quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AESGA RECICLA - Natal dos Sonhos


Só pra lembrar que para embelezar nosso Natal dos Sonhos que além de Luzes e Cores vai também trabalhar as pessoas com a Responsabilidade Social, é preciso que façamos doações de garrafas PET, que serão utilizadas em belas ornamentações. Portanto, deixem suas doações na AESGA ou na Rádio Marano!

Para quem não viu no Diário de Pernambuco


Blogs... blogs... blogs... E o Diário de Pernambuco


Meu compadre jornalista (com diploma) Roberto Almeida é um dos visionários a que se referiu o Diário de Pernambuco (onde esse menestrel já trabalhou). Gente que enxerga adiante. Na capa do Caderno de Informática está lá o Wilksoniery, que com a Bluenet, oferece internet e suporte à Garanhuns e região, mas que não se limita nisto e provém de infra-estrutura todos aqueles que precisam para trabalhar com internet nos grandes eventos do município, qualquer que seja, até o poderoso Festival de Inverno, onde oferece suporte a toda a imprensa da capital e FUNDARPE. Novos investimentos estão sendo feitos e as torre e antena da COHAB II já foram colocadas em funcionamento para cobrir aquele setor. Quanto a Roberto Almeida, criou os três jornais do rádio FM de Garanhuns, dois na Sete Colinas FM e outro na Marano. É fundador e editor do Correio Sete Colinas, que continuou em circulação mesmo quando o homem bateu na porta do céu. Faz sempre assessorias para políticos, principalmente nas campanhas, inclusive produzindo guias eleitorais aprovados pelos eleitores. E agora, não seria diferente, antevendo o impacto que os blogs poderiam e podem causar na nova forma de divulgação de notícias, assina seu espaço na net e vai além, com seu jornal vem otimizando e divulgando o que todos nós estamos fazendo. Coisa que o Jonas Lira também se antecipou e nossos amigos do rádio estão utilizando como fonte da informação; Os Blogs. Devido a tudo isto, este fomento de produção generalizada é que pude ir parar nas páginas do Diário de Pernambuco, como representante de tudo que está sendo produzido aqui e agora, fui eu, mas poderia ser o Wagner, Ugarimpeiro, o Dedé, a Márcia, e tantos outros. Meu compadre Roberto e o Jodeval Duarte já devem estar acostumados com isto, mas eu, matuto, maloqueiro de vila, mesmo com anos de colaborador em jornais (mais de dez anos), idas e vindas em rádios (quase de 8 anos), confesso que foi impactante, foi um reconhecimento de que alguma coisa está sendo feita de uma forma correta. E isto graças ao respeito e credibilidade de quem acompanha este blog, pois até pra discordar a pessoa tem que ter argumentos. Gente, mais uma vez, obrigado!

A falta de apoio para o Festival de Cinema Francês - por Genaldo Barros


Caro Ronaldo,

Garanhuns poderia ter sediado um festival de cinema francês, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil. Nós representamos o projeto no âmbito da região Nordeste. Fizemos o primeiro contato em novembro de 2008, quando o prefeito recebeu os representantes franceses e tudo foi muito bem aceito. Em janeiro, com a mudança de secretário, voltamos a contactar e tivemos o primeiro revés. A Secretária interina, alegou falta de recursos e que não teria condições de arcar com a contrapartida de cinquenta mil reais e mais as despesas com transporte, hospedagem e alimentação da delegação que viria: produtores, diretores, atores e oficineiros franceses. Quando a nova Secretária assumiu, voltamos com a proposta de fazermos a mostra que, de pronto, foi aceita pela secretária. Depois, voltamos lá para acertar os detalhes, quando fomos informados de que não haveria verba para o evento. Quando os franceses já estavam no Brasil, voltamos à secretaria, propondo a realização da mostra sem contrapartida. Só com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Proposta aceita, passamos a tratar dos detalhes. Quando faltavam dez dias para o evento, percebemos uma enorme falta de interesse, demostrada pela representante que tratava do assunto conosco, até ficar claro que não havia condições de realizá-lo com o apoio da Prefeitura. Resultado: enrolaram o tempo todo para, em cima da hora, sair do processo e apostar no seu fracasso. Mas, com o apoio do Hotel Tavares Correia, de Comercial Ramos Bezerra, Chocolate Sete Colinas e a participação imprescindível de Edmilson Vieira, tornamos viável e foi um grande sucesso. Tivemos que assumir despesas. Mas, entendemos que seria uma oportunidade ímpar de estabelecer uma relação internacional para Garanhuns. Cultura para essa adminstração, é botar gente na praça pra gritar o nome de Izaias Régis. E o poder público financiar a cultura da "rapariga, gaia, cabaré e cachaça" que, pode até contrubuir para levantar a auto estima do povo. Mas, não pode ser financiado como se tivesse financiando a cultura.
Genaldo Barros
.
Agora comigo: Sentimos um "baque" com o cancelamento do Festival Literário. Agora esta falta de apoio e compromisso com um Festivel de Cinema que poderia estreitar laços com importantes produtores europeus. Daí, fico com uma impressão que estamos trabalhando a cultura de votos, e não a cultura de nossa gente, da nossa produção cultural e a troca de experiências. Não podemos tratar eventos de massa como cultura, ali não se faz cultura, é o entretenimento, que também é salutar, mas não pode colocar em xeque o investimento verdadeiro a ser feito, no patrimônio intelectual de um povo. Pode ser cinema francês ou um pé-de-serra de Mané Chéu.
.
Imagem meramente ilustrativa.
.

Festival de Teatro - nesta Quarta


Quarta, 14/10
11h00 Mamulengo Tomé
Local: Espaço Cultural Luiz Jardim – Centro
20h00 Flores, Amores e Frustrações - Coletivo de Teatro (SESC Garanhuns) (Adulto)
Local: Salão de Eventos SESC Garanhuns

Tá no Diário de Pernambuco


Do blog para o mundo

Como as notícias sobre Garanhuns demoram a chegar, pois o único jornal local circula a cada 15 dias, o radialista Ronaldo Cesar, 39 anos,
ronaldo.vox@hotmail.com, decidiu montar o seu próprio veículo de comunicação. Colocou no ar o blog do Ronaldo Cesar (http://blogdoronaldocesar.blogspot.com)
e começou a postar todas as informações que conseguia apurar e que achava relevantes para a cidade. Agora, está maravilhado. "O blog é visualizado por pessoas do mundo inteiro e estimula debates na vida real. Como a cidade é pequena e todo mundo se conhece, acaba que um leitor comenta o que o outro escreve", observa ele, que posta em torno de três textos por dia, mesmo quando está fora de casa. "O próximo passo é começar a vender publicidade e, com isso, conseguir aumentar a nossa equipe", planeja.

Longe dali, estabelecida há três meses em Campinas, no interior de São Paulo, a cantora garanhuense Andrea Amorim, 29, andreaamorimcantora@gmail.com, conterrânea de Ronaldo, é outra que tenta aproveitar ao máximo as vantagens da rede mundial de computadores. A artista, que passa pelo menos cinco horas por dia navegando e conversando com fãs, mantêm o site www.andreaamorim.com.br, possui seis perfis lotados no Orkut (cerca de 6.000 seguidores) e está inscrita em outras redes sociais espalhadas pela web. "Esta é minha ferramenta de trabalho. Sem ela, ninguém conheceria minha música", diz a musa do rock-pop-lírico, que disponibiliza quatro álbuns virtuais gratuitamente, sendo a maioria das faixas de autoria própria. "A internet foi a única saída que encontrei para divulgar o que faço. Sinceramente, fiz um investimento simbólico diante do retorno que obtive até agora", finaliza ela, que há duas semanas foi entrevistada por Jô Soares, na Rede Globo, e no dia seguinte contabilizou mais de 2 mil downloads em sua página oficial.
.
Poxa, que repercussão, hein? Com pouco mais de dois meses de blog e já estamos assim, meio que metidos à besta e admirados com esta matéria. Agradecemos ao Thiago Marinho e ao Helder, jornalista especializado em informática e fotógrafo do Diário de Pernambuco, respectivamente, que estiveram nos visitando, conhecendo nosso jeito simples mas dinâmico de fazer o blog, entenderam nossa proposta e agora nos proporcionam a oportunidade de sermos "notícia" no mais antigo jornal em circulação da América Latina. É muito envaidecidos e cientes da responsabilidade que vamos adiante com o blogdoronaldocesar.com.br

E a todos que incentivam nosso trabalho, gente, continuamos contando com vocês! Divulguem!
.
.

O Filme de Lula


Daqui a alguns dias será lançado o filme de Lula, o filho do Brasil. Alguma dúvida que será um grande sucesso? Que baterá recordes de bilheteria? Que o mundo inteiro assistirá? Uma grande história do menino que acompanhou a mãe num pau-de-arara pra São Paulo, virou metalúrgico, sindicalista, fundou um partido e se tornou uma lenda viva da política brasileira, sendo o presidente que está conquistando o mundo. Alguma dúvida? Nenhuma...
Garanhuns estará neste filme e poderá lucrar imensamente com ele. O que vamos fazer? Ou melhor, o que estamos fazendo? E ainda, o que já deveríamos ter feito? O mundo gringo vai enrrolar a língua pra perguntar onde fica Gualanús, Garenuns, Garânos, ou o que quer que seja, mas vai ficar sabendo que Lula nasceu aqui. Tem mais, a cidade retratada lá vai ser de uma seca danada, triste, sem água, no meio do mato, de um povo feio, desnutrido e desdentado, etc. Pelo menos nas primeiras fotos é isto que vemos. Terá ele a volta de Lula como presidente à sua terra natal, Trazendo investimentos como uma Universidade Federal? Creio que não! Então cabe a nós pensarmos como mostrar a nova Garanhuns que existe pós retirância de Lula. E o que podemos fazer para mudar essa imagem que ficará na cabeça de zilhões e quilhões de pessoas, e ao final ainda lucrarmos com essa exposição midiática? São conjecturas, ponderações, que lançam um olhar crítico sobre o que vai acontecer daqui a alguns dias. É como se fôssemos astrônomos e víssemos um meteoro vindo em nossa direção, com tempo contado para o choque, e nós decidimos se podemos fazer algo ou vamos para o meio da praça apreciar sua chegada. Com o filme vamos ter a divulgação, mas se alguém chegasse aqui hoje e perguntasse - Onde encontro algo sobre o presidente? - O que você diria?
Ja imagino a Av. Santo Antonio, à tardinha, com as calçadas fervilhando de DVD´s do filme do presidente, e olhe lá se não precisar de reservas...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.