terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RECORDAR É VIVER - Hebe com a Velha Surda na Praça É Nossa!

Tem Aniversário de Gonzagão Onde o Nordeste Garoa?


Se vivo estivesse, no próximo dia 13 de dezembro, o Rei do Baião estaria fazendo 99 anos de existência. Como Garanhuns fica nos alpes europeus não há por que homenagear o Rei do Baião e intérprete da música que durante quase meio século foi o nosso hino -"Onde o Nordeste Garoa". Aqui passamos os dias sem reverenciar nem nossos próprios personagens históricos, quiçá esses estrangeiros que insistem em criar a identidade cultural dessa gente. Nomes como Humberto Teixeira, Capiba, Osman Lins, Jackson do Pandeiro, J. Borges, João Cabral, Marinês, Gonzaguinha, Gylberto Freire, e até Onildo Almeida (vive em Caruaru), autor da música citada, entre tantos outros, nunca foram homenageados como mereciam, por tudo que fizeram pela nossa cultura e por Garanhuns. Está cada vez mais fácil escutar no rádio Britney, Lady Gaga, Chris Brown que Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Flávio José e Alceu Valença. Quanto a Luiz Gonzaga, quem sabe o próximo Festival de Inverno possa marcar o centenário do Rei, que mesmo sendo homenageado em todo canto no próximo ano, torna imprescindível que o seja também no mais diversificado festival multicultural do mundo, pois também era multicultural a arte de Gonzaga. Da sua vestimenta, da dança, da sua música, das cores, do artesanato, do pop que reverencia o Rei do Baião. Quem sabe um festival com um instrumental jazzístico criando em cima da obra de Luiz. O teatro que possa trazer novamente aquele grupo de Salvador que apresentou a vida e a obra do mais famoso filho de Exú. Não dá pra homenagear o Rei do Baião como se sua obra fosse apenas forró, claro que não! O Rei fez valer em todos nós o orgulho de ser nordestino e ensinou a todos a respeitar esse povo! Quem tiver seus funk e seus hip hop que fiquem com eles, por aqui vou com meus xotes, xaxados, baiões, cirandas, côcos, etc.
.
Conheço uma cidade bem pernambucana
que todo mundo chama de Suíça Brasileira...
Versos que todo mundo canta e que poderiam enfeitar nossas praças como letras de uma poesia.
.

Reunião do Conselho de Saúde é aberta ao Público


Acontece nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, a partir das 10 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores de Garanhuns, uma reunião estendida do Conselho Municipal de Saúde. O Encontro tem como objetivo apresentar o Plano Municipal de Saúde, bem como a regulamentação das diretrizes que serão aplicadas nos próximos quatro anos nas ações de Saúde em Garanhuns.

“Um fato marcante este ano é que pela 1ª vez o Plano foi executado por técnicos da secretaria Municipal de Saúde. Esperamos que a sociedade civil organizada possa interagir conosco, lançando propostas que venham a ser contempladas a partir deste debate, democratizando completamente este processo”, destacou Luiz Gonzaga Filho, secretário de saúde de Garanhuns.

Ainda segundo o secretário Luiz Gonzaga, a expectativa é de que no próximo ano as ações na área da saúde sejam focadas principalmente nas necessidades da Região. “Já que nosso Plano de Saúde foi totalmente elaborado e executado por técnicos da nossa secretaria, o resultado refletirá diretamente na nossa realidade. Então a tendência é que seja algo calcado dentro do que estamos vivenciando, quer seja econômica, quer seja financeiramente. Isto pressupõe um avanço marcante nessas ações, as quais esperamos que tenham um resultado muito mais eficiente”, argumentou o secretário Luiz Gonzaga.
.
com informações da secretaria de comunicação da prefeitura
.
Agora comigo: Está aí uma ótima oportunidade para a participação popular no debate de temas que tratam dos problemas do nosso cotidiano, neste caso: saúde.

Garanhuns entre as mais violentas para os jovens do país

Está no blog do Inaldo Sampaio
Ação política - Paulo Barreto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, reúne-se hoje no DF com os prefeitos das 43 cidades em que os jovens são mais vulneráveis à violência. De PE há três na lista: Petrolina, Vitória e Garanhuns. Ele quer a adesão dessas cidades ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), que está devolvendo a paz ao bairro de Santo Amaro (Recife).

Secretaria de Cultura Cala Artistas em Conferência


Estamos recebendo uma informação que, se confirmada, mais uma vez a secretaria de cultura vai na contramão dos artistas de Garanhuns.

No mês passado realizamos uma conferência intermunicipal de cultura. Já avaliamos ter sido um erro juntar oito municípios tão disformes para tratar de um tema tão importante. Garanhuns poderia ter feito a sua independente, municipal, para ensejar o debate e a fomentação cultural. Mas até aí, tudo bem! Na conferência foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual que começa hoje, terça-feira, em Recife. Sei que tinha um pessoal da SAGA, Sociedade dos Artistas de Garanhuns. Pois bem! Agora a galera não vai poder se deslocar pra capital pra o evento estadual porque a Secretaria de Cultura disse não ter condições de mandar os delegados eleitos, quem quisesse que fosse por conta própria. Ora, se a pessoa foi eleita em um evento oficial para representar uma região, lembrem, a conferência foi intermunicipal, então não seria responsável o poder público pela defesa dos interesses da sua população e sua cultura? Então quem nos representará em tão importante conferência pernambucana? A própria secretária Ivone Silva e uma outra pessoa, representante da sociedade civil, que não nos foi passado o nome. Perguntamos: Quem dos nossos artistas e produtores culturais estará representando nossa gente nessa conferência? Ninguém. Um passo para trás gigantesco. É um retrocesso deixar de participar das discussões acerca da cultura pernambucana em um forum privilegiado, inclusive com olhares federais para uma conferência nacional que acontecerá em Brasília. E sabem quando o Marcondes Hugo que seria um dos delegados ficou sabendo que não teria suporte para sua viagem a Recife? Ontem, por que foi na Secretaria de Cultura pedir informações. E ouviu -"Se quiser ir vá, por sua conta!". Como sabemos que artista é "peça ruim" que teima em não ter dinheiro, dificulta a ida, mas não inviabiliza. Vai que um doido desses aí vai de carona, né não?!?!

Ficamos com a impressão que a conferência de Garanhuns só saiu por exigência do Ministério da Cultura, pois o ideal é artista calado aceitando as migalhas que jogam aos pombos. É o novo grito dos excluídos...

Como sempre, o blog está aberto a considerações, explicações, respostas, etc.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.