sábado, 27 de fevereiro de 2010

Diretor de Cultura - Eis o desafio!


Amigos,

Recebi um convite do Prefeito Luiz Carlos através dos Secretários Carlos Eugênio e Gabriela Valença para desenvolver um trabalho como Diretor de Cultura de Garanhuns. Como tenho discutido neste blog, mas principalmente em minha vida profissional, este segmento em nossa cidade, acredito que o convite veio por acreditarem em meu potencial como articulador cultural, e principalmente pelas muitas amizades que tenho em Garanhuns. Também conta o fato de ter um trabalho voltado para os nossos meios de comunicação. De fato, é uma proposta daquelas que não se pode nem se deve recusar. Garanhuns vive um momento em que as coisas estão para acontecer, e espero ser esta pessoa que possa proporcionar o incremento que precisamos, para assim, alavancarmos nossa produção cultural. Portanto agradeço ao Prefeito Luiz Carlos por confiar neste trabalho e oferecer esta oportunidade.

Sei que este blog, e os dos meus parceiros blogueiros, tem sido usado para discutir nossa cidade, sua política, seu cotidiano e também seus projetos. Por eles passam também esta campanha para deputado, e tenho defendido que Garanhuns vote nos candidatos da nossa cidade. Sempre o fiz e continuarei fazendo. Falo isso porque acredito que Izaías Régis, que em algumas ocasiões elogiou nosso trabalho responsável, deve ter também trabalhado para que meu nome fosse indicado, principalmente porque coube a ele, realizador de eventos de grande porte ou no apoio a vários eventos espalhados por Garanhuns e região, sempre como patrocinador e incentivador, defender a nossa cultura local. É importante que entendamos essa importância, e possamos tê-lo como parceiro do nosso trabalho.

Não podemos negar que cada um dos que passaram por aquela secretaria de cultura ou agora pela diretoria, sejam funcionários ou gestores, como Paulo Gervais, João Marques, Givaldo Calado, Ivone Silva, entre outros que agora não recordo (e peço desculpas por isso) deixaram seu contributo à cultura, o que foi e é importante terá continuidade, sem nenhum problema, e Ivone deixou projetos que serão postos em prática tão logo possamos viabilizá-los, como o Cine Mais Cultura. E precisamos aproveitar este momento para aproximar ainda mais os artistas e produtores culturais das entidades que possam incentivar suas realizações. Para isso, sei que Gabriela Valença tem a sensibilidade e a ousadia necessária para esta missão.

Sabedor da minha responsabilidade, vou pelo desafio e pela experiência. Sei que represento aqueles que torcem por mim. Sintam-se todos corresponsáveis, pois sou de Garanhuns, esta é minha terra e esta é minha gente. Aos amigos de longe, orem e torçam como o Sandro, Aldemir e o Guga torcem pelo Santa Cruz, como o Wando, Paulo e o Neto pelo Sport e o Adilson Barros, Lakiss e o Hélio Tadeu pelo alvirrubro. Mas somos todos garanhuenses e devemos torcer pelo Sete de Setembro e pela AGA.

Não deixarei meu senso crítico porque ele é natural, nem tampouco deixarei este blog, pois sei que através dele as pessoas se mobilizaram, discutiram e motivaram esta Garanhuns que podemos desenvolver. Então continuaremos sempre explorando este espaço de discussão no intuito de podermos promover esta interatividade em prol do nosso município. Feito, portanto, o convite!

Aos amigos daqui, estejam perto, sempre perto.

Aos secretários, aos vereadores da nossa cidade, ao deputado Izaías Régis e principalmente ao prefeito Luiz Carlos, obrigado e mãos à obra (prima!).

Encerro com a letra da música "A Terra de Dominguinhos" que fiz em homenagem a Garanhuns:
.
Vem cá, vem ver
Vem conhecer a Terra de Dominguinhos
Vem se aquecer
Se aquecer do frio que faz lá fora
Vem aprender
A respeitar a natureza e o desafio
Saber crescer
Sem esquecer de quem partiu, já foi embora

Vem cá, vem ver
Vem descobrir que Garanhuns tem muito mais
Vem ser feliz
A gente tem o segredo do sorriso
Vem conhecer
As nossas fontes de Águas Minerais
É Garanhuns
Mulher bonita... Parece o Paraíso!

- A Serra chama para viver a natureza e as colinas
Sete meninas são as flores nas esquinas
E lindas praças que embelezam Garanhuns

- O tempo chama, vem conhecer este óasis no Nordeste
A poesia que existe no Agreste
Na ousadia que embeleza Garanhuns.

.
Eu poderia citar centenas de nomes que permitiram este momento especial em que vivo, é de fato de muita responsabilidade, mas não deixa de ser um reconhecimento ao nosso trabalho. Por isso, muita gente contribuiu para chegarmos até aqui. Não esquecerei, nunca!
.

Cordel vence, mas é Edu & Maraial quem volta



Falamos aqui da volta da dupla Edu & Maraial, parecendo aquela brincadeira com título de cinema "A volta dos que não foram!"
Na enquete, perguntamos ao nosso e-leitorado, de quem eles mais sentiriam falta. Mais uma vez se comprova a formação intelecto-social de nosso seguidor do blog. Mas também mostra que a dupla popular e que arregimenta multidões tem seu público cativo em várias classes sociais e não apenas no "povão". Portanto, fica a prova que gente formada também gosta desse estilo. É uma questão cultural também. A verdade é que o Cordel do Fogo Encantado, mesmo conquistando platéias do sul do país com sua proposta enraizada e aprofundada na tradição de sua gente, do côco ao repente passando pelas percussões do mangue beat, nunca foram populares por aqui, é um tipo de música que não toca no rádio (infelizmente) e por isso não atinge a população, ficando para os "descolados" que defendem a tradição e a qualidade cultural. Nem mesmo Chico Science conseguiu ser popular por aqui, e Pernambuco e o Brasil reverencia. Com Edu & Maraial é totalmente o oposto, embora com alguns bons trabalhos, eles acabam chegando no público que gosta do forró estilizado, que há uma década (ou duas) tomou conta de todos os eventos do Nordeste, do Ano Novo ao Natal. Como suas festas são sempre para públicos superiores a 10, 20, 30 mil pessoas, como aconteceu no aniversário de Garanhuns, é claro que sua separação vai atingir mais o coração de nossa cidade, que invariavelmente tem sempre esse tipo de evento em suas casas de shows.
Mas como dissemos aqui, o nosso público aqui é da internet, que é da informação sem fronteiras e que está em qualquer lugar, a qualquer momento e sabe de tudo que está acontecendo. Vamos ao resultado:
.
Eles se separaram. De quem você vai sentir falta?
Cordel do Fogo Encantado (60%)
Edu & Maraial (40%)
.

Santa Cruz e Sete de Setembro


Sabadão no Recife trabalhando na cobertura da partida Santa Cruz e Sete de Setembro. Jogo que abre o returno do campeonato pernambucano. Agora são onze jogos pela frente até o final desta fase e as duas equipes tem objetivos bastante diferentes. Claro que o favorito disparado é o Tricolor do Arruda, e por vários motivos. Joga em casa, tem tradição, está melhor colocado na tabela, tem uma folha de pagamento mais alta, etc. Conta a isso que o Santa Cruz vem de 3 vitórias consecutivas, coisa difícil na atual realidade do Santinha. O objetivo principal do time é permanecer entre os quatro melhores colocados, isso acontecendo consquista duas importantes metas, ir para as semifinais da competição e sua vaga na série D do campeonato brasileiro. Do lado do Sete, a mudança de técnico deu uma nova perspectiva a um time que caminhava a passos largos para o rebaixamento. Agora o time vem de dois empates preciosos, contra o todo poderoso Sport, jogo de Tv e de golaço do Jardel em que o Allanzinho jogou muito, e depois trouxe outro ponto de Caruaru, contra o Central lá dentro. A distância para os rivais do rebaixamento diminuiu e hoje é de 3 pontos. Araripina e Vera Cruz também têm jogos difíceis na rodada. O primeiro pega o Sport e o time da terra da cachaça pega o Náutico. Ao Sete de Setembro hoje compete mostrar a mesma vontade e se possível, dar uma canseira no Santa Cruz. Apostar bastante na velocidade, principalmente no primeiro tempo. O Santa Cruz somente chegou à capital pernambucana na quinta-feira à noite, depois de ter derrotado o América do Amazonas pela Copa do Brasil na quarta-feira. E é bom lembrar que no domingo passado o time jogou e venceu o Salgueiro no sertão. Portanto não teve muito tempo para descansar. Um detalhe que pode ser trabalhado pelo time de Garanhuns. A gente se encontra na 87 FM, a partir das 14h com o Eugênio Sobrinho.

Todo mundo sabe que sou torcedor do Santa Cruz, mas muito mais, e multipliquem bem esse mais, sou setembrino, cresci vendo o time de Garanhuns. Torço para termos uma equipe forte disputado campeonatos pernambucanos entre os grandes e podendo chegar num campeonato nacional. Sonho com o dia em que Garanhuns se vestirá de verde e branco e defenderá o seu time profissional, com todo o apoio que ele precisa e merece.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.