segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Enquete - Jazz no Carnaval



Muitos amigos me diziam que a realização do Garanhuns Jazz Festival em pleno carnaval impedia a vinda de pessoas que gostam dos dois eventos. Mais gente que poderia vir não estaria aqui porque recepciona parentes e amigos em suas casas em Recife. Fiquei pensando, será que em outra data o evento poderia ter um incremento de público? E qual seria esta data? Aí, até conversando com Adolfo Lopes, que está sempre presente no evento, ele sugeriu no aniversário de Garanhuns, qualificando a nossa comemoração. Contra isso cito que seria ruim pra quem vem de fora porque lá em Natal, Fortaleza e Recife, 4 de fevereiro é dia normal. E aí? Poderia ser na semana pré-carnavalesca, abrindo o carnaval pernambucano, e esta seria minha sugestão, também vencida pelos que acham que está tudo mais do que certo, o Jazz tem que ser no carnaval e ponto. E olha que poucas vezes aqui uma enquete teve tão significativa maioria, pois buscamos sempre questões que dividam opiniões. Quanto aos que não apoiam a realização do Garanhuns Jazz Festival, tivemos apenas 5% dos votos, o mque mostra que nosso e-leitor defende a relização do evento, seja em que época for. Portanto está aí, vamos ao resultado. E já abrindo uma nova enquete. Vote lá, depois falamos sobre ela.
.
Quanto ao Garanhuns Jazz Festival, você... (total de 76 votos)
.
Apoia, e acha que tem que ser no carnaval mesmo 50 (65%)
Apoia, mas acha que deveria ser na semana pré-carnavalesca 6 (7%)
Apoia, mas acha que deveria ser em outra época do ano 16 (21%)
Não apoia. 4 (5%)
.

O poder da criatividade

A Escola de Samba Unidos da Tijuca revolucionou o quesito "Comissão de Frente" no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, e a partir de agora, nunca mais será a mesma coisa. Num mundo em que as pessoas aprendem a fazer tudo igual, quando surge o poder da criação, o inventar, de sugerir uma nova ordem, as pessoas logo se apaixonam. Ainda junto vem o impacto, o curioso, o despertar para o pensar e indagar de nós, pobres serem humanos regidos pelos padrões comportamentais que a mídia nos impõe, o que ainda podemos criar. Tudo isso está lá, questionado pelo carnavalesco que nos diz simplesmente que pode ser diferente, e que o diferente pode ser melhor. Assistam à Comissão de Frente da Tijuca no vídeo, vocês vão descobrir que o cinema e o circo se encontram na Marquês de Sapucaí, com o toque e o truque da sapiência cultural brasileira. Lindo! Maravilhoso! Adjetivos de uma mágica criatividade. Literalmente.

Polos alternativos movimentam Garanhuns






A bodega de Massilon está realizando shows ao final das apresentações do Garanhuns Jazz Festival. Paulão Ferreira montou uma programação cult com bandas de blues e a galera fica por lá até às 3 da manhã. O outro palco alternativo é o CarnaJazz no Espaço da Copa, anexo ao Escritório Bar, e ontem foi mais uma noite entusiasmante. Os músicos e grandes nomes da programação principal do Garanhuns Jazz Festival sempre aparecem por lá e dão suas "canjas". Esta noite de domingo foi demais! Karl Dixon. Isso mesmo, o músico norte-americano interpretou grandes sucessos acompanhado da Cida Maria, intérprete da Uptown Band, do guitarrista inglês Neil Arnold e da banda The Bluz, que mais uma vez deu um show fazendo a cozinha para grandes intérpretes. Tico Santa Cruz também esteve lá com o Celso Blues Boy e também subiu ao palco. Bem à vontade, fez dobradinhas com vários músicos da cidade e da região e deve ter saído impressionado com a qualidade do evento, o som esteve perfeito, aliás o Wilker do Studio C foi bastante elogiado pela produção técnica do palco. Imagine o Lucas e o Alexandre Revoredo fazendo backing vocal para o Karl Dixon! Imagine uma galera pedindo as músicas para o Karl como ele fosse cantor de barzinho. E olha que ontem ele foi! O Tico Santa Cruz gostou tanto que várias foi várias vezes ao palco, e isso sempre cantando junto com alguém daqui. Músicos se revezavam na bateria, baixo e guitarra. Quase 200 pessoas prestigiaram a noitada e pediram para encerrarmos por lá também nesta segunda-feira. Então tá, nesta segunda-feira a gente faz novamente a movimentação. Confesso a vocês que vivi uma das noites mais impressionantes da minha vida, parecia a cada música que tava todo mundo ensaiado, e entre os músicos iniciantes e os grandes nomes da música internacional não houve barreiras, todos foram grandes também! Tenho certeza que foi uma noite inesquecível para todo mundo! Hoje tem mais! Quem sabe de repente o Andreas Kisser, a Uptown Band, o Big Time Orquestra, o Tico Santa Cruz, o Celso, e todos mais resolvam dar outra passadinha por lá!

As fotos são do CarnaJazz, que tem apoio de Mano Imóveis, Colégio Santa Joana Darc, Trocão do Lubrificante, Formular Farmácia de Manipulação, Roupa Nova/Hering, CDL Garanhuns. O Studio C é parceiro do evento. Para a realização contamos com o incentivo de muitos amigos, e gostaríamos de citar o Carlos Eugênio, a Gabriela Valença, Giovanni Papaléo, Nilton do Escritório, Roberto Lima e Kaká e principalmente o Helder Carvalho. Valeu gente, tá aí o CarnaJazz, quem sabe no próximo consolidado no Garanhuns Jazz Festival.

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.