segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Enquete - Festas tradicionais


O carnaval e as festas juninas são o que existem de mais tradicional quando se fala de manifestações populares, e quando o assunto é a festa de São João aí é quase unanimidade. A festa é completa, com música, danças típicas, comidas de milho, fogueira e a tradição de se dançar o verdadeiro forró. É assim que pensa nosso e-leitor que prefere esta festa que somado ao carnaval como festa tradicional, repeliu os carnavais fora de época e os shows de bandas de forró, dando apenas 20% do total de votos para essas opções. O interessante é que Garanhuns não tem investido nas festas tradicionais. Vamos ao resultado. Total de 80 votos.

Que evento/festa popular tipicamentamente nordestina, seja tradicional ou não, tem sua preferência?
.
Carnaval tradicional 19 (23%)
Carnaval fora de época 8 (10%)
São João tradicional 45 (56%)
Apresentações de bandas de forró 8 (10%)
.

Jazz, Carnaval na Budega de Massillom - Por Paulo Ferreira


O grande diferencial desta III edição do Garanhuns Jazz foi à participação maior da cidade no evento. Tivemos pela primeira vez, uma radio da cidade transmitindo o Festival.
E os pólos alternativos foram de estrema importância para o engrandecimento do festival.
O Carnajazz no bar Escritório com Ronaldo Cesar, que também foi o responsável pela transmissão do radio.
E a Budega de Massillom, que reuniu os músicos da cidade em uma comunhão sonora com os artistas do festival. Por lá tocaram Blues Mascavo (alagoas), Esteban Suman (Chile), The Bluz (Caruaru) e Blues Special Band (Argentina) em apresentações memoráveis. Alem das visitas constantes do Celso Blues Boy e o Tico Santa Cruz (Detonaltas).
Fomos citados em todas as matérias de jornais sobre o Garanhuns Jazz, durante o Carnaval.
Meus agradecimentos pelo o apoio, dos Jornalistas Jose Teles (JC), André Dib (Diário) e a Colunista Kitty Lopes (JC Agreste). A equipe da Séc. de Turismo e Cultura de Garanhuns.
A Gabriela Valença, Giovanni Papaleo, Marcos da Lata e André 7 da banda Anjo Gabriel(Olinda)
A grande força do Vereador Ary e do deputado Izaías Regis, e principalmente aos vizinhos da Budega.
Só nos resta esperar o próximo carnaval que já promete André Matos e Robertinho do Recife.

Paulo Ferreira

Inscrições para o Pré-Vestibular Cidadão 2010 acontecem até sexta-feira



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realiza, até sexta-feira, 26 de fevereiro, o processo de inscrição para a edição 2010 do Pré-Vestibular Cidadão. O Programa, desenvolvido pela Instituição desde 2006, tem como objetivo oferecer aos jovens mais carentes da Cidade, oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino de qualidade, facilitando assim a sua aprovação no vestibular.
Segundo informações de Genésia Néri, coordenadora do Projeto, 60 vagas estão disponíveis para o turno vespertino e as inscrições estão sendo realizadas no Protocolo da Autarquia. Para esta edição do curso, será cobrada uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais) no ato da inscrição, porém as aulas continuam a ser oferecidas gratuitamente.
Para garantir o sucesso da matrícula no Pré-Vestibular Cidadão da AESGA, o candidato deverá estar munido de cópia de documentos pessoais como RG e CPF, uma foto 3x4 e cópia da Ficha 19 ou declaração de conclusão do ensino médio.
As aulas têm início na primeira semana de março.
Serviços: A AESGA está localizada na Avenida Caruaru, nº 508, no bairro de São José. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (87) 3761-1596.

Os festivais de Garanhuns


O Festival de Inverno completa 20 anos por um motivo simples, não tem nem nunca teve dono. Se impôs a todos os governos que passaram, alguns administraram melhor e outros nem tanto. Tanto no município quanto no governo estadual. A criação do evento maior do turismo em nossa cidade foi uma grande iniciativa da época de Ivo Amaral, que apostou na ideia e deixou esse legado para os prefeitos futuros, que consolidaram o evento. É fato que o governo Eduardo Campos cresceu o evento na descentralização, mas em programação ainda não conseguiu superar os grandes festivais da Fundarpe de Jarbas. Aliás, é bom dizer, que há muito tempo o município não tem gerência sobre o FIG. Como de fato não temos carnaval nem São João, os outros eventos públicos têm muito de particulares, são bancados por pessoas alheias à administração pública e tem o município como parceiro na realização. É assim com o MotoFest e outros eventos, inclusive os de Izaías Régis, e é aí onde quero chegar. Embora sendo grandes eventos, sempre ficou a impressão de que o Festival Jovem Guarda e o Festival de Música e Arte tinham dono, e essa observação ganha ares de verdade à medida que cabe a uma só pessoa decidir se vão continuar ou não, como se fossem festas particulares, e são! Assim, não são festas de Garanhuns e não temos qualquer posse ou poder de manifestar a sua realização. Izaías clamar que não vai realizar é criar um clima de revanchismo contra a população, no intuito de atingir as pessoas que o acusaram de realizar os eventos para desviar as verbas oriundas do Ministério do Turismo. Se não há nada de errado, o certo é botar o bloco na rua e mostrar com os eventos que sua tese de desenvolvimento através dos Festivais é de fato alavancadora da nossa região. Mas, indo além, Izaías poderia tornar do povo seus festivais, sem dono. O Festival e a sua realização tem que partir para o coletivo, principalmente o FEMUARTE, que tem um potencial cultural e turístico mais abrangente. E somente pela continuidade de suas realizações e pela gestão descentralizada do evento é que podemos imaginar em seus eventos completando 20 anos como agora está o poderoso Festival de Inverno, que é feito pelo povo, como é o carnaval de Recife e Olinda.
Com o Garanhuns Jazz Festival tenho sentido o contrário, vejo em Giovanni Papaléo uma vontade de tornar o seu evento um festival solidário, com a participação de todos, tanto na gerência quanto na defesa da sua perenidade. Que ele possa criar raízes em Garanhuns que nenhuma administração, seja local ou estadual coloquem em risco a sua continuidade. Então que seja também como o Festival de Inverno, onde com o tempo mudam os olhares e as gestões, mas ele continua lá, a cada ano conquistando mais fãs. Naturalmente!
Quanto a Izaías Régis, acho que não será deixando de realizar seus eventos que terá um maior dividendo eleitoral, a menos que de fato não haja mais a verba para suas realizações, o que demonstraria que tais eventos ainda não tinham solidez na captação de verbas. E vejo uma falha na comunicação do deputado, onde poderia estar mostrando à população porque é que ele merece ser reeleito, comparando suas ações por Garanhuns e região com as dos seus adversários. Bons conselhos de um marqueteiro político poderiam melhorar essa relação. O desentendimento que protagonizou durante o GJF causou um estrago desnecessário, inclusive seus argumentos foram discordantes dos realizadores do evento no carnaval de Garanhuns, e lhe deram mídia negativa.
Continuo acreditando que a melhor alternativa para nossa cidade é votar nos candidatos que nos representam, e que cada um escolha aquele que melhor lhe convier, e que conheçam de fato as necessidades de nossa gente. Quem aprovou o trabalho de Izaías, que vote nele, quem não aprovou, existem outros nomes que estão sendo discutidos e que podem receber a confiança do nosso povo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.