terça-feira, 13 de outubro de 2009

Deputados Federais que representam Garanhuns ou Crônica do Cavalo Selado


Na próxima campanha para deputado federal, pelo andar da carruagem, dois nomes sempre bem votados em Garanhuns não disputarão nossos votos, José Múcio Monteiro, que assumiu uma cadeira no Tribunal de Contas da União, e Armando Monteiro, que deve ir mesmo para a disputa de senador. Sendo nosso contingente eleitoral aí na faixa dos 90 mil votos, trata-se de uma expressiva votação que deve puxar vários candidatos de outras regiões em busca dos votos órfãos. Alguns já estão por aqui como Inocêncio Oliveira e Maurício Rands. Jungmann fará dobradinha com Sivaldo Albino, que sairá pra estadual. Ana Arraes deve repetir sua votação embora reconheçamos que poderia ter feito mais. Mas como se critica a mãe de um governador?

Mas a questão não é essa. Desde Cristina Tavares e José Tinoco, excluam aí fatores ideológicos, não tivemos um deputado fulcrado em nossas terras. Alguém pode até me lembrar de Fernando Ferro, que embora tenha uma atividade em nossa região, não é aquele pra chamar de nosso. Então, com a saída de Múcio e Armando, não seria a hora de buscarmos de novo essa representação federal para alguém do nosso sotaque? Será que o cavalo está passando selado e alguém está perdendo a oportunidade de montar? Mas alguém.. Quem?

Particularmente acho que Antonio João Dourado em Lajedo é um dos que está vendo o Mustang passar. Primo de Zé Múcio e Armando Monteiro, poderia chamar para si a responsabilidade de representar a família na Câmara Federal. Mas, e aqui em Garanhuns? Éramos dois. Tinoco alinhado com o pensamento arenista de Marco Maciel chegou lá, assim como também Cristina Tavares, a guerreira, que representou o movimento democrático da esquerda ncional. E agora? Quem seria? Temos nos nossos quadros políticos alguém que fosse à cata de 70, 80, 90 mil votos para buscar assento na casa representativa do povo brasileiro? Vejo em Fernando Ferro o político de opinião, de discurso e que é importante num parlamento, e por isso mesmo não o entendo sendo o "brigador", aquele político que muitas vezes faz falta à nossa gente.

Sabemos que pra viver o cotidiano de uma cidade um deputado, ou qualquer político que seja, tem que respirar ela, senti-la, conhecê-la. Seria a hora de Izaías Régis buscar dá esse passo? Com a saída de Armando Monteiro da Câmara, poderia ter o menino de Terezinha a herança dos municípios do seu tutor? Saindo a federal não seria mais fácil unir em torno do seu nome?

Falo Izaías porque é o deputado que representa Garanhuns e tem impacto no estado como vice-presidente da Assembléia. Mas , não sendo Izaías. Quem poderia ser? Tento pensar em alguém que tenha repercussão estadual o bastante que aponte com chances reais de vencer, e não sei se encontro. Vejo entre os federais de Pernambuco alguns nomes que ainda não são conhecidos ou tenham repercussão estadual, como Fernando Nascimento ou Charles Lucena, mas que foram à luta, gastaram (claro!), foram suplentes, mas assumiram um mandato federal.

Fica claro que a nossa política é provinciana, nasce e morre dentro das nossas próprias barreiras e limites territoriais. Não temos candidatos a federal que conheçam nossos moradores pelo nome e por isso vamos ter novamente que importar! Este problema advém da falta de compromisso e dos novos acordos a cada eleição em Garanhuns. Assim não formamos grupos fortes, nem os nomes são respeitados lá fora. Aqueles que se aliam hoje serão os inimigos de amanhã, perde-se credibilidade. Há quase vinte anos tem sido assim!
Lembrem-me de algum secretário estadual garanhuense recentemente. Tem?
.

AESGA realiza Casamento Comunitário


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas Dr. Urbano Vitalino de Melo Filho, estarão realizando, no dia 11 de dezembro, a primeira etapa do Casamento Comunitário. A Ação visa oferecer, de forma gratuita, aos casais desprovidos de união civil e religiosa, a oportunidade de regularizar a situação conjugal. “O Casamento Comunitário se traduz numa forma de respeitar as necessidades imaginárias e afetivas dos casais que vivem consensualmente sem a formalização legal do casamento civil e religioso, e a nossa meta é, antes de tudo, proporcionar a satisfação perante esse benefício”, afirmou Mariza Marques, coordenadora do Projeto.
De acordo com informações da presidente da Autarquia Municipal, Eliane Simões Vilar, 50 casais serão contemplados com o casamento religioso com efeito civil, o qual se realizará na sede da AESGA, a partir das 17 horas. "Além do casamento civil, estaremos oferecendo a cerimônia religiosa, acompanhamento musical e decoração, de forma que possamos levar um pouco de alegria e satisfação ao coração desses casais”, acrescentou Eliane Simões.
As inscrições e o cadastro dos casais acontecem até o dia 30 de outubro, no Núcleo de Práticas Jurídicas da AESGA, no horário das 8 às 12 horas. Para a realização do cadastro, os interessados deverão estar atentos a dados importantes, como: endereço, estado civil, profissão, naturalidade e idade, por escrito dos noivos, dos pais dos noivos (quando vivos) e das testemunhas.
.
Serviços: Mais informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3762-3399. O Núcleo de Práticas Jurídicas da AESGA está localizado na Avenida Caruaru, 508 – São José.

BRASILEIROS VENCEM SUL-AMERICANO DE MARATONA


ESTÁ NO SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO

São Paulo - O Brasil ficou com o título do Campeonato Sul-Americano de Maratona, disputado neste domingo (11), em Buenos Aires, na Argentina. A competição, este ano, foi realizada simultaneamente à Maratona de Buenos Aires.No masculino, o brasileiro Marcos Antonio Pereira foi o melhor entre os sul-americanos e ficou com o título continental. Ele completou os 42,195 km da prova em 2:17:56 e foi o 3º na classificação geral. Mohamed Ikoki, da Tanzânia, foi o 1º, com 2:13:55, e David Kiptanui, do Quênia, foi o 2º, com 2:14:13.No feminino, vitória tranqüila da brasileira Sirlene Souza Pinho, com 2:38:08. A chilene Natalia Romero foi a vice-campeã, com 2:44:31, e a argentina Andrea Graciano ganhou a medalha de bronze, com 2:46:00.

Pois é.. Nosso garoto Marcos agora é do Brasil-sil-sil!

Lions Cidade das Flores promove Festa Beneficente


Com o intuito de arrecadar dinheiro que possa ajudar na construção do Abrigo São Lázaro, o Lar dos Velhinhos, e também para aquisição de novas cadeiras de rodas e próteses para a campanha "Viver e Ser Feliz Sobre Rodas", o "Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores" estará realizando no próximo dia 23, a partir das 22h, no Terraço Chopperia e Churrascaria, o I FESTLIONS, com a super Orquestra Nostalgia, que sendo aqui de Garanhuns, contribuiu também diminuindo o seu caché para o evento. Patrocínios estão sendo buscados pelos associados do Clube e as mesas estão sendo reservadas pelo 9988.0212 ao preço de R$ 60,00 para 4 pessoas. Portanto, uma grande noite de confraternização e responsabilidade social. Para patrocínios, podem ser contactados os professores Claubi Goes e Maria Almeida, e também Antonio Thiago (do DER). Convide seus amigos a vamos juntos passar uma noite muito agradável com boa música. Os meios de comunicação estão sendo convidados para participar fazendo a publicidade do evento. Vale lembrar que Garanhuns tem dois clubes Lions, o tradicional, fundado há mais de 50 anos, e o jovem "Cidade das Flores" que dentre suas ações possui mais de 20 cadeiras de rodas em comodato sendo utilizadas por pessoas necessitadas, e no dia das crianças esteve realizando em parcerias com instituições, duas festinhas para mais 200 crianças, na Escola Artur Maia e na Creche Santa Quitéria, na Liberdade, com direito a lanches e brinquedos.
.
I FESTLIONS com Orquestra Nostalgia. Dia 23 às 22h no Terraço
Ligue e reserve sua mesa para 4 pessoas R$ 60,00
9988.0212 com Wilksonita Gonçalves
.

Enquete - Resultado dos Eventos


Nem só de pão vivemos. Também somos uma cidade turística, precisamos de eventos que envolvam nossa gente e tenham atrativos que tragam dividendos. Pesquisamos sobre este tema aos nossos e-leitores. Quais os melhores eventos festivos públicos de Garanhuns? Deixamos em aberto para que todos pudessem escolher os que mais lhes sejam prediletos. Total: 53 e-leitores. Os percentuais devem ser entendidos assim, por exemplo, 86% das pessoas que votaram gostam ou entendem o Festival de Inverno como dos melhores eventos que têm em nossa cidade. Vamos ao resultado:
.
Festival de Inverno - 46 votos (86%) (FUNDARPE)
Femuarte - Fest. Música e Arte - 22 votos (41%) (ACIAGAM)
Festival da Jovem Guarda - 20 votos (37%) (ACIAGAM)
Aniversário da Mãe Rainha - 11 votos (20%) (IG CATÓLICA)
Motofest - 11 votos (20%) (MOTO CLUBE)
Garanhuns Jazz Festival - 10 votos (18%) (PREFEITURA)
Marcha pra Jesus - 7 votos (13%) (IG EVANGÉLICAS)
Trilha dos Jipeiros - 7 votos (13%) (CLUBE DE JEEP)
Natal dos Sonhos - 5 votos (9%) (PREFEITURA)
Outro - 4 votos (7%)
Festas Juninas (Arraiá de Simoa) - 2 votos (3%) (PREFEITURA)
.
Mais.. O que entender entre tantos aspectos que podem ser analisados? Garanhuns não teve Festas Juninas ou quem votou não viu. As festividades do Santuário da Mãe Rainha têm maior efeito turístico que a Marcha Pra Jesus. O deputado Izaías Régis é responsável hoje pelos dois eventos de maior aceitação depois do FIG. Eu acreditava que os índices seriam maiores, principalmente pela liberdade de votar nos que quizessem, e não apenas aquele de sua preferência. Preocupa o baixo índice do Natal dos Sonhos, precisamos fazer um resgate do que a sociedade deseja, e isto deve acontecer este ano. O FIG é realmente a "quese" unanimidade de nossa cidade, os que não votaram nele devem estar protestando pela queda nos últimos anos. Precisamos de mais eventos. Alguns eventos são segmentados, como Motofest e Jipeiros, e ainda os religiosos. Fica uma impressão que os eventos organizados diretamente pela prefeitura não foram bem votados, mesmo sabendo que ela participa de outras realizações de eventos. E você, o que vê neste resultado?

Vereadores realizam reunião na AESGA


Buscando aproximar cada vez mais a população dos trabalhos que os parlamentares vem desenvolvendo através das reuniões, a Câmara de Vereadores de Garanhuns estará realizando, no próximo dia 22 de outubro, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), mais uma reunião itinerante. Trata-se da segunda reunião esse ano, uma vez que, a primeira foi realizada no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Garanhuns e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, que na oportunidade representaram toda a classe estudantil daquela Entidade.
Já para esta edição, além de discutir projetos de lei e requerimentos junto a comunidade acadêmica, os vereadores estarão participando da 2ª Semana da Biblioteca na AESGA, que conta com uma vasta programação voltada para palestras, lançamentos de livros, inaugurações e apresentações culturais.

.

com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.