terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Começa a Copa do Brasil para os pernambucanos


Meus amigos, o campeonato pernambucano dá uma pausa para a copa do Brasil. Santa Cruz, Sport e Náutico. Os adversários são desconhecidos. O Santa vai até o Amazonas e pega o atual campeão, o América, que terceirizou seu futebol e hoje é administrado por cinco empresários. O Náutico pega o Ivinhema do Mato Grosso do Sul, o nome é feio, mas o time é vice campeão do estado e tem só 4 anos de fundação. E o Sport pega o Brasília, na terra do dinheiro, é tanto dinheiro por lá que tem quem bote até na cueca e na meia. Não é bom brincar em serviço e se puder faturar logo, que vença então por dois gols de diferença, pra não ter o jogo de volta.
O Santinha está traumatizado com a Copa do Brasil e pra ele qualquer time é forte. Já foi eliminado na primeira fase por equipes consideradas também desconhecidas. Saiu em 2007 pro Ulbra de Roraima e um ano depois foi para o FAST Clube lá do Amazonas, aliás onde se encontra o tricolor. Mais conhecido mas sem tradição, o Americano de Campos também já deixou o Santa pra trás. No Náutico a estréia é do técnico Gallo, que comanda a equipe num jogo sem noção. Ninguém sabe direito como joga esse tal de Ivinhema, mas é claro que o Timbu deve ter suas informações de profissionais da região. Se o alvirrubro não tem feito bonito a ponto de chegar lá na frente da competição, também não tem passado o vexame dado pelo Santa Cruz ultimamente. Bonito mesmo fez o Sport há dois anos, quando foi campeão da Copa do Brasil em cima do Corinthians, que aliás foi o campeão do ano passado. O Sport jogou a Libertadores da América justamente por conta de ter vencido a Copa do Brasil, considerado por todos os clubes e imprensa especializada como o caminho mais fácil, inclusive para clubes intermediários do Brasil disputarem o torneio continental. Assim, já foram Juventude, Paulista de Jundiaí, Santo André, Criciúma, entre outros. Portanto é desse Sport que se espera mais, e vai ser em Brasília, que está sem ter quem mande por lá atualmente, que o rubronegro pode chegar com vontade e fama de patrão pois a casa está sem dono. O adversário do Sport além de ser de Brasília se chama Brasília, então aí não tem dinheiro na meia que compre futebol. Ou tem? O vice-governador que renunciou ontem é o dono do arquirival do Brasília, o Paulo Otávio é quem manda no Brasiliense e por lá ainda tem o Gama que é forte. Portanto o Brasília, que lembro dele dos anos 80, naqueles campeonatos brasileiros inchados pela CBF que davam 90 clubes, visa retornar aos áureos tempos dos torneios nacionais. Sinceramente acho que os três passam pelos seus adversários. Pode ser que um ou outro deixe acontecer o jogo da volta, mas América de Manaus, Brasília e Ivinhema não devem ser páreos para o trio de ferro da capital, a menos que um dos três tome o mesmo chá de andar pra trás que o Santa andou tomando. Mas não acredito que isto aconteça. Vamos juntos torcer pelos clubes de Pernambuco para que possam melhorar a imagem que o nosso futebol tem deixado pra todos os torcedores, temos descido a ladeira quando o assunto se trata de torneios federais, com vários rebaixamentos recentes em nossa história. Cá entre nós, ainda bem que Copa do Brasil não tem rebaixamento, mas como tem eliminação precoce é bom tomar uma boa dose de cuidado e respeito aos adversários, mesmo sendo eles desconhecidos. Um abraço a todos!

FIG se transforma em Patrimônio Turístico do Estado

22/02/2010
Evento consagrado no Estado e um dos mais conhecidos do Norte e Nordeste, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se tornou Patrimônio Turístico e Cultural de Pernambuco, a partir do Projeto de Lei nº 679/08, de autoria do 1º vice-presidente da Casa Joaquim Nabuco, deputado Izaías Régis (PTB). O evento, realizado sempre no mês de julho, teve início na década de 1990 e, em 2010, contabilizará a 19ª edição. Garanhuns, localizada no Agreste Meridional, também é conhecida como Cidade das Flores e Suíça Pernambucana e abriga, nos dias de festividade, programação artístico-cultural com shows, palestras, artes plásticas, cinema, teatro, dança e apresentações de circo. Ações direcionadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável também integram o evento, que, anualmente, atrai milhares de turistas e gera emprego e renda. Na justificativa do projeto, Régis comentou a importância da Feira de Negócios promovida durante o FIG, a fim de disseminar informação e tecnologia. “O FIG é considerado um dos melhores do gênero no Brasil devido à diversidade da programação”, ressaltou. O município fica localizado a 228 quilômetros da Capital pernambucana e se destaca pelas temperaturas abaixo dos 15°C.O Festival de Inverno de Garanhuns faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural, do Governo do Estado, que é realizado por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceira com Prefeituras Municipais. Entre os meses de julho e agosto, também acontecem a Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte; a Festa do Estudante, em Triunfo; a Festa da Estação, em Gravatá; e a Festa da Renascença, em Pesqueira, marcando a temporada de inverno.

Obras do Instituto de Laticínios serão concluídas até Abril


Fruto do termo de compromisso entre Prefeitura de Garanhuns, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Lacticínios do Agreste Meridional está bem próximo de ter as suas obras concluídas. Orçadas em pouco mais de 1 milhão de reais, as obras têm prazo de conclusão previsto para acontecer até o próximo mês de abril. A expectativa é que já no segundo semestre deste ano o Instituto comece a funcionar com cursos voltados à pecuária leiteira, técnicos de laticínios e educação profissional.
“Com abrangência regional e de grande importância para o Estado, o Instituto de Laticínios do Agreste irá estimular a produção e comercialização de produtos tradicionais e de qualidade dinamizando a cadeia produtiva do leite, e visando uma nova ordem de desenvolvimento sustentável”, justifica a secretária de Planejamento de Garanhuns, Mariana Braga. O município entrou com o projeto e a construção das instalações, o estado vai entrar com os equipamentos e mobiliários, e a União, com os cursos e os recursos humanos.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e o Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) também integram o Projeto. Esses dois órgãos serão os responsáveis pelo desenvolvimento de trabalhos de manufatura do queijo de coalho. O Instituto funcionará na Avenida Bom Pastor, nas imediações da Indústria Bom Gosto, antiga Parmalat.
.
com informações da secretaria de planejamento da prefeitura de Garanhuns

ACIAGAM em parceria com o SESI promovem o COZINHA BRASIL.


Programa que ensina a comer bem sem gastar muito chegará a Garanhuns na próxima semana nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro do corrente ano. As aulas serão ministradas pela equipe do SESI em sua Unidade Móvel. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira, dia 19, na sede da ACIAGAM, na Av. Rui Barbosa, 749 - Heliópolis, no horário de 9h às 12h no período da manhã e das 14h às 17h, no período da tarde. As inscrições são limitadas e totalmente gratuitas. No final do curso, todos os participantes inscritos que assistirem 70% das aulas receberão livro com 100 receitas e certificado do Curso Cozinha Brasil.
Serão oferecidas 150 vagas em diversos horários, confira abaixo:
Terça (23/02) e quarta(24/02) e quinta(25/02)
turma I - 08 às 11h
turma II - 12 às 15h
turma III 15h15 às 18h15.
Saiba mais sobre o Cozinha Brasil:
Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. O evento conta com o apoio do Deputado Estadual Izaías Régis.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.