista? Aquela que deu certo num passado recente. Teremos agora o Festival de Teatro, que bom! Mas o que falo aqui é a indústria cultural perenizada, fulcrada na sociedade. E prestem atenção no Centro Cultural. Ele foi pintado agora para o Festival de Inverno. Observem, foi somente a parte que fica virada para a Esplanada Cultural Guadalajara, numa sensação de que foi somente um pó promessa para tapiar a freguesia. Para abrigar secretarias da prefeitura qualquer casa serve, pinta de azul e laranja e pronto! Mas no Centro Cultural, por favor, não! Devolvamos àquela magia encantadora que traduz muito do nosso pseudo culturalismo o que temos de melhor, acreditar que somos uma elite intelectual.E olha que nem falei das noites no "Vagão" e de quantos "nãos" já recebi naquelas secretarias. (rsrsrs)Eita! Lembrei que até ballet já vi naquele teatro, e olha que não foi no Festival de Inverno!Eu me lembro com saudade o tempo que passou... O tempo passa tão depressa mas em mim deixou...

O Blog no Festival Jovem Guarda

Pensem comigo! O que poderíamos fazer de diferente no blog durante o Festival Jovem Guarda? Bem, mais uma vez recebi o convite dos amigos da 87 FM para trabalhar na transmissão mas eu gostaria de fazer um trabalho diferenciado pelo blog, por isso não poderia fazer rádio neste momento, ando muito empolgado e buscando a profissionalização desse espaço, com investimentos de tempo e recursos para quem sabe, poder estabilizar como um portal de informação, cultura e debate. Acredito que todo negócio seja assim. Portanto, entrei em contato com assessoria da ACIAGAM para conseguir as credenciais que pudessem me possibilitar a aproximação com os artistas e fazer micro-entrevistas que pudessem ser vistas por todos que estão passando por este blog. Mas segundo Renata Amaral, não será possível, e verão a possibilidade para um próximo evento. Bem, de qualquer forma estaremos lá, não pela rádio, mas no meio do público, tô num maior tesão (desculpem-me a expressão!) para ouvir Benito di Paula e quero expressar por aqui os sentimentos de reviver grandes sucessos interpretados por seus artistas originais. Mas gostaria que fosse formalmente pelo blog, este espaço de informação. Vejamos, quem vem aqui tá procurando a informação com criticidade ou uma simples brincadeira para descontrair das notícias ruins do dia-a-dia. E estou tendo um prazer nisso! Para que possamos estabilizar, preciso que este blog seja compreendido como um espaço que deve ter sua publicidade e que o objetivo deste (e de outros de uns amigos que estão fazendo um trabalho sério) deve ser entendido como meio de informação e comunicação. Ou não? É somente um passatempo legal e eu que ainda não descobri isso! O objetivo é unir os dois. É possível?

Festival de Teatro de Garanhuns


Clique no link abaixo e confira a programação completa. Aproveite e passe esse link para seus amigos. Não mandem a programação, mandem o link pra galera conhecer o nosso blog!
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.