segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bartolomeu e a eleição em Garanhuns


Estou acompanhando a ótima enquete que Roberto Almeida colocou em seu blog, onde pergunta qual o melhor prefeito de Garanhuns dos anos 60 pra cá. Dá pra fazer várias interpretações sob qualquer olhar. Luiz Carlos é apenas o quarto mais votado. Ivo Amaral é o terceiro. E Silvino está nesse exato momento com dez votos atrás de Bartolomeu, que lidera. Sinceramente, não me surpreende. Discutir quem foi melhor é relativo, cada um vai achar um melhor que outro por seus próprios motivos, e isto não podemos discutir. O que importaria seria o coletivo, mas também não é esse olhar que busco nesse post. Não vi o passado nesta enquete, tentei entender o presente olhando pro futuro, e aí vejo a rejeição a Luiz Carlos, a candidatura natural de Silvino e Bartolomeu de volta ao processo político garanhuense. Por que não? Estar na frente pode ter acontecido espontaneamente ou pelo poder de mobilização, e aí ambos os motivos têm seus méritos. E num momento em que o prefeito Luiz Carlos ainda não escolheu quem terá seu apoio para concorrer à prefeitura, Bartolomeu entra no jogo. A enquete também mostra a influência que Ivo Amaral ainda tem no cotidiano político municipal. Izaías Régis, aliado do prefeito, é candidato a deputado estadual, e ainda não se manifestou pré-candidato a prefeito, nem poderia, e mesmo que isso venha a acontecer, ainda pode haver um rompimento entre ele e o prefeito, coisa que nossos e-leitores acreditam, conforme apontou uma enquete aqui no blog. Então quais seriam as opções de Luiz Carlos sem Izaías? Silvino? Parece que não mais! Conversando com amigos, apontamos na Câmara três nomes: Marcelo Marçal, Dimas Carvalho e Sílvio Sabino. Pode ser um nome de fora do governo também. Um empresário, como certa vez foi citado Mário B. Filho. No secretariado de Luiz Carlos poucos nomes despontam, mas teriam que ser trabalhados para a missão como Carlos Eugênio ou até mesmo o recente Capitão Hudson. É aí que pode dar Bartolomeu, um nome experiente e de densidade eleitoral. Com Silvino candidato a história política voltaria a se repetir em Garanhuns. Mas vamos mais adiante, que o bom da política é essa discussão. E se... Izaías rompe com o prefeito e sai candidato, então teríamos Bartolomeu, Silvino e Izaías. Tem mais? tem, então lasca. E se... Zé da Luz se candidata, é mais um no jogo. O ex-prefeito de Caetés tem se mostrado adversário de Luiz Carlos e de Izaías. E seu palanque estadual é diferente do de Silvino. Outros bons nomes ainda estão sendo discutidos e já mostraram potencial para uma disputa ao Palácio Celso Galvão, como Sivaldo Albino, Adolfo Lopes, Givaldo Calado e o vice-prefeito Almir Penaforte. Vale lembrar que este último foi o vice de Bartolomeu. Na lista de possibilidades ainda poderiam entrar Alexandre Marinho, Ivan Junior, Ornilo Lundgren, etc.
Lembrem, desde a campanha vitoriosa de Bartolomeu, de lá pra cá, quem tem a prefeitura faz o sucessor. Assim, é bom aqueles que pensam em ter o apoio chapa-branca se mobilizar mesmo. A verdade é que a lista de pré-candidatos nesse momento é muito grande. Pode até ser que a população queira alguém novo, mas nossos eleitores têm se mostrado conservadores. Seria mais interessante se tivéssemos um projeto empreendedor pra depois discutir nomes, mas na prática não é isso que acontece, em Garanhuns os projetos são pessoais. Portanto, ninguém pode ser desconsiderado, porque tudo depende das suas próprias viabilizações e da escolha final de Luiz Carlos, no campo da situação. Mas é bom que o prefeito faça sua parte administrativa também, pra não chegar na época da eleição com índices de rejeição muito altos pra pedir voto pra alguém. Basta ver pela sua colocação na enquete do blog do Roberto.
Portanto, Bartó tá aí!

Garanhuns Jazz Festival 2010


De 13 a 15 de Fevereiro acontece o III Garanhuns Jazz & Blues Festival. É o principal evento do gênero em Pernambuco, com shows e workshops gratuitos e convidados internacionais e nacionais. Até o momento estão previstas as atrações Magic Slim, Celso Blues Boy e Duofel. Também foram convidados Tico Santa Cruz, Léo Gandelman e Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura) e existe um forte interesse por parte da produção em trazer cantores gospel do Harlem, de Nova Iorque. Este ano haverá o inédito sorteio de instrumentos musicais profissionais durante os shows, além de CD´s, livros musicais e camisas oficias do Festival. O blog JOSCO WEBLOG, de onde pegamos este material, é parceiro do projeto na realização da cobertura oficial do evento. O Garanhuns Jazz & Blues Festival é um projeto realizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo, com produção associada de Giovanni e Francisco Papaléo.
O também músico Giovanni Papaléo (Uptown Blues Band) é o mesmo que movimenta o Nordeste com o projeto Oi Blues By Night, que acontece sempre no segundo semestre do ano. Papaléo adianta, com exclusividade para o blog, que a edição deste ano está confirmada. O cast será anunciado ainda neste semestre.
.
.
Agora comigo: Acredito muito neste projeto. Não é que ele venha a substituir o carnaval tradicional, acho que poderia até ser incentivado um carnaval lírico concumitantemente, mas creio que o investimento cultural, a demanda e o público que se desloca para Garanhuns são salutares à imagem turística de nossa cidade. Verdadeira virtuosi que pode transformar Garanhuns na Capital do Blues e do Jazz brasileira. Seria interessante que alguns dos nossos bares e restaurantes entrassem no clima e colocassem as bandas da cidade em seus programas.
E no carnaval poderíamos incentivar mais a festa de rua dos bairros, a exemplo das cidades próximas que conseguem fazer boa festa.
Perguntinha: Gente, o bar do Pau Pombo não poderia ter esse perfil?
.

O Padim Ciço

Na semana passada falamos da vida do Padre Cícero Romão, o santo dos nordestinos. Foi inclusive tema de enquete. Agora, recebemos um interessante comentário do escritor e videodocumentarista cearense Valdecy Alves que divulga um trabalho sobre a vida do padre, que após dois anos de filmagens, consluiu o vídeo intitulado: PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL? O vídeo se encontra em partes. A primeira eu coloco aqui, as outras duas, podem ver no blog do Valdecy.
Fomos pegos de surpresa com dois comentários recentes. O do próprio Valdecy, que tem quase dez livros lançados, e assim enriquece nosso trabalho com sua participação e o do Giovanni Papaléo, criador e realizador do Garanhuns Jazz Festival, que nos envia agradecimentos. Nós que ficamos envaidecidos por contar com leitores conceituados em seus trabalhos culturais. Por falar nisso, ainda hoje voltaremos ao tema do Garanhuns Jazz Festival.
www.valdecyalves.blogspot.com

Tá no Blog do Calvino



Algumas notícias curtas no Blog do Calvino Brasil têm grande impacto em nossa cidade e região. Vejamos: O nome de Adolfo Lopes como provável candidato a prefeito em 2012. Adolfo fez uma campanha elogiada em 2008, inclusive com bom discurso e a população entendeu. Perdeu muito por conta da campanha polarizada entre Luiz Carlos e Zé da Luz. Aliás, Calvino aponta também nomes como Nilton Ayres e Marcelo Marçal. Em comum, jovens políticos, mas com experiência na vida pública. Os possíveis candidatos ainda têm muito chão pela frente e ainda tem a cancela da eleição deste ano que impacta diretamente a de prefeito. Garanhuns deve ter nesse momento quase cem nomes para prefeito. Mas é bom quem pensa se movimentar mesmo e não tirar os olhos do jogo. Calvino fala também da BR 423, e diz que Inocêncio Oliveira está no intuito de conseguir a sua viabilização. No blog lemos também sobre o Museu Latino-Americano do professor Josevaldo, que fechou suas portas. Pode vir por aí a possibilidade que ele venha a funcionar, com o apoio da prefeitura, no antigo Forum. Calvino ainda fala da Convenção da CDL que acontecerá em Garanhuns. Portanto, interessantes assuntos tratados por uma pessoa de credibilidade na cidade. Acessem o blog! Aliás, valorizemos os blogueiros que estão revolucionando a comunicação em Garanhuns.
.

Quarta começa o Pernambucano


A partir da próxima quarta-feira (13), os torcedores pernambucanos voltam a torcer por seus times do coração. É o dia da estreia do Campeonato Pernambucano 2010, que chega à sua 95ª edição de "cara" nova. Mais descentralizado e com novo regulamento pelo terceiro ano seguido, o campeonato terá 12 equipes distribuídas em oito cidades e dez estádios como palco, do Litoral ao Sertão.
Agora, o campeão voltará a ser decidido nas tradicionais finais. Com isso, aumentam as chances de um clube do Interior aprontar uma surpresa pela primeira vez na história da disputa. A final do certame será no dia 4 de maio. A competição será disputada em três fases. Na pri­mei­ra, todos os times se en­fren­ta­rão em jogos de ida e volta, no sis­te­ma de pon­tos cor­ri­dos.
Os qua­tro me­lho­res se clas­si­fi­cam às se­mi­fi­nais, en­quan­to os dois pio­res serão re­bai­xa­dos à Série A2. Nas semis, o cha­vea­men­to será no es­ti­lo olím­pi­co. O pri­mei­ro en­fren­ta o quar­to co­lo­ca­do, en­quan­to se­gun­do e ter­cei­ro fazem a ou­tra par­ti­da. Quem realizou me­lhor cam­pa­nha na fase an­te­rior tem a van­ta­gem de de­ci­dir em seus do­mí­nios. O mes­mo vale para a fi­na­lís­si­ma.
Essas informações catei da folha de Pernambuco.

Outra novidade é a disputa de campeão do Interior. Com os classificados de 5º a 8º. Uma chance de um clube do interior ver sua torcida gritar - "É Campeão!"
Agora vejam. Cada clube tem seus interesses no campeonato. O Sport quer o pentacampeonato. Há vários anos o time está sobrando em Pernambuco, sem adversários no mesmo nível. Agora, abalado pela queda à serie B nacional, quer o título para dar alegrias a sua torcida e para ano no que vem voltar ao seu projeto do hexa. O Náutico sabe que é o principal interessado em quebrar essa sequência do Sport, pois lembrar seu "Hexa é Luxo" é o maior orgulho da nação alvirrubra. O Santa quer a ressurreição. Tanto em Pernambuco, onde não tem feito bons campeonatos, quanto na vitrine nacional. Precisa ficar entre os primeiros para ter direito de disputar a quarta divisão brasileira. Os clubes do interior se dividem em dois grupos. Aqueles que querem ir pro quadrangular final dos grandes, mas que se satisfazem se der o quadrado da disputa do título do interior. E o outro grupo é o dos que lutam para não cair para a segundona pernambucana. Vamos torcer para que o Sete de Setembro esteja entre os melhores e dê muitas alegrias aos seus torcedores.
Estarei na equipe Show de Bola da 87 FM. A rádio estará acompanhando o Sete de Setembro mais uma vez, fazendo as transmissões de todas as partidas. O programa Mesa Redonda começa hoje, às 8 da noite, na 87 FM, apresentado por mim e com participação de dirigentes, jogadores e da torcida setembrina. Quarta-feira já tem Sete de Setembro X Santa Cruz. E no domingo, com transmissão exclusiva, a 87 FM transmitirá Cabense X Sete, direto do Cabo de Santo Agostinho.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.