sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Festival Literário de... Caruaru


Da Redação do Portal +AB

O Polo Cultural de Caruaru será o ponto de encontro dos amantes da literatura neste fim de semana, com a realização do 1º FLIC – o Festival Literário de Caruaru. Na programação, que começa na noite da próxima sexta-feira (30) palestras e mesas-redondas, com temas alusivos à produção literária caruaruense. Entre os palestrantes convidados, nomes como o Dr. Waldênio Porto, atual presidente da Academia Pernambucana de Letras, que vai falar sobre “A importância das Academias de Letras”.
Também terá lançamentos e feiras de livros, exposições de artes plásticas e oficinas culturais nas mais diversas áreas. Paralelo ao evento também acontece a 4ª edição do Festival da Seresta, no encerramento da noite de abertura.
.
Agora comigo: Olha só, dois festivais acontecendo ao mesmo tempo lá em Caruaru. O literário, com a mesma estrutura que aconteceu até o ano passado aqui em Garanhuns, e o de Seresta, que movimenta um público interessante, principalmente o da terceira idade! Pois é, parece que Caruaru não é somente a Capital do Forró!

Cadê a Gerência Regional de Cultura?


Na divulgação da programação do Festival de Inverno aqui em Garanhuns, que aconteceu na Cúria Diocesana, em julho, Luciana Azevedo, presidente da FUNDARPE, revelou que é intenção do órgão criar gerências regionais de cultura nos doze polos de Pernambuco, a exemplo do que acontece com a educação e suas GRE´s (que já foi DERE, GERE, etc). A medida é muito interessante porque pode viabilizar o gerenciamento da cultura no interior do estado. Atualmente o que acontece é que tudo se volta para o Recife, onde as coisas acontecem, e lá eles resolvem o que é melhor pra gente. Com a gerência regional em Garanhuns podemos vislumbrar uma menor distância para os fundos de investimento à Cultura e um melhor aproveitamento dos nossos artistas durante todo o ano. A ideia seria inaugurar ainda em 2009, mas parece que o assunto morreu, ninguém falou mais nada. Esperamos que não tenha sido apenas aquele tipo de notícia apenas para receber elogios antes do Festival e deixar a imprensa mais calminha. Do lado de cá, trocemos que se torne real e produtivo. Mas como estamos praticamente em novembro e... nada! Se realmente for ser criada esta gerência, deve ficar mesmo para o ano político de 2010. É aí que se mistura tudo: cultura, política e administração.

Diretores não querem renovar gestão


A Secretaria de Educação do Estado deve encontrar algumas resistências de diretores de escola que poderiam se candidatar a reeleição de suas escolas, e por vários motivos. A verdade é que a gratificação que se paga para que um professor saia de sala de aula e aceite a responsabilidade de assumir uma direção é insatisfatória, se paga muito pouco para a quantidade de trabalho e stress. Atualmente se cobra muito do diretor e sua equipe, mas é o gestor que tem a responsabilidade, a cobrança por parte da secretaria do governo e sua Gerência Regional tem aumentado, ainda conta o stress diário com alunos, comunidade e até com os próprios professores, onde alguns ainda não entendem o compromisso com uma educação de qualidade. Existem diretores que pensam em não continuar até na prorrogação por um ano das suas gestões, concedida pelo governador, pois deveria encerrar agora e vai até dezembro do próximo ano. No início muitos queriam participar do processo democrático da escolha justamente porque se imaginava que iria melhorar o salário, e ainda a questão do status da direção deve ter pesado para alguns, mas agora que estão vendo que é mais trabalho que dinheiro, quem entrou quer sair e quem está lá quer voltar pra sala de aula.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.