terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma Garanhuns que está dando certo


Muitas vezes o discurso do "Garanhuns já teve" toma conta da cidade de uma forma que deixamos de ver que algo está dando certo. Investimentos, ações, programas e outras coisas, sejam públicos ou privados que estão no caminho certo, de desenvolvimento social e econômico. Muitas vezes sentimos alguns entraves para que esse crescimento seja num ritmo mais acelerado, mas eles existem e não podemos desmerecer. Outros enfoques são em pessoas que estão em seus segmentos se destacando. A gente sabe que não é fácil, mas temos que ousar e dessa ousadia aparecem os destaques. Como o Studio C, dos irmãos Helio e Helder Carvalho. Eu estava fazendo uns trabalhos e Helder me contou que o Studio C está sendo destaque na revista FHOX, uma das mais respeitadas do mercado fotográfico brasileiro. Segundo a revista, o interesse por fazer a matéria sobre a empresa foi justamente o fato do mercado universitário na nossa região estar em expansão e o novo olhar sobre os eventos acadêmicos, cujo nicho de mercado está sendo muito bem explorado pelos meninos. Da nossa conversa saí pegando os recentes prêmios conquistados pelo Studio C, e resolvi fazer este post como exemplo de que muita coisa pode dar certo em Garanhuns e ir além das nossas fronteiras. Do Diário de Pernambuco, da casa do Administrador e do Conselho Regional de Administração veio o prêmio "expressão em Administração 2009". A solenidade que aconteceu no dia 10 de setembro de 2009 na FAGA teve a participação de diversas autoridades homenageadas entre prefeitos e empresários. O Studio C estará aparecendo também no programa do SEBRAE no canal futura, na semana passada a produtora Conspiração Filmes, a mesma que fez "Os dois filhos de Francisco", esteve gravando com o Helder, que fez uma retrospectiva da evolução da empresa. O Studio C conquistou o 3º lugar do SEBRAE entre 979 empresas no Estado de Pernambuco em 2007.
Temos nossa área acadêmica, que mesmo com o baque jurídico da FAMEG, vem crescendo a cada ano, com novas conquistas, como o curso de engenharia na AESGA e possivelmente medicina na UPE. Tem ainda o IFTE (Instituto Técnico Federal) que está sendo instalado.
E finalizando, é bom saber que existe uma cidade que está sendo impulsionada no vigor de jovens empreendedores, aliás como o Fernando Couto que estará assumindo a CDL, a partir do mês de janeiro. E é dessa boa vibração, de cada um fazendo a sua própria transformação que podemos, juntos, ajudar no desenvolvimento da cidade.

Neste final de semana tem...


Izaías pede polo têxtil para Garanhuns


O deputado Izaías Regis solicitou na Assembleia Legislatura que o governo do estado viabilize em Garanhuns um polo têxtil. Há alguns dias levantamos aqui a indagação sobre isto e o quanto seria importante para o desenvolvimento da região. O pedido de Izaías foi enviado às autoridades competentes e se trata de um veemente apelo ao Governador do Estado, Eduardo Campos, ao Secretário das Cidades, Humberto Costa, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, e ao Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD/DIPER –, Jenner Guimarães do Rêgo. É interessante lermos o teor da justificativa:

O atual Governo do Estado tem como pilar de sua administração a interiorização do desenvolvimento, criando pólos de desenvolvimento. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, possui o órgão vinculado, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD/DIPER focado na promoção de ações em torno da captação de novos investimentos e de projetos estruturadores e impulsionadores do crescimento da economia local.
De acordo com o a AD/DIPER, o Estado concentra 16.430 empresas, sendo 12 mil no Pólo de Confecções do Agreste. O faturamento médio anual é de R$ 1,5 bilhão. O setor gera 90 mil empregos.
Existem inúmeras solicitações não somente da população de Garanhuns, mais principalmente de várias cidades circunvizinhas que nos procuram constantemente em busca de soluções para a quantidade de famílias desempregadas e que vêem na confecção (implantação de Pólo Têxtil) uma alternativa viável, tendo em vista as potencialidades econômicas. Existe a comprovação em outras cidades pernambucanas onde a economia vem se solidificando através da confecção.
A cidade pólo Garanhuns já está bem preparada para desenvolver um Pólo Têxtil - confecções diversas, haja vista já contarmos com uma Escola Técnica do SENAI, um SENAC com diversos cursos, além do clima frio que ajuda bastante a região e a enorme vontade da população em alavancar a economia doméstica e do estado.
Justifica-se a presente proposição visto que a implantação de um pólo têxtil em Garanhuns, promoverá o desenvolvimento de toda região, sendo a cidade pólo do Agreste Meridional, composta por mais de 20 municípios, contribuirá para o fortalecimento socioeconômico do estado, gerando emprego e renda para região, além da cidade dispor de mão-de-obra qualificada, com profissionais de excelente capacidade técnica na área de confecção.
Diante do exposto e considerando-se o elevado alcance social desta proposição, é que solicito de meus Ilustres Pares, aprovação para a presente Indicação, na certeza de que as autoridades acima nomeadas atendam o nosso pleito por ser justo e oportuno.
Izaías Régis
.
Agora comigo: Precisamos aproveitar esse momento para viabilizar setores econômicos e acredito que nesse contexto atual no Agreste, Garanhuns pode ser incluída como produtora de confecção, sendo necessário o incremento e o apoio estadual, técnico e político. Está de parabéns o deputado e seria interessante que a sociedade garanhuense e os órgãos representativos pudessem fortalecer esse pedido.

Esse termômetro está marcando certo?


Não sei. Tenho a impressão que o termômetro que foi recolocado no centro da cidade está sempre marcando muito mais que a temperatura do momento. Já vi dar mais de 30 graus, o que para Garanhuns é simplesmente equivocado. Uma cidade que faz a fama de ser fria não pode estar se contradizendo em pleno centro da cidade. De fato está muito quente, mas não aquela temperatura que aponta lá.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.