quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Delegado se veste de Papai Noel

O delegado Ernandes Francisco há mais de dez anos se veste de Papai Noel no Natal e distribui brinquedos para crianças carentes. Para quem tem no seu dia-a-dia o contato quase diário com cenas de violência, o mês de dezembro lhe proporciona desenvolver o espírito natalino de Papai Noel, e principalmente o de Jesus Cristo, quando doa seu tempo, seu dinheiro e dá seu exemplo a muitas outras pessoas. Assistam o vídeo produzido para o extinto blog "Pinga Sangue" pelo jornalista Fernando Rodolfo.

Adeus ao Jeitoso!

A soma dos blogs em Garanhuns causou um movimento. A classe média cultural veio à internet procurar saber de nossas coisas. Vivemos, portanto, um novo momento na comunicação. Os blogs de Garanhuns reverberaram no rádio e nos jornais escritos. Vários noticiários do rádio utilizam os blogs como fonte de informação, a ponto de ganharmos um programa somente com as notas dos blogs, na Sete Colinas. E o Jeitoso faz parte disso. Sem dúvida alguma, o fato de ser anônimo pode motivar discussões pois desde o início sentimos que este blog queria mesmo era incentivar o debate, fazer com que as pessoas discutissem o cotidiano de Garanhuns e nossa política. Com a ousadia de Henfil e a palavra de Zé Simão. E o Jeitoso, sem identidade, tocou em assuntos pertinentes. Como tantos já foram os Stanislaws Ponte Preta da vida. Espero que possa rever sua posição de encerrar seu blog e continuar com seu estilo Pasquinesco fazendo parte do dia-a-dia de quem deseja brincar e entender nossa realidade! Quem é o Jeitoso? Vejo nele o Raulzito do Correio, os personagens do Rocir, a fala do Jonas, a crônica do Gerson, quem sabe o Fernandinho, o Luciano, o Eduardo, entre tantos outros olhares críticos irreverentes da nossa terrinha! O Jeitoso foi um pouco de cada um de nós.

Encaminhe esta mensagem ou seu PC será infectado!

Estou reeditando este post por que acabei de receber o e-mail que deu motivo para sua existência. (ahrgrhg)
.
Você é desses internautas que entopem as caixas de e-mail dos seus amigos com mensagens que você tem certeza que eles precisam ver?
Algumas mensagens são falando de pessoas doentes que se você repassar ele vai ganhar muita grana para se curar. Outras são correntes religiosas, outras ainda dizem que você vai morrer atropelado se não mandar pra "centos" amigos. Aí, vai você e... manda! Tem mais, listas, conselhos, fotos maravilhosas, vírus, etc. Tem realmente coisas muito interessantes, mas a grande maioria é o que chamamos de lixo da internet e que fica vagando por aí e ninguém joga na lixeira. Algumas lendas da internet morrem e ressuscitam mudando nomes, locais, situações, etc. Mas é o mesmo e-mail que alguém deu uma guaribada. Antes de mandar pra os seus amigos pense, preciso mesmo mandar isso? Se a resposta for positiva, vá em frente! Outra coisa, quando se encaminha um e-mail se dá a sua credibilidade a ele, ou seja, é como se você tivesse subscrevendo aquilo. Quem receber vai dizer - "Olha o e-mail que recebi do fulano de tal"!
Para ilustrar, vou falar de um que recebo quase toda semana. Fala do fim do 13º salário. Aí alguém atualiza a data e... Manda! É tão absurdo que chega a ser engraçado, mas quem mandou está crente que aquilo é verdade, que precisamos lutar contra isso. É verdade, precisamos estar atentos, mas quem mandou não está tão atento assim. Não é este tipo de atitude que fará com que conquistemos nossas garantias constitucionais, mas sim um olhar crítico na realidade da política nacional. Vamos ao texto (em vermelho minhas observações).
.
Fim do 13º já foi aprovado na CâmaraEnquanto a gente se distrai com estas CPIs (novelas, futebol, bundas do BBB, forró de banda, etc) o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe... vejam essa:Fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB). (gente, o PFL e o PPB acabaram há trocentos anos) . Para conhecimento, o fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT. Já foi aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado. (onde viram isso? qual é a fonte da informação?) Provavelmente será votado após as eleições, é claro... (do ano que vem?). A maioria dos deputados federais que estão neste momento tentando aprovar no Senado o Fim do 13º salário, (os deputados estão tentanto aprovar no senado???) inclusive da Licença Maternidade (ao contrário, a licença-maternidade foi extendida para seis meses) e Férias (pagas em 10 vezes) são do PFL e PSDB (ai, o PFL já é Democratas). As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam. (isso é verdade!) Conheça os nomes dos "nobres senhores" que votaram a favor deste projeto em todo Brasil (vamos ver que são esses febrentos!). Por favor, repassem para o maior número de pessoas possível (olha só a pressão! Era aquela história do "compre baton, compre baton"), afinal eles são candidatos fortes nas próximas eleições (deu medo!):
1- INOCÊNCIO OLIVEIRA - PFL (Inocêncio no PFL, nem lembro quando foi!)
2- JOEL DE HOLLANDA - PFL (Joel de Hollanda, parece-me que é o suplente de Marco Maciel, no senado, nem vai lá)
3- JOSÉ MENDONÇA BEZERRA - PFL (bem, esse continua, mas é do Democratas)
4- OSVALDO COELHO - PFL (Alguém tem alguma coisa contra o DEM? Oswaldo perdeu na última eleição. Como votou?)
5- ARMANDO MONTEIRO - PMDB (Essa dói! Armando saiu do PMDB quando rompeu com Jarbas e criou o grupo independente, carregando seis federais para o PTB, onde está até hoje.)
6- SALATIEL CARVALHO - PMDB (E esse? Acho que foi há duas gerações atrás, era pastor ele?)
7- PEDRO CORRÊA - PPB (kkk. Pedro Correa. Esse foi cassado! E o PPB morreu também faz tempo)
8- RICARDO FIÚZA - PPB (Por falar em morte. Por respeito ao Fiuzão não vou brincar. Esse morreu de verdade!)
9- SEVERINO CAVALCANTE - PPB (Esse renunciou. É prefeito de João Alfredo-PE, quase morre também.)
10- CLEMENTINO COELHO - PPS (Clementino Coelho, Clementino Coelho, pera, pera... eu lembro!)
11- CARLOS BATATA - PSDB (kkkkkkk. Essa foi demais. Sinceramente!)
12- JOÃO COLAÇO - PSDB (Quem é este João?)
13- JOSÉ MÚCIO MONTEIRO - PSDB (Múcio no PSDB, num tem nem graça lembrar. O homem era o Ministro de Lula pra tratar de política e devolveram ele pro PSDB e pra Câmara dos deputados. Esse Zé agora é conselheiro do tribunal de contas.)DIVULGUEM!!!Agora, enquanto isso, eles distraem a gente com referendos ridículos!!!!! (novelas, jogos de futebol, bundas do BBB, carnaval... ) E, nas votações que realmente importam, não nos cabe participar???? Cadê os caras pintadas???? (verdade, onde estão os caras pintadas que não viram Sarney, Renan, Delúbio,...??? Acho que estão extasiados com a mudança do Brasil ou estão em algum partido da base aliada) Povo que derruba presidente?????? Gente é hora de acordar antes que seja tarde d+!!!!!!!!!! (então sai da frente do computador! Muito embora que muita gente diz que Obama ganhou a eleição na Internet!!!)NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!!!!!!!Divulguem !!! E não fique só reclamando do nosso país!!!! (Aí é nessa hora que a imensa massa contestadora pra se manifestar, em vez de buscar se informar sobre o que é verdade e o que é mentira naquilo que está repassando, mostra sua indignação com os políticos do país da forma mais cômoda que existe: Encaminhando uma mensagem de e-mail!)
.
Concluindo, este e-mail deve estar perambulando por aí há pelo menos uns dez a quinze anos. Isso pelos nomes citados.
Agora faça a sua parte, companheiro! Encaminhe este e-mail. kkkkkk

CDL realiza final de ano de prêmios


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns - CDL promove neste fim de ano campanha de prêmios do comércio. Seis automóveis e quinze motos serão sorteados nos dias 12, 24 e 31 de dezembro, com clientes do comércio de Garanhuns e da região. As compras ou serviços no valor de R$ 30,00 e seus múltiplos darão direito a cupons numerados, que deverão ser preenchidos com nome, endereço e telefone do interessado. O comprador deverá certificar-se, antes da compra, se a loja ou o serviço está participando da campanha. É uma contribuição inédita da CDL, que vem aumentar as compras e estimular os compradores a não sair para outros centros comerciais. É intenção da nova Diretoria, escolhida no último 18 de novembro, dinamizar ainda mais as atividades da CDL. O empresário Fernando do Couto Soares, novo Presidente a ser empossado, já participa desta campanha de 2009 e se propõe a integrar e fortalecer a classe empresarial.

.

com informações de João Marques

Garanhuns é maior que a FAMEG - Por Roberto Almeida


Nós fomos dos primeiros a noticiar o surgimento da Faculdade de Medicina de Garanhuns e acompanhamos todo o processo inicial, publicando diversas matérias que estão arquivadas no jornal Correio Sete Colinas. Dr. Márcio é testemunha desse apoio e chegou a me convidar para uma assessoria, pelo menos informal, à FAMEG, quando tudo estivesse legalizado. Infelizmente, o Curso de Medicina da cidade, mesmo sendo de uma instituição privada que cobrava uma mensalidade bastante salgada, durou por pouco tempo. Erros foram cometidos, faltou o apoio político necessário e empresários e parlamentares de outros centros tiveram mais força. Caberia uma análise longa, que não vamos fazer. Apenas queremos lamentar o fato, nos solidarizar com Márcio Quirino e todos que lutaram por esse sonho. Dito isto, cabe colocar que a perda da Faculdade de Medicina não deve nos abater. Pelo contrário, devemos também ter a consciência que a FAMEG embora importante não era e não é a redenção de Garanhuns. Temos (a imprensa, os políticos, os empresários, os educadores, a sociedade) de continuar lutando por novas conquistas. Novos cursos na UPE e na UFRPE, o fortalecimento dos cursos da AESGA, a atração de indústrias para o município, um incremento do comércio, enfim, muita coisa que ainda está faltando à cidade. Uma derrota, às vezes, serve para que se levante a cabeça, se faça uma autocrítica e se parta com mais determinação em busca de uma série de vitórias. Garanhuns é maior que suas faculdades, que determinada casa comercial, mesmo a mais poderosa, é maior que a atual classe dirigente e política. O povo de Garanhuns, que tantas lições tem dado nas urnas, principalmente nas eleições estaduais e federais, só prccisa canalizar mais as suas forças, ter líderes dispostos a atuar nessa canalização, para que abandonemos o derrotismo, o marasmo, o denuncismo, o teatro dos salvadores da pátria, a demagogia e o populismo de outros. Márcio Quirino, Alexandre Bezerra, Ielma Lucena, Kitty Lopes, Padre Carlos, Dr. Alcindo Menezes, Marcos Cardoso, Fernando Rodolfo, Gérson Lima, Eduardo Peixoto, Pereira Filho, Gláucio Costa, Sivaldo Albino, Marcelo Marçal, Silvio Sabino, Marinho, Albérico Fernandes, Maria Almeida, Alexandre Marinho, Eliane Simões, Udson Moura, Adolfo Lopes, são apenas alguns exemplos de personalidades que têm todas as condições de contribuir mais e mais por uma Garanhuns mais forte e mais punjante. De propósito não citei o nome do deputado, do atual prefeito e dos ex-prefeitos. É que acho melhor, no momento, procurar novos caminhos, ares diferentes, o cheiro de mudança. Para que Garanhuns um dia possa ocupar o seu devido lugar na geografia e na história de Pernambuco.
PARABÉNS AOS QUE LUTARAM DE VERDADE PELA FAMEG!

Colégio Sta. Joana Darc realiza Momento Cultural


Neste final de semana o Colégio Santa Joana Darc realiza pelo nono ano consecutivo seu Momento Cultural, um instante de aprendizado e arte para alunos, professores, funcionários, pais e a sociedade garanhuense. Sob a coordenação da Profª Maria Almeida, o colégio apresenta na sexta-feira, dia 20, a Exposição dos Trabalhos feitos pelos alunos, com o tema "Tecnologia - Efeitos para a Humanidade". E no domingo, dia 22, no Centro Cultural, o dia mais esperado do ano, o Momento Cultural, com várias apresentações. A partir da 14h. Sempre motivos de elogio e reconhecimento pelo trabalho por nossa educação.

O fechamento da FAMEG - Por Eliane Simões


Oi Ronaldo,

Infelizmente o caso da FAMEG já havia sido julgado no STF, em decisão do ministro Eros Grau, e já sabíamos que não haveria como reverter. Nesse caso o que nos faltou foi sentar antes do fato consumado para buscar alternativas, e algumas Garanhuns sugeriu. Não estávamos preocupados com política, com poder ou qualquer outra coisa. Pensávamos naqueles alunos que acreditaram e sonharam, e sonhos não têm preço, frustração não se indeniza. O vereador Ary me procurou e fomos juntos ao Conselho Estadual de Educação e lá ficamos cientes das alternativas, entretanto como está explicitado no seu blog, a FAMEG pertencia a uma instituição particular e não seria apenas uma decisão do município ou do estado para absorver a faculdade, pois envolveria transformar a mesma em instituição pública, sujeita a todas as regulações e regulamentações que norteiam a coisa pública, inclusive auditoria do TCE, etc. Não teria donos. O Vereador Ary inclusive já marcou três reuniões com o reitor da Universidade de Pernambuco, professor Calado, para tratar do caso da faculdade de medicina mas nas três vezes a secretaria do reitor cancelou a reunião por causa de outros compromissos que apareceram. Não é fácil não. Há uma campanha nacional do conselho de medicina para não abrirem cursos nesse próximos cinco anos, inclusive estou com o manifesto, recebi em São Paulo. Além do mais, Caruaru já está abrindo medicina com a UFPE. Digo, não é fácil, mas não é impossivel! O grande problema é com a instituição do Tocantins e o MEC, problemas anteriores que dificultaram qualquer negociação. O deputado Izaias Régis falou comigo quando estava no MEC e ficou surpreso quando soube, através do ministro Fernando Hadad, da dimensão da coisa toda e embora tentasse com todas as argumentações não havia como ajudar muito, o que foi possível ele fez. Aproveitando, nem mesmo o presidente Lula conseguiria reverter o fechamento da FAMEG, por conta dos aspectos legais que impediam a continuidade da tramitação do projeto junto ao MEC (isso está escrito no relatório do ministro do STF e votado pelos demais ministros, não sou eu quem diz) No caso, deixamos primeiro o doente morrer para tentar ressucitá-lo. Lamento por Dr. Marcio Quirino e sua equipe, que lutaram muito pelo projeto, que acreditaram e empenharam suas palavras . A sensação que tenho é que ficaram sós. Não por Garanhuns, não pelas pessoas que de fato e de direito tentaram ajudar, e foram muitas (inclusive a imprensa) mas pela própria instituição originária, e aqui peço perdão se estiver enganada e falando do que desconheço, que nunca priorizou a FAMEG como projeto dela e não usou o prestígio político que tem para salvar o que implantou, como se nós aqui das "brenhas" de Garanhuns não merecêssemos o esforço e nem os custos políticos que adviriam dessa luta para os gestores das universidades de Minas Gerais e do Tocantins. Quem tem um "império" educacional não vai se preocupar com uma faculdade que para nós era essencial mas para eles era apenas mais uma. Falei por telefone com um dos donos da faculdade, sugerimos o que nós em Garanhus poderíamos fazer e o mesmo agradeceu mas disse que iria resolver. Foi logo que surgiu a possibilidade de fechamento. Está aí nossa tristeza registrada e Garanhuns mais uma vez perde. Que isso não nos desanime mas impulsione a buscar e acreditar mais na nossa cidade.
Abraço e obrigada!
.

Eguinaldo, o cara do Karatê


Entre os dias 12 e 15 deste mês, foi realizado em João Pessoa-PB, o 14º Campeonato Brasileiro de karatê Interestilos. E Garanhuns foi novamente destaque nesta modalidade. Três atletas que integram a Academia Sylvestre de Karatê-Dô, conquistaram resultados expressivos, em especial, o karateca Eguinaldo Sylvestre, que conquistou a medalha de Bronze na competição.
"A competição reuniu os melhores atletas brasileiros, e conquistar o terceiro lugar é o mesmo de ter sido campeão. Estou muito feliz por mais uma vitória e poder levar o nome de Garanhuns ao pódium”, argumenta o Faixa Preta em Caratê, Eguinaldo Sylvestre.
Com essa nova conquista, Eguinaldo já coleciona nove medalhas este ano, em sete competições disputadas. O próximo desafio dos Karatecas garanhuenses está previsto para o dia 13 de dezembro, em Santa Cruz do Capibaribe, válido pela última etapa do Campeonato Pernambucano de karatê.
Enquanto isso, O melhor Maratonista Sul-americano e campeão das Maratonas Internacionais do Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, Marcos Antônio Pereira foi o único atleta convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a Maratona Internacional de Macau, na China. A prova acontece no dia 6 de dezembro. O atleta também trabalha forte para brilhar nas ruas de São Paulo, no último dia do ano, na tradicional Corrida de São Silvestre.
.
com informações da secretaria de comunicação da prefeitura

Fiscalização aumenta na Zona Azul


... E por falar em trânsito, assunto da nossa última enquete. A Prefeitura de Garanhuns por intermédio da Autarquia Municipal de Transportes e Trânsito (AMTT) firmou convênio junto a Polícia Militar de Pernambuco. Através desse instrumento, a Polícia Militar vêm intensificando a fiscalização do trânsito em Garanhuns visando coibir infrações e imprudências por parte dos motoristas que trafegam na Cidade das Flores, sobretudo no sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul. A medida visa organizar e promover uma maior rotatividade dos automóveis, evitando que os carros estacionados passem o dia inteiro ocupando a mesma vaga no estacionamento. A AMTT também disponibiliza à Policia Militar, sempre que necessário, equipamentos da Autarquia, bem como a sua própria viatura e promoverá, em breve, um reforço nas ações de fiscalização. A autarquia fará a partir do próximo mês o serviço de cadastramento dos Transportes Alternativos e o recadastramento dos táxis. Já a partir da próxima semana, disponibilizará duas motocicletas que auxiliarão no trabalho de fiscalização dos moto-taxistas. A intenção é que em janeiro de 2010 haja uma renovação tanto no transporte quanto no trânsito no âmbito do nosso Município.
.
com informações da secretaria de comunicação social da prefeitura

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.