quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sexta, no Espaço da Copa


Números do Blog - Janeiro de 2010


O Clássico das Multidões


Meus amigos do futebol, que os alvirrubros me perdoem, mas Santa Cruz e Sport fazem o maior clássico do futebol pernambucano. São os números, as paixões e as torcidas que dizem isto! E não é porque o tricolor luta para conseguir ainda uma vaga na quarta divisão do brasileiro que deixa de ser grande quando encara o Sport, principalmente em seus domínios. Os times estão em busca de conquista de credibilidade, precisando da vitória no jogão de hoje. O Santa Cruz vem de duas derrotas para Náutico e Porto. O Sport vem de dois empates com duas equipes intermediárias, Salgueiro e Vera Cruz. Este último, na Ilha do Retiro. Uma derrota pra qualquer lado pode gerar a primeira crise. No Santa pode derrubar o técnico Lori Sandri. No Sport, pode tirar o time da liderança do campeonato pernambucano pela primeira vez em três anos, já que Náutico e Cabense, segundo e terceiro colocados, se encontram hoje no Cabo de Santo Agostinho, e uma vitória para qualquer lado, somado ao tropeço leonino pode fazer cair o Leão para a segunda colocação. Os números não mentem, O Sport não perde do Santa Cruz há três anos. Em toda a história foram 375 jogos, com 159 vitórias do Leão e 109 da cobra coral. No Arruda o Santinha leva vantagem de apenas três vitórias, tem 39. No século XXI a vantagem também é coral, 10 a 8. Foram 180 jogos na Ilha e 121 no Arruda. No total o Sport já fez 531 gols no Santa e levou apenas 440. Outros temperos deixam o caldeirão mais quente para esta noite. O Santa Cruz está aniversariando, fazendo 96 anos exatamente hoje. Dará um presente à sua torcida? O tricolor tem o artilheiro do campeonato, Joelson, com seis gols, mas do outro tem o goleiro Magrão, o menos vazado com apenas 5 gols tomados. Aliás, é do Sport o ataque mais positivo, 13 no total. Tem mais, somente o Sport ainda não perdeu no campeonato, tem 4 vitórias e 2 empates, justamente os dois últimos jogos. Será que o time está caindo de rendimento?
A certeza é de casa cheia hoje no Arruda, e é por isso que o jogo é chamado Clássico das Multidões. De um lado, está o Sport, que de duas décadas pra cá, tornou-se o grande colecionador de títulos estaduais e que representou muito bem Pernambuco na Taça Libertadores da América, embora depois tenha decepcionado no Brasileiro, caindo de divisão, junto com o Náutico. Do outro lado tem uma inacreditável torcida apaixonada, que no ano passado, mesmo no inferno de uma quarta divisão, foi a quarta torcida mais presente do Brasil, e aí incluindo todas as divisões, inclusive os grandes do sul do país. A gente torce primeiro que as torcidas sejam ordeiras, que se respeitem, na paz e na tolerância necessária para a prática desportiva. Torce também que as equipes façam um grande jogo, pois cada vez que se enfrentam, renasce o espírito de se torcer pelas coisas de Pernambuco, o nosso estado que precisa voltar urgente para a elite do futebol nacional.
.
Na foto, bons tempos de Givanildo no Santa Cruz e Dadá Maravilha no Sport. (SportNet)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.