sexta-feira, 19 de março de 2010

Festival de Inverno tem data definida

Direto do twitter  @junioo - O terceiro município a receber o Pernambuco Nação Cultural é Garanhuns, no Agreste Meridional, considerado o pólo agregador de todas as linguagens culturais e o mais importante festival cultural do Estado. É assim há 19 anos, quando foi fundado, e continua, até hoje, a reunir milhares de pessoas durante 10 dias ininterruptos. A celebração de 2010 já tem data marcada: será entre os dias 15 e 24 de julho. As cerca de 1 milhão de pessoas que visitam a Cidade das Flores nesse período já sabe o que as esperam: além de clima ameno, uma infinidade de atrações, desde shows de música erudita, instrumental e pop, até peças de teatro, mostras de cinema, recitais de poesia, espetáculos de cultura popular e performances artísticas. Tudo de graça.
Festival Pernambuco Nação Cultural 2010 começa em Goiana, Município da Mata Norte é a primeira parada dessa grande celebração cultural. Até dezembro, serão 11 cidades percorridas, valorizando as manifestações de cada região. O mês de março inaugura a temporada 2010 do Festival Pernambuco Nação Cultural, um período de celebrações em todas as regiões do Estado, que tem como característica a diversidade de manifestações artísticas. A partir do dia 24 deste mês até o dia 13 de dezembro, o pernambucano contará com um cardápio cultural repleto de atrações, discussões sobre política cultural, entre outras atividades. Ao todo, haverá nada menos que 11 festivais, totalizando 75 dias de programação com oficinas, fóruns, shows, espetáculos cênicos, recitais mostras de cinema e performances artísticas.
Esse formato, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), faz parte da política de difusão cultural do Estado cujo objetivo é interiorizar as ações do Governo na área da cultura, garantindo um desenvolvimento sustentável.
E a primeira parada dessa grande celebração cultural será no município de Goiana, na Mata Norte, a terra dos caboclinhos. A festividade, com foco na cultura popular, ocorre entre os dias 24 e 30 de março. Em seguida, vem a etapa do Sertão Central, mais precisamente no município de Festival é São José do Belmonte. O local serviu de inspiração para Ariano Suassuna escrever seu romance d’A Pedra do Reino e, por isso, é lá que a festa, entre os dias 24 a 30 de maio, tem foco na Literatura. Entre as manifestações típicas, pode-se destacar a Cavalgada da Pedra do Reino e a Cavalhada.

Studio C inaugura novo empreendimento


O Studio C dos meus amigos Helder e Helio Carvalho e toda a equipe, inaugura hoje o novo prédio do "Studio C - Formaturas e Eventos". A nova estrutura que funcionará na casa onde funcionava a Casa do Artesão, na frente do Centro Cultural, receberá os clientes para uma noite festiva e depois muito trabalho nesse novo nicho de mercado que está sendo explorado pela empresa com bastante competência. Estaremos juntos e torcendo pelo sucesso dos "meninos" de Garanhuns.

Distrito Industrial de Garanhuns e desenvolvimento econômico


Voltamos a discutir o retorno de alguns eventos na cidade e o nosso parque industrial. Esses dois motes estão ganhando repercussão nos blogs da cidade. Quanto ao primeiro ponto, os eventos estão retornando por questões exclusivas de cada festa. Seja o FLIG, com a manifestação do interesse do seu retorno dos escritores garanhuenses e da realização da prefeitura. A Femuarte, que é uma festa promovida pela ACIAGAM e tem a assinatura do deputado Izaías Régis. E aqui não pretendo discutir as denúncias, apenas relatar o retorno da festa que tinha a possibilidade de não acontecer, mas estamos sabendo, ainda extraoficialmente, que estão fechando os últimos detalhes para divulgar a programação, que deve ter Fábio Jr. e Jota Quest. E acredito que tenha que realizar mesmo, é um evento que tem potencial para a cidade. E a Garanheta, que é um carnaval fora de época, realizado pela Bicho Eventos, que da mesma forma que atrai os jovens ávidos por este tipo de festa, recebe também as críticas daqueles que não se rendem à música baiana ou não veem o retorno social do evento. Mas essa polêmica pode ser melhor explorada em outro momento. 
O segundo assunto que vem recebendo atenção dos nossos Bloggers é a questão do nosso distrito industrial. Wellington Carneiro puxou de volta o assunto na semana passada. Calvino em seu blog reverberou. E vários outros tocaram no assunto, agora ou em outras datas. Inclusive nós.  O Wagner Marques, Roberto Almeida já ponderaram sobre o assunto. Portanto é um tema que está sendo discutido separadamente e que poderia gerar um forum. Essa nova leva de opiniões nasceram devido a Lajedo e Palmares anunciarem investimentos industriais. E aí pergunta-se: Se nós não temos perfil industrial, essas cidades têm?
Uma série de questionamentos podem ser feitos. Inclusive Calvino Brasil perguntou ao secretário de desenvolvimento econômico do estado quando estávamos no BloggerPE, Fernando Bezerra Coelho, por uma indústria de confecções que poderia vir para nossa cidade. FBC afirmou que uma indústria neste perfil estaria se instalando em Caruaru, e que não tinha nada de industria agora vindo para Garanhuns. Outros municípios estão conseguindo investimentos nesa área.
Acabo de receber da assessoria do deputado Izaías Régis, e vejo em outros blogs, que o parlamentar apelou ao governador Eduardo Campos e a FBC pela implantação de investimentos industriais em Garanhuns. Lembrando nossa infraestrutura e os investimentos feitos em qualificação de mão-de-obra. Mas fico com a impressão que precisamos fazer mais, enquanto sociedade garanhuense e do Agreste Meridional. Precisamos discutir os vários segmentos econômicos da região e o que precisamos fazer para impactar positivamente. Mas isto só se faz com união de vários projetos políticos, pois não se faz nada nesse âmbito sem política, e desunidos, nossos políticos não têm força para uma solicitação desse porte.
Tem que partir da sociedade através dos agentes políticos da região, até aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos e não deixam nada para a cidade, devem começar a ser cobrados. Ou melhor, devem ser os primeiros. Esse ano tem eleição e precisamos colocar o desenvolvimento regional como prioridade do debate político, e que ele seja propositivo.
.
Na "procura" do blog, você podem colocar "distrito industrial" e ver o que já foi escrito sobre o assunto.

E por falar em desenvolvimento econômico...

Com o objetivo de legalizar a situação de micro-empreendedores informais perante a Receita Federal, o SEBRAE e a Prefeitura de Garanhuns, por ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizam durante os dias 30 e 31 de março, no Espaço Colunata, no Centro da cidade, a Jornada Garanhuns em Torno do Empreendedor Individual. Micro-empreendedores informais nos segmentos de roupas, cosméticos, bijuterias, sapatos, roupas íntimas, além de costureiras, cabeleireiras, manicures, camelôs e artesãos, dentre outros, estão convocados a participar da iniciativa.
De acordo com o chefe da Divisão de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Vilela, é de suma importância que as pessoas busquem se informar a respeito de seus negócios. Regularizados, os micro empreendedores terão direito a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão, licença-maternidade; poderão tirar o CNPJ, emitirem notas, venderem para outras empresas e participarem de licitações em Órgãos Públicos. Além de todas estas vantagens, eles ainda pagarão imposto reduzido, que varia entre R$ 57,10 a R$ 62,10. O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, INSS e o Credi Amigo do Banco do Nordeste estarão presentes a Jornada, que será realizada no horário das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, durante os dois dias.

Fórum discute acesso ao crédito para microempresários

Recebi esta sugestão de pauta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Acredito ser muito importante participar de toda e qualquer iniciativa que fomente a economia da região. Portanto, seria interessante Garanhuns se fazer participante. Talvez até já esteja e eu não tenha a informação. Só reforço a importância de participar desse Forum.
.
O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte realiza, no próximo dia 24, um café da manhã para divulgação do desempenho dos bancos públicos no direcionamento de recursos de financiamento e oferta de crédito para as micro e pequenas empresas de Pernambuco. O evento acontece no bloco P3 do prédio do Senac, às 8h, e é destinado aos membros do Comitê II (Investimento, Financiamento, Comércio Exterior e Integração) do Fórum Estadual e para a imprensa.
“O objetivo do Comitê II é discutir políticas e iniciativas que facilitem o acesso ao crédito ao segmento das micro e pequenas empresas, que devem se preparar para atender a demanda dos investimentos que chegam a Pernambuco”, afirmou Wagner Maciel, Gerente Geral de Articulação Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). Estarão no evento o superintendente do BNB, Sérgio Maia, o superintendente do Banco do Brasil, Neirim Goulart e o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Pedro Carlos Santiago Júnior.
Da programação constará momento dedicado a cada superintendente das instituições financeiras públicas em Pernambuco para divulgação dos resultados alcançados em 2009 e as perspectivas para o segmento em 2010.
FÓRUM - O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi instituído pelo Decreto Estadual n.º 32.040, de 03.07.2008, por iniciativa do Governador Eduardo Campos, em atenção à Lei Complementar n.º 123, de 14.12.2006. O objetivo do Fórum é cuidar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte.
O Fórum é composto por três comitês. O primeiro, discutindo racionalização legal e burocrática; o segundo debate sobre investimentos, financiamentos, comércio exterior e integração; o terceiro comitê trata de assuntos referentes a tecnologia, inovação, educação empreendedora e informação.
Integram o Fórum representações de órgãos governamentais – como a SDEC, a AD Diper e a Jucepe – e entidades das iniciativa privada – como o SEBRAE, a Femicro, Comicro, Fiepe, Fecomércio e FCDL.

Mais informações
Gerente Geral de Articulação Empresarial – Wagner Maciel 9488.4805
Assessora de Comunicação do Sebrae - Janete Lopes 2101.8499 / 9928.6307
Núcleo de Imprensa da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Dia do Artesão - 19 de Março

Garanhuns tem se destacado no cenário regional pelo seu artesanato. Com mestres e artesãos reconhecidos em feiras e outros eventos, fazendo com que os olhares do mundo cultural se voltem para nossa cidade. Novamente estaremos representados na FENNEART. Estaremos, através do SEBRAE em Fazenda Nova, na Paixão de Cristo, com dois Stands. A Festa Paschalia visa também proporcionar uma mostra de Arte Savra com nossos artistas. Recentemente estivemos com representação também em São Paulo, na feira de arquitetura e arte. Portanto, descubram o artesanato de Garanhuns e essa gente simples que nasceu com o divino dom da criação artística. Visite nossas galerias, deixe sua casa com ambientação mais cultural e sensível. Assim se vive melhor!

De volta ao Arruda - Por Lédio Carmona

Esse texto foi escrito pelo comentarista Lédio Carmona do SporTV, que esteve na quarta-feira em Recife para trabalhar no jogo do Santa Cruz contra o Botafogo carioca. Na terça-feira, Lédio colocou em seu blog no Globo.com, este bonito texto falando dos clubes pernambucanos e principalmente o tricolor, importante clube do futebol brasileiro. Como é sempre difícil um profissional do sul do país reconhecer a importância dos clubes nordestinos, resolvemos publicar aqui.
.
Esse era um timaço do Santa Cruz, ali pela primeira metade da década de 70. Ganhou do Flamengo no Maracanã e chegou as semifinais do Brasileirão de 1975… Minha introdução ao mundo do futebol tinha o tricolor pernambucano como uma força. E não deixei de enxergá-lo assim. Para falar a verdade, quem respeita a história da maior paixão popular sempre demonstrará admiração pelos grandes pernambucanos. Náutico, Santa Cruz e Sport. Fazem falta demais à primeira divisão do Brasileirão. Que voltem logo. A trinca de Recife é garantia de estádio cheio, média de público alta e paixão sem limites.
Amanhã estarei em Recife para a transmissão de Santa Cruz x Botafogo pela segunda fase da Copa do Brasil. Há mais de três anos o Santa não enfrentava um grande do Sul/Sudeste. Sua história riquíssima, amarga uma injusta e passageira Série D. Uma lástima para um clube com aquela força, com uma torcida mobilizadora e apaixonada.
A diretoria do Santa pôs 46.800 ingressos para o clássico contra o Botafogo. A casa estará cheia. Será emocionante ver a torcida Cobra Coral empolgada e levando o time à frente. Jogaço. Muito bom rever o Santa, o Mundão do Arruda e a força de um clube histórico e vencedor. Até amanhã, Recife!
.
Agora comigo: Obrigado Lédio! Mesmo diante de tantas dificuldades nos últimos anos, é bom lembrar que o Santa Cruz é grande e que tem potencial e torcida para um dia voltar a viver as glórias do passado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.