quinta-feira, 18 de março de 2010

Demência - Direto do "Balaio Furado"

O Thiago, filho da Jaíra e sobrinho dos Lira, mantém seu blog Balaio Furado com textos que com fina ironia discutem o cotidiano da vida comum. Agora ele nos alimenta com um texto sobre a Tamarineira, uma polêmica sobre a "shopinguinização" do espaço. O texto que está no seu blog como prosa, segue aqui como uma poesia. Vamos a ele.
.
Tomara Irene,
Que, ao passar em frente, as sirenes ainda estejam ligadas
E você escute a bendita zoada das vozes desorientadas.
Pra quê orientar-se?
Estais no ocidente mesmo.
Sei que se sente em casa.
Santa Casa que não te quer mais, mas sei também que não ligas, a queres mesmo assim.
Por ti. Por mim. Enfim.
Tomara Clarice,
Que, ao voltares da Espanha, consigas a façanha de vê-la de pé.
É preciso ter mais que fé.
Um café ajudará a aliviar esse frio.
Se for descafeinado, melhor, vai combinar com tudo por aqui.
Com o desumano, o desmantelo e principalmente com o desnecessário.
Força na camisa. Um gardenal, um rivotril. Pronto, tá tudo cor de anil.
Quanto à puta, essa nunca mais pariu.
Disseram que é protesto.
Amanhã vou lá ver, atesto e te escrevo.
Detesto notícia pela metade. (...) Ih, fui lá hoje. É verdade.
Tomara Yelena, que Deus tenha pena, cocar, tambor e amor pelas criaturas que criou.
Que conserve em banho-maria a ave e a graça.
Que encere o chão com graxa e encene sobre ele a Paixão dos homens.
Caso contrário...
Tomara Yelena que gostes da tua cor morena.
Por que a partir de agora, sombra será um problema.
“As árvores somos nozes”.
Ouço vozes, mas de quem? Ouves também?
É difícil, não me resta mais nem um vintém pra suborná-lo.
Esse fundo não tem mais poço.
Tento rezar, mas minha fé tó só o osso.
Ai! Meu pescoço.
Acho que me injetaram algo.
Minha vista tá embaçada. Desgraçada!
Corram...corram, procurem abrigo.
Esqueçam do umbigo, ele já se foi.
Ao redor da morte, o que respirar é sorte.
Tomara Irene...
Tomara Clarice...
Tomara Yelena.
Tamarineira.
.
.
Agora comigo: Enxergo Drummond nesse texto que transformei em poesia. Se bem que já era.
.
PS. O Roberto Almeida nos lembra que Tiago é filho da Ana Jaíra com o Carlos Batata. Da primeira vez não citei porque não sabia, e acho que foi o próprio Roberto quem me disse, e agora não coloquei por que esqueci mesmo. rsrsrs. Mas fica o registro importante.

É preciso ter bom senso... de humor!

O Marido pergunta à esposa:
- O que você faria se eu ganhasse na loteria?
Ela diz :
- Eu pegaria a minha metade e deixaria você, seu besta...
- Excelente, responde ele. Ganhei 12 reais, pega aqui seus 6 contos e some.
.
Essa veio do Hélio Tadeu!

Notícias no rádio garanhuense

O Luciano André está de volta a Rádio Marano. A verdade é que desde que o Marco André saiu, o Jornal Marano perdeu muito das entrevistas do cotidiano da cidade, com bastante matérias das agências de notícias da internet. O fato de Marcos Cardoso ter ficado sozinho na produção prejudicou a reportagem "de rua". Assim, tornou-se necessário a utilização do webjornalismo, aliás, um expediente que vem sendo praticado por praticamente todas as emissoras. É salutar que isso aconteça, desde que o assunto da matéria interesse a nossa cidade e não seja substitutiva de espaço que poderia estar sendo utilizado para nossas informações locais. Portanto a volta de Luciano é importante para a sociedade formadora de opinião garanhuense que terá um jornal mais completo. Luciano já vinha desenvolvendo um bom trabalho na Marano onde teve a oportunidade de criar seu próprio estilo de trabalho e não de substituir Tiago Correia, que com seu carisma e fome de notícia marcou a história do nosso rádio. O mesmo acontece com o Eduardo quanto ao nosso padrinho Aluisio Alves. É importante citar que talvez nenhuma outra cidade de Pernambuco tenha rádios tão preocupadas com as informações que Garanhuns. Isto é muito bom. São vários jornais nos mais variados estilos. E possuímos grandes profissionais! Ao acordar busco sempre entre a Marano e a 7 Colinas, com Marcos e Luciano Andrade, as manchetes do dia. São jornais mais enxutos que o extenso Combate do Pereira Filho, que tem um apelo mais popular com as notícias policiais e os reclames da população. A Ronda Policial é o mais tradicional informativo em rádio da cidade, tudo que acontece em Garanhuns passa por lá, portanto tem audiência privilegiada. Ao meio-dia ainda tem Fernando Rodolfo na 7 Colinas, que tem feito do jornal um ambiente de debate sobre as coisas de Garanhuns. Outros profissionais como Ariston Brito, Luís Andrade e Lenildo Ramos estão no rádio por conta do jornalismo. E até os programas de profissionais que seriam musicais como Glaucio Costa, Jonas Lira, Manhã Total e Super Manhã, também dão bastante destaque às notícias. Vale lembrar que ainda tem os programas específicos como o apresentado por Geraldo Mouret da UFRPE. E a 87 FM que tem os programas esportivos e as transmissões do 7 de Setembro. São espaços conquistados por bons profissionais que elevam o nível do rádio garanhuense. Infelizmente o mercado de trabalho de Garanhuns se fechou junto com duas rádios evangélicas e a "redenização" que vem fazendo com que parabólicas tomem os lugares dos radialistas. É claro que onde isto acontece, as comunidades vão perdendo suas identidades e se rendendo a globalização que deixa os diferentes iguais. Boa Sorte Luciano em seu retorno, Garanhuns agradece!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.