domingo, 20 de dezembro de 2009

Sexta parcial - A briga continua

Zé da Luz volta a abrir vantagem, mas é acompanhado por Izaías. Esperamos que Aurora e Sivaldo despertem para os votos dos seus e-leitores. Prometemos que numa próxima sondagem os nomes de Valdir Marino e Genaldo Barros estarão em nossa enquete. Vamos à parcial da manhã deste domingo, com todos os recordes do blog batidos, números de acessos no total, acessos de dia sexta, de sábado e ainda a quantidade de votos numa enquete.
.555 votos no total.
Aurora Cristina 7 (1%)
Izaías Régis 227 (40%)
Sivaldo Albino 22 (3%)
Zé da Luz 283 (50%)
Outro 16 (2%)
.
Os partidários de Zé da Luz e Izaías Régis estão travando uma batalha polarizada e interessante.
.

Esse desenvolvimento que a gente quer


O principal problema brasileiro é também garanhuense. Vejam se concordam! Há algum tempo a discussão política e as denúncias tomam o lugar do que poderíamos estar discutindo infraestruturalmente para nossa cidade. No país os escândalos aparecem ofuscando o anterior, não se investiga nada, fica todo mundo impune e a gente vai vivendo. Aqui em Garanhuns vamos seguindo sem uma estratégia de crescimento, discutindo o instante fotográfico. Falando em A, B ou C, sem metas de longo prazo. Se queremos aproveitar esse instante em que nosso setor agropecuário, nossa agroindústria demonstram um potencial de fortalecimento da bacia leiteira, por que não pensar em projetos que possam transformar nossa cidade e região na maior do Nordeste e uma das maiores do país. Não é à toa que estão aqui agora Brasil Foods (Perdigão, que embora em Bom Conselho, impacta em Garanhuns), Nestlé, Unilever, Bom Gosto... E tenho certeza, mais que virão! Numa rápida apresentação no SEBRAE, quando do lançamento do Portal do Agreste, ouvi atentamente o Alexandre Marinho e o Mosh Dayan (Meu Deus, será que é assim que se escreve???) falarem dos diversos setores de nossa economia, e claro, a força do leite de Garanhuns! A nossa importante e por vezes "esquecida" bacia leiteira. Será que não seria hora de um grande seminário nacional com as empresas do setor para discutir essa região de Pernambuco como polo de produção láctea? E despertar os olhares para o que temos de especial, nosso posicionamento estratégico geográfico, nosso clima, nossa mão de obra, etc. Infelizmente nos perdemos nas miudezas e deixamos de abrir a parabólica. Talvez fosse um momento de se discutir o que precisamos e não de quem precisamos. Estamos falando dos buracos nas ruas, os esgotos, um semáforo, um prédio abandonado, um olhar mais atento à nossa cultura, etc. Isso seria básico, alicerce de um projeto muito maior, sendo portanto gerencial. Precisamos do empreendedorismo. Não da pessoa, mas do projeto para Garanhuns. Descobrir nosso rumo que pode ser (como tem sido) pela educação em nosso polo universitário. Pela Saúde com nosso polo médico. Mas principalmente, no reinvestimento em nossa bacia leiteira. Com a volta do Show de Lácteos, das exposições, dos investimentos na agropecuária familiar, etc. Não é minha área, mas sinto que Garanhuns está em um momento histórico de volta à sua principal fonte econômica. E nos inquieta ver essa calmaria. Não sei se surgirá um salvador da pátria na política, continuo acreditando no trabalho das instituições que estão trazendo para Garanhuns o desenvolvimento que a gente deseja, como o IFTE (antigo CEFET), nossas universidades, SEBRAE, empresas privadas, órgãos públicos competentes, etc. E vi muito desse questionamento nas palavras do Alexandre Marinho. Precisamos esquecer um pouquinho a política para nos concentrar na Garanhuns de todos.
.

Governo que cobrar por água de poço


O governo de Pernambuco deverá submeter à discussão em 2010 a criação de uma agência para a cobrança do consumo das águas dos poços. Seria a Agência Penambucana de Água e Clima. Os valores seriam bem abaixo dos cobrados pela Compesa e seu caráter seria de conscientização, pois estudos mostram que quem consumidores de água de poço gastam seus vezes mais que que é usuário da Compesa. Vejam a manchete do sábado do Jornal do Commercio.
.
Agora comigo: É, tem lógica. Mas não sei até quando os valores seriam irrisórios, já que o governo não participa das perfurações nem faz qualquer tipo de serviço no tratamento da água. Mas como se trata de usufruir particularmente de um bem de todos, penso por aí!

Acidente com morte na barragem

Um acidente na obra de construção da barragem Mundaú 2, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, resultou em um operário ferido e outro morto. O andaime em que estavam Elizeu da Silva, 31 anos, e seu colega despencou na última sexta de uma altura de 24 metros.Elizeu morreu na hora e o outro operário está em estado grave, no Hospital da Restauração. A obra, de implantação de colunas de concreto, está paralisada.
com informações do JC on Line

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.