sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Repercute Festival de Cinema Francês


Sempre que um post alcança uma marca de três comentários eu acredito que merece um novo registro, porque gerou um debate, principalmente quando são de diferentes pontos de vista. Foi isso que aconteceu recentemente com o post sobre a falta de apoio para a realização do Festival de Cinema Francês em Garanhuns. O que dizer então? Foram seis comentários. Acho que desde a "crise dos 40" do Sandro não recebíamos esta quantidade de comentários num mesmo post. Principalmente sabendo que vivemos numa cidade onde as pessoas têm receio de se expor e demonstrar suas opiniões. Muitas aqui já foram contrárias a alguma opinião minha, mas prefiro elas ao silêncio dos que se omitem. O Genaldo Barros descobriu o blog, agradeço sinceramente, e nos falou sobre a frustada procura pelo poder público municipal e sua área de cultura para conseguir o apoio para trazer para nossa cidade uma mostra do cinema francês neste ano em que comemoramos no território nacional, o ano da Brasil/França. Sua história e desabafo foram comentados por nossos leitores. Vamos a alguns aspectos desses comentários (se quiser ler o texto completo dele, está um pouco mais abaixo, depois das broncas da prefeitura): (em vermelho, algumas anotações minhas)
.
Eris disse...
Eu fiquei "doente" quando soube dias depois que havia perdido o Festival de Cinema Francês, simplesmente por que não sabia, faltou divulgação. Aliás, falta divulgação em tudo de qualidade em nossa terra. Por pouco eu não perdi a apresentação de Artur Moreira Lima ano passado e pelo tamanho da platéia, muita gente só soube depois. Lamentável. (Fafá de Belém esteve em Garanhuns... Mas não digam a ninguém, era segredo do estado!)
Suellen disse...
... Será que não faltou um pouquinho de competência na divulgação e na busca dos incentivos ou patrocinadores? É preciso saber viver! Suellen
sandro do ocrinho disse...
Caro Amigo Genaldo, Acho que o problema foi o tipo e a nacionalidade do festival. Talvez se tivesse sido um de GADO e HOLANDÊS, tivesse despertado o interesse da Administração local. Grande Abraço Genaldo e não desista de Garanhuns, pois as coisas um dia mudam.
Marcela disse...
O Festival de Cinema faz parte do Ano da França no Brasil, não seria patrocinado pela prefeitura de Garanhuns, pois o mesmo já contava com o patrocínio oficial do Governo da França, da Embaixada Francesa no Brasil, do Ministério da Cultura do Brasil, da Cinemateca Francesa, entre outros.Os filmes não eram "chatos", termo que o colega crítico de cinema usou, (inclusive um deles estreou nacionalmente ha 15 dias e o ator esteve presente em Garanhuns). Procurem no Google o filme Welcome (Bem-vindo).Realmente, a divulgação foi péssima, pois a prefeitura ficou cozinhando a produção até se decidir se teria um hotel e um restaurante para os diretores, atores, etc.A contrapartida era para custear oficinas e trazer outros atores (Jean Marc Barr, Mathieu Amalric vide os filmes - Dogville e O Escafandro e a Borboleta).Além de Garanhuns, o festival aconteceu em Recife (com o co-patrocínio da prefeitura da cidade), Brasília-DF, Goiania-GO, etc. (Esse é o tipo de comentário que complementa com informações um post, brigadão Marcela!)
blogdogenaldo disse...
Em 2005, aconteceu o Ano do Brasil na Fraça. E lá, nossas manifestações culturais foram muito bem recebidas. É preciso entender que, promover cultura não é dar dinheiro, e sim, investimento. Mas, se pensarmos no imediato, realmente, não tem sentido. Lamento pelas pessoas que gostariam e não puderam participar, pois o nosso tempo de divulgação, foram dois dias, antes de começar a mostra. E só, via entrevistas nas rádios, que nos deram apoio formidável. Vamos continuar dando a nossa contribuição para que as coisas aconteçam. Até porque, conhecemos os caminhos e se, o poder público local não participa, podemos fazer sem envolvê-lo. (Este foi um "post scriptum", o famoso P.S. do Genaldo. Gostei da sua finalização. Venho com muitas dificuldades "inventando" minhas atividades culturais e com uma ou outra exceção, nunca fui uma "figurinha carimbada" do órgãos fomentadores de cultura em Garanhuns. Toda vez que procurei não logrei êxito. Aí cansei! Hoje tenho alguns patrocinadores que me entendem minhas invencionices e veem resultado nelas. Aí me apoiam, mas se eu fosse depender de incentivo público... Sem contar que tenho que me apresentar pra alguém a cada dois anos e dizer de novo tudo que eu faço e gostaria de fazer. rsrsrsrs)
Aí veio o Gustavo Costa e...
A prefeitura está certa em não dá dinheiro para uma amostra como essas... essa amostra deve ter sido muito chata. Deve ter sido uma dessas amostras de filme de arte, que geralmente são insuportáveis de assistir... O produtor tem todo o direito de reclamar. Ele monta um projeto, faz um esforço sobre humano para vender como cultura... Afinal tentar vender uma amostra de cinema Francês como cultura não é pra qualquer um, esse produtor é capaz de dá nó em pingo d ‘água... Depois dos festivais, Garanhuns se vê obrigada a patrocinar qualquer projeto que apareça disfarçado de cultura... Ronaldo... agora você vem com uma crítica política pesada chamando os festivais de “cultura de voto”... (Bem Gustavo, deixa eu te explicar, pra se fazer cultura não precisa sempre se colocar 40 mil pessoas em praça pública, e tem mais, você já pensou na possibilidade de alguém gostar do cinema francês, iraniano, japonês, ...,, A Arte é a Excelência, não a Vossa Excelência! Estamos vivendo uma política cultural onde é mais fácil conseguir 300 mil reais pra uma festa, que míseros contos de réis pra fomentar a cultura local, artistas simples ou eruditos que precisam produzir cultura. Mas esta não dá voto!)

Nota do blog - por Ronaldo Cesar

Em respeito às pessoas que estão relacionadas na lista dos que foram considerados com contratos ilegais pelo Tribunal de Contas do Estado, mas que sabemos serem pessoas trabalhadoras e respeitadas, resolvemos excluir a listagem do blog. Deixando ainda à disposição de quem interessar conferir algum nome entrar em contato com nosso blog pelo e-mail. Esta medida visa preservar pessoas honestas numa lista em que há indícios de ilegalidade por parte do poder público municipal. São 259 pessoas e acreditamos, nem todas agiram ou sabiam das irregularidades constatadas pelo TCE. Assim, cientes que cumprimos o dever da informação, esperamos o desentrelace dos fatos para que a investigação, quer seja por parte do Ministério Público, quer seja pelo aceite das provas apresentadas pela prefeitura ao tribunal, aponte os culpados ou corrija as falhas. Buscamos agora preservar aqueles que agiram de boa-fé e mostrar as falhas (novas falhas) da administração pública municipal. Mas ressaltamos que os nomes foram tornados públicos pelo próprio Diário Oficial do Estado de Pernambuco e pelo Tribunal de Contas.

Encaminhe esta mensagem ou seu PC vai ser infectado!


Você é desses internautas que entopem as caixas de e-mail dos seus amigos com mensagens que você tem certeza que eles precisam ver?

Algumas mensagens são falando de pessoas doentes que se você repassar ele vai ganhar muita grana para se curar. Outras são correntes religiosas, outras ainda dizem que você vai morrer atropelado se não mandar pra "centos" amigos. Aí, vai você e... manda! Tem mais, listas, conselhos, fotos maravilhosas, vírus, etc. Tem realmente coisas muito interessantes, mas a grande maioria é o que chamamos de lixo da internet e que fica vagando por aí e ninguém joga na lixeira. Algumas lendas da internet morrem e ressuscitam mudando nomes, locais, situações, etc. Mas é o mesmo e-mail que alguém deu uma guaribada. Antes de mandar pra os seus amigos pense, preciso mesmo mandar isso? Se a resposta for positiva, vá em frente! Outra coisa, quando se encaminha um e-mail se dá a sua credibilidade a ele, ou seja, é como se você tivesse subscrevendo aquilo. Quem receber vai dizer - "Olha o e-mail que recebi do fulano de tal"!

Para ilustrar, vou falar de um que recebo quase toda semana. Fala do fim do 13º salário. Aí alguém atualiza a data e... Manda! É tão absurdo que chega a ser engraçado, mas quem mandou está crente que aquilo é verdade, que precisamos lutar contra isso. É verdade, precisamos estar atentos, mas quem mandou não está tão atento assim. Não é este tipo de atitude que fará com que conquistemos nossas garantias constitucionais, mas sim um olhar crítico na realidade da política nacional. Vamos ao texto (em vermelho minhas observações).
.
Fim do 13º já foi aprovado na Câmara
Enquanto a gente se distrai com estas CPIs (novelas, futebol, bundas do BBB, forró de banda, etc) o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe... vejam essa:
Fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB). (gente, o PFL e o PPB acabaram há trocentos anos) . Para conhecimento, o fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT. Já foi aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado. (onde viram isso? qual é a fonte da informação?) Provavelmente será votado após as eleições, é claro... (do ano que vem?). A maioria dos deputados federais que estão neste momento tentando aprovar no Senado o Fim do 13º salário, (os deputados estão tentanto aprovar no senado???) inclusive da Licença Maternidade (ao contrário, a licença-maternidade foi extendida para seis meses) e Férias (pagas em 10 vezes) são do PFL e PSDB (ai, o PFL já é Democratas). As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam. (isso é verdade!) Conheça os nomes dos "nobres senhores" que votaram a favor deste projeto em todo Brasil (vamos ver que são esses febrentos!). Por favor, repassem para o maior número de pessoas possível (olha só a pressão! Era aquela história do "compre baton, compre baton"), afinal eles são candidatos fortes nas próximas eleições (deu medo!):
.
1- INOCÊNCIO OLIVEIRA - PFL (Inocêncio no PFL, nem lembro quando foi!)
2- JOEL DE HOLLANDA - PFL (Joel de Hollanda, parece-me que é o suplente de Marco Maciel, no senado, nem vai lá)
3- JOSÉ MENDONÇA BEZERRA - PFL (bem, esse continua, mas é do Democratas)
4- OSVALDO COELHO - PFL (Alguém tem alguma coisa contra o DEM? Oswaldo perdeu na última eleição. Como votou?)
5- ARMANDO MONTEIRO - PMDB (Essa dói! Armando saiu do PMDB quando rompeu com Jarbas e criou o grupo independente, carregando seis federais para o PTB, onde está até hoje.)
6- SALATIEL CARVALHO - PMDB (E esse? Acho que foi há duas gerações atrás, era pastor ele?)
7- PEDRO CORRÊA - PPB (kkk. Pedro Correa. Esse foi cassado! E o PPB morreu também faz tempo)
8- RICARDO FIÚZA - PPB (Por falar em morte. Por respeito ao Fiuzão não vou brincar. Esse morreu de verdade!)
9- SEVERINO CAVALCANTE - PPB (Esse renunciou. É prefeito de João Alfredo-PE, quase morre também.)
10- CLEMENTINO COELHO - PPS (Clementino Coelho, Clementino Coelho, pera, pera... eu lembro!)
11- CARLOS BATATA - PSDB (kkkkkkk. Essa foi demais. Sinceramente!)
12- JOÃO COLAÇO - PSDB (Quem é este João?)
13- JOSÉ MÚCIO MONTEIRO - PSDB (Múcio no PSDB, num tem nem graça lembrar. O homem era o Ministro de Lula pra tratar de política e devolveram ele pro PSDB e pra Câmara dos deputados. Esse Zé agora é conselheiro do tribunal de contas.)
DIVULGUEM!!!
Agora, enquanto isso, eles distraem a gente com referendos ridículos!!!!! (novelas, jogos de futebol, bundas do BBB, carnaval... ) E, nas votações que realmente importam, não nos cabe participar???? Cadê os caras pintadas???? (verdade, onde estão os caras pintadas que não viram Sarney, Renan, Delúbio,...??? Acho que estão extasiados com a mudança do Brasil ou estão em algum partido da base aliada) Povo que derruba presidente?????? Gente é hora de acordar antes que seja tarde d+!!!!!!!!!! (então sai da frente do computador! Muito embora que muita gente diz que Obama ganhou a eleição na Internet!!!)
NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!!!!!!!Divulguem !!! E não fique só reclamando do nosso país!!!! (Aí é nessa hora que a imensa massa contestadora pra se manifestar, em vez de buscar se informar sobre o que é verdade e o que é mentira naquilo que está repassando, mostra sua indignação com os políticos do país da forma mais cômoda que existe: Encaminhando uma mensagem de e-mail!)
.
Concluindo, este e-mail deve estar perambulando por aí há pelo menos uns dez a quinze anos. Isso pelos nomes citados.
Agora faça a sua parte, companheiro! Encaminhe este e-mail. kkkkkk
.

Chá da Rede Feminina de Combate ao Câncer


Uma delegação rosa de Garanhuns estará no Recife na próxima quarta-feira, dia 21, para participar de uma tarde agradável da Rede Feminina de Combate ao Câncer, no Clube Internacional, cujos valores serão revertidos para o HCP (Hospital do Câncer de Permambuco). Algumas amigas de nossa sociedade estarão representando Garanhuns, inclusive como patronesses, e contam com mais pessoas que possam acompanhá-las. Os convites podem ser conseguidos com Geise na Spaço Artes.

Promotor dá entrevista


Para esclarecer os procedimentos do Ministério Público em relação a este novo problema jurídico da Prefeitura de Garanhuns, o promotor Alexandre Bezerra deverá participar do Jornal da Sete 2ª edição, que hoje deve pegar fogo! Com o jornalista Fernando Rodolfo.

Mais notíciais do "Caso do Concurso"


Bom, ninguém poderá acusar o meu amigo procurador do município Roberto Falcão, e sua equipe, de ganharem sem trabalhar. Pois bem, nesta manhã, o secretário de administração Wellington Xavier acompanhado de Carlos Eugênio, da comunicação, estiveram dando entrevistas em rádios para explicar o problema administrativo da ilegalidade apontada pelo Tribunal de Contas do Estado na contratação de 259 profissionais pelo concurso público da prefeitura. Wellington atacou o "terrorismo" como avalia ter sido dada a notícia ontem e disse que em 16 anos trabalhando com isso acha normal. Explicou que o jurídico da prefeitura já está buscando a forma de validar as nomeações, podendo entrar com recurso ou novo processo, com toda a documentação. Afirmou que o fato do TCE apontar pessoas que tiraram abaixo da nota mínima e serem chamadas se dá pelo fato de a nota ter "baixado" depois da prova de títulos, que os concursados tiraram acima de 5 (nota mínima) e depois quando foram apresentadas as documentações de suas formações a nota foi para abaixo do exigido no concurso. Quanto às pessoas que foram chamadas para vagas inexistentes, afirmou que se deu pelo aumento das vagas e pela necessidade, passando pela Câmara Municipal. A questão é que existe uma defesa no tribunal de contas que não contesta essas nomeações, e pelo argumento da prefeitura, não chegou, não foi visto pelo TCE ou quem sabe foi até extraviado. O fato é que a decisão está no site do Tribunal de Contas e pode ser acessado por qualquer pessoa. O secretário buscou minimizar o problema e tranquilizar as pessoas que tiveram seus nomes divulgados, mas vale lembrar que o tribunal julgou ilegal e que se não for aceita a nova defesa do município, estas pessoas deverão ser afastadas e o não atendimento das decisões Nºs 0949/09, 0959/09 e 0815/09 poderá acarretar até em os responsáveis pelo poder público municipal terem que ressarcir aos cofres públicos os valores gastos depois de decidida a ilegalidade. Existe a possibilidade do Ministério Público entrar com nova ação por improbidade administrativa. Uma nova defesa deve estar sendo feita, na busca de garantir essas contratações. Ontem mesmo o procurador Roberto Falcão estava no Tribunal de Contas. A prefeitura deverá aguardar até o último recurso para tentar reverter a questão e garantir os empregos dos 259 nomes da lista do TCE. Mas hoje, neste momento, a questão é decisória do órgão responsável pela fiscalização das nossas contas públicas, que apontou três tipos de irregularidades:

- Nomeação de candidatos que não alcançaram a nota mínima

- Nomeação de candidatos para vagas inexistentes

- Nomeação de candidatos que não constam como classificados

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos para trazer mais informações, buscando ouvir os lados. Estamos à disposição para quem tiver mais informações e possa adicionar a este assunto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.