quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Festival Gastronômico em Garanhuns


O blog www.aquinacozinha.blogspot.com/ fez uma minucioso informativo sobre o Festival Gastronômico que Garanhuns está vivenciando em seus restaurantes. São informações sobre os pratos e os restaurantes que estão participando, sempre com a irreverência no texto da Patty Martins. Para que vocês possam conhecer e ficar com água na boca... Visitem o site.
cliquem sobre o link... www.aquinacozinha.blogspot.com

Bicho Indoor

A galera jovem tem agito no final de semana. É o Bicho Indoor com Sorriso Maroto e Timbalada. Um evento fechado, que oferece mais segurança e comodidade. É neste sábado na Arena Hall. Para entrar no clima de quem vai curtir a festa, tá aí: Timbalada!

Atletismo de Garanhuns no lugar mais alto do pódio



Estamos vivendo um momento muito feliz de conquistas em nosso desporto garanhuense. No atletismo, no judô, no karatê e no futsal, principalmente. São resultados que empolgam outros atletas e oferecem visibilidade ao município. Ouvi algumas críticas de pessoas que estão sendo beneficiadas com a ajuda do município mas que esta estaria muito aquém das reais necessidades de muitos atletas, e nossa iniciativa privada ainda não despertou para esses patrocínios. Por outro lado, o Cayan Chianca, e seu kart vencedor e o Sete de Setembro, nosso representante do futebol profissional,vivem um dilema quando o assunto é o patrocínio institucional da prefeitura. Mas nos esportes que estão tendo apoio, suas conquistas estão sendo Marketing Desportivo para a prefeitura, e talvez seja hoje a principal vitrine da administração municipal. Neste final de semana corredores de Garanhuns brilharam em provas disputadas nas cidades de Maceió-AL, João Pessoa-PB e Cabo do Santo Agostinho-PE.
No último domingo, dia 8, Marcos Antônio Pereira, melhor Maratonista Sul-americano em 2009, conquistou o 1º lugar na Corrida contra Diabetes, realizada na Capital Alagoana. Jair José ficou com o segundo lugar no podium na Prova. Destaque também para o José Márcio Leão e Cícero Vieira, campeão e terceiro lugar, respectivamente, da etapa de João Pessoa do Circuito Nacional de Corrida do Carteiro. Já em SUAPE, no município de Cabo do Santo Agostinho, os destaques foram Enio Kleiton e Gilmar de Oliveira, que conquistaram o título da prova em suas categorias.
Na agenda de competições desta modalidade esportiva, consta a Corrida Volta de Aracajú-SE, a se realizar neste sábado, dia 14, e a Maratona Internacional de Curitiba, que será realizada no dia 22 de novembro e que já tem a confirmação do atleta Marcos Antônio na disputa pelo título. Independente de apoio, patrocínio ou ajuda, é muito bom ver nossa gente conquistando suas vitórias.

Participação da Mulher na Política de Garanhuns


A leitora Suellen me fez uma cobrança porque coloquei apenas três mulheres na minha lista de secretariáveis. Mas de fato, é um assunto interessante. Caruaru tem Laura Gomes. Arcoverde tem Erivânia Camelo e Rosa Barros. Olinda tem Luciana e Jacilda. Existem várias prefeitas na região: Pesqueira, Jupi, Bom Conselho... E Garanhuns? Bem, tivemos Cristina Tavares e Aurora Cristina, deputadas. Tivemos algumas vereadoras como Margarida Cardoso, Alzira e Sônia Moreno. Mas, neste exato momento da vida política garanhuense não há representação. Nenhuma vereadora. Existem secretárias municipais de competência reconhecida e algumas gestoras de órgãos públicos, como Emília Pessoa no Hospital Dom Moura, Vera Ramos na Agência do trabalho e Niadja, administradora muito competente da compesa. Então existe participação na gestão mas não política. Não lembro de uma candidata a prefeita mulher, não recordo se Margarida foi. Poderia ter colocado alguns outros nomes na lista, mas alguns já estão lá, o caso de Rosa Quidute e Eliane Simões, ou que estão do outro lado da política ao prefeito. Mas não há preconceito. Até porque dentre as secretarias geridas por mulheres em Garanhuns, algumas não se mexeria, pela competência dessas gestoras. Acredito que competência não tem sexo! As mulheres têm que conquistar espaço pela capacidade e não por cota. E isto já está acontecendo. Não concordo com cota para negro. O que se precisa é dar condições para que todos concorram com igualdades de oportunidades. Se tiver que privilegiar alguém que fosse o pobre, que não tem as mesmas condições de fazer cursinhos e pagar as melhores faculdades particulares. E veja, quando comecei a listar as pessoas não pensei porque esse é homem e porque esta é mulher. É apenas minha lista, como você pode ter a sua, e cada um vai ter suas sugestões, e por isso não posso ser grosseiro com quem tenha opinião diversa. Dêem-me sugestões, façam sua listas, que eu publico. Quem vocês acham? Quais são as mulheres que poderiam ser secretárias? Não quero um secretariado de compadres, até porque conheço muito poucos diretamente. Compadre mesmo somente Roberto Almeida, que declaro ter competência pela experiência no governo do estado e na assembléia legislativa, além de passar pelos grandes meios de comunicação da capital. A lista foi feita levando em consideração nomes que já apresentaram condições profissionais de assumirem a responsabilidade. Mas volto a dizer, é minha lista, que pode aumentar... E recebemos outras sugestões como Robson Ferreira, Paulo Camelo, Vera Ramos, Luíza Carvalho, Pedro Falcão, etc. A lista não está fechada e visa oferecer mais possibilidades para Garanhuns. Quem vocês sugerem?
.
Confesso que ao colocar a imagem que ilustra este post, deu vontade de falar mais sobre a Guerreira Cristina Tavares, que ao meu ver ainda precisa da graqnde homenagem de Garanhuns. Em breve escreveremos.

Tropa de Elite no Governo Luiz Carlos

A possibilidade da entrada do Capitão Hudson no governo Luiz Carlos reacendeu a discussão sobre os secretários que poderão entrar e sair da prefeitura. Roberto Almeida citou novamente o nome do professor Luiz Henrique para a pasta da Educação, mas temos a informação que este teria sido convidado e recusado. Acreditamos que seria hora do prefeito dar um choque de gestão e isto motivaria bons nomes a aceitar o convite, não seria uma cessão individualizada, mas um grupo de pessoas que assumiriam várias pastas ao mesmo tempo, mas têm que ser técnicas e políticas. Devem ser pessoas que já gozem de prestígio social, revertendo assim para o governo. Seria a Tropa de Elite. A prefeitura precisa oferecer mais expressão às suas secretarias, e se pudesse aliar experiência, juventude, dinamismo e responsabilidade, melhor ainda! O que está funcionando permanece, sendo revitalizado, o que não está, precisa sofrer um "up", uma otimização administrativa. Mas para isso precisa haver mudanças. Citamos alguns nomes, e alguns amigos estão me sugerindo outros, por isso vou repetir. Mas vejam, são sugestões para impactar Garanhuns, ver ao menos a possibilidade da transformação que precisamos neste momento. Precisamos dinamizar, empreender, ousar, e se Luiz Carlos não tem esta característica, deve estar assessorado por pessoas que tenham. Até seu núcleo fechado de aconselhamento deve entender que as portas devem ser abertas. E mais, quem entrar tem que ter certa autonomia em seus projetos, para buscar esse empreendimento. Quem sabe Carlos Eugênio pudesse assumir uma secretaria de articulação política ou de governo, e a comunicação fosse gerenciada por alguém do meio, vindo a somar com a imprensa. A cultura deve voltar a se preocupar com os artistas de Garanhuns e a produção artística, e não com mega eventos. O secretário de obras tem que estar com a pá na mão. Planejamento deve se integrar mais às secretarias. Aliás, acredito que cada secretaria deva ter seu próprio assessor de imprensa, e não tanto cargo técnico que ninguém sabe direito o que fazem. Bem, como deve haver mudanças, seguem nossas sugestões, que se fossem convocados em grupo, como um projeto maior por Garanhuns, pudesse haver essa Tropa de Elite (e não de Choque).
Alcindo Menezes, Márcio Quirino, Albérico Fernandes, Alberto Flávio, Marcos Cardoso, Audálio Filho, Pedro Gerson Silvestre, Alexandre Lakiss, Gerson Lima, Jorge Branco, Maria Almeida, Natanael Vasconcelos, Gláucio Costa, Gedécio Barros, Marcílio Maia, Adolfo Lopes, Marta Judice, Helder Carvalho, Paulo Ferreira, Yelma Lucena, Betinho, Tony Neto, Geraldo do Bicho, Carlos Janduy, Flávio Ramos, Roberto Almeida, Pastor Edson, entre outros. Como se vê, não é falta de opção. (E outra, por um salário de quase R$ 7 mil reais...)
Alguns vereadores poderiam assumir algumas secretarias, caso de Marcelo, Zaqueu, Sílvio e Dimas. Mas, claro, preferem continuar na Câmara.

Caiu derrubando outro



O Sport está rebaixado. E o Palmeiras na disputa pelo título do Brasileirão. Promessa de jogo fácil??? Que nada! O Sport devolveu ao seu algoz o trauma da desclassificação da Taça Libertadores da América, e olhem, na mesma moeda. O Sport quase vence o jogo, empatou, mas o alviverde paulista ficou com gosto amargo na boca, e durará muitos anos, como estão os rubronegros, que sabem, que com o time que tinham na Libertadores, poderiam ter ido mais longe, se não fosse o Palmeiras, num clássico brasileiro, ter defenestrado as chances pernambucanas. O Sport passou o resto do campeonato e não conseguiu reparar o drama vivido e as perdas de peças importantes, mas principalmente não conseguiu reconquistar o otimismo e a confiança, do time, da imprensa e da torcida. Em jogo que iniciou a 35ª rodada do Brasileirão, o clássico brasileiro do ano voltou a se repetir, em outra situação, e no apagar das luzes, o time quase vence, colocou dois a zero e levou um gol fantasma no finalzinho, quando Durval já havia sido expulso. Dizem os rubronegros que o árbitro apitou antes da bola entrar. Assim, os dois melhores times brasileiros do começo da temporada, juntando-se ao Internacional que também começou muito bem e perdeu a Sulamericana, serão os grandes perdedores do futebol nacional na temporada 2009. O Inter porque era o time que foi feito para ir mais longe. O Palmeiras por liderar o campeonato por mais da metade das rodadas e perder na reta final e o Sport que foi do céu ao inferno em seis meses, da Libertadores à Série B.
.
Texto atualizado sobre post feito antes do jogo, como podem acompanhar logo abaixo.

Plano Diretor é discutido na Câmara


Nesta quarta-feira, a Casa Raimundo de Moraes recebeu um grande número de empresários, arquitetos, engenheiros e representantes da população em geral interessados em discutir a aplicação da Lei nº 3.620/08 (Plano Diretor de Garanhuns), que foi aprovada no dia 23 de dezembro de 2008 e colocado em prática em janeiro deste ano.
Solicitada pelo arquiteto-urbanista Gláucio Brandão, que na oportunidade estava representando toda a classe de profissionais da Cidade, a Audiência Pública foi participativa e muito produtiva. Além dos representantes de classes, o Promotor da Vara do Direito e Defesa da Cidadania de Garanhuns, Alexandre Augusto Bezerra e a secretária municipal de Planejamento, Mariana Braga estiveram presentes à Solenidade.
Após intensos debates sobre a restrição do Gabarito (número de pavimentos no edifício), zoneamento urbano (áreas de comércio nos bairros, etc.), verticalização x horizontalização (prédios altos x prédios baixos) e tramitação de projetos, foi formada uma Comissão de Avaliação das Propostas e Revisão do Plano Diretor para que, no próximo dia 25 de novembro, às 10 horas, seja discutida a aplicação do Plano. O Encontro também acontece na Câmara de Vereadores de Garanhuns.
Através de proposta formulada pelo empresário e ex-vereador Givaldo Calado de Freitas, a composição da Comissão ficou definida da seguinte forma:
1. Antonio Aristóteles Bastos – Inspetor Regional do CREA
2. Josualdo de Meneses Silva – Professor da UPE – Campus Garanhuns
3. Gláucio Brandão – Arquiteto/Urbanista
4. Haeckel Fernando Luna – Empresário
5. José Luciano de Oliveira – Empresário
.
com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal.

Enquete dos Vereadores - Resultado


Com quase cem votos, estivemos perguntando aos nossos e-leitores, - Quais os vereadores que mais se destacam na Câmara Municipal de Garanhuns? É bom registrar que em enquete no blog do Jeitoso, o resultado nos mostrou uma rejeição muito alta ao trabalho dos representantes do povo na Casa Raimundo de Morais, sinal de que alguma coisa precisa ser feita para melhorar a imagem da edilidade garanhuense. Por aqui, o resultado aponta para algo que, sinceramente, não nos surpreende. O vereador Sivaldo Albino teve ampla votação, estando muito à frente dos outros. E aí, apontaríamos vários motivos; como voz solitária na oposição ao governo Luiz Carlos, e este se encontra neste momento com rejeição ao seu governo, é natural que as pessoas procurem no lado contrário quem possa fazer este contraponto. Também o fato das denúncias do caso da ponte que deu mídia a Sivaldo e as pessoas entenderam que ele fez o seu papel de fiscalizador do executivo. Por outro lado, esta superexposição do vereador pode lhe render rejeição, mas é claro que ele ganha mais do que perde, pois está conquistando uma parcela do eleitorado formador de opinião, como podemos ver na enquete aqui do blog. O fato de se lançar candidato a deputado estadual também tem expressão no recall do e-leitor do blog. Os vereadores Marcelo Marçal, Ary Leal, Zaqueu Lins e o presidente Sílvio Sabino, praticamente tiveram um empate técnico, explica-se pelo fato de terem entre seus simpatizantes muita gente dessa nossa faixa cultural e social, que tem acesso a internet, além disso contam com uma melhor comunicação. Um pouco mais atrás vem um outro grupo formado por Dimas Carvalho, Gersinho Filho e Capitão Lucena. O trio é novo na câmara, e talvez por isso o recall aponte para os citados primeiro, mas a diferença não é tanta. Observem que os mais bem conceituados da situação formam a Tropa de Elite do prefeito na Câmara. Os vereadores Zé de Vilaço e Junior Negrão tiveram apenas dois votos, e podemos fazer duas observações, seu eleitorado não acessa o blog ou nossos e-leitores não estão sabendo o que estão fazendo. E pior ainda foi Natalício, que zerou. Não teve um voto sequer, e vejam que nossos e-leitores poderiam votar em quantos quisessem, ou seja ninguém acha que Natalício esteja se destacando como representante do povo. Sabemos que na hora da eleição para vereador, esse negócio de formador de opinião não conta muito não. O que vale é o serviço assistencial prestado e o dinheiro gasto, mas é bom a edilidade ao menos prestar contas e se aproximar da população, informar, ir ao rádio, etc. É bom lembrar que o vereador é da cidade e não apenas dos seus eleitores. Outro fato a se ponderar é que 11 vereadores para uma cidade do porte de Garanhuns é muito pouco e precisamos de mais representantes da sociedade. Voltaremos sempre a fazer esta enquete. É bom atentarem a melhorar essa imagem, pois se tivéssemos colocado a opção "ninguém", como foi sugerido, corríamos o risco de ampla votação. Como poderão acompanhar pelas parciais que demos, os percentuais foram quase sempre os mesmos. Não mostrando, portanto, manipulação dos resultados. Enfim, vamos ao resultado:
.
Sivaldo Albino 47 (48%)
Ary Leal 13 (13%)
Sílvio Sabino 13 (13%)
Zaqueu Lins 13 (13%)
Marcelo Marçal 12 (12%)
Dimas Carvalho 9 (9%)
Capitão Lucena 7 (7%)
Gersinho Filho 7 (7%)
Junior Negrão 2 (2%)
Zé de Vilaço 2 (2%)
Natalício Rodrigues 0 (0%)
.

ORQUESTRA NOSTALGIA NO TERRAÇO


NOVA SCHIN - PEGA LEVE NESSE CALOR
ENERGÉTICO HIRO - O ENERGÉTICO MAIS SAUDÁVEL DO BRASIL

APRESENTAM:
Os Bons Tempos Estão de Volta!

ORQUESTRA NOSTALGIA
Nesta sexta-feira, às 21h, no Terraço Chopperia e Churascaria

VENHA DANÇAR E SE DIVERTIR COM UMA DAS MAIORES ORQUESTRAS DE BAILE DE TODOS OS TEMPOS!

PATROCÍNIO
NAVASIL CONTABILIDADE – UMA REFERÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA
COLÉGIO SANTA JOANA DARC- HÁ 24 ANOS EDUCANDO PARA DEUS E PARA A VIDA
MANO IMÓVEIS – ESSE NOME VENDE E ALUGA
ALVES MOTOS – VOCÊ NAS ASAS DE UMA HONDA
BUFFET VITÓRIA – 3761.2001
LIVRARIA E PAPELARIA MEC – RUA DR. MANOEL BORBA, 88
JATOBÁ – MELHOR BEBIDA NÃO HÁ QUE JURUBEBA JATOBÁ
E WELLINGTON VEÍCULOS – FINANCIAMENTOS COM TAXAS ESPECIAIS

APOIO
BLUENET / STUDIO C / 87 FM / SHAMASH / GRÁFICA 1ª MÃO E BLOG DO RONALDO CESAR

REALIZAÇÃO: VOX MULTIMIDIA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.