segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vale a Pena Ler de Novo


Filmes Nacionais
.
Li o texto de Roberto Almeida sobre o Oscar e que recebeu um comentário da Fernanda. Vou entrar no assunto sobre outra ótica. Aqui no Brasil o cinema é subsidiado, ou seja existe muita verba pública e a de empresas privadas que entram na maioria das vezes são resgatadas pelas leis de incentivo. A verdade é que isso está melhorando a qualidade de nossa produção. Mas fico achando que temos muito filminho água com açúcar pra rostinho global. Não que eu defenda um cinema comprometido com filosofia marxista mas bem que poderíamos ter mais longa metragens históricos ou botando fogo em temas de mais importância. Nos Estados Unidos, onde o cinema é uma grande indústria, alguns personagens e temas históricos sempre estão na tela. No Brasil, salvo algumas raras exceções como o filme "Olga", com a Camila Morgado, que conta a história romanceada da Olga Benário, mulher do Luis Carlos Prestes e que foi um grande sucesso, é mais fácil ver os atores em comédias românticas bobinhas, que a princípio nos agrada, mas que três dias depois não conseguimos recordar mais. Não é porque o filme seja baseado em história que vai ser chato, e "Olga" é um exemplo disso. Vejamos quantas histórias poderiam ir pro cinema: Getúlio Vargas, JK, Collor, Tancredo, Dolores Duran, Bossa Nova, Luiz Gonzaga, Copa de 70, Jovem Guarda, etc. Alguns filmes, mesmo misturando ficção e realidade conseguiram visibilidade internacional como "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus". É preciso evitar que o filme seja um besteirolzinho somente para ganhar uma grana "federal". E ter um acompanhamento para evitar também erros como nas produções dos filmes "Chatô" e "O Guarani", que foram investidos o meu e o seu dinheiro, e nunca saíram.
Até a Rede Globo em suas minisséries tem exaltado mais temas importantes tupiniquins como "Maysa" no ano passado e "Dolores Duran", que vem por aí! E volta e meia, resgata um grande livro ou grande personagem da nossa literatura!

Times pernambucanos na Segunda

Pois é, Náutico e Sport na segunda, na segunda-feira de feriadão. Jogos às 16h, o Sport lá no cerrado do Centro-Oeste Brasileiro, Goiás, jogando contra o homônimo do estado e o Náutico em casa contra o líder Palmeiras. Pernambucanos desesperados. O Sport somente empatou, seria um bom resultado se não estivesse na situação que está. Fui ver o jogão do alvirrubro contra os verdes. Deu Náutico com facilidade, três a zero. Estádio super lotado, 17 mil, segundo a divulgação. Show de bola. Se continuar desse jeito... Pode ser! No rádio da capital as notícias de sempre, bairros sem luz, vidas ceifadas, trânsito caótico (principalmente pra quem chega do litoral sul) e a gente que arruma a bagunça pra a partir desta terça, a vida volar ao normal. Sem Festival Jovem Guarda, sem Bienal, sem Seleção Brasileira (vixe), meu santinha que perdeu da Cabense, contas pra pagar...
Vida que segue! Hoje tem Festival de Teatro.. Vou passar a programação nesta manhã!
Alguém tem alguma novidade por aí?
Ah! Tenho uma, vou procurar saber melhor pra depois dizer pra vocês.. Parece que Garanhuns ia receber um Festival de Cinema Francês... ia!

Dia das Crianças


Um olhar diferenciado sobre o dia das crianças pode nos mostrar várias nuances deste dia.
a) O consumismo que desperta a necessidade do presente caro como prova de amor, que poderia ser substituído pelos brinquedos de uma época em que os pais tinham tempo de brincar com os filhos.
b) As crianças que sofrem maus tratos dentro da própria casa, e outras que...
c) São negligenciadas pelos pais e responsáveis e são criadas nas ruas e deixadas à sorte da própria vida.
d) As que estão internadas, doentes... Precisando de viver a vida de uma criança sadia. ( E muitas não terao esta oportunidade)
e) Lembrarmos a criança que éramos, despertá-la dentro de nós para voltemos a sentir seus sentimentos puros e ingênuos.
f) As crianças da terceira idade. Sorrir e ser feliz não pode ser contado cronologicamente.
g) As crianças que brincam são melhores adultos.
h) Eita... Lembrar que um tempo existia ximbre, papagaio, notas de cigarro, pião, carrinho de rolimã, bonecas de pano, motos de madeira, barra-bandeira, milú, queimado, etc.
i) Crianças que vive dia e noite na frente de TV´s e Video-Games estão jogando também... Parte da infância fora!
j) Crianças que trabalham. Até acredito que trabalhar possa formar o cidadão do futuro, mas não com o compromisso de ajudar ou muitas vezes garantir o sustento da família.
l) Daqui pra frente.. Você também pode fazer considerações sobre este dia..
m)
n)
o)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.