terça-feira, 17 de novembro de 2009

Saudades de Garanhuns - Por Marco Ferraz


Garanhuns me encantou por um ano, de lá pra cá, só me deu saudades.
Saudades de Rinaldo Monteiro e nossos amigos da Rua do Cajueiro.
Saudades de sair do Diocesano a noite e ver a saída no Elisa Coelho.
Saudades de andar em lugares belíssimos sem me lembrar que não é qualquer lugar que é tão belo.
Enfim,,,,aahhh,,,,tem coisa recente que sinto saudades.
Fui uma só vez ao Café Com Poesia e deixou saudades também.
É a Terra da Garoa sim, mas é também sem menos propriedade, a Terra da Saudade.
Não há quem eu conheça que um dia morou em Garanhuns que não a tenha como o lugar mais belo que viveu.
É coisa de outro mundo!!!Vai lá tentar explicar isso prá alguem!!
Garanhuns de André Urquisa, Rinaldo Monteiro, Marcelo Tenório, André Bento, Braz, Roberto Conceição, Belquice, Pedro Sampaio (que deu prá mim a primeira oportunidade de dar aulas de violão no Santa Sofia), Seu Firmino e Família (Rua do Cajueiro), Biriba, Zoreba, Irelande, Meirinery,,,,, e taaantos outros!!!
Vai lá tentar explicar isso prá alguém!!!!
Marco Ferraz - Violonista - São Paulo
.
E você, está longe? Sente saudades? Escreve pra gente!

Como ler os percentuais dos resultados da enquete?


Pura matemática. Estatística. Vamos lá!

Se a enquete não dá a opção de se marcar mais de uma resposta, ou seja, cada e-leitor só tem direito a um voto, é claro que teremos um resultado fechando em cem por cento. Um por um. Tem que bater! É lógico, é matemática.

Mas se oferecemos a oportunidade do e-leitor de optar por mais de uma resposta, deixando-o livre para escolher quantas opções quiser, a leitura deve ser diferente, e aí os cem por cento fecha de outra forma. Neste caso desta última enquete. Perguntamos quais são os problemas do trânsito de Garanhuns, e aí, é claro, que o e-leitor pode achar que são vários, não podemos limitar que ele considere apenas um. Correto? Então a leitura dos cem por cento que alguns questionam deve ser feita assim: Se 77% dos nossos e-leitores acreditam que a falta de vagas para estacionar no centro da cidade é um problema, então é íntimo entender que 23% não consideram, por que tiveram a chance de optar e não optaram. Se 30% dos nossos e-leitores acham que falta sinalização na cidade, é subentendido que 70% está satisfeito e não veem nisso um problema. É feito taxas de rejeição nas pesquisas de intenção de voto. O eleitor pode dizer que não vota em vários candidatos, agora para votar, ele só pode em um. Então as intenções de voto tem sempre que bater 100%, mas a rejeição é lida de outra forma: Se Dilma Roussef tem 40% de rejeição, é por que 60% dos eleitores votam nela.

Vejam esse exemplo do Jornal Folha de São Paulo.

"Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o pré-candidato ao Palácio do Planalto com menor rejeição entre os eleitores. No total, 25% dos eleitores responderam que não votariam no tucano "de jeito nenhum" para a presidência, enquanto a rejeição à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chega a 34%.
O governador Aécio Neves aparece com 35% de rejeição, enquanto o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 32%. A candidata com maior rejeição entre os eleitores é a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), com 40% dos eleitores que responderam que não votariam na pré-candidata do PSOL "de jeito nenhum".
.
Portanto, finalizando, a leitura percentual da enquete que oferece a possibilidade de várias escolhas não baterá 100% na forma tradicional de se somar os percentuais, por que estes fecham com aqueles que poderiam ter optado pela escolha. Várias enquetes faço dessa forma, e não poderia dizer "escolha apenas uma". ok?
Outro dia perguntei: Que meio de comunicação você usa para se informar. Ora, tem gente que usa, TV, rádio, Jornal, internet... Não poderíamos limitar a apenas um. Então de um total de cem por cento dos votos, eu sei qual percentual usa internet, TV, rádio, internet, ... Se de cem votos, 70 deles disseram que veem TV, este é o percentual que trabalharemos, por que 30% poderia optar por dizer que viam a TV e não o fizeram. Assim bate os cem por cento.
Obrigado!

Trânsito - Enquete aponta os principais problemas


Garanhuns não tem histórico de caos no trânsito, mas de uns tempos pra cá, alguns problemas têm tirado o sossego de muita gente. Com a criação do moto-taxi aumentou substancialmente a quantidade de motos espalhadas por nossas ruas. Os semáforos andam meio problemáticos ultimamente e ficam lelé da cuca. Juntam-se a isso Zona Azul, ruas esburacadas ou tomada pelo transporte alternativo da região. Caminhões nos armazéns de estivas e um novo supermercado em uma artéria saturada. Mas nada que se compare a falta de estacionamento no centro da cidade. O motorista roda, passeia, procura, passa por várias ruas... e nada! Um leitor me lembrou que faltou eu colocar o excesso de vagas para taxistas. Junta a esse quadro a própria imprudência do motorita e a demora em resolução dos problemas por parte do poder público (que poderia ser também item da pesquisa).
Bem, acho que se bem trabalhada por quem de direito, esta enquete pode ajudar a melhorar um pouco mais a nossa cidade. Vamos a resultado!
.
Quais os principais problemas com o trânsito de Garanhuns?

Falta de vagas para estacionar no centro da cidade 41 (77%)
Motociclistas imprudentes 35 (66%)
Caminhões no Centro da Cidade 33 (62%)
Ruas esburacadas 32 (60%)
Escoamento do trânsito na R. Melo Peixoto 26 (49%)
Motoristas desrespeitosos 23 (43%)
Ocupação das vias pelo transporte alternativo 19 (35%)
Semáforos defeituosos 18 (33%)
Zona azul 17 (32%)
Falta de sinalização 16 (30%)
Pedestres desatenciosos 13 (24%)
Falta de fiscalização policial 13 (24%)
Outros 9 (16%)
Veículos sem condições de uso 6 (11%)
Excesso de fiscalização policial 5 (9%)

.

Abertas inscrições para o Vestibular da AESGA


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) já está realizando e vai até o dia 11 de janeiro de 2010, as inscrições para o vestibular 2010.1 para os cursos de Administração, Direito, Administração Hospitalar, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração com ênfase em Marketing. De acordo com informações da coordenadora de Processos Seletivos da AESGA, Cristina Alfaya, as inscrições, ao valor de R$ 80,00 (oitenta reais), já podem ser realizadas através do site: http://www.cespa.com.br/ ou na sede da AESGA.
Ao todo são 350 vagas, 200 delas distribuídas para os cursos de Administração e Direito, nos turnos vespertino e noturno, e 150 para os cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, Administração Hospitalar e Administração em Marketing, no turno noturno. As provas serão realizadas dia 24 de janeiro.

O PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2010.1
Inscrições: 16 de novembro a 11 de janeiro
Provas: 24 de janeiro

TRANSFERIDOS E PORTADORES DE DIPLOMA
Inscrições: até 11 de dezembro
Provas: 14 de dezembro

REINTEGRADOS
Inscrições: até 11 de janeiro
Provas: 24 de janeiro

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites http://www.aesga.edu.br/ ou http://www.cespa.com.br/ ou ainda através do telefone (87) 3761-1596 – Ramal 216.
.
com informações da assessoria de imprensa da AESGA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.