domingo, 11 de outubro de 2009

Bienal Recife e FLIG Garanhuns


"Um país se faz com homens e livros" disse Monteiro Lobato. Se depender da Bienal do Livro de Pernambuco, não vão faltar os livros...
Infelizmente Garanhuns não terá este ano sua FLIG - A nossa festa literária. Mataram o doente para não cuidar dele! Li a poucos minutos o post do Roberto Almeida que retrata tão bem este megaevento no Centro de Convenções aqui em Recife e pede ao menos que seja aberta a discussão pela Secretaria de Cultura de nossa cidade sobre a realização do nosso evento literário. Um povo precisa avançar na discussão cultural, não podendo viver do feijão com arroz apenas. Isto é o que nos diferencia dos outros animais, o pensar, racionar, escolher, aprender e estudar. E nada disto existe sem os livros. Não existe evolução humana sem o estudo e a relização. A administração pública, seja ela municipal, estadual ou federal, deve investir na cultura pois é de sua responsabilidade fomentar a arte, seja folclórica ou de vanguarda. Por isso precisamos preservar o que de verdade existe em nossa cultura e que não é absorvido pela mídia comercial. Estivemos na BIENAL, um encontro de várias tribos que se descobrem, uns aos outros, pelas escritas, didáticas ou paradidáticas, num livro de ficção ou num volume de direito civil, no gibi do Pato Donald ou no mapa mundi. O que você quer para o futuro do seu filho? O que se pode fazer agora para que ele conquiste o futuro a partir de agora? Tenho certeza que qualquer que seja a sua resposta, passa obrigatoriamente por queimar as retinas nas letras escritas de um bom livro.
Na Bienal acompanhamos apresentações culturais, forró, bonecos, palestras, etc. Era a literatura sendo discutida sem a chatice de longas palestras (desculpem-me os literatos que adoram palestras compridas...)
.
Na foto: Agachado, quis bater um papo com Gilberto Freyre, mas ele estava no maior sono. Fica para a próxima vez.

Vale a Pena Ler de Novo


De alguns anos para cá um dos setores econômicos que mais teve investimentos foi o da educação em Garanhuns, principalmente o ensino superior, com implantações de cursos e novas faculdades. As que já estavam estabelecidas em Garanhuns como UPE e AESGA trouxeram cursos muito interessantes como Psicologia, Direito e os recentes anunciados Medicina e Engenharia. Ainda tivemos a vinda da Universidade Federal Rural com excelentes cursos e finalizando, temos funcionando na cidade várias instituições de ensino à distância, como a EADCON, que vem também formando novos profissionais em diversas áreas. Nossa população sentiu esse progresso e nossos e-leitores reponderam positivamente em nossa enquete. Em segundo lugar ficou a economia leiteira e logo atrás o nosso turismo. Os menos votados foram os segmentos de nossa agricultura e indústria. Nossos e-leitores não estão vendo muitos investimentos nos setores ou desconhecem o que está sendo feito. Fico com a primeira. Vamos ao resultado:
. Total de 51 votos.
Quais os principais polos econômicos você destacaria em Garanhuns? (Marque até três opções)
Universitário - 29 votos (56%)
Bacia Leiteira - 25 votos (49%)
Turismo - 22 votos (43%)
Médico - 17 (33%)
Cultural - 16 (31%)
Comercial - 11 (21%)
Educ. Profissional - 7 (13%)
Prestação de Serviços - 5 (9%)
Outros - 3 (5%)
Agricultura - 2 (3%)
Industrial - 1 (1%)

.

Festival de Teatro - Programação


Domingo, 11/10
16h00 A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina (Rua)
Local: Parque Ruber van der Linden
20h00 Filme Noir (Adulto – 2ª sessão)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Programação Festival Jovem Guarda


Termina hoje o Festival Jovem Guarda, e pelos nossos E-leitores, os Fevers são a grande atração da festa, foram os mais votados em nossa enquete. Mas antes ainda tem Super Oara e Golden Boys (estes, os únicos que de fato fizeram parte do movimento da Jovem Guarda). Os sucessos de hoje estarão na boca de todo mundo, são músicas que ainda hoje fazem parte de qualquer repertório. Mar de Rosas, Cândida, Vem me Ajudar, Nathalie, etc. De outro lado, Tijolinho, Alguém na Multidão, A Volta, etc...
Lembrando... Amanhã é Feriado!

Festival de um lado e do outro

A praça estava com excelente público quando Joanna começou a cantar seus grandes sucessos. Antes dela Os Pholhas e Benito di Paula já haviam se encarregado de relembrar músicas do passado daquele povo acima dos 40 que estava ali. Os jovens que foram para praça ouviram e podem até ter gostado, mas não é sua praia! Ficaram afastados e deixaram "os corações apaixonados" (toda banda de forró diz isso) de outrora cantarem e dançarem juntos com seus ídolos. Problemas técnicos, principalmente no som prejudicaram em algum momento as apresentações. Durante o primeiro show o som estalava, e no de Joanna, quando ela iria fazer uma parceria com o KLB na música que gravaram juntos, o som dos meninos sussurrantes não saiu. Benito deu um show de recordação e ainda colocou o filho pra cantar, somente poderia ter sido mais samba, ter dado mais movimento às suas músicas, o que acabou por "arrastar" um pouquinho e agradado mais aos seus fãs. No geral, foi uma noite de Jovem Guarda (sem Jovem Guarda) com gosto popular e que cumpriu o objetivo de levar as pessoas para a festa e dar a elas os sucessos do passado. Paguei R$ 20,00 numa mesa e a cerveja latão estava custando R$ 3,50. No Festival de Teatro, mais uma vez o Garanhuense mostra não ser pontual, foi surpreendente a quantidade de pessoas que chegaram com as luzes apagadas para o o "Filme Noir", que repete hoje. Merecia mais gente! Tínhamos metade do teatro. Antes de começar parecia que teríamos a vergonha de receber um grupo do Rio de Janeiro com gatos pingados. Mas como disse, deu tudo certo, e o Festival de Teatro começou bem. Vão assistir, teatro é arte viva, é cultura. Fica claro que precisamos rediscutir uma política de formação de público para o teatro, e isto já falamos em outros posts, não tem como as pessoas gostarem de teatro se não tem teatro e elas não conhecem. Éramos os mesmos. Tem muita gente se esforçando para fazer desse festival uma excelência de programação e bom gosto, conseguiram bons recursos e estão democratizando o investimento, a SAGA (Sociedade dos Artistas de Garanhuns) está organizando o festival e, portanto, vale a pena conferir. Pena é que ao final da peça, já se escutava a bateria do palco da Esplanada Guadalajara, uma falta de sensibilidade de quem coordena o palco da grande festa, visto que isso era 9h15 e Os Pholhas só começou a tocar mais de uma hora depois. Hoje estaremos viajando para a Bienal, vamos comer livros!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.