quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Casa do Artesão em novo endereço


Cortar gastos e proporcionar mais espaço para que os artesãos locais pudessem expor as suas peças. Foram esses os motivos que levaram a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura a promover a transferência da Casa do Artesão, antes localizada na avenida Dantas Barreto, nº 120 para um novo endereço. Agora, os artesãos do Município ocupam parte das instalações da futura Casa da Cultura, no prédio do antigo Fórum, também localizado na Dantas Barreto. No Espaço, estão expostos para comercialização os mais variados produtos artesanais, como colares, pulseiras, brincos, bolsas, jogos para cozinha, colchas em retalho e fuxico, tapetes, quadros, vasos em cerâmica, pufes, cestos, enfeites, entre outras peças artesanais. Tudo produzido com dedicação e de forma muito criativa pelos 261 artesãos cadastrados na Casa do Artesão. As visitas continuam acontecendo das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o horário de funcionamento é das 9 às 12 horas. “Nó próximo mês, estaremos reunindo os artesãos para decidirmos a viabilidade de funcionamento em horário integral nos sábados e domingos. Uma vez que no fim de semana, o visitante tem maior disponibilidade para compra”, registra a secretária de Cultura, Gabriela Valença. Brevemente a Casa da Cultura, que já esta sendo formatada, terá em seu espaço, além do acervo dos artistas advindos da Casa do Artesão, também exposições dos Museus da Cidade. Gradativamente, as peças do Museu Latino Americano, o de Artes Sacras e o Museu Coletânea de Artesanatos, com peças de mestres artesãos consolidados, que antes funcionavam no Shopping Brasil, passarão a ser expostas nas instalações do antigo Fórum, compondo, assim a Casa da Cultura. Segundo a secretária de Cultura, Gabriela Valença, a mudança se deve a dificuldades vivenciadas pela direção dos Museus, bem como pela boa localização que facilita o acesso e o estacionamento dos turistas. “O Shopping Center Brasil fecha aos sábados a tarde, domingos e feriados, o que minimiza o acesso dos visitantes e limita a sua visibilidade”, explica Valença. A Prefeitura de Garanhuns ainda aguarda a liberação de recursos por parte do Ministério da Cultura para iniciar as obras de reforma na Casa da Cultura de Garanhuns, dotando de uma melhor infra-estrutura aquele espaço.

.

com informações da Secretaria de Turismo de Garanhuns

Garanhuns terá Unidade Tripla de Saúde


O Ministério da Saúde liberou para o município de Garanhuns, através da Portaria Nº 3.165, de 18 de dezembro de 2009, recursos para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Francisco Figueira, popular Cohab 2. Os investimentos são orientados pelo Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde. “Essa portaria é destinada a construção de novas Unidades de Saúde ou a reconstrução de Unidades de Saúde já existentes. Como aqui em Garanhuns nós temos 70% da área coberta, o Ministério facultou a construção de uma nova unidade ou a ampliação e melhoria de uma unidade já existente. Nós vamos construir uma unidade tripla, onde está localizado hoje a sede do PSF 1, na Cohab 2. Vamos centralizar as ações num único prédio no intuito de oferecer conforto para os usuários, e uma interação maior das equipes que dão assistência a comunidade. Será um ganho muito grande para a população do bairro Francisco Figueira”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Gonzaga. As UBSs são os principais locais de atuação das equipes de Saúde da Família, que trabalham em ações de prevenção e reabilitação de doenças e manutenção da saúde nas comunidades. De acordo com Ministério da Saúde, a meta é que em 2010 a nova estrutura esteja funcionando e possa receber as equipes de Saúde da Família. A atuação desses profissionais tem reduzido a mortalidade infantil no Brasil. “Essas unidades básicas de saúde terão impacto direto na saúde da população. Com elas, será possível reforçar e melhorar o atendimento da população por meio da Estratégia Saúde da Família. Além disso, vão contribuir diretamente para o trabalho de redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas, que vêm sendo feito pela atuação das equipes do Programa Saúde da Família.

Campanha pelo Haiti


Faz pelo menos dois dias que, entre outros, o jornalista Fernando Rodolfo, da Rádio Sete Colinas, vem incessantemente mobilizando a população de Garanhuns para arrecadar donativos, podendo ser estes: alimentos, roupas ou água para os sobreviventes do terremoto no Haiti, país que está catastroficamente castigado pela fúria da natureza.
Para isso, em nossa cidade foram instalados alguns pontos de arrecadação de donativos, a saber: Codeam (Brasília), Colégio Santa Joana Darc (Cohab II), Rádio Sete Colinas (Boa Vista), Rádio Meridional (Cohab III) e Rádio Jornal (Heliópolis).
Vale lembrar que as doações seguirão para o Haiti neste próximo final de semana, serão enviadas através do Exército Brasileiro.
(Wagner Marques)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.