domingo, 18 de outubro de 2009

Izaías define seu federal


Com a candidatura de Armando Monteiro ao senado, o deputado estadual Izaías Régis buscou uma nova "dobradinha" para Garanhuns, e segundo o jornalista Inaldo Sampaio, já teria se decidido por Humberto Costa. Em duas campanhas para governador, Humberto sempre foi bem votado em Garanhuns, venceu Jarbas em 2002 por uma diferença superior a sete mil votos e em 2006, mesmo prejudicado pela campanha massiva em que era acusado de integrar a máfia dos sanguessugas, ficou atrás apenas de Eduardo Campos. Hoje, Humberto é secretário das cidades do governo estadual e caso seja realmente confirmado este "casamento" político, podemos imaginar que Humberto poderá fazer novos investimentos em Garanhuns para solidificar seu nome atendendo a pedidos do deputado Izaías. Humberto não era o candidato petista dos sonhos de muita gente na prefeitura, que vem há alguns anos com Maurício Rands, que deve ser bem votado na cidade também. Como além dos dois teremos também as candidaturas fortes em Garanhuns de Inocêncio Oliveira, Fernando Ferro e Ana Arraes, o palanque governista deve ser reforçado porque estará muito inchado. Mas é inegável que Izaías fez uma escolha por um candidato forte, com presença em todo o território pernambucano, ex-ministro da saúde, e que representa o partido do presidente Lula. O deputado federal Armando Monteiro, e candidato a senador, deve ter sido ouvido, e como tem ao seu lado a possível candidatura de João Paulo do PT, de corrente contrária a Humberto, quem sabe possa ser uma sinalização que o PT de Humberto trabalhará junto a Armando Monteiro. Um dado é fato, Izaías Régis e Humberto Costa têm amplas condições de saírem vitoriosos da campanha eleitoral, partem na frente e estão com suas bases extendidas em consideração a campanhas anteriores. É necessário dizer que Garanhuns sofreu durante mais de uma década sem representação na Assembléia Legislativa, isto marca inclusive um declínio econômico da região e é necessário que tenhamos até mais políticos que possam ascender no estado. Seria muito importante que nossos eleitores confiassem seus votos aos candidatos de Garanhuns como fazem os eleitores de outras regiões com os seus próprios candidatos. Temos a possibilidade de fazer dois deputados, quem sabe até três, mas para isso precisamos ser mais bairristas e cientes que somente através do voto podemos de fato fazer algo por nossa cidade. Deveremos ter 65 mil votos válidos para deputado estadual.

A Terra dos Festivais


Encerramos neste o sábado o Festival de Teatro de Garanhuns, que cumpriu o objetivo de durante uma semana trazer espetáculos e palestras para o público consumidor desta arte. Esperamos que no próximo ano possamos trazer melhores espetáculos e que daqui pra lá, nosso público seja expandido, que haja uma forma de buscar mais pessoas para este tipo de manifestação artística. O resultado foi muito positivo, e quando falo "nós" é que precisamos nos sentir todos responsáveis por este festival, e por todos os eventos que discutam a cultura em nossa cidade. Temos a fama de ser uma cidade cultural, em todos os sentidos, tanto pela estrutura turística quanto pela qualidade dos nossos artistas que precisam ser motivados a produzir mais. Temos vários festivais que impactam nossa economia e precisamos que mais eventos sejam criados, temos possibilidade de nos tornarmos uma cidade acolhedora de simpósios, seminários, festivais, encontros regionais e nacionais, etc. Precisamos urgentemente de um bom Centro de Convenções (Oxalá construa o do SESC!) e investir na busca desses eventos. Não podemos também perder oportunidades que batam em nossa porta, como esse recente festival de cinema francês. Precisamos também usar a criatividade em fomentar eventos que sejam razovelmente "baratos" mas que movimentem os finais de semana de Garanhuns Instrumentais no Pau-Pombo, Rock e esportes radicais no Parque Euclides Dourado, Pé-de-serra numa fundação de cultura, Corais no Seminário ou Mosteiro, etc. Mas tem que ser de uma forma perene. Certa vez coloquei aqui que não podemos viver apenas de festivais e fui criticado. O que quero dizer é que precisamos criar uma cultura de entretenimento constante. Sabemos o que temos a cada final de semana em vários municípios turísticos, onde ir e o que procurar, quando somos turistas. Chegando aqui o turista que queira algum tipo de atividade é sempre encaminhado para bares e restaurantes, ou claro, visitar os pontos turísticos. O Centro Cultural que deveria agir como Centro de Cultura (não é redundância), não funciona como um local onde os segmentos culturais se encontram. Não temos uma mostra de artes plásticas, fotografia, literatura, etc. Se de fato queremos ser a Terra dos Festivais, precisamos fazer mais para somar aos que já temos, pois não deixam de serem todos Festivais do Motoclube, dos Jipeiros, Festival do Jazz, Festival de Teatro, Festival Jovem Guarda, Festival de Música e o mega Festival de Inverno. Vamos ao Festival Underground, Festival Infanto-Juvenil, Festival de Cultura Popular, Festival Luiz Gonzaga, Festival do Leite, Festival do Automóvel Antigo, Festival do que mais for possível.

A lista é pública

Amigos, após sofrer outra ameaça de processo, volto a tentar esclarecer. Estão realmente buscando mudar o foco da questão. Fato: A prefeitura perdeu o prazo de contestar, ou não contestou ou mandou pelo correio, e extraviou. Aí o TCE decidiu pela ilegalidade de 259 contratos. Isso existe! Mas tudo bem, vamos em frente. O Tribunal de Contas do Estado PUBLICOU no Diário Oficial, para qualquer pessoa ficar sabendo, chama-se princípio da publicidade. A lista ainda está em vários sites e blogs da cidade, mas resolvemos excluir (confesso que começo a me arrepender!), pois estamos à serviço da informação responsável e até o post excluído tinha no título - "Quem são as pessoas que estão com o emprego ameaçado?". Estão acreditando que o problema maior foi a divulgação dos nomes, e não o risco iminente de perderem os empregos. Aconselho a buscarem seus direitos realmente. Mas entendam, o problema não é a divulgação desta lista, que como disse é pública, mas porque os contratos de vocês estão sendo considerados ilegais. Não se trata da documentação de vocês para a Secretaria de Administração da Prefeitura de Garanhuns, mas desta para o Tribunal de Contas. Esta publicação no Diário Oficial já tem mais de um mês, vocês sabiam? E olha, a decisão dos conselheiros foi unânime, ou seja, todos eles seguiram o voto dos relatores e decidiram pela ilegalidade. O problema é administrativo e não político, como estão pensando, e olha, o direito não socorre os que dormem. Para mostrar mais uma vez a publicidade da lista, colocamos os links do Tribunal de Contas do Estado logo abaixo neste post, para que possam identificar as pessoas que, de fato, estão com o emprego ameaçado. E o direito de saber é de todos, faz parte da administração pública que é custeada por todos nós. Os blogs e sites de Garanhuns apenas reproduziram o Diário Oficial do Estado e a decisão do Tribunal de Contas de Pernambuco. Não foi Wagner, Jeitoso, Fernando ou eu que inventei, estamos apenas alertando vocês que estão com seus contratos sendo considerados ilegais por motivos expressos pelo próprio Tribunal de Contas e todos os seus conselheiros no pleno que seguiram o voto do relator. Pode ser revertido pela prefeitura??? Pode sim! Mas fiquem atentos.
Estamos alertando, no entanto estamos sendo ameaçados de processo por conta disto. Esta é a última vez que nos expressamos sobre o assunto. A partir de agora é com vocês!
.


.

Horário de Verão



Mesmo Pernambuco não participando do horário de verão oficial, nós somos impactados por algumas alterações em horários de funcionamentos de algumas entidades, a exemplo das agências bancárias, e nos horários das programações de TV. Exemplo: O Jornal Nacional estará começando às 19h15, garantindo que seja "ao vivo" para todo o país. Confira os horários do que você precisa para não perder suas viagens ou seus programas. Para quem precisa entrar em contato com outros estados é bom saber como ficaram os (con)fusos horários no Brasil.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.