domingo, 27 de dezembro de 2009

Considerações - Ornilo Lundgren



Do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Ornilo Lundgren, recebemos duas interessantes considerações que estão nos comentários dos últimos posts. Como acreditamos serem de importância para um debate sobre o crescimento de nossa cidade, transformo-os em post para nossa melhor leitura e compreensão. Este blog está fazendo 6 meses e quase mil posts. Isto mesmo, quase mil pequenos escritos informativos ou opinativos. Mas sempre com o interesse de ser responsável. Pela nossa constante adesão de pessoas que fazem Garanhuns e região se desenvolver sócio-cultural-economicamente, acreditamos estarmos no caminho certo, e claro aumenta nossa responsabilidade (se nos permitem a falta de modéstia!), mas poder contar um leitores tão preparados nas mais diversas áreas de atuação é sem dúvida um motivo de prazer e atenção constante de nossa parte. Vamos ao texto do Ornilo Lundgren.
.
(No post sobre a facção de costura) Caro Ronaldo Cesar, gostaria de convidá-lo a conhecer in loco as ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visto que, nossas ações se assemelham a sua filosofia, ou seja, empreendedorismo é a nossa arma de crescimento, pois seu blog, vem de forma brilhante demonstrar perseverança em acreditar em nossos sonhos.
...
(No post sobre a sulanca em Garanhuns) Caro Ronaldo, agradeço esse despertar, após nosso primeiro passo que foi com bastante dificuldade de conseguirmos iniciar o primeiro grupo de FACÇÃO de costura. Como secretário de desenvolvimento e com o total apoio do senhor prefeito, já foi instalada na sede da Associação Centro Pastoral Pe. Dehon, localizada na rua Júlia Brasileiro Vila Nova, s/nº, no bairro Boa Vista, inclusive tema este divulgado aqui em seu Blog. Informo que dentro do Plano de Ação da Secretaria de Desenvolvimento, já existe essa estratégia, que agora com a sua adesão tornar-se-á mais rápida e eficiente, pois precisamos fazer com que os Garanhunses passem a despertar e vibrar mais ainda com esse nosso espírito empreendedor e passarmos a sermos mais bairristas e vibrarmos com cada conquista auferida. Exemplos temos muitos: AESGA, FACETEG, UFPE, FÁBRICA CAFÉ OURO VERDE, RETÍFICA MERIDIONAL, FUNDIÇÃO CARVANNE, AGUARDENTE NORDESTINA, FÁBRICA COMUNITÁRIA DE SABÃO DA VÁRZEA, FÁBRICA DE COCADAS, BOLOS, FERREIRA COSTA, MAGAZINE PÉROLA, MILK, FÁBRICAS DE CONDIMENTOS (MOURA, RAÍZES), BOM GOSTO, NESTLÉ, RESTAURANTES DIVERSOS, EMPRESAS DE VULCANIZAÇÃO DE PNEUS, e várias outras. Mais uma vez parabenizo-o pelo excelente blog, onde o nível de assuntos nos deixam orgulhosos de permanecerem neutros e não tendenciosos, mas sim ricos de informações e debates positivistas.
.
Agora comigo: Poxa (rsrsrs) ...Agradecemos!

Novo Clip de Andrea Amorim

O novo vídeo de Andrea Amorim está sendo lançado hoje, domingo, diretamente no Youtube. Com a carreira em ascenção, procurada por programas de TV e fazendo seus shows principalmente no estado de São Paulo. Andrea Amorim pegou o pau-de-arara da nova geração e foi buscar seu espaço na música do sul do país. Jô Soares já disse que de trabalho novo ela volta ao programa. Hebe, Serginho Groisman, Huck e outros devem procurar a ex-ruiva, agora Lilás, pra detonar nos palcos sua música e seu estilo lírico underground. É a roqueira do agreste que pede passagem, em todos os tons, inclusive de cabelo.
Espalhem o link com seus amigos, vamos esquentar o youtube. Seguir a fera e curtir seus sons. Aos DJ´s, vamos colocar a nova música nas pistas e nas baladas.
No balaio de Andrea consigo vislumbrar estilos do rock nacional que faz curtir e pensar. Cazuza, Rita Lee, Cássia, Edson Cordeiro, Pitty, etc. E é esse new rock que a mídia quer para combater a aculturação que a música nacional passou a sofrer com a proliferação do sertanejo e do pagode. Ambos muito românticos, dor de cotovelo, que não contam nada. E assim como o forró de banda, apropriaram-se da cultura de raiz para criarem uma música puramente comercial. O pagode com o samba carioca, o sertanejo com a música caipira sertaneja e o forró de banda com o forró do Rei do Baião.
Mas não é hora pra crítica musical. É hora de curtir o novo clip de Andrea Amorim - "Ao meio por inteiro".

Vale a Pena Ler de Novo - Sulanca em Garanhuns


Há dez anos Toritama só existia como um pontinho no mapa, com todo respeito àquela cidade, mas nos referimos ao boom econômico a partir do momento em que todos passaram a apostar na sulanca como lastro de desenvolvimento econômico. Na época Santa Cruz do Capibaribe já era conhecida como produtora de confecção e Caruaru já tinha na sulanca a base da sua feira, mundialmente conhecida, inclusive cantada por Gonzagão na composição de Onildo Almeida. Mas, mesmo assim, Toritama apostou, trabalhou e hoje colhe os frutos da sua ousadia. E Garanhuns? Não poderia aproveitar esse perfil empreendedor do Agreste? Sabem quantos ônibus vindos das mais longínquas regiões passam por aqui indo em busca dos produtos daquelas cidades? Sabem quantas sacoleiras saem dessas bandas pra ir comprar confecção lá? Ou melhor, não são apenas as sacoleiras de antigamente não. Hoje em dia até lojas renomadas que antes tinham os lançamentos do sul do país, vão ali, cem quilômetros, e vendem pra gente com mais de 100% de lucro. Então porque não produzimos nós também? Já viram quantos polos estão construindo mundo afora para centralizar a compra por esta roupa mais barata, mas que com uma etiqueta de marca depois vai para as vitrines dos melhores Shopping Center?
Este assunto vem à tona sempre que vemos um grande investimento em algum lugar. Dizemos que Garanhuns não dá sulanca por conta do perfil da cidade. Qual é esse perfil? Se vestir caro e andar liso? Ora! Já viram os desfiles de moda por lá? Os mega-eventos? Sulanca é chique, benhê! E dá dinheiro! Prestem atenção nas pick-ups cabines-dupla nas praias, olhem as placas...
O deputado Édson Vieira, que tem base em Santa Cruz do Capibaribe, está buscando apoio do Ministério do Turismo para alavancar o polo de confecções na África, especialmente Angola, onde o voo Recife/Luanda dura apenas 6 horas, a língua é portuguesa e o mercado absorve uma confecção de qualidade e de custo barato.
Das 16.430 indústrias têxteis de Pernambuco, cerca de 12 mil estão instaladas no Pólo de Confecções do Agreste. Elas empregam 85 mil pessoas e produzem por ano 800 milhões de peças. Vejam que é um mercado fértil e que tem potencial para se expandir para outros municípios. Então, Por que não Garanhuns? Estamos geograficamente bem localizados em relação aos estados mais ao sul do interior do nordeste como Sergipe, Alagoas e Bahia, que podem passar por nossa cidade antes de irem para o Agreste Setentrional. E abrangemos por aqui mais de 40 municípios.
Antes que alguém nos diga que não dá, gostaria de ouvir um "pode ser"! Já é um passo importante. Aí entram secretarias de desenvolvimento econômico, SEBRAE, SENAI, Governo do Estado, e demais órgãos afins, para a elaboração de um projeto que viabilize primeiro a instalação de micro-fábricas familiares para a produção dessas peças e no segundo momento, a importação de fábricas que possam apostar nesse novo mercado aberto para o mundo sulanqueiro.
Quem sabe? O que você acha?
.
dados estatísticos do blog do Inaldo Sampaio
.
Pr. Calvino Brasil comentou:
Olá Ronaldo.
Sobre a Sulanca em Garanhuns, já ouvi duas alusões que precisam ser cobradas. Eraldo Ferreira tentou incluir garanhuns num projeto Federal qua abriria mais 4 polos texteis em Pernambuco. O Secretário Fernando Bezerra Coelho em entrevista radiofônica também falou desta possibilidade. Esta é uma bandeira que precisa ser levantada. Parabens pelo excelente blog.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.