segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontro dos Amigos de Garanhuns



Da Cirlene Leite, através da Eugênia, recebemos o convite para participar desse evento que reúne garanhuenses de várias gerações para uma tarde de muita nostalgia e festa.
.





O III Encontro dos Amigos de Garanhuns é sábado, 20 de março, a partir das 14h, no espaço da Churrascaria Pajuçara, no bairro da imbiribeira, no Recife.
Vamos repetir a alegria do ano passado, quando reencontramos amigos que não víamos há anos, pessoas queridas que marcaram nossas vidas, que nos fizeram voltar no tempo, aos bons momentos da infância, adolescência, nos colégios que estudamos, nos bairros e ruas em que vivemos na nossa querida Garanhuns!
Estiveram por lá ex- paqueras e ex-namorados(as), esquecemos dissabores, fizemos novos amigos, reatamos laços e prometemos, todos nós, nos encontrarmos outras vezes. E esse momento chegou!
Para garantir o sucesso desse III Encontro dos Amigos de Garanhuns, a gente conta, de novo, com a sua ajuda na organização do evento: repasse esse convite para seus amigos, e estes repassam para outros amigos também e, assim, sucessivamente, até reunir um grande número de pessoas. Esse é o diferencial dessa festa.
Mais adiante, enviaremos o endereço e o mapa do local, e também a programação deste ano, que promete ser muito animada também.

Blog do Ronaldo Cesar no BloggerPE


Recebemos um convite para o evento BloggerPE - I Encontro de Produtores de Conteúdo para Mídia Digital, dia 13 de março, no Cabo de Santo Agostinho. O convite partiu do Ivan Maurício, Diretor de Conteúdo do portal http://www.onordeste.com/ que inclusive, nos informa que já algum tempo vem acompanhando este blog, colocando-nos entre seus parceiros. O Ivan Maurício estará fazendo uma cobertura do BloggerPE através do blog Mídia Nordeste e nos solicitou uma entrevista. (Pois já vi que estamos muito chiques mesmo! rsrsrs.) Claro que estaremos no evento! Na programação consta uma visita a SUAPE e uma entrevista com o Secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho. A ideia é reunir editores de sites e blogs de todo o Estado de Pernambuco para debater a comunicação na internet e as iniciativas locais de produção de conteúdo. Durante o seminário ocorrerão palestras, debates e, ao final, será redigido um documento sobre Pernambuco e a Cultura Digital.

Na entrevista que estaremos concedendo para o Portal, vamos mostrar a importância para a nossa região da nova mídia de informação, os blogs, que hoje atingem os formadores de opinião e pessoas com acesso à internet, mas também a população em geral, à medida que outros meios de comunicação reverberam nossas notícias e opiniões, a exemplo dos jornais escritos e o rádio. Também estarei mostrando que, pela exposição de ideias e inserção social, até mesmo a indicação deste blogueiro para um cargo de importância como é a Diretoria de Cultura do Município, passa por estas linhas escritas aqui. E aí? Concordam? E lembrem que já fomos notícia no Diário de Pernambuco. Mas sei que este momento se dá pelo impacto e pela soma dos vários blogs e blogueiros da cidade, que juntos criam essa nova revolução midiática.

Quantos votos é preciso para se fazer um deputado?


Primeiro vamos a um tal de quociente eleitoral: Pega-se todos os votos válidos para deputado estadual e se divide pelo número de cadeiras na Assembléia. Vamos supor que este cálculo resulte em 50 mil votos, um número chutado para facilitar nossa explicação. Portanto, cada partido (que não coligar) ou coligação (união de partidos para uma campanha eleitoral) que alcançar este número tem direito a um deputado, e assim mais um a cada vez que somar uma nova quantidade. Portanto 100 mil votos no total para deputado estadual elegeria dois representantes da coligação, sendo os dois mais votados, e assim por diante. Por isso, explica-se, tem alguns candidatos que se elegem com menos votos e outros com mais ficam de fora. Depende da coligação e da quantidade de votos que todos os seus candidatos tiverem. Por isso, muitos políticos desistem de coligações com candidatos muito bons de voto. Pode acontecer de uma só coligação, com vinte candidatos, atingir o quociente, e aquele mais votado não precisar de tantos votos assim, pois basta ser o mais votado da coligação. Vamos supor que 19 candidatos da coligação tivessem na média 2.500 votos, quem tivesse 2.501 seria eleito, com esta votação tão mínima. E isto acontece. O Coronel José Alves, pelo Partido dos Aposentados, se elegeu com 15 mil. Por outro lado, pode acontecer de um grupo forte de candidatos serem todos muito bem votados, a coligação fazer muitos eleitos mas sempre ficar alguém com boa votação, muitas vezes superior aquele outro da outra coligação. Aconteceu com Adelmo Duarte de Lajedo, que com mais de 35 mil votos, ficou apenas na suplência em 2006. Este ano, a tendência é que na coligação para deputado estadual da base aliada ao governador Eduardo Campos se precise de mais votos para se eleger. Enquanto que alguns pequenos partidos, que não farão grandes bancadas, a exigência seja de uma quantidade menor de votos. Voltaremos a este assunto em outro post.

Vamos tentar, a partir de hoje, discutir quantos votos cada um dos précandidatos de Garanhuns precisa para se eleger. Mas alertamos que não existe nada oficial, apenas um prognóstico de quem gosta de política e eleições. Vamos também buscar pontuar quantos votos cada um terá no total. E para complementar, vamos ainda fazer um prognóstico de momento de quantos votos cada um terá em Garanhuns. Portanto, três chutes sobre cada candidatura. Quantos votos precisa, quantos deve ter ao total e quantos terá em Garanhuns. Alertamos que ainda é cedo para isto, e que muita coisa deverá mudar, mas este é um dos pilares da democracia, a discussão responsável. Aos senhores candidatos e simpatizantes, peço que entendam que é nossa opinião e que claro, qualquer um pode conncordar ou discordar. Podendo todos, inclusive, fazerem uso dos comentários ou e-mail do blog para complementarem qualquer informação ou opinião expressada por nós. Sempre!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.