domingo, 22 de novembro de 2009

Futebol emoção


Que final de semana! O Náutico mostrando fibra venceu o Corínthians em São Paulo. Infelizmente os outros clubes que lutam contra o rebaixamento também venceram no domingo, Botafogo, Fluminense e Santo André. Ficou ruim para os clubes paranaenses que viram os clubes se aproximarem. O Fluminense humilhou o Sport na Ilha e o Botafogo venceu o líder São Paulo. Todos os olhares se voltaram para o Maraca onde toda a pressão da mídia colocavam o Flamengo como grande campeão antecipado, mas esqueceram de combinar com o Goiás, que virou o protagonista do jogo e tirou a possível liderança do rubronegro carioca, num empate com gosto de derrota. O Internacional venceu o Atlético Mineiro e tem a mesma pontuação do Palmeiras, portanto, título em aberto e pode dar qualquer um dos quatro primeiros, sendo que tá mais pro São Paulo, devido a liderança, e pode ser campeão já na próxima rodada, se der uma série de resultados. Quanto ao Náutico, joga contra o Santo André, lá, quem perder estará matematicamente rebaixado, o empate derruba os dois.

A Santinha de Garanhuns

www.robertoalmeidacsc.blogspot.com
.
.

Pesquisa para Governador em Garanhuns


Está no blog do Inaldo Sampaio.

"Assim que (Eduardo Campos) desembarcou em Bom Conselho ele recebeu o resultado de uma pesquisa eleitoral realizada na cidade de Garanhuns em que num eventual confronto com Jarbas Vasconcelos teria 65% dos votos, ante 22% do senador, caso a eleição se realizasse hoje."

.

Agora comigo: São quase 90 mil votos. Vamos contar 25% de perdas entre nulos, brancos e ausências. Caem para 67500 votos. 65% dá 43875, então Jarbas teria 23625. O que na calculadora daria 20 mil votos de frente. Um excelente percentual para uma campanha majoritária. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha: Se Eduardo levou 90% dos votos de Garanhuns, por que tem somente 65% das intenções de voto? Eduardo venceu no primeiro turno, inclusive Humberto Costa. Mas no segundo turno, que eram apenas dois candidatos, como nessa pesquisa, deu uma paulada! Em cada dez votos válidos teve nove. Por que não detém esse percentual?

Será que é devido à mudança do adversário, que era Mendonça Filho e agora seria Jarbas, que tem mais respaldo político no município, ou de fato tem gente decepcionada em Garanhuns com o governo Eduardo?

Uma nova ordem política no estado?


Volto a tocar no assunto por que é o tema recorrente na política pernambucana, e todos estão estudando o que pode acontecer daqui pra frente. O senador e ex-governador Jarbas está assistindo de camarote o desenlace da relação Eduardo/João Paulo. Porque?
Por que o ex-prefeito é hoje a principal liderança metropolitana, mais ainda que o governador e o senador. Não tenham dúvidas disso. Naturalmente, se tudo der errado, JP tem a prefeitura de volta em 2012. Mas o seu projeto é o governo do estado. Como Eduardo não quer colocar em risco sua hegemonia com o PSB, não poderia oferecer palanque a João Paulo, e ele sabe disso. Mas do outro lado tem Jarbas, com quem João Paulo sempre tem ótima relação e pode abrir as portas do interior ao político da capital, não mais para 2010, claro, mas para 2014. Um jogo de interesses, Jarbas dá um vice a alguém da confiança de João Paulo, e este dá um vice da confiança de Jarbas na prefeitura do Recife. João Paulo seria o candidato natural na capital, saindo para a disputa estadual e deixando Recife com o vice. Os aliados de Jarbas já mostraram que não têm força numa campanha majoritária. Principalmente Raul Henry e Mendocinha (até Cadoca). As outras lideranças ou envelheceram ou não pretendem mais arriscar num embate eleitoral, nomes como Marco Maciel, Roberto Magalhães, Gustavo Krause, etc.

Percebem por que estamos num momento de cautela e decisão? Podemos estar vivendo aquele instante em que Jarbas deixou Arraes pelo PFL, ou quando o grupo independente de Armando, Magalhães, Piau, Joaquim, Múcio, deixou Jarbas por um novo projeto político.

Um momento instável que pode levar a uma nova ordem política! João Paulo recusou ser secretário de Eduardo Campos e a política pernambucana não dá brecha à terceria via. Se quiser ficar deste lado tem que aceitar a liderança de Eduardo, do outro, pode ser o sucessor de Jarbas. Ponderações. Ponderações. Ponderações. Existem projetos políticos e pessoais de anos, muitos anos. Histórias que precisam ser rememoradas antes de qualquer posicionamento. Como a população recifense entenderia uma mudança de lado de João Paulo? Seria interessante pesquisas qualitativas para apontar esse entendimento. Se João Paulo não tem o domínio do seu próprio partido, como pode pensar em ter a legenda para concorrer à prefeitura, pelo menos.
A gente fecha o post com novos questionamentos...
É melhor para Eduardo ter João Paulo ao seu lado ou contra? Para estar ao seu lado, o que o governador pode oferecer agora? E o que Jarbas pode oferecer a JP? E este, o que perde se aceitar quebrar o pacto político pernambucano de ter Eduardo líder e Lula como mentor? Vale a pena?
.
Gosto de política. Acredito que voltarei a participar de um trabalho político na campanha de 2010. Se receber alguma nova proposta, digo a vocês!

Perguntinha???

Quem é o principal responsável pelo isolamento de João Paulo, ex-prefeito de Recife?
João da Costa, atual prefeito e que vem se distanciando do seu mentor?
Fernando Bezerra Coelho, que não aceitou sua condição de candidato natural do petista ao senado e articulou contra, segurando sua própria candidatura?
Eduardo Campos, que poderia desde o primeiro momento ter dado mais força política ao aliado petista dentro do governo?
Lula, que poderia ter dado um cargo de ministro ao ex-prefeito para dar visibilidade ao seu projeto federal?
Humberto Costa, que tem o diretório estadual do PT na mão e não queria a projeção de JP?
O próprio JP que bancou um projeto pessoal com a candidatura de João da Costa e agora levou o "troco"?
O PT, que dividido, não deu o devido respaldo ao seu líder e ex-prefeito da capital por oito anos?
Tá vendo aí o que é Política... Uma gangorra!
(Daria uma ótima enquete!)
.

Qual é a boa? - Jacozinho




Jacó levou o filho Jacózinho para um parque que havia chegado na cidade. Chegando lá, uma das atracões era uma pequeno avião que fazia passeios com as crianças. Ele se aproximou com Jacozinho e o piloto do avião dirigiu-se a ele e disse: - Então, que dar um passeio com o garoto. são 50 reais. Jacó, mão-de-vaca como sempre: - Não. é muito caro. Jacózinho ficou furioso e começou a chorar. - Papai, babai leva Jacózinho, leva Jacózinho. O piloto comovido com o choro do garoto disse: - Bem, vamos fazer o seguinte: como o senhor está achando caro e seu filho quer muito ir façamos um trato. Eu levo vocês de graça. mas não pode ter medo! Se gritar ou der um suspiro de medo, você me paga o passeio. ok?
- Vamos Jacozinho, sobe. rapaz sabe fazer negócio.
O piloto então decolou e ficou olhando pelo espelho a feição de Jacó. Ele estava impassível. O piloto começou a fazer varias manobras e Jacó impassível. deu mergulhos, loops, girou de cabeça para baixo, desligou o motor, raspou em uma árvore, e Jacó nada. Ele desistiu e então pousou. Já no chão, virou-se para Jacó e perguntou:
- Tudo bem, o senhor não me paga. mas confesse, não teve vontade de gritar nenhuma hora?
E Jacó:
- Bem.. pra dizer a verdade, quando Jacózinho caiu eu quase gritei. (kkk)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.