quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Festival de Teatro - Por Lílian Ferreira


Festival de Teatro de Garanhuns. As cortinas se abrem para a ficção, enquanto o olhar da platéia espera por algo surpreendente a cada segundo. Sentidos e pensamentos se fundem naquilo que reafirma nossa própria condição de existência: experimentar o agora, o efêmero. Realiza-lo é um desejo antigo, não apenas pelo fato de oferecer um vasto cardápio de espetáculos, mas o desejo de revitalizar a cena teatral de Garanhuns, fomentando a produção da arte pela arte, não como fim ou meio. Aqui, estaremos oportunizando intercâmbios de vivências teatrais, entre atores, diretores, técnicos, produtores e demais agentes desta vasta cadeia produtiva. O Festival de Teatro de Garanhuns, em sua primeira edição, dá ênfase aos princípios do Direito Cultural, gerando meios para dar acesso democrático à cultura, aprimoramento do conhecimento estético, através de espetáculos de diversas modalidades para todos os públicos.
Celebremos juntos essa vitória! Mas sabemos que ainda temos muito a fazer.
A partir de nossa aprovação pelo Programa BNB de Cultura 2009 é que tornamos possível a realização deste sonho. Contudo, agradecemos especialmente a José Manoel Sobrinho, Coordenador de Cultura do SESC Pernambuco, que nos deu a mão quando mais precisávamos do seu apoio. Ufa! Zé, muito obrigada.
Nossa lista é grande, mas aqui, reitero a importância de todos nossos parceiros e amigos: Paulo Ferreira (pela paciência, paixão e cuidados com nossa prole), Francis Ferreira, Wagner Marques, Dorvalina e Nivaldo, Francisco Ailson (Chico), Hugo e Lorena, Álvaro Lucard (meu querido alvinho), Jamyson Nicácio (intercâmbio Canhotinho), Josualdo Menezes, a todos da Cia Nós de Gato do SESC Garanhuns
(Marília, Renan, Ivson, Manu, Stéphany, Leandro, Fernandinho e Jeibson), Marquinhos Rodrigues (por tudo), Antônio Rodrigues (parceiro de cena), Cleonice Vaz, Gerente do SESC Garanhuns (pela confiança), Marcilene Pereira, Josimar Araújo (Carinhosamente Mãe Preta), Carlos Janduy (pela parceria), Genil Melo (Gerente do SESC Centro de Turismo), Ivone Silva e toda equipe da Secretaria de Cultura (pela credibilidade e carinho de todos), Gabriela Valença, Secretária de Turismo (pela credibilidade e carinho), Leidson Ferraz (por tudo), Ivonete Melo, Maria Rita Freire Costa, Feliciano Félix, Teresa Amaral, Galiana Brasil, Técnica em Artes Cênicas do SESC Pernambuco (pelo apoio e constante parceria), ao Deputado Federal Paulo Rubem Santiago e equipe (pela sua dedicação a cultura), ao Deputado Estadual Izaías Régis e sua equipe de imprensa, Davi melo – Dac Publicidades, Ronaldo César, Jornalista Roberto Almeida, Marcelo Jorge – Free Idéia e Comunicação, Radialistas Marcos Cardoso, Eduardo Peixoto, Jonas Lira e Fernandinho DJ e a todos que torceram por nosso trabalho.
Lílian Ferreira
Coordenadora de projetos da SAGA

Enquete - Festival de Teatro


Muito bom o resultado da nossa enquete: Os nossos e-leitores gostam de teatro. E temos batendo em nossa porta um Festival de Teatro recheado de espetáculos para todos os gostos. Isso nos deixa envaidecido por que vemos mais uma vez a qualidade e a formação das pessoas que estão descobrindo este espaço. Vamos ao resultado:
.
Pretende ir ao Festival de Teatro? (Você de fora, se estivesse aqui iria?)
Sim 27 votos (71%)
Não 11 votos (28%)
.
Gostaria que os bons fluidos que vamos viver esta semana pudessem perfumar Garanhuns de cultura permanente, e não viver de Festivais, onde fazemos a cultura do circo, que arma a brincadeira, fica pouco tempo e se vai. Gostaria de ver temporadas no teatro dos nossos grupos, pois temos grandes artistas em nossa cidade, tanto em cima do palco, onde somos formamos grandes atores e atrizes, também técnica com iluminação, figurino, até direção, trilhas sonoras, etc.
Vão ao teatro! Nos encontraremos lá!
.
Deixa eu mandar um abraço especial à Lilian Ferreira que vem batalhando e conseguindo trazer pra nossa cidade um evento dessa magnitude!
.
A programação está em outro post logo abaixo.

Diocesano comemora 94 Anos


Templo Sagrado de Luz e Saber, o Colégio Diocesano reunirá alunos, ex-alunos e sociedade em geral no dia 12 de outubro para comemorar 94 anos de história. Às 8h30min, na capela do colégio, uma missão de Ação de Graças marcará a data. Para quem pensar em desfile e festividades, lembramos que o colégio somente está realizando esses eventos a cada cinco anos, o que deve acontecer em 2010.

O Filme do Lula


Daqui a alguns dias será lançado o filme de Lula, o filho do Brasil. Alguma dúvida que será um grande sucesso? Que baterá recordes de bilheteria? Que o mundo inteiro assistirá? Uma grande história do menino que acompanhou a mãe num pau-de-arara pra São Paulo, virou metalúrgico, sindicalista, fundou um partido e se tornou uma lenda viva da política brasileira, sendo o presidente que está conquistando o mundo. Alguma dúvida? Nenhuma...

Garanhuns estará neste filme e poderá lucrar imensamente com ele. O que vamos fazer? Ou melhor, o que estamos fazendo? E ainda, o que já deveríamos ter feito? O mundo gringo vai enrrolar a língua pra perguntar onde fica Gualanús, Garenuns, Garânos, ou o que quer que seja, mas vai ficar sabendo que Lula nasceu aqui. Tem mais, a cidade retratada lá vai ser de uma seca danada, triste, sem água, no meio do mato, de um povo feio, desnutrido e desdentado, etc. Pelo menos nas primeiras fotos é isto que vemos. Terá ele a volta de Lula como presidente à sua terra natal, Trazendo investimentos como uma Universidade Federal? Creio que não! Então cabe a nós pensarmos como mostrar a nova Garanhuns que existe pós retirância de Lula. E o que podemos fazer para mudar essa imagem que ficará na cabeça de zilhões e quilhões de pessoas, e ao final ainda lucrarmos com essa exposição midiática? São conjecturas, ponderações, que lançam um olhar crítico sobre o que vai acontecer daqui a alguns dias. É como se fôssemos astrônomos e víssemos um meteoro vindo em nossa direção, com tempo contado para o choque, e nós decidimos se podemos fazer algo ou vamos para o meio da praça apreciar sua chegada. Com o filme vamos ter a divulgação, mas se alguém chegasse aqui hoje e perguntasse - Onde encontro algo sobre o presidente? - O que você diria?

Ja imagino a Av. Santo Antonio, à tardinha, com as calçadas fervilhando de DVD´s do filme do presidente, e olhe lá se não precisar de reservas...

Vamos tentar esclarecer - Credenciais

Recebi agora a pouco um ligação de Renata Amaral, que esclarece alguns pontos da história do credenciamento da imprensa, e em particular, a minha!
- A 87 FM havia informado que eu estaria trabalhando na transmissão do Festival. De fato recebi o convite e estávamos acertando, mas resolvi não fazer por vários motivos, entre eles poder me dedicar ao blog. Com isso, Renata tinha por certo que eu estaria credenciado, e quando perguntei se poderia pedir o acesso pelo blog, ela pediu para que víssemos isso para um próximo evento, já que essa forma de cobertura é nova e teríamos mais tempo para buscar mais informações e pensar na infra-estrutura oferecida a esses profissionais. A Fátima Farias me pergunta como responder a alguém que não se identifica. E como sempre estamos procedendo no blog, pedindo a identificação para que possa gerar o debate sadio, embora alguns aspectos sejam interessantes de discussão, resolvemos excluir os comentários anônimos. Principalmente, porque neste momento, passa a impressão que me responsabilizarei pelos que não se identificam, e não posso fazer isso. Estarei recebendo a credencial pelo blog, estará à diposição na ACIAGAM e seremos o PRIMEIRO BLOG CREDENCIADO para uma cobertura de um evento de grande porte. Espero ter esclarecido!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.